Estaleiro Atlântico Sul será inaugurado oficialmente em dezembro

33

Primeiro navio será entregue em abril de 2010

atlantico sul

“O que eu acho mais lindo é a hora da largada, aquela multidão de pessoas felizes, a maioria era tudo desempregada.” A observação é do montador do Estaleiro Atlântico Sul Gildo José de Lira, de 41 anos, casado, três filhos, salário de R$ 640,00, ele mesmo um ex-desempregado, ex-trabalhador rural, ex-pedreiro amador que vivia de bicos. Ele se refere ao momento em que os atuais 2,2 mil funcionários do estaleiro encerram o trabalho diário e voltam para o lar. A maioria deles, como Gildo, é de Ipojuca, onde se localiza o empreendimento, ou dos municípios do entorno do Complexo Industrial e Portuário de Suape, no litoral sul pernambucano.

Ainda em construção, com 70% da obra concluída, o estaleiro, que ocupa uma área de 154 hectares, tem inauguração prevista para dezembro, quando deverá contar com aproximadamente 4 mil empregados. Desde o ano passado, “a multidão de pessoas felizes” a que se referiu Gildo constrói um navio petroleiro para a Transpetro e o casco da plataforma semissubmersível P-55 da Petrobrás, cuja entrega deverá ocorrer em abril e junho de 2010, respectivamente.

“Estaleiro de quarta geração, moderno, com padrões internacionais, em nada comparável ao que possuía o Brasil”, diz o presidente da empresa, Angelo Bellelis. O Atlântico Sul já tem contratos para a fabricação de 15 navios petroleiros – dez do tipo Suezmax e cinco do tipo Aframax -, além do casco da plataforma.

Trabalhadores rurais, pescadores, desempregados e também gente que trocou empregos até com melhor salário, mas sem perspectiva de futuro, integram a maioria dos funcionários do Atlântico Sul. Eles destacam a estabilidade, o direito a plano de saúde, férias, transporte e refeição e, especialmente, o estímulo à especialização e ao aprendizado e a possibilidade concreta de galgar degraus – e aumentos salariais dentro da empresa.

Josenildo Francisco da Silva, 28 anos, solteiro, aos sete anos já acompanhava o pai no trabalho na zona canavieira. Começou a estudar aos 13 e trabalhava numa usina de cana-de-açúcar quando surgiu o estaleiro. “Tive que ir para o dicionário, nunca tinha ouvido falar em estaleiro nem em indústria naval?, conta, com um grande sorriso. Agora soldador, ele divide com Gildo Lira a boa sensação de fazer parte de “uma nova história do Nordeste, sem discriminação”.

A grande expectativa, hoje, dos trabalhadores do Estaleiro Atlântico Sul, que tem como acionistas os Grupos Camargo Corrêa e Queiroz Galvão, a sul-coreana Samsung e a PJMR, é ver sair para o mar o primeiro navio construído.

“Será como um primeiro filho, um pedaço de cada um de nós”, resume Gildo, apoiado por Jonathan Calixto Ribeiro Júnior, 43 anos, que já se sobressai na área de pintura naval da indústria e, estimulado, pretende ampliar seus conhecimentos, com um curso de computação gráfica. “Ainda tenho muito a aprender”, disse.

FONTE: O Estado de São Paulo
FOTO: S. Medeiros/maxpressnet

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Ostra

Ahhhhh claro, inaugura em dezembro e apronta um Suezmax ou um Aframax (ahh sim, eles cabem no bolso …) em 4 meses

Mas nem o Hyundai faria isso …

Em tempo I: Um suezmax tem 150.000 dwt e um Aframax tem 90.000 dwt

Em tempo II: Realmente pra quem divullga, nos somos idiotas mesmo

Em tempo III: 70% pronto ??? aonde, aquele buraco ???

Tsc Tsc
Mod MO

gaspar

dizem que este estaleiro eh muito, mas muito grande mesmo… alguns ate fizerem piadas com o tamanho do projeto…
o molusco ou outro comparsa do governo(nao me lembre qual meliante era) esteve na Korea e ficou impressionado com os estaleiros sul coreanos… disse que se todos os estaleiros brasleiros ficassem lado a lado nao daria um so estaleiro coreano…
sera que o molusco estava contando com o EAS ??

Marcelo Ostra

Realmente Leo, há esta possibilidade, mas como se falou no tal texto, o navio esta sendo construido, ai te pergunto, como estamos em um pais que fazer macaquisse é o que pega, pq nenhum anuncio, festa, farra da cerimonia de batimento de quilha do tal, pq nenhuma informação do projeto (ie = qual casse pertence, considerando que suezmax, aframax são tipo, nao classes) e afins, pq nenhuma foto ou divulgação do ” Brazil um pais de todos ” Sem contar que textualmnte fala que será inaugurado em dezembro, ora com eh que se faz se ainda nao esta terminado ?… Read more »

João Curitiba

Caro MO
Dei uma navegada pelo site do EAS e eles mostram umas fotos, sendo que uma delas é do tal dique seco sendo cavado. Numa notícia da revista Exame, de 5 de setembro do ano passado, falam do início da construção de um navio com o corte do aço. Como leigo, eu pergunto: corte do aço pode ser considerado início de construção? Se isto for apenas enganação, qual o objetivo? Para nossos governantes faturarem em cima de notícias que ninguém vai contestar?
Abraços

Abrivio

1 – Notícia do Estadão, parece propaganda da construtora, construtoras no Brasil estão envolvidas em 50% dos escândalos, os outros 120% são do Daniel Dantas.

2 – Os sócios tem patrimônio para arcar com as multas por inexecução, logo, se a Petrobrás não papar mosca ou os políticos impedirem, é só correr atrás.

3 – Se fosse obra do Governador “Menininho” já estava inaugurado faz tempo o buraco, digo, estaleiro.

Marcelo Ostra

Joao, o inincio da construção é o batimento de quilha, e geralmente e uma cerimonia pomposa, principalmente neste caso que seria o reinicio de construção de NAVIOS (nao navais) para o basil

Agora ocntestar, quanto se interessam por Marinha Mercante e os que se interessao até onde e como se interessam

O Governo tituo de exemplo ja anunciou varias vezes o reparelhamento militar .. e …

sei la os porques, mas que isso eh balela eh

Mod MO

Leo

João,

O negócio todo cheira a maracutaia e das grandes. Apenas para você uma idéia, na época da licitação o custo de um deste navios – no mercado internacional – era da ordem de 90 milhões de dólares. A Petrobrás está pagando 140 milhões dólares. O sobrepreço de 50 milhões é para ajudar a indústria naval e compensar o “custo Brasil”. Você acredita?

Eu vi a foto do dique-seco. Você acredita que eles consigam terminar um dique-seco, montar todos módulos de um Suezmax e entregá-lo em pouco mais de 18 meses?

João Curitiba

Independente de tudo, é motivo de orgulho para nós. Principalmente para os ex-desempregados. E o navio e a plataforma, segundo o texto, já estão em construção desde o ano passado. Logo, por que não poderão ser entregues ano que vem? Ainda mais com tecnologia sul-coreana?

Marcelo Ostra

Joao, que navio esta sendo construido ??? aonde ????

Não existe plataforma, o que existe sao conversoes de VLCC´s em FPSO´s apenas

alem de tudo vc viu a foto, aonde tem navio ali ?

Mod MO

Leo

Ostra,

Há dois ou três anos que digo a mesma coisa. Um estaleiro que não existia, ganhou uma concorrência para 15 navios. Um absurdo. Mas meu ponto principal era a capacidade de cumprir o prazo de entrega.

Quero ver se eles vão conseguir. Esta foto aí pode ser antiga, mas não acredito que seja muito velha. Agora onde é que estão as carreiras e o famoso dique seco que seria o maior do hemisfério-sul?

Leo

claudio alfonso

Cara como o salário é baixo!!!! Nossa! Procurei na internet fotos dos navios em construção e não achei nada!! Assim parece mesmo maracutaia da grossa.

Tarkus

O início de construção é o corte do aço, processamento. O batimento de quilha é quando o primeiro bloco, já pré-montado, é assentado no dique ou carreira.

mcv

Gente desculpe o modo de falar ou colokar alguma coisa q leio e acompanho no blog!!! 1 o Brasil naum!!!!os outros ja tem e “muito grande”. Ho país atrzado!!!! 2 Tem e e pequeninho”ta muito devagar” pouko investimento e vontade “Politika”. 3 tem +- porte medio da pro gasto”ta muito rapido as entregas…vamos ver “eles naum podem dar conta do recado”é “maracutaia”!!!! Gente!!! por favor!!! naum tinha! agora tem ta dando empregos a muita gente e vai ser por muito tempo!!! eu vi comentarios aki de gente dizendo e muito admirados de “boca cheia dizendo com que a Rapidez de… Read more »

Roberto Carvalho

Senhores,

O chat do Blog está fantástico. Estão lá nada menos que o Ostra, o Marine, o Farragut, o LM, o Esdras, o Cinquini…

Vale a pena entrar.

Abraços

Alcar

Criticar é fácil, mas reconhecer avanços é difícil.

Pois, o estaleiro está sendo construído e aquela foto é antiga (out/09 – http://www.maxpressnet.com.br/e/gm/gm_02-10-08.html). Quem quiser olhar as fotos de janeiro, no site do EAS pode ver que a situação é bem diferente. A menos que estaja havendo uma conspiração e as fotos do site estejam sendo manipuladas. (desculpem a ironia)

Em agosto do ano passado, já começou o corte do açom segundo Tarkus, o início da construção do navio.

Assim, acredito sim, no soerguimento da indústria naval nacional, e esse estaleiro não fica a dever a nenhum.

Caipira

Antes um estaleiro do que 4000 cotas de fome zero, tomara que não seja “maracutaia”….

Sopa

Algum problema com meu comentários pq. não são postados ???

Sds

marujo

Quem sabe informar o que foi feito de estaleiros como o da ponta do Caju, Emaq, Ebin, Caneco,Verolme, todos no Rio de Janeiro?

Marcelo Ostra

Tarkus, Alcar

Esperemos então, o aço foi cortado aonde ? em Suape ?

Para mim (opinião pessoal, não tecnica) começa no batimento de quiha, pois o aço cortdo pode ir para qualquer casco, desde que compativel as peças

Mas em cima disto, por que não aparece o projeto, classe do suposto navio em lugar nenhum

Vamos ver

Abs
MOd MO

Marcelo Ostra

Marujo, virarm todos de propriedade estrangeira, operados por subsidiarias nacionais

o Ponta do Caju era o Ishikawajima

Faltou o antigo Mauá, que agora é o Jurong e o Verolme é de Angra (Sel Fetals, se nao me engano = resposta de cabeça)

Abs
Mod MO

Alcar

Prezado Marcelo Ostra Realmente, despois de tanta maracutaia com dinheiro público, todos ficam com o(s) pé(s) atrás, mas vamos confiar, pois chovem notícias sobre o desenvolvimento desse estaleiro na imprensa. Apenas citando fontes de terceiros, pois não tenho esse conhecimento todo, informo que o aço já começou a ser cortado desde set-2008, segundo a notícia do Portal Energia Hoje: “EAS inicia corte de aço O Estaleiro Atlântico Sul iniciou nesta sexta-feira (5/9) o corte das chapas de aço para a plataforma P-55, que será instalada no campo de Marlim Leste, na Bacia de Campos, e do primeiro dos dez petroleiros… Read more »

Tarkus

Marcelo As peças do casco podem serem utilizadas em qualquer navio de MESMO projeto e MESMA Classificadora, as plataformas são “one design”, cada uma é um projeto exclusivo. Marujo Após o desmembramento do Grupo IVI (Ishibras, Verolme, Emaq) ficamos assim: Ishibras foi praticamente depenado ficando somente o dique seco operado pela Sermetal para reparos, e o cais como base de apoio às embarcações offshore. Verolme virou Fells-Setal (Cingapura) Emaq é agora o EISA, está fazendo navio para PDVSA ( Chaves) Mauá-Jurong está com várias obras de plataformas, módulos e vai construir petroleiros Ebin é agora o Estaleiro Aliança, especializado em… Read more »

Mod Marcelo Ostra

Alcar, valeu, vamos aguardar Tarkus, obrigado pela resposta mais completa, de cabeça tinha invertido o nome do Fells Setal Quanto as encomendas da PDVSA, era um numero razoavel de navios, mas vi quase nenhuma info sobre (tinha lido que alguns tinha já sua quilha batida), vc teria algo mais a respeito ? 9464429 EISA ILHA 494 2009 30,000 47,000 Products Tanker PDV Marina SA Keel Laid 9464431 EISA ILHA 495 2010 30,000 47,000 Products Tanker PDV Marina SA Keel Laid 9464467 EISA ILHA 496 2011 50,000 70,000 Crude/Oil Product… PDV Marina SA Under Construction 9464479 EISA ILHA 497 2011 50,000… Read more »

Valdir

Pessoal às obras estão saindo sim o problema e que tem muita gente que e contra o governo do presidente Lula e querem a qualquer custo paralisar as obras e inventam diversas maneiras para paralisarem as obras um exemplo disso e a “CPI da Petrobras” eu conheço varias pessoas que estão trabalhando no estaleiro EAS e as coisas estão andando e temos um grande obra aqui no RJ que e a construção da CSA que e uma obra de capital estrangeiro mas com apoio do governo, então tem muita obra sendo executada mas pra isso temos q apoiar o governo… Read more »

marujo

Marcelo e Tarkus, que tristeza suas informacoes!

Sérgio

Dentro do complexo estavam projetadas Refinaria (PDVSA), Siderurgica e o Estaleiro. Qdo fui renovar minha habilitação, um camarada estava mencionando q teria sómente um dia para tratar do assunto, pois teria q retornar para as obras em Suape. Perguntei (isso Abr 2009) como estavam as obras da Sider. e mencionou estar ainda em terraplanagem, se tal, de onde estão vindo os aços? Alguem posta?

Bruno

Pessoal, O Estaleiro foi escolhido para ser no Complexo Industrial-portuário de SUAPE, por ser uma das melhores rotas de navegação do Atlántico (norte-sul) e por ser um centro logísto eqüi-distante entre Salvador e Fortaleza/Pecém. Fica melhor visualizando do site: http://www.estaleiroatlanticosul.com.br/ Um outro motivo é a questão da infra-estrutura requerida que já se encontra funcionando há tempo. Tem também o aspecto geopolítico e histórico, que é o das empresas espanholas e portuguesas que já “colonizaram” o local. Quanto ao fato de ser ou não verdade o início das construções, pergunto-lhes se não seria bem mais fácil perguntar a alguém que more… Read more »

SERGIO LOPES BEZERRA

Só queria fazer uma pergunta, por que a construção de um estaleiro no nordeste quando tinhamos o estaleiro “HISHIBRAS”,COM DOIS DIQUES MOLHADOS, TOTALMENTE DESATIVADO E ATUALMENTE SENDO DEPREDADO POR UMA GATA SEM RESPONSSABILIDADE CHAMADA “SERMETAL”, QUE ESTA DESTRUINMDO TODOS OS GUINDASTES ?.

Sérgio Lopes Bezerra
ex empregado do estaleiro.

SERGIO LOPES BEZERRA

Todos os amigos que trabalaharam na “ISHIBRAS”, passam pela ponte RIO X NITERÒI, observam e ficam tristes em ver aquela sena os dois maiores guindastes do estaleiro destruidos. Gostaria muinto que o nosso Presidente da Republica se preocupa-se com os profissionais da área naval do Estado do RJ. É nobre a construção de um estaleiro no nordeste do pais, onde existe miséria haverá trabalho para muintos melhorando assim o nivel social. Só que não era necessário fazer um estaleiro bastava a reativação do Estaleiro “ISHIBRAS”, muintos dos ântigos e novos profissionais poderiam voltar as suas atividades e assim fazer jus… Read more »

RAFAEL ARAUJO

QUAL É O SALARIO BASE DE OFICIAL MONTADOR DE ESTRUTURA NO ESTALEIRO ATLANTICO SUL

Mota

Alguém aí por acaso trabalhou na DEPRONAV (Departamento de Projetos Navais) entre 1984 e 1987? Referência: cascos 138/139/140 (Brotas/Bicas/Bagé); 144 (Loyd Atlântico atual da MB) e 145/146 (Docefjord e Tijuca atuais Berge Fjord e Berge Vik).

[…] Atlântico Sul, Blog do Jamildo, Canttim, Skyscrapercity, Diário de Pernambuco, Naval, Estaleiros […]

Jovair Moreira Sampaio

Como faço para concorrer a uma vaga de Soldador MIG MAG no estaleiro, sou soldador a aproximadamente três anos. Moro em Cuiabá Mato Grosso.