Número de patrulhas dos submarinos chineses dobrou em 2008

27

songapr18pz2

O site da Federation of American Scientists (FAS) publicou recentemente uma matéria sobre o aumento das patrulhas submarinas da China. Segundo site, que obteve informações junto ao serviço de inteligência naval dos EUA, o número de patrulhas de submarinos de ataque (SSK ou SSN) praticamente dobrou no ano de 2008, quando comparado ao ano anterior.

Os números

Embora divulgado em tom alarmista, este fato precisa ser melhor entendido. O número de patrulhas cresceu de 6 (2007) para 12 (2008). Não é necessariamente um número expressivo, mas quando comparado com os dados dos anos anteriores, significa uma enorme evolução (ver gráfico abaixo).

china2008

A USN considera “patrulha” quando um determinado submarino opera distante de sua base por um período de tempo relativamente longo. Em média, o número de patrulhas anuais da USN é semelhante ao número de unidades existentes. Portanto, os números chineses não chegam nem perto da USN. Mas quando comparado com outras marinhas, como a da Rússia, a situação muda de figura. Os submarinos de ataque russos realizaram sete patrulhas em 2007, mesmo número do ano anterior.

Motivos

Acredita-se que a frota submarina da China seja composta por pouco mais de 50 unidades, sendo que boa parte desses submarinos são obsoletos e raramente deixam o porto ou a base naval.

Considerando os quatro (de um total de cinco construídos) SSN classe Han (Tipo 091) e possivelmente dois SSN da classe Shang (Tipo 093), os demais são unidades convencionais. Boa parte destas patrulhas foram executadas pelas unidades mais novas.

E os SSBN?

Os SSBN chineses continuam sem realizar uma patrulha de deterrência. No final de 2007 o único exemplar da classe Xia (Projeto 092) completou um extenso programa de modernização e ao longo de 2008 não realizou patrulhas, somente testes de mar. Já o primeiro submarino da nova classe Jin (Tipo 094) ainda não está plenamente operacional e também não realizou patrulhas.

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
cosmeBR

Antes que alguém faça algum comentário parecido com de outros blogs, digo que, não podemos comparar a China com o Brasil em nada. O crescimento absurdo da China permite o aumento de poder militar, visto que, grande parte da população (1,3 bilhão) vive com menos de US$ 20 por mês(cerca de R$ 45), sem o direito de protestar já que a China é uma ditadura. Sem o cumprimento de direitos humanos básicos, economiza-se muito dinheiro, que pode ser facilmente desviado para o fortalecimento das forças armadas como para o bolso de alguns politicos chineses. Um abraço!!!

Nimitz

O Dragão está despertando do seu sono milenar. E é um Dragão aquático…

marlos barcelos

cosmeBR

CONCORDO PLENAMENTE COM VC.

LeoPaiva

A china está em rumo ascendente enquanto a Rússia está no descendente há tempos, em texto publicado em 2006 na revista Foreign Affairs, foi dito o seguinte : ”Desde 2000 os submarinos da Rússia conduziram cerca de duas patrulhas por ano, quando faziam 60 em 1990. (Em contraste, a taxa de patrulha dos submarinos americanos é de cerca de 40 por ano)”. Ou seja, quem não está patrulhando está na base ou próximo dela, se tornando um belo alvo em caso de ataque surpresa. A meu ver, menor número de patrulhas significa que há manutenção deficiente e causa baixo grau… Read more »

marlos barcelos

Acho ótimo os EUA arranjarem alguém pra ficar disputando que é o mais forte, aí talvez deixem de ficar inventando guerras para justificar seus gastos militares, tendo um adversário os gastos já estão justificados.

Guilherme Poggio

Obrigado Mauro. Muitas vezes a velocidade da divulgação atropela a gramática.

LeoPaiva

EM TEMPO: Se algun dos colegas souber o que significa “patrulha de deterrência”, eu gostaria que me informasse. Nem meu amigo Aurélio soube me explicar. Grato.

Daniel Camilo

Espetáculo de foto!!!

Dalton

LeoPaiva

Enquanto nao aparece alguem com mais conhecimento…vou resumir.

Patrulha de deterrencia sao as patrulhas efetuadas pelos submarinos equipados com misseis balisticos.
estes submarinos , ao contrario dos submarinos de ataque, nao participam de operaçoes junto as demais unidades navais.
Eles se ” perdem” nos oceanos, navegando lentamente, longe das rotas de navios.
Sabedor que o potencial inimigo tem este tipo de submarino, cria uma deterrencia, pois sabe que se atacar será atacado.

abraços

Excel

Caro Guilherme,
Existe a possibilide de saber sobre as patrulhas submarinas dos principais vizinhos da China também? (Japão, India e as Coréias)?

LeoPaiva

Grande Dalton,

Desconfiei que a resposta era essa.
Deve ser uma palavra aportuguesada de outro idioma, nem no dicionário eu encontrei.

Obrigado pela resposta.

Dalton

Marlos

Bem que seus ” amigos” chineses poderiam deixar Taiwan em paz.

Dalton

Leo…

A palavra ” deterrence” em ingles significa desencorajamento.

Com certeza ” aportuguesaram” ela.

abraços

LeoPaiva

Dalton 2 x 0 LeoPaiva.

Forte abraço.

marlos barcelos

Dalton

Não gosto do regime chinês, acho autoritário e pouco se importa com sua população, apesar de achar que formosa (taiwan) ser território chinês, que pela história houve essa divisão com uma guerra civil chinesa onde os perdedores fugiram para taiwan e os EUA interviram e apoiaram os perdedores, EUA sempre se metendo onde não é chamado.

Dalton

Marlos…

Estes ” perdedores” encararam os japoneses, consequentemente sairam enfraquecidos e os chineses comunistas conseguiram vence-los.

Voce nao gosta dos chineses, nao gosta dos americanos…além do Brasil, tem alguma Naçao que vc admire ?

Agora, quando foi preciso encarar os nazistas, aí eles podem se meter que ninguem reclama.

Quando foi preciso expulsar o Saddam do Kuwait…aí ninguem reclama .

Nenhum outro Pais no mundo tem os mesmos laços de amizade conosco que os EUA. Goste voce ou nao! Uma amizade perfeita? Nao…mas preferivel a chineses, como vc mesmo escreveu, nao é?

marlos barcelos

Dalton

os comunistas tambpem lutaram contra os japoneses, fora os que mais lutaram, por isso depois da guerra tinha o maior exército e implantou o comunismo.

com relação a países que admiro, admiro muito Canadá, Noroega, Austrália, Holanda, Dinamarca, Suiça, estes países tem um padrão de vida altíssimo, maior até que o dos EUA e não precisam fazer guerra com ninguém.

Chineses e americanos pra mim é tudo igual, talvez em relação a política externa os EUA sejam piores, mas com relação a cuidar de sua população os EUA dão de 1 trilhão a zero.

marlos barcelos

Dalton

vietnã, patrocínio de ditaduras na América latina, intervenção militar em Cuba, uso de armas quimicas vietnã,onde morreram 1 milhão de vietnamitas, ataque a franceses no norte de africa, apoio de regimes como o de sadam, bombas nucleares em hiroshima e nagasaki, com centenas de milhares de mortes de civis, prisão de guantanamo, onde pessoas eram torturadas diariamente e ficavam presas anos sem acusação formal, abu gabri, tortura institucionalizada, se vc quiser enumero muito mais fatos vergonhosos da história americano, coisa que o mundo inteiro aboliu e ficou horrorizado com tamanha falta de senso dos americanos.

Dalton

Marlos… é verdade que houve uma certa aliança entre chineses comunistas e nacionalistas contra os japoneses, mas a preocupaçao maior dos comunistas era a expansao do comunismo para o qual Mao Setung dizia que 70% dos recursos seria comprometido. Portanto naos foram eles que mais lutaram contra os japoneses, de qualquer forma a maior luta ocorreu entre eles mesmos. Os americanos eram aliados dos nacionalistas. Voce escreve que eles nao deveriam se meter…mas…é preciso coragem para se meter, para ficar ao lado de alguem. Pior sao certos paises que ficam sempre em cima do muro, tentando levar vantagem ora com… Read more »

LeoPaiva

Senhores, sem querer me meter na discussão e já me metendo, Não quero defender nem acusar só um dos lados, mas a maioria dos integrantes do CS da ONU, que deveria, teoricamente, estabelecer a paz no mundo, é justamente a que mais bagunça e falta com as leis de Direitos Humanos. A China invadiu o Tibet e quer Taiwam também, a Rússia invadiu os países satélites e o Afeganistão e recentemente a Geórgia, os EUA, bom esse a lista de invasões e atrocidades é longa igual a da Rússia. Qualquer deliberação contrária é rapidamente vetada. Só concluindo eu penso que… Read more »

Dalton

Leo… Vc é muito bem-vindo ! Minha ” pendenga” com o Marlos é um pouquinho mais antiga…rs Tudo isso originou-se ha um tempo atras do Marlos ter escrito que odeia o povo americano, nao apenas o governo, mas as pessoas tambem. Como ele mesmo admite, nunca conheceu um americano na vida, nunca esteve nos EUA. Ao contrario, Eu já estive lá diversas vezes, conheci aquele Pais de norte a sul, leste a oeste, e sempre fui tratado com imensa consideraçao. Me ofereceram caronas, convidaram-me para almoçar e sempre que percebiam que o brasileiro aqui estava perdido, apareciam varios para perguntar… Read more »

The Captain

O fato que é que as nações que controlam o Conselho de Segurança da ONU querem, sem dúvida, controlar o mundo e preferencialmente sozinhas, não dividindo nada com ninguém. Tem sido assim ao longo da história, desde que o homem primitivo foi aumentando o seu território de caça e submetendo tribos que encontrava pelo seu caminho. Não existe ética na construção, ampliação e manutenção de impérios. A França criou a sua revolução libertária, que ditou os padrões éticos, morais e propiciou a criação do Estado Moderno e em cerca de 10 anos já tinha o seu ditadorzinho querendo submeter à… Read more »

LeoPaiva

The captain Muito bem colocado. Nessa linha de raciocínio até nós mesmos, um dia quando formos uma potência militar, talvez mudemos a postura pacífica por uma postura imperialista e dominante. Dalton Toda crítica quando foge da fundamentação lógica e parte para anseios e gostos pessoais é sempre prejudicial a ela mesmo, quando se torce por determinado caça como se torce por time de futebol, com paixão, acabam se esquecendo o que realmente é melhor para o Brasil. Percebo que o colega tem uma ótima impressão do americano médio, enquanto povo, mas também não poderá negar, como esclarecido que é, as… Read more »

The Captain

Meu Caro LeoPaiva, Complemento sua análise em relação ao atual estágio em que se encontra a receptividade aos americanos, considerando que até o Governo Clinton o povo americano e seu modo de vida, o “American Way of Life”, era desejado pela maioria dos povos, tanto assim que os russos, com a desintegração da URSS tornaram-se capitalistas e desejosos do modo de vida americano. Mantendo sua ditadura, porem não sendo de fato mais comunistas, os chineses e mais recentemente os vietnamitas, também passaram a apreciar o modo de vida americano. Ocorre que a arrogância e pretensão de terminar o negócio que… Read more »

Dalton

Leo… Eu nunca disse que os EUA sao perfeitos, mas condenar o povo pelo que os governos fazem, nao faz sentido. lembre-se o Presidente Bush dividiu o Pais. Dizer que a maioria do povo era a favor da Guerra do Iraque nao é verdade. Foi algo que pude testemunhar estando lá. Os EUA deixaram uma má impressao no ultimo século? E os alemaes, japoneses, sovieticos? Hoje tudo foi esquecido, pois a bola da vez sao os EUA que justamente por estarem em uma posiçao de dominio, causam entre outras coisas, inveja. Garanto a voce que a lista de atrocidades perpetradas… Read more »

LeoPaiva

The Captain, “Creio que agora a America retomará a sua tradição histórica de democracia, liberdade, direitos humanos e modelo de desenvolvimento para o mundo”. É com isso que eu sonho. Dalton, Como eu disse em algum lugar lá em cima, vamos passar dias listando as barbaridades de todos, americanos, russos, alemães, japoneses, o que temos que fazer é assumir os erros e não usar erros alheios como argumento, assim como : “Olha eu fiz, mas fulano e o outro fizeram também”, os erros dos outros não diminuem em nada os erros dos americanos. Quanto ao Iraque, essa discussão eu tenho… Read more »

Bosco

Placar atual:
Dalton 3 x 1 Bosco
Dalton 2 x 0 Leo
E contando!
rsrsrs….