submarinos-no-mundo

Clicando no gráfico acima, pode-se verificar o número de submarinos nucleares de ataque, estratégicos portadores de mísseis de cruzeiro e balísticos, e submarinos convencionais diesel-elétricos, em operação no mundo.
São cerca de 260 submarinos convencionais em operação e por isso, eles são alvo de treinamento específico por parte das grandes potências navais, como afirmou um oficial da US Navy durante uma operação SIFOREX:
“Este tipo de treinamento com submarinos diesel é crucial para as nossas forças militares, pois essa arma pode ser comprada por quase todas as nações, e algumas são nossos potenciais adversários.”

FONTE: Agence Idé

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
batista

Soberania (To be, or not to be: that is the question) Tratados não podem afrontar a soberania, segurança e interesses de uma Nação, assim como leis que afrontam os valores morais da maioria do povo e que foram e são os alicerces da evolução das sociedades, sendo que ambos carecem de respeitabilidade.Se todos os paises,sem exceções, não abrem mão de seus arsenais, outros tem o direito de também os desenvolver.Num mundo globalizado não há lugar para um ou outro pais se auto nomear guardião seja do que for.Existem interesses entre Nações sendo que governantes competentes devem pelos mesmos nortear seus… Read more »

Hallan

O Brasil deveria ter nesse Programa de Defesa mais pressa tipo como fazem outros paises principalmente na marinha que entra um navio usado e ja defasado em serviço e sai dois outros, logo não teremos mais nada ai vai ser de kaique mesmo…

Paulo Steffano

A algum tempo a quarta frota está ai fusando e desejando as nossas riquesas, só a quarta frota tem mais poder de fogo que toda a nossa esquadra isso é simplesmente vergonhoso

Paulo Steffano

o brasil tem menos de 30 navios em sua frota que pais é esse que pensa em defender sua costa desta maneira é impossivel.

Rodrigo

Marajó tb declarou independência do Brasil?

Alexandre Galante

Mahan, talvez porque os mísseis de cruzeiro, pelo seu alcance, tenham emprego mais estratégico do que tático.
Nosso submarino nuclear não será de ataque e sim, de defesa…rs

Mahan

Porque os submarinos lançadores de misseis de cruzeiro foram listados como “estratégicos” junto aos SSBN (killers)? Submarinos de “ataque”,hoje, não são os hunter-killers da guerra fria e sim parte da projeção de poder militar sobre a terra, aproveitando sua característica “stealth”. Inclusive os EUA converteram alguns classe OHIO para a nova função. Será que nossos futuros SSN estão “congelados” lá na década de 70 quando iniciado o projeto?

ramillies

Esqueceram-se também de pintar de verde a Alemanha, a Polónia e os Países Baixos.

E agora é que reparo; será que a Governadora Palin ficou pior que urso com o resultado das eleições nos EUA e declarou a independência do Alaska?

Alexandre Galante

É verdade, Ramillies e Leo… esqueceram de pintar o Canadá, a Índia e a África do Sul de verde, pois têm submarinos convencionais. Os azuis não têm nada. Vou pintar o gráfico e refazer o upload.
Obrigado e abraços!

Leo

O gráfico deve estar errado. Os azuis não deveriam possuir submarinos, mas o gráfico apresenta Canadá e Índia como azuis. Portanto está errado.

Os verdes deveriam possuir submarinos convencionais, me parece que está correto.

Roberto CR

Eu tô com o ramillies. Falta informação no gráfico.
E dá pra notar que a Rússia não é mais potência militar… só perde para os EUA.
Tudo como antes na terra de Abrantes!

JACUBÃO

A posição do Brasil atulmente, é privilegiada na América do Sul, principalmente por sua forte economia, recursos naturais, importância mundial,e etc,etc,etc…, por isso o Brasil, segundo previsõea feitas pela própia CIA para as próximas décadas, tém uma posição de destaque no cenário mundial, juntamente com CHINA,ÍNDIA, A. DO SUL ,AUSTRÁLIA, MÉXICO e alguns outros, temos a obrigação de ser também uma potência militar, não para ser um país imperialista ou agressivo, mas sim para dar segurança as nossas conquistas, economia e principalmente, ao nosso povo que se sacrifica a cada dia pagando altos impostos para fazer esse país crescer e… Read more »

Melk

Bem meus amigos, gostaria de dizer que este grafico mostra muito bem a importancia de ser ter Subs, o Brasil creio deveria sim, ter ao menos uns uns 08 SNA, sendo 04 baseados no Rio de Janeiro e 04 na futura base a ser construida no Norte do país. Na America do Sul hoje começamos a ser vistos como “imperialistas´´, o Brasil tem que ter maturidade para assumir decisões que se faram imprecindiveis para que a “Paz e Harmonia´´ reine nestas paragens, não podemos nos esquecer jamais “que o idioma une nossos vizinhos´´…

ramillies

Galante,

Qual o significado da cor dos países? O amarelo indica subs nucleares, mas qual a diferença entre os países azuis e verdes?

Gabriel

Para um país soberano e de grande importância a ultilização de submarinos modernos para patrulha da costa maritima e garantir um poder de dissuasão gostaria de saber sobre o prazo de entrega dos novos submarinos franceses adquiridos pelo Brasil.