chinese-naval-forces

É a primeira missão da história de navios de guerra da China fora do Oceano Pacífico

PEQUIM – Três navios da Armada chinesa partiram nesta sexta-feira, 26, do porto de Sanya, na ilha de Hainan (sul), com destino às águas da Somália para combater os piratas da região, na primeira missão da história de navios de guerra chineses fora do Pacífico.

O contra-almirante Du Jingcheng, encarregado da expedição, destacou a bordo de um dos navios que a tripulação “está totalmente confiante” de que cumprirá sua missão de proteger os navios da crescente atividade de piratas.

A missão foi considerada por parte da imprensa chinesa como “o primeiro desdobramento naval da China em águas internacionais desde o século XV”.

A tripulação é composta por 800 pessoas, entre elas 70 soldados das forças especiais da Armada, e os navios estão equipados com mísseis, canhões e armas leves, além de provisões para vários meses, segundo a agência Xinhua.

O primeiro objetivo da missão é “garantir a segurança dos navios que passam pelo Golfo de Áden, principalmente cargueiros chineses de petróleo e outros materiais estratégicos”, assinalou o contra-almirante, principal responsável da frota do sul da China.

“Também nos preparamos para lidar com os piratas, apesar de não estarmos familiarizados com essas águas”, acrescentou.

O aumento dos ataques de piratas no Golfo de Áden motivou o envio à região de navios de guerra de diversos países além da China, entre eles França, Grécia, Reino Unido, Alemanha e Itália.

Fonte: EFE / Foto: AP

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
LeoPaiva

Ulisses,

Esse site consegue se contradizer com ele mesmo.

Em outubro/08 ele informou que foi apenas testado o motor do veículo, o que não implica necessariamente em um lançamento.
http://port.pravda.ru/news/cplp/21-10-2008/24929-vlsbrasil-0

O que ocorreu na verdade foi um ensaio de queima em banco do motor S-43 pertencente ao segundo estágio do foguete. E que eu saiba a construção da torre de lançamento nem começou ainda devido aos problemas judiciais.

Considero uma notícia assim uma baita escorregada de algum jornalista “especialista no assunto”.

Noel

A noticia confundiu o teste dos novos motores do VLS com o lancamento propriamente dito. O IAE e o responsavel pelo desenvolvimento de foguetes e seus motores, e possui um banco de provas para esses motores.

Fred

Ulisses, o que foi lançado foi um Orion, na verdade um Orion modificado, a operação denominada Parelhas foi de adestramento em lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais.

“Estranhamente” o Pravda confundiu a notícia chamando o Orion de VLS! hehehe. 😉

http://www.cta.br/noticias27.htm

Frederico Marques

Ulisses,

A reportagem não entra em detalhes. Será que se realmente esse lançamento ocorreu, foi realizado com carga útil. Acredito que tenha ocorrido os testes dos motores do foguete no banco de provas do CTA, pois não sei se em São José dos Campos existe um sítio capaz de lançar um foguete deste porte. Outra fator seria a observação por parte da população. Nada foi divulgado ou comentado. De qualquer forma é muito estranho.

Ulisses

Galera,por favor vocês tem que ver o que eu coloquei,é importantissímo!Por favor

camberiu

Interessante, a China mandando um navio para a Somalia com o objetivo de combater a pirataria.

Mas se for para combater pirataria, a China deveria comecar pelo proprio quintal, pois os chineses ja sao, de lavada, os maiores piratas do mundo. Ou voces acham que os CDs, DVDs e outras mercadorias falsas vem de onde?

Hornet

Boa, Camberiu!…hehehe

abraços

Getulio - São Paulo

A ativação da IV Frota, a excursão dos Russos, de navios e aviões ao Atlântico Sul e agora uma frota naval Chinesa, somente demonstram que a preocupação do Brasil em proteger seu oceano é correta. A única diferença é que eles já tem suas frotas prontas para mostrar seu poderio. Urge que se apronte uma para repelir as ameaças. Urge a compra direta do sub nuclear.

JACUBÃO

SE O BRASIL FOSSE ENVIAR UM NAVIO P/ SOMÁLIA, QUAL DELAS AGUENTARIA TANTO TEMPO NAVEGANDO?

Ulisses

Na foto a arma do chinês que está apontando parece uma G-36,será que até nisso eles copiam?

Wolfpack

Sou contra o envio de navios e tropas brasileiras para qualquer fim além de nossas fronteiras. Não pago imposto pra isso. É um desperdício só. Gostaria de ver ruas sem buracos e poder andar com os vidros do meu carro aberto pelas ruas da minha cidade e não ficar ouvindo historinhas de almanaque sobre a ida de uma missão Brasileira ao Haiti ou a Somália. Qual a finalidade disso, qual o efeito prático disso, o que vamos ganhar com tal atitude? Isso não é um joguinho de Batalha Naval. A China se configura no mundo pós Guerra Fria como a… Read more »

Ulisses

Galera peço sua atenção para isso,Brasil lançou “secretamente”o VLS-1!!!O link está em:

http://port.pravda.ru/cplp/brasil/23-12-2008/25666-foguetevls-0

Brasil il il il!!!

AJS

Temos algum navio retido pelos piratas?
A China está enviando uma força para lá, porque tem navio com sua bandeira em poder dos piratas.

Vassily Zaitsev

AJS,

Não é pq não temos nenhum navio brasileiro feito refém pelos piratas somalis que não devemos enviar um esforço para ajudar à combatê-los. O Brasil almeja uma cadeira permanente na ONU. Portanto, quem está na chuva, é para se molhar.

Vc já ouviu um ditado que traduz da melhor forma a ação chinesa neste caso?

Diz assim: Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades.

abraços.

Vassily Zaitsev

Mauricio R. Na economia mundial os chineses já “ditam” muito, meu amigo. E vão ditarem muito mais. Um cenário futuristico se revela com a China se igualando aos EUA, anto em capacidade econômica, política, estratégica como, principalmente militar. abraços. Ivan, Baía da Guanabara,………….. e vc ainda duvida? Se o Lula fosse um pouco mais focado em almejar que o Brasil consiga uma cadeira PERMANENTE no CS da ONU, já teria ordenado aos Almirantes o envio de ao menos uma fragata ao local. Aposto que os Almirantes queriam ver a bandeira brasileira tremulando por aquelas bandas, mas sozinhos e de livre… Read more »

Ivan

Um companheiro do Blog escreveu esta semana sobre a importância da marinha navegar para, com a experiência, tomar corpo.
Bem, eles estão fazendo exatamente isto.
Em breve veremos navios chineses na costa da África.
E aí, amigos, nossos navios ficarão só desfilando na Baía da Guanabara?
“Navegar é preciso” já cantava o poeta…

LeoPaiva

Toda concorrência é sempre bem vinda, ambas as tropas, chinas e EUA, vão se esforçar para fazerem um bom trabalho, e considerando o passado recente de combates nesse país, os EUA terão uma motivação muito maior. Na última vez que desembarcaram lá as equipes da Força Delta, SEAL, Rangers com apoio de Pararescues da USAF, sofreram um bocado na mão dos somalis, é verdade que atingiram seus objetivos na incursão, no caso da captura do General Muhammed Farah Aideed, mas considerando a quantidade de baixas e os dois helicópteros derrubados com simples RPGs, poderíamos também considerar que foi uma vitória… Read more »

Mauricio R.

Então Dunga, senta, deita e espera; que ainda falta mto p/ esses donos da bandeira vermelha, ditarem algo na economia mundial.

Dunga

Agora que os EUA foram para a “ponta da praia”, vamos ver os novos donos do mundo com sua bandeira vermelha, ditando os novos rumos da economia…

Rodrigo Rauta

Fora que a galera dos Direitos Humanos vão cair de pau na china, falando que eles irão torturar os “pobres” Piratas…Tem que mandar é bala mesmo!!! de preferencia assim que avistar um navio pirata dispara logo um missel anti-navio que ai fica divertido…ehehehehe!

Henrique Sousa

Só vou esperar os analistas “isentos” indignados metendo a boca nos chinos: eles não são a polícia do mundo……

André

Acho que vc vai ter que esperar sentado, meu caro Henrique Sousa…
Sds.

angelo

Participação mais do que necessária. Só me pergunto se são os meios adequados para lidar com piratas. Não seriam navios de patrulha oceânica, devidamente armados, os mais indicados?