NHO Cruzeiro do Sul

O porto de Rio Grande recebeu na manhã deste sábado uma das mais novas embarcações pertencentes à Marinha do Brasil. O navio hidroceanográfico Cruzeiro do Sul atracou no Porto Novo às 9h20min para a operação Oceano Sul-IV.

Entre os 60 tripulantes, vieram embarcados sete estudantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Nos próximos dias, unem-se ao grupo dois estudantes americanos, um argentino, um professor da Universidade de São Paulo (USP) e outros sete acadêmicos da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Eles partem na próxima terça-feira para duas missões de pesquisa a 400 milhas náuticas da costa.

Uma delas é uma colaboração entre a Furg e a Nasa, agência espacial americana. Serão feitos estudos na área de medidas no mar, para validação de produtos das imagens de satélite, que têm aplicações diretas em oceanografia, tais como concentração de pigmentos fotossintéticos (microalgas marinhas) e produtividade dos oceanos. Esses produtos, gerados pelas imagens da cor do oceano, são importantes para a compreensão do ciclo regional do carbono.

A outra missão é uma parceira entre a Marinha e a Armada Argentina para analisar a circulação de correntes de água.

Não haverá visitação pública neste final de semana, mas o comandante Hilbert Strauhs adianta que o navio será aberto ao público no próximo dia 28.

Orçado em R$ 26 milhões, o Cruzeiro do Sul recebeu um laboratório de estudo oceanográfico, com capacidade para medir velocidades e direções das correntes marítimas, bem como a temperatura e salinidade da água do mar.

Medindo 65,7 metros de comprimento e deslocando até 1.716 toneladas, a embarcação é fruto de um convênio entre os ministérios da Defesa e da Ciência e Tecnologia e beneficiará, principalmente, a comunidade acadêmico-científica.

FONTE/FOTO: Zero Hora

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

[…] a embarcação está atracada. A embarcação chegou a Rio Grande na sexta-feira, 27, retornando da primeira fase da Operação Oceano Sul 4, que prevê a coleta de dados oceanográficos e meteorológicos destinados à produção de […]