Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
marujo

A reforma das nossas T -22 vai ser bem mais modesta do que a da sua congênere chilena, que vai incluir a instalação do VLS Barack 1 e do MSS Harpoon, além do canhão de 76 mm Super Rápido.

Jacubão

Realmente.
As nossas T-22, ainda teriam um bom tempo de uso que justificaria investir em uma profunda modernização e ao invés disso, iremos operar as mesmas até 2025 com tecnologia dos anos 70/80, que já estão ultrapassadas nos dias de hoje, imaginem em 2020?????

ulisses

ue,o marujo diz uma coisa e o jacubão diz outra,qual é a verdade?

mas que nossas t-22 terão alguma modernização,sim terão.

obrigado

Jacubão

Terão sim Ulisses, mas não será no porte das fragatas chilenas, que é uma verdadeira “modernização”, que também seria viável nos nossos navios.

ulisses

Obrigado Jacubão,mas se é assim então o que o marujo disse e mentira?e alguém teria mais detalhes sobre a modernização chilena?

Mas eu acho que escoltas novos seriam a melhor solução.

Obrigado.

Parthenon

É uma pena, mas nossa MB nunca deu o devido valor, a nossa melhores escolta hoje na Esquadra, quando mandou a “DODS”, aquilo foi criminoso, pois o navio não tinha nem vinte anos de mar… deixa quieto. As T-22 já se mostraram excelentes navios, assim os Chilenos fazem jus ao que tem, bem como o Reino Unido quer levar a´te o limite suas T-22 BIII, mas nossa MB… quer mandar para reserva o mas rapido possivel, ao que pareçe. Detalhe, toda Casse Pará foi para a reserva, e nenhuma outra classe ntrou em seu lugar, e em breve todas as… Read more »

Piramboia

Parabéns aos chilenos que levam a sua defesa a sério: o povo, os políticos e os militares.
E reparem que eles só têm um navio dessa classe! E nós nos desfazemos de um de graça!! Hoje é sucata.

brazilwolfpack

E isso mesmo. Ate o Chile ja deixou o Brasil comendo poeira ha muito tempo. Realmente lamentavel.

GHz

ulisses,

Já postei algo sobre a moderização chilena no artigo que trata da modernização de nossas T22.

brazilwolfpack,

A expressão “até o Chile” está erradamente pejorativa. Talvez as FFAA do Chile sejam hoje as mais capacitadas da América Latina a cumprirem suas missões (defender seu país), pelo menos em termos materiais.
Não é uma coincidência interessante a Presidenta da República ser justamente ex-Ministra da Defesa?
No dia em que nossos políticos tiverem um quinto do interesse que os frequentadores deste blog têm no tema “Defesa” a coisa vai melhorar. Eu acho que já está melhorando, aos poucos.

[[ ]]
GHz

RJ

Só uma dúvida: alguém poderia me explicar porque as Type22 são pintadas como muito superiores às classe Niterói? Não consegui até agora captar o porquê as classe Niterói, que sempre considerei um exemplo de fragata, são tratadas de forma tão pejorativa por membros aqui do fórum enquanto as Type22 são endeusadas.

ulisses

GHz obrigado

E também acho que estamos no caminho certo,não ligue para esses fracos.

Sds!

Thomas D. Weiss

As Fragatas Niterói são provavelmente as mais avançadas da América Latina por conta do SICONTA Mk4, Radares e Trinity CIWS, as 4 Corvetas vão para o mesmo padrão.

O Chile comprou tecnologia de ponta de 1990 – e agora teve de jogar fora tudo que comprou na Williams para modernizar em um padrão compatível – pois ficou com uma fragata órfão de pai e mãe …

A Marinha do Brasil contruiu uma Corveta e possui tecnologia – o Chile em dez anos terá uma frota obsoleta.

Jacubão

Não estamos falando que as T22 são mais modernas e melhores que as Niterói, mas elas costumam ter mais destaque nas operações que participan, principalmente na guerra AS.

Zorann

Gostaria que se possível fosse postado uma matéria sobre os meios navais das principais marinhas da América Do Sul, incluindo o Brasil, Chile, Venezuela e Argentina. Seria muito interessante podermos comparar essas forças. Obrigado

Marcelo Ostra

RJ, se tiver oportunidade, chega perto de uma Mk 10 e pergunta assim oh (apenas um exemplo):

” Dna Gordinha e o Sonar ?, vai bem …? ”

MO

Mauricio R.

Comparar o SICONTA c/ o CAAIS? Não sei se é viável pois a arquitetura de sistema é mto diferente, vc sai de um mainframe e vai p/ uma rede cliente-servidor???
O desempenhe, estabilidade e tolerancia a falhas de um MF, não é algo que um pc possa replicar.
Talvez do pto de vista manutenção houve alguma menhoria.
Desde o tempo de RN as Type-22/B-2 são navios ASW mto considerados, o sonar é tido como mto bom.

marujo

Meu caro Ulisses: Já que você me chamou de mentiroso, gostaria que você me explicasse qual foi a minha mentira. O que eu afirmei, assim me parece, é que a reforma da T – 22 chilena vai ser mais profunda do que as das nossas. Continuo achando que se vamos operar esses navios por mais 16 anos, mereciam sistemas de armas mais modernos, compatibilizados com os novos radares de busca e de direção de tiro que serão instalados.

Jacubão

O único sonar que chutava os das T22, eram ps sonares dos classe Pará. Teve várias UNITAS em que os classe PARÁ detectavam e atacavam os SSN da USN com os ASROC e pimba nos SUBs.

Vassili Zaitsev

Jacubão,

Tb ouvi informações que confirmavam suas palavras. Os sonares da Classe Niterói são muito defasados. O sitio ALIDE, informou (faz um ano + -) que uma fragata da classe Niterói estava em um exercício com marinhas de outros países, incluindo a África do Sul. O comandante de um U-209 recém incorporado por eles, informou que se aproximou da fragata brasileira submerso, apenas escutando os hélices da fragata. Passou por baixo do navio, e mesmo assim não foi descoberto.

Só por esse motivo, dá para imaginar como a capacidade ASUW seja irrisória.

abraços.

Vassili Zaitsev

Tb ouvi falar que o sonar do Tonelero era o melhor entre os instalados na Força de Submarinos da MB.

Vai saber se realmente é verdade.

abraços.

marujo

Tem coisas baratas que podem ser feitas na modernização/revitalização de nossas T – 22. Por exemplo, a substituição do Sea Wolf Mk-1 pelo SW Mk-3 em uso nas T-22 B3 inglesas.Acredito que deve ter muito desses mísseis em estoque no Reino Unido, que não devem custar muito caro. Outro exemplo: a adoção de lançadores ótuplos no lugar dos atuais.

ulisses

marujo,eu não o chamei de mentiroso,longe disso,eu acredito em vc,o que eu disse foi que se o jacubão falou aquilo então estaria dizendo que vc estaria mentindo,mas vc não está,se eu enterpretei mau me desculpe,mas de jeito nem um o chamei disso.

um abraço

RJ

Se os sonares das Niterói são tão ruins assim, porque não trocaram durante a MODFRAG?

LM

Prezados,

A missao principal das fragatas da classe Niteroi e EG com enfase para ASuW, enquanto as “Greenhalgh” sao para EG com enfase para ASW.

Com o MODFRAG as “Niteroi” perderam parte de sua capacidade para ASW.

Sds

Robson Br

LM
Qual a dificuldade de instalar um novo sistema ASW nas Niterois e qual o custo?

marujo

Então, de acordo com as informações do Sr. LM, a MB tem 11 plataformas com ênfase na guerra antisuperfície (Niteróis,Inhaúmas e Barroso) e três vocacionadas às ações ASW.

Parthenon

Bom, então temos 11 navios no fundo do mar, e 3 na UTI vendo se consegue se salvar da dona morte Submarina (SS), o A-12 não conta… afinal afundar no cais não vale, é jogo sujo!

Piramboia

Thomas D. Weiss:”…o Chile em dez anos terá uma frota obsoleta.” Se for tirar pelos últimos 10 anos… acho que não. Nesses últimos dez 10 (menos que isso) o Chile deu passos bastante largos em termos de defesa. Sei que ainda não construiu uma corveta que levou 14 anos (salvo engano) para ficar pronta. Mas, nesses últimos 05 anos desenvolveu e construiu 02 OPVs (um dos quais já operacional), incorporou novos caças e já planeja novas aquisições. Sem falar dos tanques Leopard II, etc. Sei que muito bem que foi tudo importado. Mas, há 20 anos a situação da Coréia… Read more »

Piramboia

ulisses,

Não sabia que expor o nosso ponto de vista é fraqueza.
Pensei que era uma virtude.
Será que você é um filósofo?
Todos que participam deste Blog querem as nossas FFAA operantes e bem equipadas. Mas não entendi porque vc foi tão ofensivo.
Talvez pq vc as queira fracas?

Virtualxi

Esse negócio de modernizar meios navais antigos é a mesma coisa que acender uma fogueira com dinheiro. Funciona mas vc acaba fazendo algo estúpido que não dura o tempo necessário para compensar oque se foi perdido – time and money. Antes a construção de menos meios navais, mas novos e com tecnologia nacional. Ninguém aprende a andar de bicicleta assitindo tv. Ninguém aprende a tecnologia naval crítica se não por a mão na massa e construir algo novo e imponente. É o desafio que inspira as pessoas e faz com que elas vençam barreiras. O desafio… não o acovardamento, que… Read more »

Zero Uno

Pessoal.. Vou lembra-los que o Chile tem em sua constituição (desde o início da sua ditadura militar), um dispositivo que obriga o estado a aplicar uma porcentagem dos royalties da exploração e venda de cobre. Abaixo segue o atual momento da Marinha Chilena e seus investimentos: O almirante Rodolfo Codina Díaz é o atual comandante da marinha chilena. Das 66 embarcações, oito são grandes navios de guerra. A marinha tem seus próprios aviões de transporte e patrulha, não possui aviões de combate e nem bombardeiros, mas dispõe de helicópteros de guerra. Também opera quatro submarinos. As despesas militares chilenas representaram… Read more »

GHz

(réplica do comentário no post da modernização das Type 22 da MB) Mauricio R. O Seawolf quando empregado em combate real teve vitórias, mas o sistema também teve falhas nas Falklands (ah, a fatídica sirene de “System Fault” do FM1600…). Eu disse que o Barak é o estado-da-arte porque Israel, que também não está para brincadeira, o utiliza, e pelo fato do sistema ser cronologicamente mais moderno. (Ok, vc vai falar que o míssil do Hezbollah acertou a Sa’ar V, mas aí acho que o problema foi do navio como um todo). Aliás, a instalação do Barak na Alte. Williams,… Read more »