Popeye, o marinheiro mais famoso do mundo, é de domínio público na Europa

0

popeyesailorPopeye, o marinheiro movido a espinafre que gera US$ 2,17 bilhões anuais em vendas, promete neste ano virar personagem de batalhas judiciais pelo mundo. Os direitos autorais dos desenhos originais expiraram no dia 1º de janeiro de 2009, entrando em domínio público de acordo com a lei da União Européia, que restringe o uso das imagens até 70 anos após a morte do autor. Elzie Segar, o cartunista norte-americano que criou o Popeye, morreu em 1938.

Segundo o jornal The Times, agora qualquer um pode imprimir e vender posters, camisetas e adesivos com a imagem do Popeye e mesmo utilizar sua imagem em novos quadrinhos, sem a necessidade de pedir autorização ou pagar royalties. A marca “Popeye”, no entanto, pertence à empresa King Features, que deve proteger seus direitos de forma “agressiva”.

– Os desenhos de Segar estão em domínio público, o que significa que qualquer um pode utilizá-los em camisas, posters e cartões abrindo espaço para um negócio de sucesso. Mas se você vender um boneco ou uma lata de espinafre do Popeye, pode estar infringindo uma marca registrada – explica ao The Times Mark Owen, especialista em propriedade intelectual.

Já nos EUA a lei é diferente, protegendo os direitos autorais até 95 anos após o primeiro copyright. Ou seja, na América do Norte Popeye tem dono até 2024 – um ano depois da entrada em domínio público de outro personagem mundialmente conhecido, o Mickey Mouse.

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Alte Makarov

Os desenhos do Popeye feitos durante a Segunda Guerra tornaram-se clássicos.

Alguém se lembra da adaptação feita para o cinema, onde o Popeye foi estrelado pelo Robbin Willians?

Noel

Lembro que assisti esses desenhos do Popeye, há muito tempo, e eles não repetem mais. Filme??? vou colocar na agenda.

Noel

Obrigado, Farragut. rsrsrs

Farragut

Pato Donald “construindo” um barco em
http://br.youtube.com/watch?v=DoR0U9l_QGQ

Noel

Marinheiro, sou mais o Pato Donald, que aliás nunca vi num navio.

edilson

pois é meus caros amigos domar, onde há um marinheiro há briga..
rsrsrs
grande abraço

Hornet

ops! 95 anos para os EUA…digitei errado.

Hornet

Direitos de copyright, tempo de proteção:

Brasil e Europa: 70 anos após a morte do autor.

EUA: 94 anos após a morte do autor.

China: 15 segundos antes do nascimento do autor.

Já sobre o Popeye, nunca foi meu desenho favorito, mas não achava totalmente ruim. Eu gostava mais do Pica-pau. E mais ainda da Pantera cor-de-rosa. Este eu adorava…adorava, não, gosto muito ainda…hehehe

abraços a todos

SILVANA

NAO EXISTE NO MUNDO DESENHO MELHOR QUE DO POPEYE, E UM GENIO. GOSTARIA QUE ME INFORMA-E AONDE ENCONTRO ADESIVOS DO POPEYE E OLIVIA, POIS SOU APAIXONADA POR ELES.