karlsruhe-f212

O aumento de ataques piratas levou a Otan e países como a China a patrulhar a região

220px-gulf_of_adenKUALA LUMPUR – Uma ação de um navio de combate alemão (Karlsruhe F212, fragata da classe “Bremen”) interrompeu um ataque por piratas somalis a uma embarcação de carga egípcia no Golfo de Áden, nesta quinta-feira, segundo autoridades marítimas internacionais. Os piratas tentavam seqüestrar o navio.
Segundo as autoridades, esse resgate é um sinal de que os navios estrangeiros que patrulham a rota marítima que liga Europa e Ásia estão adotando táticas mais efetivas contra o aumento da pirataria próximo à costa da Somália.
“Apesar da maior presença naval, os ataques ainda são crescentes”, afirmou Noel Choong, representante do Birô Marítimo Internacional, à Reuters. “Os navios de combate não podem estar em todos os lados, mas a ação rápida de hoje é encorajadora.”
O aumento de ataques piratas levou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) a patrulhar a região, com a ajuda de países como China e Índia.
O navio egípcio, com 31 pessoas a bordo, rumava para a Ásia, quando foi cercado pelos piratas somalis. Eles disparavam armas automáticas e feriram uma pessoa da tripulação egípcia, segundo Choong.
“Com o seu helicóptero (Sea Lynx Mark 88)
, os alemães afungentaram os piratas”, declarou. O tripulante ferido foi transportado até o atendimento médico.
Até agora, em 2008, 110 navios foram atacados por piratas, e 42, sequestrados, de acordo com Choong. Ao todo, 14 navios ainda estão no poder dos piratas, e 240 pessoas continuam como reféns.
Por ano, cerca de 20 mil embarcações cruzam o Golfo de Áden, no caminho de ida ou volta do Canal de Suez.
Os ataques fazem transportadoras optarem por rotas mais longas, o que aumenta o preço de produtos.
Conflitos e, mais recentemente, a renúncia do primeiro-ministro fazem da Somália um país instável.

(Reportagem de Niluksi Koswanage; Edição de Tim Pearce)

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

[…] pelo Mar Vermelho, a esperada escala em Djibuti e a entrada no Golfo de Áden, palco de recentes enfrentamentos envolvendo os piratas somalis.  Na seqüência, o grupo deverá seguir para Abu Dhabi, voltando à quente costa da Somália […]

JACUBÃO

NÃO FOI ESSA CLASSE DE FRAGATAS QUE FORAM OFERECIDAS AO BRASIL?

Dunga

Chegamos na época do MAD MAX, “Não ande por aí sem um bom canhão, míssil, heli armado ou uma boa bomba para não ser sequestrado ou morto”…

Ivan

Amigos, Pelo que tenho lido as forças desegnadas para a missão de conter a pirataria é no mínimo inadequada. Fragatas de 6.000 toneladas e mísseis contra lanchas “voadeiras”. O Know How existe. É só perguntar a Guarda Costeira Americana ou as Forças de Defesa Navais de Israel. Minha sugestão de curioso, mas leigo, de assuntos navais: a) Comando integrado de patrulha e reação, designado pela ONU; b) Vigilância aérea 24hs, com aeronaves de asas fixas com radar e FLIR, armadas com mísseis leves, como o Maverick, ou mesmo foguetes. Data link seria bem vindo. Sugestão seria o S-3 Vinking ou… Read more »

Wolfpack

Então, na época, o Governo Russo estava deslocando para a região uma frota pra resolver o caso, mas nada mais foi informado. Bem estranho. Com tantas forças estrangeiras na região: Americanos, Alemães, Australianos, Indianos, Britânicos e Chineses, eu não estranho se não existir um confronto entre eles acidental, ou não intencional. É muito Marinheiro por milha quadrada…

Wolfpack

Alguém sabe o que aconteceu com aquele navio “Russo” com carregamento de armas e tanques que estavam sob poder dos Piratas Somalis? Não lembro se este sequestro foi terminado ou não.

Alexandre Galante

Wolfpack, que eu sabia o navio russo ainda está com os piratas.