Operação dos Fuzileiros Navais em Foz do Iguaçu gera protesto do Paraguai

28

A Marinha do Brasil realizou, na terça e na quarta-feira, um exercício de treinamento de resgate de reféns na sede da Capitania dos Portos em Foz do Iguaçu. A desinformação gerada pela manobra levou a um protesto oficial por parte do governo paraguaio. Em comunicado emitido nesta quarta-feira (08), em Assunção, o Ministério das Relações Exteriores do Paraguai faz saber ao Brasil sua “estranheza pela mobilização militar da Marinha brasileira” e queixa-se de que a “situação não foi comunicada às autoridades desta Chancelaria”.

“Este tipo de manobra em uma área fronteiriça não contribui para o desenvolvimento de uma relação de confiança e respeito que tem que haver entre os dois povos que compartilham um espaço geográfico”, afirma, no documento, o chanceler Alejandro Hamed Franco.

“Além disso, a operação militar gera todo tipo de especulação que se contrapõe ao espírito que deve sobressair no projeto de integração do Mercosul […] A Chancelaria solicitará às autoridades do Brasil as informações pertinentes sobre a referida operação militar”, complementa. A confusão sobre o episódio foi gerada por informações distorcidas publicadas na manhã de ontem (08) pelos correspondentes do jornal ABC Color na Tríplice Fronteira.

Entre outras imprecisões, a matéria publicada pelo jornal refere que “não se descarta que os fuzileiros navais do Brasil realizem manobras nas águas do rio Paraná. A mobilização poderia realizar-se no setor ‘minado’ de portos clandestinos, especialmente, na margem paraguaia”.

Na realidade, conforme apontado, na própria imprensa paraguaia, pelo Diário Última Hora, a Operação Retrex, com a participação de 250 militares do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, não envolvia qualquer ação de patrulhamento em águas fronteiriças ou combate à criminalidade local.

Realizada pela segunda vez em Foz do Iguaçu (a primeira foi em dezembro de 2007), a operação consistiu na simulação da invasão da sede da Capitania dos Portos por supostos terroristas, com tomada de reféns, e no adestramento das tropas para lidar com situações que envolvam o resgate de vidas.

“À diferença das megaoperações realizadas pelo Exército Brasileiro, como as denominadas Fronteira Sul I e II, com a mobilização de mais de 10 mil homens, esta é bastante modesta e, além disso, não tem como objetivo o combate ao contrabando, o tráfico de drogas e armas”, esclarece o Última Hora.

FONTE: Jornale

NOTA DO BLOG: Leia mais sobre a Operação Retrex no ForTe, o blog das Forças Terrestres.

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jacubão

Mais corrupto porquê foi o que a PF mais investigou não é mesmo?? No governo anterior ficou tudo debaixo do tapete, tanto que a grande maioria dos escândalos iniciaram na gestão anterior, tanto é que o PSDB fez de tudo para que o dossiê dos gastos com cartões corporativos do governo FHC não fossem divulgados, ou ainda não percebeu que a oposição está menos fervorosa. Isso se chama “RABO PRÊSO” meu caro. O PSDB não terá o meu voto, não confio no Serra, FHC e principalmente no Sr Senador ARTUR VIRGÍLIO.

Um abraço.

lampiao

Senhores nos tambem temos culpa sabe porque?? Nos participante desse blog deveriamos durante a campanha desses babaca,encher o sites de campanha desses babacas e quando tivesse debate na televisao eramos pra lotar a pagina da emissora com as pergunts nos mesmos sentidos essa minha posiçao.E minha opniao sobre o paraguai e pexeira neles bastante afiadas..

jeffbueno

Senhores. Todos nós concordamos que é imperiosa a necessidade de reequipamento de nossas forças armadas. Se ainda isso não foi executado é porque ao meu ver ainda não foi possível, isso vale tanto pro governo FHC quanto pro do Lula. Existe aí uma questão econômica e politica. Durante a decada de 90 o Brasil foi afetado por crises e mais crises internacionais que minaram nossa capacidade de investir nas FA`s. Hoje, com as medidas economicas feitas por aquele governo e sabiamente mantidas e aprimoradas pelo Lula, o Brasil adquiriu um respeito muito maior junto aos outros paises.Por um, foi criado… Read more »

João Curitiba

Senhores Feliz Páscoa Além da discussão apaixonada acerca dos meios para as FAs, onde cada um defende com ardor seu ponto de vista, também percebemos uma discussão acalorada sobre FHC X Lula. Sobre FHC, pergunto: quem comprou o São Paulo? E os A 4? Quem iniciou o FX-1? Não vou aqui nem comentar por que eles estão inoperantes e sob qual governo. Lembro apenas que o FX-1 só não foi decidido no governo FHC porque num gesto de cortesia, já que estava de saída, o presidente FHC deixou para que o novo presidente, no caso o Lula, decidisse como melhor… Read more »

Hornet

Ainda bem que o Serra não é o presidente do Brasil (e se depender do meu voto, nunca será): se fosse, nós teríamos problemas dobrados com o Paraguai…já que para o “competente” governador de SP existem dois Paraguais. Por outro lado, nunca teríamos problemas com o Equador. Já que o Equador não faz parte do mapa da América do Sul. Ao menos é isso que a secretaria de educação do estado de SP afirma e quer ensinar. E o duro é que isso não é piada…a piada (de mal gosto) é o que virou a educação de SP nos últimos… Read more »

Clausewitz

A irritação deles me agrada. Lugo, que tal uma greve de fome? Te desejo sucesso!

FERNANDO

Foi o que eu disse, se na eleição de 2010 ganhar a oposição, eles vão paralisar todos os projetos que o Lula vem desenvolvendo, o que é até natural. Na minha opinião, não acho necessário comunicar tal pais só porque as forças armadas brasileiras fizeram manobras na fronteira, desde de que não ocorra invasão do territorio de tal pais. Eu pessoalmente não fico preocupado se o Paraguai realizar manobras na fronteira, porque o Paraguai ficaria. A verdade gente, é que o Lula ta enrolando, vejam o EB vive reclamando que não tem helis, o Lula poderia ter comprado mais Black… Read more »

Helião

Que o FHC não fez nada por nossas Forças Armadas eu concordo TOTALMENTE,e o LULA o que fez de concreto em LIBERAÇÃO DE VERBAS, que é o que importa? Resposta: NADA, o contingenciamento é o mesmo, igual o governo passado. Submarinos pro Lula e VLS pro FHC 1×1 ou 0x0 como queiram. A conta deste plano será paga pelos próximos governos. Lembro uma estória aos colegas; o governador de São Paulo de 1986 a 1990 ficou com a fama de ter construído rodovias no interior inteiro, só que a conta estamos pagando até hoje e o BANESPA que emprestou dinheiro… Read more »

joao vaz bandeira

Concordo com o Hélio, me desculpem os outros , mas dos últimos presidentes temos tido sómente conversa fiada, e novamente estamos numa enrrascada, vamos votar em quem? Num entreguista ou numa assaltante?(peculiaridades da América Latina-corremos o risco de ficar igual aos outros-Paraguai, Venezuela e etc.)

joao vaz bandeira

desculpem , quis dizer enrascada.

Celio Andrade

gente,
tudo conversa fiada..
Num governo serio, o presidente já teria aumentado o efetivo do exercito..para cuidar principalm,emte das fromnteiras…teria comprado lanchas de patrulha de verdade e montado uma gurda costeira..teria comprado alguns caças e decidido e pago a compra do fx-2..enfim coisas palpaveis e concretas..mas do jeito que está…é so pra enganar e o povo gosta..alias adora….

Marines1

Eles devem pensar q o brasil vai toma itaipu deles e asim nao pode treinar para isso eu tomaria itaipu de uma ves desses indio muambero .

COMANDANTE MELK

Senhor Fernando,

gostaria de-lhe esclarecer, que a pressa da FAB para comprar logo um novo-caça, se deve justamente ao fato de que “talvez´´ o proximo governo não seja o do PT, neste caso, ocorre que tudo podera ser congelado ou cancelado “de novo´´, dai a pressa…

julio

FERNANDO, concordo plenamente com o que vc disse. Também fico preocupado, com esse governo, apenas discurso, reequipamento das Forças Armadas somente nos discursos, promessas de verbas e contingenciamento. 2011, se for Dilma, não acredito que melhore, se for Serra…como será..8 anos de FH foi só lastima para as Forças Armadas. Estamos entre a Cruz e a Espada…lamentavel para nosso país.Mas, para que a democracia possa se fortalecer talvez o melhor seja a alternância de partidos no governo.

COMANDANTE MELK

Aliás só para sacramentar, se não ocorrer uma continuidade de governo, acreditem, todos, eu digo todos os projetos em andamento nas três forças sofreram mudanças ou cancelamentos. Digo isto porque bem sabemos como é a maneira de se pensar o Brasil do pessoal do PSDB, DEM e PMDB da vida. Só para lembrar os mais esquecidos (e esquentados), certa vez em uma entrevista a veja (se não me engano) o FHC disse que o Brasil não tinha “cabedais´´ para fazer frente as vontades dos EUA, (pasmem, o Presidente de uma Nação falar uma coisa dessas aos quatro ventos), depois dessa… Read more »

COMANDANTE MELK

Ps. mudanças, leia-se(pra pior, “alinhamento automático´´ com os EUA).

edilson

Tirando os comentários xenófobos e alguns até desnecessários, eu concordo com os colegas que aqui postaram o governo populista de Lugo busca qualquer movimentação brasileira para tentar mover a massa de manobra, manipulando a informação e tentando denegrir a imagem do brasil, colocando-o como uma nação imperialista. é preciso lembrá-lo que a sua própria ascessão ao poder se deveu as custas do governo brasileiro e não falo só do atual. é preciso lembrá-lo que a UNASUL visa exatamente desmembrar as fronteiras que separam os povos sul-americanos e aproximar-nos em um ambiente oportuno dos nossos irmão do norte. fomentar desavenças e… Read more »

Jacubão

Isso mesmo, porrada neles.

Helião

Não sei porque, mas toda vez que eles ficam contrariados com o treinamento de nossas forças perto de suas fronteiras o meu dia fica mais feliz.

ahahahahah

abs a todos

FERNANDO

Olha daqui a pouco, os caras vão querer sugerir qdo e onde as forças armadas brasileiras devem fazer manobras. Na realidade o presidente Paraguaio é esperto ele aproveita cada momento para levantar a sua bandeira em prol das modificações do tratado sobre Itapu. Se o Brasil desejasse invadir o Paraguai já teria feito, alguém deve lembrar ao senhor presidente do paraguai, que não foi o Brasil que declarou Guerra ao Paraguai, foi o inverso, o Paraguai atacou o Brasil primeiro, nós apenas nos defendemos da agressão sofrida. É depois é como eu digo, o que ocorreu depois foi uma das… Read more »

Jacubão

É por esse motivo que eu vou votar na corôa.

LM

Prezado Abrívio,

Não é necessário pedir autorização para realizar manobras dentro do território brasileiro. Contudo, em regiões fronteiriças é de praxe comunicar as autoridades estrangeiras (países limítrofes) sobre a realização desses exercícios.

Só para concluir, as autoridades paraguaias foram devidamente informadas a cerca de 4 meses sobre a realização da RETREX.

Sds

André

Prezado LM,
Considerando essa sua afirmação, somente reforço o meu entendimento de que esse protesto do Paraguai não merece um ruga sequer de preocupação por parte do Brasil, haja vista a afirmação falsa da Chancelaria paraguaia de que o Brasil não havia comunicado previamente a realização desse exercício, conforme informado nesse post. No mais, concordo em gênero, número e grau com as palavras do McNamara.
Sds a todos.

McNamara

Olha, esse ex-padre, agora Senhor de todos os Muambeiros, à similaridade dos seus colegas, o cocaleiro Evo e o bananeiro Rafael, que rezem a cartilha do Chávez e sigam seus caminhos, ainda que perigosos. Só falta, cada passo das nossas FFAA ter que ter autorização desses medíocres mandatários populistas.

Jacubão

Putz… bando de medrosos esses paraguaios, estão com as calças toda borrada por causa de 250 fuzileiros, hehehehehe. Imagine se fosse um exercício envolvendo as três forças.

Abrivio

A pergunta que não quer calar: o que é que o Paraguai tem com isso?

Não sabia que era necessário pedir autorização para fazer treinamento dentro do seu território.

Celio Andrade

Vamos in vadir logo o Paraguay e acabar com essa palhaçada….

PC

É mêdo, pois da última vez que entraram em guerra conosco, perderam quase toda a população masculina…
Sds