Funcionamento dos canhões BL15 Mk.1 de 15 polegadas do HMS Hood

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  • Legenda:
  1. Convés plataforma
  2. Paiol dos projéteis
  3. Convés inferior
  4. Magazine das cargas de projeção
  5. Convés médio
  6. Tronco
  7. Convés principal
  8. Barbette (cilindro blindado abaixo da torreta, que protege o mecanismo de giro e a munição de carga)
  9. Câmara de trabalho
  10. Convés superior
  11. Mecanismo de giro
  12. Berço
  13. Torreta

(As partes vermelhas da torre são blindadas. As azuis são rotativas.)

O canhão de BL 15” (381mm) Mk.1 foi o primeiro desse calibre usado pelos britânicos e o que durou mais tempo. O tubo tinha 42 calibres de comprimento (15×42=630″) e sua munição pesava 871kg, com velocidade de 785m/s. O alcance máximo era de 32.500 jardas (29.720m), com 30 graus de elevação, mas em reparos de artilharia de costa, podia atingir 40.370m com elevações maiores. A cadência de tiro era de 2 disparos por minuto. 184 peças foram fabricadas.

O canhão também equipou os battleships das classes “Queen Elizabeth”, “Revenge” e o HMS Vanguard, de 1946, e os cruzadores das classes “Renown” e “Glorious”, além dos monitores classe “Erebus”, “Marshal Ney” e “Roberts”.

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FONTE: Wikipedia / Hodges, P: “Big Gun: Battleship Main Armament 1860-1945”, Brasseys, London, 1999

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Marcelo Ostra

Minas Geraes Vassili …

Não, nao fizeram p … nenhuma

MO

Vassili Zaitsev

Oh tempo bom, onde navio de guerra capital era navio eriçado de canhões.

Ah Bismarck, Yamato, Musashi, South Dakota, Nevada, Hood tb, (mesmo sendo cruzador de batalha, algo um pouco diferente de couraçado).

O São Paulo e o Minas Gerais podem entrar na história??????? mesmo sendo considerados apenas “fortalezas flutuantes” (isso já nos dá uma idéia do estado dos seus motores na época)

abraços.

Esdras

Meu povo do Blog Naval!!! apareçam no Chat do Bloga Naval!!http://pub30.bravenet.com/chat/show.php/2538648294

Vassili Zaitsev

Marcelo Tadeu,

Me desculpe, mas o Yamato não destruido no primeiro combate que ele travou contra a US Navy não sr. Lembre-se da Batalha do Golfo de Leyte, onde o Yamato e alguns cruzadores e destróyeres provocaram muitas dores de cabeça aos americanos. Mesmo sendo duramente castigado pela aviação embarcada inimiga, ele resistiu bravamente, voltou para casa, só para novamente ser lançado ao combate. Desta vez com a intenção de defender Okinawa.

abraços.

Marcelo Tadeu

Muito interessante o funcionamento destas torres. Tecnologia muito avançada para a época. Como seria as torres do Musashi e do Yamato, então os navios mais poderosos já construídos eque foram destruídos logo no primeiro combate contra a US Navy.

Norberto Pontes

O Hood explodia, por bomba certeira em seu paiol e devido à baixa blindagem(comparada ao Bismarck), teve pouca chance ao mortífero fogo alemão.
ainda uma salva do Hood cruzava o ar indo direto ao Bismarck, enquanto ele explodia e se quebrava em dois com a sobrevivência de 3 marujos(todos já falecidos).
Quem quiser dar uma olhada no Bismarck que estou fazendo à escala 1:100 deu uma olhada no link abaixo:

http://forum.modelismo-na.net/viewtopic.php?t=8612&sid=4d9e9c8dba80c849500a4193ccf42a78

José Cunha Filho

Se não fora o Swordfish, os biplanos da Royal Navy e o Bismark teria escapado. Churchill estava certo ao impedir que ele alcançasse as águas do Atlântico Sul e repetisse os feitos da Marinha Alemã na I Guerra. Remember das Falklands…
josecunhafilho

Marcelo Ostra

A questão de necessidade da melhoria da blindagem de convés do Hood foi divulgada em 1927 em relatorio do DNC (Departamento de Construção Naval). Este assunto vinha sendo discutido desde 1919, quando foram feitas as primeiras propostas de melhoria da mesma. Avaliações concluiram que o navio ficaria com calado em excesso se ouvesse aumento de seu deslocamento e tambem pels CUSTOS PREVISTOS PARA ESTA MODERNIZAÇÃO, o projeto nunca foi para frente. Fonte: British Battleships of WWII – The Development and Technical History of royal Navy´s Battleship and Battlecruisers from 1911 to 1946 – Alan Raven and John Roberts – Lionel… Read more »

Luciano Baqueiro

Amigos, adoro história, especialmente 2ª Guerra Mundial, então este tema é fantástico p/ mim. O combate Hood x Bismark foi tema de um Combates Aéreos e quem não assistiu pode ver neste link : saladeguerra.blogspot.com/2008/05/combates-areos-afundem-o-bismarck.html dividido em 5 partes, aliás este é um blog muito interessante ( Sala de Guerra ) c/ artigos sobre veteranos dando depoimentos sobre suas participações, muitas vezes importantes em batalhas que mudaram o rumo da guerra. Por ex. no campo ‘pesquise no blog’ escreva MOSQUITO e encontrará diversos resultados, minha sugestão é : “Sala de Guerra: Fevereiro 2009” vc irá p/ uma pag. de arquivo… Read more »

Ricardo

Para quem curte batalhas navais da 2° Guerra Mundial fica a dica :

http://www.navyfield.com/

O Bismarck era a Estrela da Morte de sua época… E realmente teve um golpe de muita sorte no Hood, dos 1803 tripulastes apenas 3 que sobreviveram.

Querem assistir um otimo documentario, assistam “Expedição Bismarck” , é muito bom e ilucida alguns mitos criados indevidamente.

[ ]´s

Dalton

Roberto, O King George foi comissionado em dezembro de 1940, e o Prince of Wales em março de 1941, portanto pouco mais de tres meses separavam a data de comissionamento um do outro e como a guerra teve inicio em setembro de 1939, ambos entraram em serviço mais de um ano depois que a guerra começou. Nao haviam diferenças entre eles, e os outros tres da classe king George V, o que houve foram pequenas diferenças que apareceram durante a guerra, como aumento do nr de canhoes anti-aereos, a remoçao de hidroavioes, diferença entre tipos de radares, mas nada significativo,… Read more »

Roberto CR

Dalton

Mas o Prince of Wales não foi lançado pouco depois do iníco da guerra? Pensei que houvesse alguma alteração. Ou o princípio de carregamnto dos couraçados seguia sempre este padrão?

Jacubão

Se eu não estiver enganodo, o “HOOD” era o orgulho da MARINHA REAL BRITÂNICA na 2ª Guerra Mundial e que foi golpeado pelo lendário “BISMARC” em uma salva certeira no seu ponto fraco e que levou o HOOD ao descanso eterno no fundo do mar.

Callia

Jacubão Esta musica do Jony Hurton conta a historia! http://www.youtube.com/watch?v=KecIdlEAKhU è bem legal este video e tem varias fotos bacanas do Bismarck, o terror dos mares. Sim e uma coisa interessante sobre a torre do Hood é que justo quando ele estava indo a pique , ele deu seu ultimo tiro!O Hood era o orgulho da Ryal Navy! , um navio muito bonito mas um contendo um grande erro , o almirante ingles que eu esqueci o nome , acreditava que velocidade era blindagem , um erro comum nos cruzadores de batalha, erro este repetido pelos italianos na classe cavour,… Read more »

PC

E deixou apenas 3 sobreviventes de 1400 tripulantes.
Ele foi atingido pela 5 salva disparada pelos canhões de 380mm do Bismarck.

PC

En verdade o Hood era classificado como cruzador de batalha e tinha algumas falhas de construção sendo uma delas (grave para um navio deste tipo) a leve blindagem no convés o que o expunha a grandes e sérios danos quando dos tiros em angulo perfurante.
Alías, foi o que se viu – bastou uma salva.
Sds

Dalton

Jacubao, Realmente, o Hood era o orgulho da marinha britanica, talvez o grande navio mais conhecido do mundo na epoca, tendo inclusive visitado o Brasil, mas apesar de ser o maior navio britanico nao era o navio capital mais poderoso da frota britanica. Apesar do Hood ser tao grande quanto o Bismarck, eram tipos de navios diferentes. O Hood era um enorme cruzador de batalha, construido para ter velocidade as custas de blindagem. O Bismarck era um encouraçado moderno,na verdade o Hood era cerca de 20 anos mais antigo, onde além de boa blindagem era capaz de alcançar alta velocidade,… Read more »

J Roberto

Mas para a Batalha do estreito da Dinamarca em 1941 provou que o Hood,apesar de que quando a guerra começou já se considerava obsoleto mesmo com esse canhão de 381mm, mesmo com uma tripulação muito mais bem treinada e melhores estrategistas navais, além do peso da tradição da “Royal Navy”(Marinha de guerra Britãnica), não era páreo para o poderio e perseverança germânico à bordo do Bismarck, que fazendo jus ao tipo germânico e ao nome do Chanceler, seguiu firme e vitorioso contra o “Orgulho da Frota de Vossa Majestade”… “A morte do Hood” desencadeou uma verdadeira caçada no mar europeu… Read more »

WAR

Há dois filmes sobre o episódio. Ví o primeiro com uns 14 anos de idade. E babei. Como vì também, na mesma época, o “Doutor Fantástico”, na semana da crise dos mísseis de Cuba e saí apavorado do cinaema esperando o fim do mundo…Aliás, sabe-se hoje, com bons motivos. Viva o Kennedy! Ha,ha! A marinha alemã, na WW2, não era páreo para a inglesa. Embora seus navios fossem mais modernos, eram em pequeno número e eles não tinham porta aviões (os aviões ingleses eram meio velhinhos, mas fizeram a diferença nesta batalha, ou melhor, “caçada”). E embora os alemães tivessem… Read more »

Roberto CR

Gostei do post. Não sabia como funcionavam estas torres dos couraçados. Será que existem apresentações semelhantes do Bismark, King Georg V e Prince os Wales?

Abs