UH-12 N-7084 realizando VERTREP.

No dia 13 de dezembro de 2008, o NDCC Mattoso Maia, tendo como aeronave orgânica o UH-12 N-7084 ( Águia 84), atracou no porto de Havana – Cuba. A “Águia 84” está embarcada no NDCC Mattoso Maia desde o dia 07 de novembro de 2008, para cumprimento da Operação Haiti-VI, cuja missão é levar ajuda humanitária à Jamaica, Cuba e Haiti.

Durante os três dias em que o navio esteve atracado naquela localidade, foram descarregadas 300 toneladas de arroz e 200 toneladas de leite em pó. A faina de descarga contou com a participação efetiva de membros do Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) do EsqdHU-1, que integraram uma das equipes compostas para executar a manobra.

Na véspera do natal, dia 24 de dezembro, a aeronave Águia 84, efetuou o transporte por VERTREP (Vertical Replishment) de 5 toneladas de alimentos, sendo 2.600 Kg de leite em pó e 2.400 Kg de arroz, para uma Base Argentina da MINUSTAH (Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti) localizada na cidade haitiana de Gonaives.

Após 16 circuitos de carga e aproximadamente 7 horas de vôo, todo o material transportado pelo Águia 84 foi conduzido e escoltado por um Destacamento do Grupamento de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil para uma escola de freiras naquela cidade, de onde seria distribuído para a população necessitada.

Faina de transporte dos mantimentos a bordo do NDCC Mattoso Maia.

Tripulantes do DAE do HU-1 no NDCC Mattoso Maia.

Fonte e Fotos: ComForAerNav.

Nota do Blog 1: O DAE do HU-1 está mostrando todo o seu potencial de “Faz Tudo” durante este embarque, realizando, além das tarefas normais do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral,  uma missão muito especial, a de salvar vidas.  Seja de um dos tripulantes do NDCC Mattoso Maia ou da população atingida pelos furacões no Caribe.

Nota do Blog 2: Desde 1959 um navio da Marinha do Brasil não atracava em Cuba e curiosamente, à época, o Ministro da Marinha era o AE Jorge do Paço MATTOSO MAIA.

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ulisses

No título,diz:

“Tudão” em ação na operação “HAITI-IV”

E no texto,diz:

para cumprimento da Operação “Haiti-VI”

Afinal,é IV ou VI?

Obrigado.

Guilherme Wiltgen

Ulisses,

Matéria já retificada.
Grato,

Antonio

Curioso ele não operar com uma aeronave de maior porte nesse tipo de missão.

Mauricio R.

Não há disponível, tal como no HU-5 eis outro esquadrão de emprego geral da nossa aviação naval no qual um vetor assim como o AW-139 faria um “estrago” imenso!!!

João Gonçalves

Esta é decididamente a “Missão” do país irmão, Brasil. Esta missão fará mais pela projecção internacional do Brasil que 10 submarinos nucleares. Aliás, para um espectador externo, parece que a opção “Scorpéne” tende a ser um dos maiores erros de opção estratégica do Brasil. Espero que ainda vão a tempo de abrir os olhos e não cair na “esparrela” dos franceses. Eu admito que se o negócio fosse a compra ou aluguer de um “Rubis” o Brasil cumpriria o objectivo de deter capacidade SNA. Mas pelo que tem sido dado a conhecer tudo não passa de mais um projecto obscuro,… Read more »

Gabriel

O Brasil é um pais emergente e um dos maiores aliados da França e é uma grande vantagem para eles ter um aliado como nós bem armado, temos um grande potencial econômico nosso PIB e de aproximadamente um trilhão e trezentos bilhões de dolares os efeitos da crise para nos serão minimos comparados aos demais paises,temos um dos mais numerosos contigentes militares e um futuro brilhante no cenário mundial,8 bilhões de euros foi apenas um investimento inicial, com relação a tecnologia nuclear já temos um projeto de reator nuclear praticamente concluido só restava adquirir a tecnologia de construção de um… Read more »

Vassily Zaitsev

não estou conseguindo acessar o poder aéreo. O speedy esta uma caca mesmo.

MARCOS

O MATOSO MAIA ATRACOU NA ILHA PRISÃO,,,,,,,,ehehhehe…..Sgt MARCOS PINTO – EXÉRCITO BRASILEIRO

P.S. O PESSOAL LÁ EM CUBA “AGORA” TÁ PODENDO COMPRAR CELULAR……..INCRÍVEL NÃO É!!!EM 2008 ELES PODERAM COMPRAR CELULAR….

Mauricio R.

“Nós já fabricamos helicopteros deles aqui sob lincença…”

Nada dos helos franceses é fabricado aqui, somente montamos uns kits industrializados na França.
Somos os otários pois ajudamos a garantir empregos remunerados em euro em uma estatal, sim estatal pois é isto que a Aerospatiale é, estranjeira.

João Gonçalves

Caro Gabriel, em primeiro lugar, quero dizer que respeito as suas declarações mas devo afirmar que fiquei perplexo por três razões: primeiro: lamento desconhecer quais os países aliados da França que não tenham estatuto pseudo-colonial. segundo: mesmo acreditando, como você, que o Brasil seja um dos maiores “aliados” da França, pergunto: para que fins? Que se saiba toda a aliança tem um fim, tem um interesse comum e eu não sei quais são os interesses comuns entre o Brasil e a França. Os únicos aliados da França são alguns países francofonos africanos e os membros da OTAN, mesmo assim… terceiro:… Read more »

[…] orgânica o UH-12 N-7084 ( Águia 84), atracou no porto de Havana – Cuba. … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

Gabriel

João Gonçalves

Tambem fico impressionado com seu comentario
Portugal não tem autoridade nenhuma a meu ver para chamar qualquer país do mundo de pseudo-colonial pois vcs são verdadeiros fantoches dos espanhois a econômia de vcs e fraca e dependente
e esperar para ver o que a crise fará com vcs

Gostaria de perguntar onde está a importância de Portugal na politica e econômia mundial?

Vcs são apenas a sombra do que um dia foram

Ulisses

Mauricio R.

Nós fabricamos sob licença sim,pois os Esquilos,Pantera do EB e os Super Puma da FAB e MB também foram,os únicos que não foram construídos na Helibrás foram os Cougar do EB e os Fennec também do EB.Os EC725 serão sim construídos em Itajubá e as eletrônicas e motores serão construídos no Rio de Janeiro pela Turbomeca e uma boa parte da eletrônica serão feitos pela Aeroeletrônica.Isto tudo soma em 50%de nacionalidade no helicóptero.Tudo que falei não é achismo,é real.

Um abraço.

Ulisses

João Gonçalves,se você for pesquisar mais profundamente sobre as escolhas da Marinha do Brasil você verá que a decisão da marinha pelo Marlin(na verdade é um Marlin modificado)você verá que é a melhor escolha,pois o objetivo da marinha é o submarino de propulsão nuclear.O Marlin foi só para adaptarmos o casco para o SubNuc sendo que sem os Franceses,não sei se o submarino nuclear poderia ficar pronto.Ah,e sobre os U209,engana-se se eles estarão obsoletos,pois depois da modernização eles terão comando e controle e armas(o torpedo MK 48 será o novo,pode partir um navio no meio!!!) novas e outros diversos sistemas,tanto… Read more »

Ulisses

Gabriel,a importância de Portugal na política econômica de portugal está no…BACALHAU!Olha lá o pá!kkkkkkkkkk.

Mauricio R.

Ulisses,

O real é que a Sagen que faz o “glass cockpit” original do EC-725, não vai transferir a tecnologia p/ Elbit.
Então por isso é que a Aeroeletrônica vai montar a aviônica da Elbit, fabricada em Israel, no helicóptero.
E a Turbomeca somente vai montar as turbinas no RJ, outro kit prá montar no Brasil.
A fabricação continua, solidamente na França.

Ulisses

Mauricio R.Aqui está a prova no site da T&D: http://www.tecnodefesa.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=334:industria-francesa-comemora-negocios-no-brasil&catid=36:materias&Itemid=54 No texto,diz: “Foi também assinado contrato prevendo a compra de 50 helicópteros EC-725 para as Forças Armadas, no valor de 1,890 bilhão de euros. De acordo com a Helibras, que fabricará as aeronaves em consórcio com a sua controladora, a européia Eurocopter, este é o maior contrato de compra de helicópteros já assinado na América do Sul.” “O negócio envolve ainda transferência de tecnologia, participação de outras indústrias nacionais e geração de empregos.” “Assim, estamos particularmente orgulhosos de poder produzir no Brasil os helicópteros EC-725. ” São provas,e um texto… Read more »

Mauricio R.

Ulisses,

Vc acredita em qq coisa que escrevam sem atentar p/ as entrelinhas.

Leonardo Angelozi

Portugal opera caravelas e escunas da classe Perola Negra….. com impressionantes 60 canhões kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

flavio martins lima

GOSTARIA DE SABER SE FLAVIO MARTINS LIMA AINDA ESTA NA MISSÃO NO HAITI