… e ele venceu!

perifoto_cusk1

Perifoto do USS Cusk (SS 348) onde aparecem um helicóptero SH-3 e o USS John Paul Jones. Reparem que o Sea King está “dipando” seu sonar (a espuma sobre a água e um cabo entre a mesma espuma e o helicóptero). Neste combate simulado o Cusk escapou de todo o guarda-chuva ASW montado (que incluía não só as escoltas como aeronaves P-3 baseadas em terra e S-2 embarcados, além dos helicópteros orgânicos) e afundou o NAe USS Constellation (CVA 64).

ussconstellation-uss-cusk-attack

perifoto_cusk2

Este evento ocorreu no início de 1967, próximo à costa de San Diego (Califórnia). O Cusk não era nenhum submarino diesel-elétrico moderno, muito menos um submarino de propulsão nuclear. Era apenas um submarino da classe Balao, lançado em julho de 1945.

A MB recebeu dois submarinos classe Balao na década de 1960: o Bahia e o Rio Grande do Sul

* Carrier Battle Group

uss-cusk

FOTOS: USN

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wilson Johann

Confirmando, mais uma vez: “só existem dois tipoa de navios, os alvos e os submarinos”.

Abraços!

Carlos

Isso aí vale muito mais que qualquer perifoto tirada por IKL, Kilo, Scorpene da vida contra um porta-aviões ou uma força-tarefa toda. Aqueles eram verdadeiras latas de sardinha.

Se os argentinos tivessem usado melhor os seus Guppy (em associação com os IKL), acho que o resulado seria outro nas Malvinas.

Carlos

Esqueci de dizer, na segunda foto tem um Traker voando baixo com o MAD esticado. Realmente estava todo mundo pra cima do submarino.

Douglas

bom se a lata velha conseguiu isso tudo, então só confirma que os nossos IKL poderiam dar conta do recado aqui no Atlantico Sul…

Corsario-DF

O Submarino realmente é a arma Sthealth definitiva!!!

Sds.

Jacubão

O submarino é o terror de qualquer fôrça de superfície, tanto que a IKL usa o submarino Tamoio como garoto propaganda por seu impressionante desempenho contra países da OTAN em que furou o bloqueio de unidades de países europeus, composto por diversos navios, helicópteros, aviões e afundou o PRINCIPE DE ASTÚRIAS.

paulo s

tive a honra de servir no bahia (s12)por 9 anos (1983/1986)e(1987/1993),e posso dar meu testemunho de quanto eficientes eram estes subs,assim como resistentes.nos exercicios com as modernas(na epoca)mk 10,estas nao davam nem para saida.grande bahia.

paulo s

do meu comentario anterior.isso levando -se em conta que se tratava de exercicios.nao sei se em um conflito real o velho e bom “bahia”,ia se sair tao bem.
boa tarde a todos

Dalton

A melhor tatica é bombardear a base do submarino, destruindo o maior numero possivel deles e impedindo os que estao no mar de voltar, reabastecer e consertar futuros danos. A vigilancia por satelites é altamente eficiente antes de um bombardeio, pode-se escolher o melhor momento para um ataque a ser feito por avioes ou misseis de cruzeiro. Os exercicios nao trabalham com a chamada ” guerra total” e visam um possivel confronto com potencias que disponham de dezenas de submarinos, pois aí sim colocarao em risco os porta-avioes. Ameaçar mesmo…nao basta apenas a qualidade do submarino e sua tripulaçao. É… Read more »

Icaro

Ter poucos em um conflito assimetrico pode ser vantagem, levando em consideração que fica ainda mais “agulha num pailheiro”!

Marcelo Ostra

eita nois

E ninguem percebeu ???????

primeira foto o John Paul Jones ????

Ué, um Belknap novo ????????????????

Tsc tsc, o JPJ era um Forrest Sherman

Ah ta, o que era um Forrest Sherman .. ai fica mais caro … hehehehehe

MO

Marcelo Brandão

este fato rendeu um bom filme… que já vi na tv… não lembro o nome.

Dalton

Marcelo Brandao…

Talvez vc esteja referindo-se ao filme …” The bedford Incident”, ou como foi traduzido aqui,” O caso Bedford”, de 1965,
que trata de um destroyer americano contra um submarino sovietico.

O elenco é de primeira: Richard Widmark, Sidney Poitier, Martin Balsan e Donald Sutherland.

Eu assisti apenas uma vez e faz tempo!

O destroyer em questao, o USS Bedford é ficticio e usaram um modelo de um destroyer Farragut e para quem conhece , mostraram cenas com uma fragata inglesa, se nao me engano.

abraços

Wilson Johann

É isso aí mesmo, dalton, E o destroyer se deu mal. Lembra da cena em que o camandante (Richard Widmark) diz ao médico do navio (Sidney Poitier), durante uma discussão entre os dois na ponte do navio: “se eles ignorarem meu aviso eu disparo um…”, no que, devido a grande tensão reinante no ambiente, em ato reflexo, o operador de armas aperta o botão e dispara um foguete, presumo que um ASROC, contro o sub russo. Quem viu o filme sabe o que vem depois. Mas uma frase do comandante, em reposta ao questionamento do médico, após terem detectado os… Read more »

Dalton

Wilson…

Vc lembra mais detalhes do que Eu. Preciso rever este filme.

Porém o Sidney Poitier…fazia o papel de um reporter, isso

lembro bem. Ele nao usava farda.

abraços

Mahan

O sub tmb foi destruído e o torpedo tinha cabeça nuclear. Além disto, o Cmt do destroyer já o tinha detectado há muito e o Sub estava completamente acuado. O cmt do destroyer estava “brincando” arrogantemente com os comunas.

Dalton

Foi o que pensei tambem na epoca que assisti, ambos foram destruidos, afinal o asroc da epoca podia levar uma carga de profundidade nuclear.

Marcelo Ostra

Sim, foi isso mesmo, o Asroc CERTOU O SUB, QUE DISPAROU ASSIM QUE DETECTOU O impacto do torpedo (do asroc) na agua (foram 4 torpedos lançados pelo sub

quem disparou erroneamente foi o WEPS (Enc Armamento do Classe Coonts ou C.F. Adams – que representava ser o Bedford, não me lembro preciso qual classe representava entre as duas)

MO

Wilson Johann

Exatamente, Dalton.
Me confundi, porque ele ficava dando instruções sobre como o comandante poderia instituir programas para o pessoal de bordo relaxar, como exercícios físicos e outras atividades. Ví esse filme mais de duas vezes, mas por causa desse fato, na minha lembrança ele era médico de bordo. Mas não, você esta correto. Obrigado!

Abraços!!!

J Mitchel

Marcelão
Como tá a saúde cara?
At
JM

claudio

Alguem conhece algum jogo de navio ou submarino?

Dalton

Ostra !

O ficticio Bedford, seria da classe Farragut. O Coontz que vc mencionou pertencia a classe Farragut.

abraços

Wilson Johann

Claudio, SILENT HUNTER é o melhor nesta categoria. É extremamente realista. Tem uma versão moderna, ou seja, dos dias atuais, mas o melhor é a versão da II Guerra, que já deve ser a “IV”.

Abraços!!

Nimitz

Claudio, o melhor da atualidade é Dangerous Waters:

http://www.naval.com.br/blog/?p=558

Vassili Zaitsev

No fim das contas, tanto o sub como o destróyer vão para as p……..

Mesmo sendo antigo, o filme é bom.

Marcelo Ostra

Correto Dalton

Classe Coonts é uma mania minha e do Zeh

( )´s
MO

trackback

[…] Um Balao contra um CBG […]

GUPPY

Tá no final do texto: “A MB recebeu dois submarinos classe Balao na década de 1960: o Bahia e o Rio Grande do Sul” O Bahia e o Rio Grande do Sul referidos acima foram: o ex-USS Plaice (SS390) e o ex-USS Sand Lance (SS381), que não foram transformados em GUPPYs. Na década de 1970 a MB recebeu mais tres submarinos da Classe Balao a saber: USS Dogfish (SS350) que foi elevado ao padrão GUPPY II e foi o nosso Bahia S10; o USS Trumpetfish (SS425), elevado ao padrão GUPPY III e foi o nosso Goiás S15; e o USS… Read more »