project_636

Durante a coletiva da delegação russa, boa parte da discussão girou em torno dos acordos com o Brasil na área espacial, na proposta do caça de quinta geração e da venda dos helicópteros Mi-35 para a FAB. O Poder Naval OnLine não poderia deixar esta oportunidade passar em branco e aproveitou para indagar o chefe da delegação oficial russa, Alexander Fomin, sobre o andamento do acordo entre a Rússia e a Venezuela sobre os submarinos.

Desde o anúncio do financiamento da compra dos submarinos Classe 636 (Kilo) em abril do ano passado pelo jornal russo Kommersant, pouco se falou sobre o assunto.

Fomin foi enfático no seu comentário: “continuamos negociando com os Venezuelanos”. Seria este apenas mais um golpe de marketing do líder venezuelano ou há algo concreto no final desta negociação?

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fábio Max

Estão negociando… Chavito quer um pedaço da Geórgia só para ele, como off-set pela compra dos submarinos.

Sabe como é né? Vai que acaba a mamata ditatorial na Venezuela, o macacão precisa pensar na sua aposentadoria bolivariana, quem sabe com alguns súditos para fazer de idiotas, como já faz com os venezuelanos.

Patriota

Por mais terrivel que seja esta crise , não acredito que ela vai
muitos anos acho que vai ficar assim por uns 2 ou 3 anos no maximo,
a Venezuela tem uma estrategia de defesa para longo prazo e pelo visto o Chavez vai continuar no poder por algum tempo ainda então
acho que é possivel sim que estejam sendo planejadas futuras aquisições

saudações

Wilson Johann

Pelo sim, pelo não, o Brasil parece que correu na frente e fechou contrato com os franceses, só para não repetir o erro do FX-2, não compramos nada e eles se encheram se Sukoys. Pevenido morreu de velho, já dizia o meu velho!
Talvez eles ainda estejam discutindo com os russos quando estivermos lançando nossos Scorpenes.

Abraços!!

Higgins

Nada mais caro do que um submarino…
Petróleo em baixa…
😉

RJ

E a operadora de telemarketing sempre fala:
Nós vamos estar processando o seu pedido…

E agente entende na hora: Nós vamos estar (eternamente) processando o seu pedido.

E se alguém perguntar, nós vamos estar processando o seu pedido…

A Rússia vai estar negociando submarinos classe Gerúndio com a Venezuela (hehehe).

gaspar

ha um tempo atras li (nao me lembro aonde) que a Venezuela e a Argentina estavam planejando comprar sub’s brasileiros…
depois nao vi nem li nada a respeito… se alguem leu algo a respeito, comente…

Tiago Jeronimo

Eles tão chegando já já, junto com 100 SU-35 BM.

/ironia

Wilson Johann

Desculpem, onde lê-se FX-2, por favor, considrem FX-1.

Até!!

Higgins

Submarino é algo muito mais caro que aviões, tanques…
Demora para ser recebido e…
O petróleo está em baixa.
Se a Venezuela sustou a compra, ou adiou, agiu com a serenidade
que a situação atual, exige.

Agora, eu gostaria, que me explicassem onde entra a falta
de seriedade do fabricante, nisso?
O Sr. Mauro, talvez, possa responder com presteza.

Marines1

kkkkkkk o chapolin se deu mal vamos d Scorpenes no brasil e eles com os sucatas q eles tem as coisas no brasil estao indo bem espero que continue asim .

marujo

Acredito que a compra já tenha sido feita. Só não afirmam por motivação política. Já é sabido, por exemplo, que os navios de patrulha oceâncios que a Venezuela comprou na Espanha são, de fato, frgatas leves (de tonelagem superior às Lupos) mas não são reconhecidas como tal e nem sua suíte de sensores e armamentos totalmene divulgada.O pouco que transpira é que terão radar de busca 3D, semelhantes aos usados pelas Type 122 alemãs.

Lecen

Essa venda de submarinos alardeada pelos russos é a mesma coisa da participação do Su-35 na disputa do X-2: balela.

Eles estão se tornando experts em inventar mentiras.

gaspar

sera que qnd as empresas ofertam sub’s, eles ofertam tb os trajes de escape ???
ontem eu vi no Dircovery Turbo que a Marinha Inglesa possui trajes aos quais os marinheiros poder ser “lancados” de uma profundidade de 180 metros, sem sofrerem dano algum…

o Brasil posui esses trajes ??? pretende possui-los ??

marujo

Nós estamos muito bem mesmo, caro Samuel, pois nem para a já anunciada construção dos Scorpene BR temos financiamento já assegurado. Ou seja, pode desandar. Quanto a modernização dos A-1, já que os temos, para continuar usando não podem continuar como estão. No que diz respeito à modernização do A-4, não sei não…

Samuel

Rsrsrsrs
É marujo!! Esses Bolivianos e russos são uns fanfarrões mesmo!!
A Venezuela de Chaves tem hoje uns caças-bombardeios meia boca, um tal de Su-30, e comprou alguns “navios”patrulhas bem bonzinhos!!
Nós é que estamos bem! Temos uma marinha de aguas azuis e uma poderos força Aérea, armada com A-1, sem radar, 13 F-5M de ultima geração e talvez 20 misseis BVR!!!
Acorda Brasil!!
Ai ai agente tem que ler cada coisa por ai…

Samuel

Brasileiro é muito engraçado!! Come angú e arrota caviar!! Não ode nem subir em um meio-fio que já se sente superior. Falam mal da Rússia, que possui um projeto de 5a geração em andamento e dois Su-35BM em voo, e nós?! Vamos de Suer Tucano.
Acorda somos o país mais fraco do BRIC e o único do grupo que não possui armas nucleares!!

Lecen

Realmente, modernizar o A-1…

É como se alguém propusesse a modernização de 30 fuscas, pintando-os, trocando peças, etc… mas ainda seriam apenas fuscas.

Está na hora da Marinha brasileira partir para um novo porta-aviões e caças de geração 4.5.

Os russos e franceses estão projetando novos porta-aviões, provavelmente teriam interesse em parceiros.

Se bem que o orçamento brasileiro vai todo para o funcionalismo público e indiretamente para os Partidos no poder.

Jóia!

Esdras

O A-4 é um avião muito bom e resistente, e que cabe no nosso porta aviões. Modernizar ele é uma boa sim, mas só não podem ficar 10 anos nisso.
Modernizar ele não significa que a MB irá se acomodar apenas com ele, mas quem sabe depois da decisão do FX, algumas portas se abram para poder inserir um outro avião que complementaria o trabalho do A-4? sem esquecer também que a necessidade de uma avião ASW e AEW embarcado é algo muito!!!!!!!! importante.

FERNANDO

Em vez de falarmos dos outros, vamos falar dos nossos submarinos, ate agora eu não sei qual vai ser. Mas gostei da ideia do cargueiro que a Embraer vai produzir, quer dizer montar ne, que la não produzem nada, apenas montam,rsrsrs.
A embraer é a maior montadora do mundo!
Esta LAAD-2009 até que começou bem para as forças armadas, gostei das viaturas VBL que estão produzindo, olha eu não sei se é o mesmo modelo ou a mesma empresa que produz, mas vi um jeep parecido aqui em curitiba.

RJ

FERNANDO,

A Embraer projeta, integra e monta, além de fabricar várias peças primárias.

Se a EMBRAER fosse apenas montadora, não seria contratada pela Sikorsky para produzir o sponsor/tanque de combustível em material composto.

marcandrey

Fernando

Procure se informar um pouco mais sobre a EMBRAER!!!

Abraços…

Norberto Pontes

Pra mim é balela…
ele deve ter desistido, pois que seu principal produto de exportação caiu de preço muito…
ai………vcs sabem

Ricardo

Algumas pessoas aqui pensam que esses equipamentos são comprados à vista, mas o caso é que não são, a Venezuela financiou tudo que comprou e vai pagar até 2020!!!!

Zero Uno

Más ainda não está em negociação segundo Formin? Se está em negociação, não houve financiamento ainda. E todos sabem aqui que equipamentos militares não são comprados à vista em NENHUM lugar no mundo. Ocorre que Hugo Chaves realmente pretendia compra os “kilos” quando o barril do petróleo estava em torno de U$$ 120 a U$$ 150. Agora meus caros com o barril em torno de U$$ 50, duvido…Ele está mais preocupado agora em acabar de vez com a democracia na Venezuela e em outros países da AL. E outra coisa. Ao que eu saiba os EUA sempre projetaram/fabricaram amamentos para… Read more »

marujo

Retornando ao último post, gostaria de saber o que o Comandante da Marinha e também os companheiros do bolg entendem por navio multipropósito.

marujo

Companheiros, pegando uma carona,reproduzo abaixo uma nota postada pelo boletim de hoje do Inforel: Sarkozy virá para contrato do submarino nuclear15/04/2009 – 11h11 O presidente francês, Nicolas Sarkozy, deverá vir ao Brasil no dia 7 de setembro quando a Marinha pretende concluir o processo de contratação do submarino nuclear. A informação é do Comandante da Marinha, Almirante Júlio Soares de Moura Neto. Segundo ele, até o final de abril, todos os seis contratos específicos terão sido assinados. De acordo com Moura Neto, o financiamento externo a ser firmado pelo Brasil ainda deverá ser discutido com a equipe econômica. A Marinha… Read more »

Cantarelli

Nao acho q hora certa pra vendermos petroleo para os EUA eu esperaria mais um tempo mais seria interesante vender petroleo para economia beberona dos EUA.

Marcelo Tadeu

Cantarelli,

Eu acho que um navio de controle marítimo tipo Porta-Helicópteros com capacidade anfíbia, tipo o Mistral, é isso pessoal??

Dalton

Marcelo…

vc está… certo !!!

abraços

Vassili Zaitsev

Marines 1,

Me desculpe, mas se a Venezuela possui “sucatas” como meios submarinos, o que a MB possui????????? Não seria a mesma coisa, no caso o IKL-209???????????????

E eu não acho que a MB opere “sucatas” submarinas.

Se vc entou fazer uma crítica ao governo venezuelano, tudo bem. Mas, por favor, meça um pouco mais suas palavras em um próximo comentário.

Eu tb não gosto do Chávez, muito menos da ideologia que ele prega.

Abraços.

marujo

Marcelo Thadeu:
Quem sabe,então, o multipropósito em que pensa o comandante da MB é o também encostado Invencible,com as devidas adaptações.Na entrevista concedida ao Inforel, ele fala em compra e não em construção.

Marcelo Tadeu

Sei não marujo, pode ser até alguma unidade da classe Thomanston que a US Navy está descomissionando. O HMS Fearless tb. Acho que o Invencible é muito caro de se operar para se tampar uma lacuna, apesar de ele usar as mesmas turbinas das fragatas Rademaker, as RR Tyne, me corrijam se estiver errado. O ideal mesmo seria a construção no Brasil por algum estaleiro privado, apesar deles estarem ocupados com a construção de MSVs para os trabalhos off-shore. Que vcs acham?

marujo

Pegou pesado, hem, Marcelo Tadeu! Um novo novo Thomanston, igual ao Ceará e ao Rio de Janeiro, ou o Fearless. Assim, não dá para ser feliz. Se mal pergunte: quando disse Thomanston,você quiz dizer Austin?

Dalton

Marcelo,

A US Navy nao está descomissionado a classe Thomaston, ela já foi descomissionada há 20 anos atras e alguns sobreviventes apenas esperam um destino final, talvez sinkex, já que estao com mais de 50 anos e a marinha brasileira apesar de comprar material usado, nao chegaria a tanto.

O Mistral é um excelente navio multi proposito, quem sabe no futuro possamos desenvolver um semelhante por aqui e quanto ao Invincible, ele nao está em boas condiçoes e seria muito dispendioso para reformar e operar…mesmo tendo propulsao semelhante as fragatas.

abraços

Marcelo Tadeu

Desculpe pessoal, eu quis dizer Austin, é que são parecidos.

Outra coisa, dêem uma olhada na notícia do estaleiro Navantia. Tem uma maquete em primeiro plano de um navio multipropósito, não seria uma opção?

trackback

[…] … e os submarinos novos da Venezuela? […]