A Rússia divulgou ontem planos de criar uma força militar para a disputada região do Ártico, que pode guardar 25% das reservas mundiais inexploradas de petróleo e gás, o equivalente ao total da reserva russa atual. Documento assinado pelo presidente Dmitri Medvedev diz que o Ártico deve ser a “base prioritária de recursos estratégicos” do país até 2020.

Rússia, EUA, Canadá, Dinamarca e Noruega têm intensificado a briga pela soberania no Ártico, onde o derretimento de geleiras pode abrir novas rotas marítimas e frentes de exploração de minerais e combustíveis.
A intenção russa foi alvo de críticas do Canadá: “Não seremos acossados pelos russos [no Ártico]”, disse ontem o chanceler Lawrence Cannon. Em documento separado, o Kremlin ressaltou ontem que o objetivo era apenas o de proteção de fronteiras, e não de “militarização”.
Moscou considera o Ártico uma extensão da placa continental da Sibéria e prevê para 2011 um estudo que comprovaria isso ante a ONU.

FONTE: Associated Press, via FSP

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Europa 1914

I found your topic “Rússia criará força militar para o Ártico” when i was searching for europa 1914 and it is really intresting for me. If its OK for you i would like to translate your topic and post it on my german blog about europa 1914. I link back to your topic of course!

camberiu

Isso em conjunto com os 10 porta-avioes, os 200 SU-35 e nao sai mais o que que a Russia (que tem um PIB menor que o do Brasil) pretende adquirir nos proximos 10-20 anos.

Cleuber

O artico certamente será num futuro proximo um barrio de polvora!A Russia está a se preparar e a criação de uma força para o ártico certamente incluirá a adoção de um Nae para captiniar essa força tarefa e certamente exemplares de submarinos da classe Lada e classe borei.Essa força tarefa dará muito trabalho!
Abraços

Marco

Sinceramente as vezes sinto uma grande raiva contra os EUA e a Russia, ficam a falar que nao querem escudo anti missil no seu quintal ou que a América latina esta na area de influencia dos EUA… e agora isto! Quem lhes deu o direito de reclamarem o artico para si mesmos, e de dizer que Europa de Leste é o seu quintal! Cambada de imperialistas, julgam que o mundo é todo deles, mas quando a China a India e o Brasil( que Deus assim o queira) começarem a demonstrar a sua força, bem que os russos e americanos começam… Read more »

Bonifácio

Enquanto a Rússia, país muito maior que o Brasil, emnos população e com uma economia menos sofisticada, tenta se expandir, o Brasil esvazia a calha norte do Amazonas.

trackback

[…] os russos divulgam o seu plano de criar uma força militar para a região do Ártico, a US Navy desenvolve o exercício ICEX 2009, com dois submarinos de ataque nuclear da Classe Los […]