Acordo com a Ucrânia traz aviação naval russa de volta à Criméia

0

Instalação de Nitka será utilizada por mais alguns anos e a construção do novo centro de treinamento de pilotos navais começará em 2010

su-33-nitka

A Ucrânia permitirá que a Rússia continue a utilizar as instalações na Criméia para o treinamento de pilotos navais, informou o Ministro da Defesa da Ucrânia.

Conforme acordo estabelecido em 1997, a Ucrânia permitiu que a Rússia utilizasse as instalações do centro naval de Nitka para o treinamento dos pilotos da Marinha da Rússia. Nitka, único local para treinamento de aeronaves de asas fixas da Rússia, foi cogitada para ser alugada para a China. Não foi informado o montante envolvido no acordo, apenas que seria “um montante adequado”.

nitka-base
Complexo aeronaval de Saki

nitka-pouso
Detalhe1


nitka-skijump

Detalhe 2

Nitka foi construída pelos soviéticos como centro de treinamento de aeronaves de asas fixas onde os pilotos da Marinha podiam praticar e simular decolagens e pousos em convôos. Ali foi também desenvolvido protótipos de sistemas de catapulta. Com o colapso da URSS as instalações ficaram com os ucranianos.

A Rússia deve construir um novo centro de treinamento naval no Mar de Azov a partir de 2010. O mesmo deverá ficar pronto em dois anos e consumirá 24 bilhões de rublos. A Rússia planeja finalizar o projeto do seu novo NAe em 2012. A construção de um grupo de três unidades está confirmada.

FONTE: Ria Novosti

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Caipira

Teria a Vovódka participado deste acordo?

rsrsrs

Angelo Nicolaci

A Russia sabe como negociar, eu queria que nosso Brasil soubesse exercer esse tipo de diplomacia aqui na america do sul, como no caso da Bolivia que tomou nossas refinarias.
A “Grande Mãe Russia” continua sendo um exemplo de força de vontade e desenvolvimento. Eles ja estão providenciando seu proprio centro de treinamento para devolver o que esta em solo Ucraniano, e olha que eles ficaram no Zero a 17 anos atrás e hoje ja demonstram claramente que tem pulso e força para voltar a ser uma grande nação que sempre foi, mesmo após o fim da União Sovietica

airacobra

eh um pais q realmente valoriza suas forcas armadas e nao meramente fingem q dao valor

Clêuber

Grande Russia, a verdade e que a Ucrânia depende muito da Russia e Nitka é só uma prova disso!Espero que a Russia volte a formar e treinar mais pilotos navais.Os pilotos Russos tem o privilégio de pilotar os magníficos Su-33 esse sim é um baita caça naval!

Hornet

Caipira,

e vc acha que não?!!!

isso é tão certo como dois e dois são cinco…hehehe

abração

Paulo Silva

Galera, não deixa de ser uma boa idéia para uma decolagem rápida. Um caça leve como nosso F5M armado e com tanque externo poderia decolar com este sistama?

Abraços

Paulo

Paulo Silva

Desculpe. Esqueci de falar: que caça bonito hein!!!

Paulo