subs

A melhor forma de caçar um submarino é usar outro submarino. Isto porque eles operam no mesmo meio e podem mudar rapidamente de profundidade para pesquisar as camadas termais em busca de contatos.
O avanço nas tecnologias de redução de ruído tem feitos os submarinos ficarem cada vez mais silenciosos, principalmente na banda estreita (narrow band), que é a faixa que geralmente caracteriza um submarino. Propulsores pump-jet, com hélices carenadas, hélices com desenhos mais eficientes e dispositivos anti-vibração para motores tornam os submarinos cada vez mais difíceis de detectar.

O choque entre dois SSBNs no Atlântico Norte, um do Reino Unido e outro da França, demostrou que os submarinos modernos avançaram muito na discrição, a ponto de só conseguirem escutar um ao outro a distâncias de poucas milhas.

Nos exercícios anti-submarino, quando dois ou mais submarinos participam, faz parte da doutrina operacional separá-los em cotas de operação, como se faz com os aviões comerciais nas aerovias. Cada submarino fica limitado a uma faixa de profundidade, justamente para evitar o risco de colisões.

No vídeo a seguir, os consoles de sonar do USS Scranton (SSN 756), que aparece na superfície, na foto logo abaixo.

050625-N-5526M-002

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Galante

Gaspar, felizmente o mar ainda continua sendo o esconderijo ideal para os navios.
Existem pesquisas com laser azul, mas ainda estão no começo e o alcance é pequeno.

Ainda vai demorar muitos anos para o mar se tornar transparente, se é que um dia o será, por isso o submarino continuará sendo o único navio verdadeiramente “stealth” e melhor ainda, à disposição das marinhas mais pobres.

gaspar

RJ,

li e entendi, mas o que eu gostaria de saber e se ha estudos em andamento por alguma marinha no sentido de aperfeicoar o laser a tal ponto que o mesmo reproduza em 3D o que esta no seu alcance… acho meio ficcao cientifica, mas acho que em pouco tempo “teremos” um sonar/radar destes…

RJ

gaspar,

leia meu comentário acima.

gaspar

daria pra isntatlar o X Box 360 pra jogar em rede nesses consoles ??

gaspar

falando serio agora,

nao teria como instalar um laser na proa do sub com um alcance de uns 50 Km, esse laser teria uma abertura de 180 graus e deterctaria qq coisa que nao fosse agua, desde cardumes de peixe a sub’s inimigos… seria isso uma ficcao ou ja esta em estudos em alguma marinha ??

Roberto

Desculpem a minha ignorancia. Pq os submarinos ñ usam cameras de video em conjunto com o sonar? Sendo q aqueles robos de exploração em grandes profundidades utilizam….

RJ

Roberto,

O alcance de uma câmera de vídeo sub-aquática é pífio. (poucos metros). A água é bem menos transparente que o ar. Difrações causadas por movimentação de camadas de água com diferentes temperaturas (e portanto diferentes densidades e por consequência diferentes índices de refração) também causam distorções, a ponto de inviabilizar inclusive o uso de lasers para essa tarefa.