Praticagem de Santos recebe para estágio 11 aprovados pelo concurso da Marinha

7

llancha_praticagem1_maior

Onze candidatos aprovados para atuar como Praticantes de Prático no Estado de São Paulo já começaram o estágio na Praticagem de Santos. O processo seletivo realizado pela Marinha aprovou 22 candidatos para a ZP-16 (Zona de Praticagem do Estado de São Paulo), que estão sendo apresentados para o estágio de qualificação em dois grupos de onze: o primeiro grupo em 2009 e o segundo em 2010. Pela primeira vez há uma mulher entre os aprovados para São Paulo.
O Prático é o profissional que assessora os Comandantes nas manobras de atracação e desatracação dos navios e na navegação pelo canal. Exerce a sua profissão de forma autônoma, geralmente como membro de sociedade uniprofissional, à semelhança do que ocorre na Praticagem de São Paulo.
Os 11 primeiros selecionados pela Marinha passam, a partir de agora, pelo estágio de Praticante de Prático, destinado a qualificá-los para manobrar navios no Porto de Santos. Este treinamento vai durar de um a dois anos. Nesse período, o candidato vai adquirir conhecimentos específicos sobre as peculiaridades locais de navegação, dos berços e dos terminais. Somente depois deste processo ele poderá ser habilitado para executar as manobras, contribuindo para garantir a segurança da navegação, da tripulação e passageiros e das instalações portuárias, além da preservação do meio ambiente.
Cinco aprovados residiam no Rio de Janeiro, dois em Brasília, um em Salvador, um em Belém, um em Fortaleza e um em Santos. A idade varia entre 25 a 47 anos. Todos têm nível superior e, nesse estágio de qualificação, deverão acompanhar e/ou realizar um mínimo de 700 manobras diurnas e noturnas ao lado de Práticos experientes, sendo pelo menos 350 no período noturno.
Cada um dos Praticantes terá seu estágio supervisionado por um Prático monitor, que fará avaliações periódicas. Quando completarem o número de manobras previstas, todos passarão por exames de habilitação perante uma banca examinadora presidida pelo Capitão
dos Portos. Eles aprenderão a conhecer a região acompanhando as diversas manobras, estudando as cartas náuticas, croquis, levantamentos batimétricos e outras publicações sobre o Porto de Santos e o canal de acesso. Não há um horário fixo de trabalho, uma vez que as manobras podem acontecer a qualquer hora do dia ou da noite, inclusive aos sábados domingos e feriados, e receberão cerca de R$ 2.900,00 mensais.
O trabalho do Prático é regulamentado pela Marinha, que estabelece padrões rígidos de atuação. No caso de Santos, a Praticagem é ainda mais rigorosa, pois mantém o certificado de qualidade ISO 9001 desde 1998 e é conhecida pela excelência nos serviços. A Praticagem de Santos foi pioneira nas Américas, na obtenção desta certificação de qualidade.

Sobre a Praticagem

embarque_xA Praticagem é responsável por todos os investimentos em compra de embarcações e outros equipamentos necessários à operação, todas as despesas de manutenção e a folha de pagamento dos cerca de noventa funcionários, além de todos os tributos comuns a qualquer atividade de prestação de serviços. Os Práticos não recebem salários e correspondentes encargos, pois não são empregados, e sim sócios. Recebem um pro labore de cerca de 30 Salários Mínimos e, como em qualquer outra atividade similar, auferem eventuais lucros ou cobrem prejuízos que venham a ocorrer.
As exigências para o exercício da profissão incluem proficiência em idioma inglês, conhecimento em navegação, além de formação superior e disputa acirrada em processo seletivo conduzido pela Autoridade Marítima Brasileira (Marinha do Brasil). Depois de habilitados, por força de acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário, a cada cinco anos, os Práticos são submetidos a um curso de reciclagem, para renovação de seus certificados.
A Praticagem contribui diretamente para que as cargas cheguem e saiam dos portos nos navios com segurança, reduzindo o valor dos seguros. Os preços cobrados pelo serviço resultam de livre negociação com os usuários do serviço e são compatíveis aos praticados nos grandes portos internacionais, ao contrário do argumento de alguns armadores. Trata-se de uma atividade exercida com reconhecida eficiência pela comunidade marítima, essencial para a segurança da vida humana, das comunidades, do porto, das embarcações e do meio-ambiente e que representa apenas 0,07% das despesas do exportador.

NOTA do BLOG: Ver a ótima reportagem sobre a praticagem no link abaixo:

http://tvtribuna.globo.com/videos/default.asp?video=22672&dt=6/4/2009&key=&urlv=&idCat=3

NOTA do BLOG 2: Clique aqui para baixar a prova do Concurso de Praticante de Prático de 2006, para ter uma idéia da complexidade da profissão.

FONTE: http://www.santospilots.com.br/

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
alm

O concurso nao estava paralisado??

Ouvi falar que em vitoria tambem entraram alguns praticantes

Mauro Passos Teixeira

Boa tarde!
sou morador da cidade de Santos, e tenho imenso interesse em atuar na área da praticagem!!!
sei que é um ramo desputadissimo , mais gostaria de saber qual seria o melhor caminho para ele!
grato;
Mauro P. Teixeira

Marcelo Ostra

Ola Mauro

Sou de Santos tambem, e infelismente no momento o melhor caminho é rezar para Santo Expedito , pois os quadros foram completados e não creio tão cedo abrirá novas vagas, mas dando a dica para um eventual concurso em um fduturo distante é estudar ciencias nauticas muuuuuito !

Ficaremos porr um bom tempo na ponta da praia observando as lanchas vermelhas e brancas indo e vindo

Abs
Mod MO

louri

gostaria de saber se esse tipo de concurso só acontece em em SP, se em outros Estados também acontecem.

e-mail. louriene@yahoo.com.br

Anderson da Silva Ramos

Boa noite, moro em São Vicente e atualmente sou manobrador em uma ferrovia,quando soube da praticagem no porto de Santos fiquei muito interessado pois seria muito interessante trabalhar no ramo náutico já que gosto tanto de navios.Gostaria de saber mais info sobre cursos ou concursos de Praticante de Prático em Santos.

fernanda hoepers noschese

ola meu nome é fernanda hoepers noschese tenho 18 ano
queria saber se eu posso fazer esse curso de praticagem
e que tipo de faculdade precisa ter para trabalhar nessa are
de praticagem quero muito arrumar um serviço nessa area
obrigada!

MO

Cara Fernanda, O MUNDO quer ser pratico no Brasil Nivel = superior = qualquer um = apenas com condicional de prestar o concurso concurso = Uma das provas mais dificeis do Brasil, Santo Expedito tentou e não passou Previsão para proximo concurso = agora com os quadros completos e considerando que eles gostam de fazer carreira de uns 55 anos, soh na proxima era glacial Ou seja, Que a força esteja com vc em tempo as praticos mulherees que foram aprovadas, ao menos a Leticia daqui de SSZ é uma EXCELENTE Piloto !!!!! Caso de duvida Pratico = piloto de… Read more »