Navio de 54 anos é empregado na operação de busca ao Airbus da Air France
O navio da foto é a corveta Caboclo, da classe “Imperial Marinheiro”, que foi despachada pela Marinha do Brasil a fim de cooperar nas buscas ao Airbus da Air France, desaparecido no Atlântico.
A Caboclo, que foi incorporada à MB em 1955, é um navio lento, com velocidade máxima mantida de apenas 14 nós (26Km/h). Com essa velocidade, só conseguirá chegar à área de busca no dia 3.06, às 20h.
A Marinha deveria ter em operação navios-patrulha oceânicos (NaPaOc) de 1.200 toneladas, cujo projeto foi cancelado na década de 1990 por falta de recursos, mas é obrigada a manter navios como a Caboclo em operação, pela falta de meios mais modernos.
A FAB também possui problema semelhante: está usando aeronaves de transporte C-130 Hercules nas buscas, pois não possui aeronaves de patrulha marítima de longo alcance atualmente em operação. Os P-95 Bandeirulha são limitados em raio de ação e equipamentos e os P-3AM Orion, que estão sendo modernizados na Espanha, só começarão a ser recebidos em 2010.









meu Deus do ceu…
essa “corveta” deveria servir de alvo nos treinamentos de tiro…
e ainda querem sub nuclear…
Ontem deve ter sido uma correria na Marinha e na FAB para arranjar combustível para essas aeronaves e navios.
Mas é a tal coisa, dinheiro para a Copa dos Burros tem!!! Dinheiro para construir estádios que depois da Copa dos Burros virarão elefantes brancos, terá! Terá dinheiro para fazer um evento orçado em 100 bilhões, pelo preço final de uns 800 bilhões, mas para comprar navios, helicopteros, aviões e sensores, para treinar militares, isso não!!!
Vou relembrar aqui:
14 anos para construir a Corveta Barroso!
8 anos para não decidir o projeto FX!!!
Mas a Copa dos Burros, essa foi decidida assim, num estalar de dedos!
essa corveta vai chegar cansada e vai afundar…..
Fabio Max, vc disse tudo…
600 milhoes de reais pra construir um estadio de futebol para 60 mil espectadores no meio da amazonia tem, e por ai vai…
Sabia, tava demorando ….
O navio esta realizando sua missão primordial, Busca e Salvamento, para um navio de socorro e com alguma capacdade de reboque, esta realizando exatamente o qu se deve realizar e comletar´esta faina com sucesso
Agora contestadores,descrevam um navio de socorro
Pergunta se o Salvamr abre mão dela …
….
Mod MO
O caboclo é muito lento, e em nada vai acrescentar à Constituição. Pra que mandar o Caboclo? Será que ele já tava tão mais perto assim?
Navio velho. Já devia ter virado algo, em proveito do adestramento do arsenal bélico da MB.
Sds a todos.
algo, quer dizer, ALVO
RJ, ela vai ajudar nas buscas e servir de apoio (reabastecimento) ao NaPa que deverá chegar antes ao local.
RJ
o caboclo ira com combustivel para o NPa grajaú se não me engano
essa que é a missão dele porque de fato não tem muito o que fazer
Amigos: acredito que uma tragédia desta magnitude pode ajudar a acelerar programas da MB e da FAB, como o do navio patrulha oceânico e a substituição ou complementação dos Bandeirulhas. Enquanto isso, a Caboclo …
precismos de muita coisa antes de pensar num sub nuclear…
Isso tudo para depois da copa o estadio amazoniense ser prestigado pelo classico Nacional x São Raimundo
Transmissãoo world wide pela ESPN International ….
eita …
Mod MO
Perfeito Fábio Max! palmas!
Não podemos colocar o caboclo na classificação “alvo” pois teríamos, certamente, mais uns 40% de “alvos” deste tipo, da Marinha para Marinha, só faltaria quem pudesse atirar! rsrsrs
pelo visto quando ela chegar no lugar do acidente, (se chegar) vai ser outra tragedia, porque com tamta ferugem a primeira coisa que o comendante vai dizer e, ABANDONAR O FERRUGEN. O MOD MO coloca uma corveta nova, de verdade para o salvamar escolher entre as duas, so pra ver se eles trocam ou não,depois voce me conta. e cada um
Francisco AMX
infelizmente voce esta certo grande parte do equipamento da marinha
esta o que se pode ser considerado “alvo” falo isso por experiencia de servir nesta força, e acho que; para que um pomposo submarino nuclear se nos nem conseguimos fazer operações de busca e salvamento e ta dificil bom me desculpem o desabafo ate meus caros
kkkkkkkk meu tatatara vô ja navego com ela kkkkkk
eo tipo de navio que as outras marinhas não deveriam ver, senão vamos ter a GUERRA DA LAGOSTA 2.
Se os passageiros não morrerem da queda podem morrer de tétano ao entrarem numa embarcação com essa idade.
Sempre despreparados, sempre, sempre, sempre…
Sds a todos
Pena eu tenho é da tripulação do Grajaú, pq o mar aonde este foi mandado não é p/ o pequeno tamanho dele.
Mas são fatos assim que ajudam a colocar as necessidaes na perspectiva correta, p/ que se busquem soluções realmente adequadas, como por exemplo maior nº de aeronaves P-3 em serviço ativo e algum design de navio adquado ao patrulhamento do mar territorial ao invéz de sonharem c/ FREMM.
Minha amada “Floreal” tirava essa comissão de letra!!!
E ISSO AI FABIO MAX, depois tem pessoas que acham que temos forças armadas fracas, porque não temos dinheiro, o que ta faltando e so vontade politica mesmo.
na foto parace que ela ta a DERIVA. so por Deus
Que venham os OPV 1800 da inace.
http://www.naval.com.br/blog/?p=8708
Como Brasileiro, sinto-me envergonhado em saber que essa porcaria de Caboclo vai auxiliar nas buscas do Air France
Só pela foto já fico assustado com a realidade atual da MB
Se me dessem de presente esse Caboclo véio não pensaria duas vezes em ter que jogá-lo fora
Ninguém aguenta. Nem o pescador mais pobre do mundo navegaria nessa velharia ambulante
Pera aí! Isso nem pra peça de museu serve!
Eu tenho pena dos marinheiros que navegam nesse lixo,devem morrer de medo
Mas o mais impressionante é que isto(lixo) ainda fuciona!!!kkkkkkkkkkk
Vergonha Brasil, vergonha!!
Ora gente, o que vale é a intenção, não???
Nãoeh a toa qu es general, … outro “sabe tudo”
O navioaté com NT esta servido, re comntarios embassadissimos igua a este ….
andar um Nae, talves seja mais bunito, mai barato, mai pratico, mais fotogenico …
Nõ desrespeite a carreira que este navio (quer dizer, segundo vc, lixo) ja realizu,pergunte se algum sorido preferira em ler suas palavras a ser socorrido pela Caboclo
Mod MO
PS vergonha eh falar propriedades sem estar 100 % certo de pra que servem os meios … e correr o risco de estar equivocado
Força Caboclo!
Marcelo Ostra
muito boa tarde eu sou novo e não tenho tanta familiaridade
com o blog como o senhor mas te digo porque eu estava naum sei se o senhor escreveu para men mas eu estava em Maceió quando a caboclo saiu a barrotada de combustivel para a grajaú ela sera usada sim em SAR mas tambem como NT sim agora lhe pergunto a MB não merecia coisa melhor
obrigado a abrço
marcelo ostra, não entendi nada,de verdade. eu como tenho os paraguaios como bons ermanos, eu faria uma doação dessa coisa ai com muito boa intenção ao presidente LUGO. TICK
Na minha opinião a Marinha do Brasil, está querendo mostrar ao mundo, que tipo de navios nós temos! Vai uma gozação só, quando as outras marinhas souberem disso.Dalhe Caboclo!!!! rs rs rs
Abraços
Paulo
O pan do rio “só” superfaturou 1500% de acordo com o Tribunal de contas.
Infelizmente, “falta” dinheiro para compor a marinha.
Que seja o Caboclo e que cumpra sua missão ! Sem prejuízo do reaparelhamento de meios mais modernos apropriados para situação.
Gente. As coisas as vezes acontecem sem aviso.
A MB vai fazer seu papel com os meios que tem lá naquela área.
Quando tivermos uma 2ª Esquadra baseada no NE, este tipo de situação será muito mais fácil de se resolver.
Quanto a Caboclo, a mesma foi totalmente remotorizada e vai cumprir a missão como se espera dela.
Não, ela não é um supra sumo, mas, até que os novos meios não fiquem prontos, será com ela que contaremos.
Tenham um pouquinho de paciência, pq malhar não ajuda em nada. Certo?
putsss beeem q ela podeira desaparecer por la tbb q vergoooonha!!!
Vamos com o que temos e podemos. Corveta, NaPa, Bandeirulha, Hércules… A defasagem entre a imensidão das áreas de responsabilidade SAR do Brasil e a qualidade e capacidade dos meios disponíveis para executá-la a contento, não são novidade. Apenas estão agora em evidência. Se houver náufrago vivo no mar ainda, vai morrer.
Mais outro exemplo flagrante da vengonha nacional que e a “Marinha” Brasileira. E ainda ficam sonhando com subs nucleares??? Imaginem so a vergonha destes pobres marinheiros,ao deparar-se com as fragatas da Franca e da US Navy. Vao virar alvo de gargalhadas e gozacao. So espero que tenham suficientes sacos de papel para colocar na cabeca,para evitar o ridiculo de sair numa foto no jornal Le Monde,ou no New York Times. Uma lata velha dessas deveria e ser escondida la no interior do rio Amazonas,pra ninguem ver. Mas ao inves,a mandam para o meio do Atlantico,para exemplificar para o mundo inteiro o trabalho de resgate de um incidente de porte internacional. Nao seria surpresa nenhuma ver na CNN o Caboclo afundando,e os tripulantes sendo resgatados pela US Coast Guard. QUE VERGONHA!!!!! SO NO BRASIL MESMO.
Direto do Fundo do Mar
Com todo o respeito, admiração e carinho que tenho pela marinha, é difícil ter tanta paciência.
Sds meu amigo, admiro sempre as suas informações
Sds a todos
quem tem corveta caboclo, dinheiro,e hemoroida,não conta pra nimguem.TICK
Pelo jeito ela serve como NaPa, Navio Tanque E Rebocador. Deve ser por isso que não descomissionaram ela ainda. Verdadeira multi-uso. Apesar de que deviam repensar a designação Corveta, não acham?
Espero que os colegas ainda se lembrem que existem PESSOAS A SEREM RESGATADAS LÁ!!!
Tudo para vocês se resume a “comprinhas”???
Espero do fundo do coração que as tripulações da MB e da FAB encontrem ainda alguém vivo nessa tragédia gigantesca. E como aviador que sou, rezo pela tripulação e pelos passageiros da Air France.
E enquanto nós estamos aqui confortáveis atrás de nossos teclados, nossos bravos marinheiros e aviadores estão lá, cumprindo bravamente suas missões, não importa com que meios…
Espero que para calar a todos, a operação seja um enorme sucesso e boa sorte à Caboclo. Que ela nos traga com orgulho alguma vítima ainda viva.
Abraços a todos.
Do jeito que está é bom que as fragatas francesas cheguem logo ao local…pra ajudar a resgatar a tripulação do “véio caboclo”!
PelamordeDeus! Nego falando em 500 milhões pra fazer um (1) UM ESTÁDIO (serão 12!) e negando uns caraminguás pra comprar já as patrulhas e reaparelhar a Marinha….
Manda lá umas jangadas de Natal que certamente vão chegar mais rápido que o caboclo…
Realmente, só na hora de uma tragédia dessas é que nossos meios se mostram realmente defazados. Muitos aqui estão cobertos de razões nos seus comentários.
Más a culpa não é da Caboclo pessoal. Ela já cumpriu o seu dever e ainda estão explorando o que der dela. Suas tripulações e o navio merecem um pouco de respeito não é mesmo?
Más mesmo assim, comentei em outro tópico que desde meados dos anos 80 que nossos projetos militares estão estagnados e esta é mais uma prova disso. Nosso navios de patrulha oceânicas foram contigenciados por falta de verbas e estamos onde estamos. A Marinha do Brasil tem um eficientíssimo Plano Diretor que prevê todos os seus gastos num horizonte de 25 anos que permite antever quais os meios que ela precisará obter quando da ida para reserva de suas atuais belonaves. Más nossos governantes são míopes…
Não culpem a nossa marinha. Ela já nos encheu de orgulho outrora e seus homens são valorosos…
Um JetSki com alguns galões da plástico amarrado ( para armazenar o gas da volta) seria mais rápido que esse despacho de navio.
Que Deus tenha piedade desse povo !
O Galante dá um jeito dos politi cús verem esse blog !!!
Sds.
Marcelo Ostra
Esse navio já deu o que tinha que dá,sua carreira acabou!!Está velho e com ferrugem acelerada,precisa ser aposentado pra ontem. Se vc acha que ele é bom para o Brasil vc deve está completamente enfeitiçado com essas conversas de políticos que dizem que não tem dinheiro pra comprar ou construir um novo. MENTIRA!!!!
Não desprezo a história do Caboclo e nem tampouco sua utilidade para resgatar as vítimas deste acidente aéreo ou tentar resgata-lás se não for tarde demais, mas se tivéssemos navios novos e mais veloses, concerteza chegaríamos mais rápido e com um número maior de navios, talvez nessa hora muitas pessoas já estariam sãs e salvas e se lembrariam que o Brasil é um país sério, mas a verdade é que o Brasil não é e por causa de irresponsáveis que administram esta nação que nossas forcas armadas estão sucateadas ou vc acha que está bom? Nós sabemos o que vale é intenção,boa, da MB, mas duvido que se vc perguntasse a algum marinheiro da MB se ele gostaria de navegar no Caboclo ou da situação atual da MB, dúvido muito de ele responder que gostaria desta situação degradante
Vc pode até me chamar de ‘’sabe tudo” como vc disse, mas se vc disser que eu me conformo com falta de responsabilidade política e com porcarias. AH isso não!! quem gosta disso é vc, minha mentalidade é completamente diferente da sua
Chego até me entristecer ao lembrar que existem pessoas com vc que gostam de coisa velha e praticamente inútil, deve ser por isso que o Brasil está do jeito que está
Dá próxima vez que for votar, escolha bem o político, talvez ele possa comprar uns 80 Mig 29 pra nossa Força Aérea!!!!!!!
Sr. 01, ninguém aqui está culpando a Marinha.
Mas o envio da Caboclo nesse caso mostra como esses ultimos governos trataram nossas Fas.
Por isso que eu digo que de vez em quando compra de ocasião é boa e necessária também.
Será que se já tivessemos fechado o acordo com os coreanos, que está sendo “enrolado” desde o ano passado, não poderíamos mandar já umas pohangs em vez da véia ai de cima?
Será que em vez do tal “fx da marinha”, que vai se enrolar por mais 3 anos no mínimo, não seria hora de ações mais incisivas de compra direta? Ou nossos marinheiros e oficiais não tem competência pra operar barco moderno?
Nossa situação é de penúria. Não dá pra ficar pensando muito quando se verifica que nas horas de aperto vão ser os “caboclos” que vão ter que resolver as bagaças…
Do jeito que vai, daqui a pouco vão mandar o 14 bis pra sobrevoar o local.
Quando compramos o P-3M quase todos no blog criticaram e nesse caso que nem é de guerra vemos o quanto esta plataforma faz falta. A MB está se reaparelhando aos poucos, mas com uma velocidade até razoável. Temos que ter pés no chão, pois não é só comprar os navios, temos que montar as bases, pois se não fica concentrado no Rio de Janeiro. Quanto ao sub, não é só o equipamento: é um estaleiro, uma nova base e a tecnologia em sí. Alguem ainda acha que o domínio da energia nuclear so serve para um submarino ou para todos os projetos da nação. concordo com o Marcelo Ostra. Este navio ainda tem utilidade, principalmente em sua função específica e até onde sei ele funciona perfeitamente. Se eu estivesse perdido no mar, não importaria nem um pouco para ser salvo por ele. Um pouco antes dos aviões búfalos da FAB serem desativados eles participaram na operação de resgaste do acidente da gol. Será que pela idade e pela presença da midia internacional não seria usado so para não aparecer. Pelo que sei ele cumpriu perfeitamente sua função.
Nós podemos não ter um porta aviões nuclear para realizar um SAR ou um napaoc…mas uma coisa nós temos meus amigos..tripulações.
A FAINA é a seguinte , um avião caiu a gente não sabe direito aonde,existe uma chance de salvar alguém, se precisasse ir nadando a gente ia até o fim do mundo !Ao invés de reclamar , de usar o navio de alvo podiam pensar no que é prepara um navio para ir para um sar desse tipo!Nesse momento três tripulações deixaram suas familias e foram pro meio do nada buscar alguém vivo.
è esse o orgulho que eu tenho , eu respeito cada um desses marinheiros que nesse momento estão lá , e a eles desejo sorte.
Quanto aos erros dos goveros isso descute-se depois.
Meus pesames às familias , espero que tragamos alguem vivo , embora saibamos que isso é pouco provavel.
Bons ventos e mares tranquilos à Corveta Caboclo e sua tripulação.
temos que lançar tudo o que temos na área. são 228 vidas.
acho que a base de natal deveria lançar seus aviões, apesar da pouca autonomia.
Fred, amigo, acho que todos aqui gostariam de ver 100% dos ocupantes do vôo da Air France, salvos! vc talves quizesse apenas “alguém”… ninguém está detonando os tripulantes da MB, e sim, em sua real intenção, a situação da MB! realmente uma vergonha! esta Corveta é o retrato, caricaturado é verdade, mas com muito traço que identifica o “modelo”, no caso a MB!
“WWII in vista”
General e Skyhawk
Sim, poderiamos ter meio mais moderno, sim, mas em momento nenhum ist o é culpa da Caboclo, è o que temos posicionado na area além dos Gururus para fazer missão de Salvamento e ou apoio ao Salvamento
Custa me crer que um tripulante de qualquer embarcação em missão de resgate e salvaguarda da vida no mar sinta vergonha ou pena de si ou do seu navio. O Caboclo estva pronto ára suspnder e ofez quando o solicitaram
Ja falei se dependesse de mim teriamos AHTS adaptadps para patrulha oceanica, reboque e salvamento, mas é o que temos e não é de maneira alguma a Marinha fazer seu papel com os meios que lhe são disponiveis
Possivelmente um A 69 francelico aparecerá por lá, mas sentira orgulho quando ver um velhinho lhe auxiliando na busca por sobreviventes, pois em horas como essas quem esta envolvido nas buscas e salvameto não tem preucupação com as roupas do colega e sim com sua presença fisica e ostensiva
Acho que foi de muito mau gosto o tema deste post, o certo seria CV Caboclo, mais uma vez participando de outra operação de busca e salvameto
Daqui a pouco vai aparecer o pessoal do faturamnto, cobrando pelos gastos da busca …
Nossa Missão é salvar no Mar – Salvamar Brasil !
Abs
Mod MO
#
Robson Bandeira em 01 Jun, 2009 às 16:31
Se os passageiros não morrerem da queda podem morrer de tétano ao entrarem numa embarcação com essa idade.
Sempre despreparados, sempre, sempre, sempre…
Sds a todos
…….
ainda bem que a malta do Brasil tem bom humor …esta aqui salvou o dia…..
bom de qualquer modo nao ha sobreviventes ….mas agora e que se ve que os defensores do submarino nuclear tem razao ….vao gastar um dinheirao num sub que mais tarde nem vai prestar para ir salvar um afogado ….com esse cacao compravam umas 3 KDX-III e ainda sobrava para uns par de A400M ….para o longo alcance!!
Apenas para pontuar.
Eu também quero o melhor para a nossa Marinha. sabemos que poderiamos ter mais, mas as vezes temos XXXX dentro da MB que possuem pensamento retrógrado. Triste, mas é a realidade.
E do outro lado, os politicos que sempre que podem ferram com a MB.
A Corveta Caboclo apenas ostenta o nome CORVETA. Ela já deixou de ser uma corveta faz tempo. Sua função é apenas SAR – Rebocador – auxilio a outras embarcações e etc ….!
enquanto a França pede imagens do satelite americano para o pentagono, o Brasil manda nosso querido caboclo…
cade as inhauma e a barroso?
Título que está em uma matéria do Blog Poder Aéreo, a respeito da queda ao Airbus, resume tudo:” Buscas a Airbus revelam deficiências materiais das Forças Armadas do Brasil”
Felicidades na missão cv Cabokla. Abraçs AXO
Os Franceses dizem que a zona de busca fica a 500 Km da costa do Brasil….voces devem ter meios aereos suficientes para isso?…ou nao?!!
Muscimol, na verdade a zona de busca COMEÇA a 500 km da costa do Brasil.
Li apenas os 4 primeiros comentários mas pra mim já foram bastante.
Concordo com os mesmos em alto e bom som (ou seria “tom”?)
Por mais que queiramos ser compreensivos com nossa classe dirigente é nessas horas que o sangue ferve e dá vontade de falar um monte de “material restante após a digestão e absorção dos alimentos pelo tubo digestivo e expelido pelo ânus no ato de defecar”.
Bosco…
que vc entende e muito de assuntos militares,ninguem contesta, mas escatologia tambem????? :<)
Are baba
Concordo com o amigo Ostra e entendo a raiva dos demais pelo estado de penúria de nossas FA´s. A questão é que as críticas devem ser dirigidas aos políticos e não às unidades ou meios. Nossas FA´s fazem o que é possível e fazem muito bem feito. Isso é fato.
Mas fico chateado ao ler os títulos criticando o estado dos nossos meios sem ver nenhum elogio ao profissionalismo, despreendimento e valentia de nossos militares. São apenas as críticas.
O navio tem 54 anos? Poxa que merda heim? Mas não se fala uma linha sobre o estado do mesmo, nem sobre sua remotorização, nem sobre sua função atual dentro da força.
Nossos aviões são insuficientes, velhos e possuem pouca autonomia?
Que merda novamente heim? Mas nem uma linha sobre o fato de que a FAB já prevendo suas necessidades está há alguns anos num programa de atualização dos seus meios de patrulha oceânica. Afinal não são só os P-3. Lembremos que os Bandeirulhas serão também reformados.
Há poucos dias saiu uma nota aqui sobre resgates efetuados pela Marinha do veleiro Dalkiri. Sabem quantos comentários teve? 27 em um tópico e 1 no outro. No dia 17 de janeiro outra nota sobre salvamento efetuado pela MB…..11 comentários. Dia 3 de novembro de 2008 outra nota sobre salvamento, dessa vez de um pesqueiro que naufragou…novamente 11 comentários. No dia 2 de setembro outra nota, dessa vez o salvamento foi no sul do país….2 comentários. Mas para meter o pau já temos 59.
E alguns ainda se dizem apenas indignados…eu fico realmente indignado com o descaso com que as FA foram tratadas ultimamente, leia-se os últimos 20 ou 30 anos, mas me revolto também ao ver que muitos só querem ver o lado ruim da coisa.
Desculpem o tamanho do texto e um grande abraço a todos
“Que venham os OPV 1800 da inace.”
Nã, na, ni, ni, não!!! Que venham os projetos de OPV de 1800 ton dos outros estaleiros capacitados p/ tanto, disputar essa concorrência e vencer esse por demais paparicado do Inace.
E só para complementar……
Quando foi anunciado o início, tardio por sinal, da construção dos NaPa de 500 ton., foi um deus nos acuda de neguinho xingando a Marinha e dizendo que eram canhoeiras.
Fico imaginando se esse programa tivesse começado antes, uns 6 anos antes, e me pergunto se uns 4 ou 5 deles não seriam extremamentes úteis nessa hora de tragédia e necessidade.
Os P-3 então…..só de insinuações de burrice e propina eu lembro de várias….Já pensou se eles tivessem sido entregues há um ano atrás? Seria uma diferença e tanto….
Portanto reafirmo, as críticas devem ser dirigidas diretamente para os responsáveis, no caso os políticos, pois apenas agora estamos vendo avanços no setor e o governo Lula entra em seu último ano. Talvez a solução sejam mandatos de apenas 1 ano…..
Um abraço a todos
Concordo totalmente com o Marcelo Ostra, foi de muito mal gosto o tema deste post, a Caboclo e seus tripulantes não merecem tal desrespeito!!!
Boa Sorte, Boas Aguas e uma excelente missão a Caboclo e seus tripulantes!!!
Até a volta companheiros!!!
Saudações!
Com todo respeito as bravas tripulações da MB, fico preocupapado quando vejo os meios que temos. Aqui em Belém temos a Solimões, da mesma classe da caboclo que agora é um navio museo. Se os politiqueiros não saqueassem tanto os nossos cofres ou ficassem anos discutindo o sexo dos anjos, nossas FA’s já poderiam ser modernas e em situações de emergência como agora teríamos meios modernos, ágeis e seguros para responder a altura. Pior que isso não é de hoje, essa miopia ou burrice estratégica dos politiqueiros, vem desde os tempos do império, quem tiver a curiosidade de ler a biografia do Almte Tamandaré e ver as sandices dos politiqueiros da época, com pérolas como: “Se queimássemos todos os nossos navios e mandassemos nossos soldados para casa eu dormiria feliz todas as noites, são paçavras de um Senador do Império do qual não me recordo o nome. Pois é amigos a estupidez já vem de longe.
E volto a dar a idéia que escrevi algum tempo atrás….
Se navio da MB tivesse rodinha e pudessem ser levados para serem exibidos nos “currais” eleitorais desse país, a história seria diferente. Além disso, se deixássemos de lado os nomes usados hoje nos navios da MB e batizássemos os meios com os nomes da corja, teríamos avanço….Garanto que teríamos verba para comprar 12 novas escoltas de 6000 ton. Seriam batizadas de Sarney, Itamar, Edmar, Zé Dirceu, Roberto Jeferson, Quércia, etc. Nossos 3 novos NAe poderiam ser o Lulão, FHCzão e Collorzão. Nossos submarinos poderiam ser Roseana, Erundina, Marta, etc…..
Teríamos uma grande frota, nova, zerinho e ainda poderíamos batizá-la de “Frota Maldita”…..
Um abraço a todos
Sem querer criticar a MB numa hora ruim destas, mas como que este museu ainda está na ativa?
Se isso se afastar muito do litoral daqui a pouco teremos que mobilizar mais uma equipe de resgate só que para procurar pelo naufrágio da sucata !
Quanto aos C-130, são os aviões certos (para o que temos) para as buscas.
Ainda sonho (ilusão minha) em ver um dia o Brasil com uma Guarda Costeira como a dos EUA.
Abraços.
realmente e um carroça…….isso mostra que a marinha ta quebrada ja faz tempo……..e ainda tiverao coragem de comprar um porta avioes sucata…pra acabar com o dinheiro que ja no sobra pra nada……….lamentavel
Com alguma sorte os navios da 4ª Frota chegarão no local primeiro, não sei se felizmente ou infelizmente…De qualquer maneira, as valorosas tripulações dos navios destacados para missão terão uma dura tarefa pela frente. É quando surge uma tragédia destas que vemos o quanto sucateadas e mal equipadas estão as FFAA.
Quem tem a maior chance de localizar a aeronave sisnistrada é o R 99 B, parece que os Guadiões estão sendo acionados hoje, com o radar SAR ele tem a m aior probalidade de encontrar os destroços.
Grande abraço
Nenhuma crítica à tripulação da Caboclo, eles são valorosos e, mais que isso, corajosos pra car….! de navegar em alto mar numa coisa dessas!!!
A crítica é para um governo que vai gastar 100 bilhões num evento efêmero e dispesável, e não gasta 4 para reequipar as FFAA.
A Coréia do Sul ofereceu 10 natrulhas oceânicas tempos atrás, o Brasil deveria deixar de lado esse orgulho de querer fazer licitações e fazer compra de ocasião, por mais que ela não seja ideal. Mas mandar um navio assim é o equivalente a brincar com os sentimentos das famílias das pessoas envolvidas, é dar uma mensagem de que o Brasil está pouco se lixando para elas…
Boa-noite.
É aquela velha estória: Quem não tem cachorro, caça com gato.
A corveta Caboclo é uma ” velha” realidade. Depois de mais de meio século de bons serviços prestados, se encontra “firme e forte” e, navegando a incríveis 14 nós!, defendendo a Amazônia Azul.
Mauro
Concordo plenamente com vc, nossos posts sobre SAR são pouquissimo comentados.
abs
Norberto Pontes em 01 Jun, 2009 às 15:35
essa corveta vai chegar cansada e vai afundar…..
majunior em 01 Jun, 2009 às 17:12
putsss beeem q ela podeira desaparecer por la tbb q vergoooonha!!!
Henrique em 01 Jun, 2009 às 19:33
Se isso se afastar muito do litoral daqui a pouco teremos que mobilizar mais uma equipe de resgate só que para procurar pelo naufrágio da sucata !
Comentários com estes são de dar ânsia!!! Não são animais que estão indo para efetuar o sar e sim homens que estão deixando suas famílias para ir pro meio do nada auxiliar num resgate quase impossivel.
Mauro,
também concordo com vc.
mas só pra esclarecer…
de acordo com o site da MB, não é somente a “Caboclo” que foi deslocada para essa missão. Do jeito que o pessoal comentou aqui, ficou esquisito.
Segundo o site da MB, foram deslocados 3 navios:
De Maceió partiu a “Caboclo”;
De Natal partiu o Navio-Patrulha “Grajaú”;
e de Salvador, a Fragata “Constituição”.
Tudo bem, nossa MB pode não ser a mais bem equipada do mundo. Nem a mais moderna. Mas precisamos ter em mente o que de fato está sendo feito. E neste caso, foram 3 navios designados, incluindo a Fragata Constituição, para a missão e não apenas um. E 3 navios partindo de 3 cidades diferentes.
Dizer que o Brasil passará vergonha no exterior, porque mandou a Caboclo para essa missão, é de um provincianismo tacanho sem tamanho, não é não?
Que me importa, se sou um náufrago, se estou sendo resgatado pela Caboclo, pelo USS Nimitz ou por uma jangada?!!! O que eu quero, se sou um náufrago, é ser resgatado…e só isso.
abração meu caro
LOL
Tão reclamando do que ? São os políticos que “vocês” colocaram la no poder nos ultimos 20 anos que fizeram da FA o que é hoje…
Querem mudar isto ? Votem certo da proxima vez…
FORÇA Caboclo, que agora é tu que vai ter que segurar o rojão…
Agora presto aqui minha admiração a tripulação do Caboclo…
Haja coragem ! Estes são os “caras” !
… e a Constituiçao transporta um helicoptero !
Mas, mesmo que tivessemos algo similar aos cutters classe Hamilton da guarda costeira americana baseados no nordeste, lamentavelmente,
nada há o que fazer em situaçoes como esta, a nao ser tentar recuperar destroços para tentar compreender o que houve.
sds
Parabens a FAB E A MB, que com quase nada fazem muito.
Dalton,
exato. Nessas horas, nem que tivessemos a maior marinha do mundo, não sei de que adiantaria…
Mas também não podemos sair criticando a MB a partir de um dado que é apenas uma parte da informação correta.
Aliás, essa informação, do envio dos 3 navios, está no blog (notícia anterior)…E está no site da MB também. E deu em todos os jornais de rádio e TV (ninguém pode alegar desconhecimento…pra mim é outra coisa…é o velho espírito de hiena Hardy se manisfestando novamente…mas deixemos isso pra lá…)
Por isso que não entendi nada, esse monte de reclamação…ao meu ver, sem sentido. Lendo os comentários fiquei com a impressão que a MB só iria mandar a Caboclo, porque só tinha esse navio pra enviar e coisas assim…nada a ver!!!
abração
ps. E o Navio de Serviço da Esquadra, a Fragata (F) “Bosísio” e o Navio-Tanque (NT) “Gastão Mota”, estão de sobreaviso, caso necessário.
Estou revoltado, podemos gastar bilhões com futebol, mas não podemos ter uma marinha decente, podemos ter carnaval e todo tipo de folia, mas não podemos ter aviões capazes de fazer jus as atribuições de nossa força aerea, podeos ter politicos inuteis ganhando muito dinheiro e não podemos ter condições adequadas em nossos quarteis.
Alguem me responda, até quando vamos aturar isso, estou cheio desse papo de sub nuclear de copa do mundo, e ver nossa marinha sucateada, nossa força aerea incapaz de fazer uma missão de busca adequada, de ver nos hospitais publicos o descaso e na educação a aprovação de burros.
Quero um Brasil a altura de suas dimenções, a altura que merece nosso povo.
Agora cabe a nós mudarmos isso, , vamos deixar de ficar só na conversa boba perdendo tempo e energia, vamos mudar essa droga toda, vamos buscar mudar os umos do nosso país amigos que vcs tanto proclamam admirar e se envergonhar das injustiças , se ficarmos quietos nada muda, to cansado vou começar a preparar minha vida para lutar por isso.
Eu sempre fui favorável a que tivéssemos uma marinha costeira. Sempre fui contra o sub nuclear, que diga-se de passagem não acredito que vingue, e contra a reativação do NAe São Paulo e seus Skyhawks. Mesmo porque, considero que qualquer quantidade menor que 3 para cada um dos meios anteriormente referidos é taticamente inútil, e não vejo condições de termos 3 submarinos nucleares e 3 NAe dotados de caças verdadeiros dentro da minha expectativa de vida. Já daqui há uns 50 anos, eu não sei e prefiro nem comentar, pois posso ser processado pela Mãe Diná por exercício ilegal de clarividência.
Acho que os escoltas de 6000 t devem ser o mais enxutos possíveis para barateá-los e com capacidade exclusiva de defesa aérea, auto-defesa e uma certa capacidade ASW, além é claro de um heli orgânico.
Sempre achei que deveríamos ter uma grande quantidade de corvetas, navios patrulha costeiras, algumas patrulhas oceânicas e submarinos convencionais.
Nossa capacidade anti-submarina deveria ser delegada principalmente às corvetas, aos helicópteros embarcados (corvetas, 6000 e navio multifunção) e aos P-3.
A capacidade anti-navio deve ficar delegada às corvetas, aos P-3, aos caças baseados no continente e aos submarinos.
A defesa aérea deveria ficar por conta das escoltas de 6000 e dos caças e aviões radares baseados no continente.
Sou favorável a um navio multifuncional com capacidade de assalto/ASW operando somente helicópteros para fazer parte de uma pequena força de projeção de poder, representando a bandeira no exterior em missões conjuntas.
Defendo a criação de uma Guarda Costeira que opere os navios patrulha e aeronaves (aviões e helicópteros) dedicadas à busca e salvamento (que se mude a Constituição).
Acho que os P-3 (e os outros meios de patrulha marítima futuros) deveriam ser da Marinha e que a Força Aérea deveria operar caças com capacidade de dar cobertura na faixa litorânea e com capacidade de ataque anti-navio.
Em comentários anteriores demonstrei não me empolgar com a aquisição dos P-3, não por achar que não precisamos deles, e sim por achar que merecemos comprar aviões novos.
No mais creio que temos que ter meios efetivos de contra-minagem, patrulhas fluviais, lanchas para operações especiais, etc.
Os tripulantes da Caboclo são homens de coragem, mas mais corajosos são seus superiores que não impuseram aos dirigentes da Nação que a mesma fosse retirada do serviço ativo. A menos é claro que a mesma esteja em excelentes condições de uso. Coisa que eu duvido.
Seria coragem ou a certeza que no Brasil “menino feio não tem pai”? Se um navio de salvamento com 54 anos naufraga em sua missão de resgate, alguém do alto escalão, seja militar ou político, vai sofre algum tipo de conseqüência, ou a culpa vai para o “porteiro”, como invariavelmente acontece aqui no país dos compadres?
Na verdade, nós criticamos aqui do conforto e da segurança de nossos teclados, mas muitos que posam nas telas das TVs, falantes e orgulhosos, mandam pais e filhos de famílias humildes, fazerem busca e salvamento em navios que já deveriam estar desativados, enquanto eles mesmos estão em seus confortáveis escritórios nos palácios do poder Brasil à fora fazendo suas “alianças políticas”.
Aqui no meu estado, o governo deu 800.000 reais para campeonato de truco e financiou a construção de um estádio de futebol, que diga-se de passagem é de propriedade particular, apenas para a Seleção Brasileira inaugurar a fim de promover “politicagem” barata.
Um abraço a todos.
Caro “marcandrey”,
Em nenhum momento se colocou em dúvida a os homens que estão indo fazer esta missão. Pelo contrário, mais do que militares, pais de família, são corajosos e valorosos ao menterem-se firmes em tão parcos recursos de trabalho. A marinha deveria considerar mais suas tripulações aos prover-lhes equipamentos à altura de nosso país.
Minha família toda é da MB inclusive meu pai foi um dos tripulantes que trouxeram o A-11 da Holanda em 60 e mais do que ninguém sabemos o estado de abandono que esta vem passando por décadas.
Abraço.
Bosco,
a CV Caboclo está em boas condiçoes apesar da idade pois passou recentemente por reformas.
no mais entendo seu desabafo.
sds
Bosco, a “politicagem” não é barata não, olha o custo da Copa 2014, e da campanha prá Olimpìada em 16.
Sds
Infelizmente, como sempre acontece nos casos de acidentes, tragédias e tudo que mais o valha, os “experts”, os “especialistas” e os “doutores” falam de e sobre tudo. Ou seja, falam do que não conhecem, falam sobre o que nunca viram e invariavelmente: Falam besteira.
Sim, a nossa “Caboclo” é um navio de 54 anos.
Sim, seu “design” não é de uma Arleigh Burke, uma Alvaro de Bazan, uma Forbin ou uma Tipo 45.
Mas, os “experts” que falaram dela sabiam que ela sofreu uma total revitalização em sua propulsão? Que ela sofreu uma troca de chapas, e eu diria de mais de 60% no seu casco (incluindo obras-vivas e obras-mortas)? Sabiam também, que sua função é de Navio de Salvamento, e que um NavSalv não precisa ter velocidade, mas sim um aparelho de reboque e condições de permanecer por um período razoável em operação sem reabastecimento? Sabiam também, que apesar dos seus 54 anos, sua flexibilidade permite também reabastecer outros navios? (Que tal um reabastecimento do Classe Grajaú que foi junto?)
Sim, concordo que a MB poderia ter construído um novo Rebocador, mas não foi possível, e a Alta Administração Naval resolveu pela Revitalização, mas por favor, respeitem os Brasileiros que são seus Tripulantes e orgulham-se disso a cada momento de suas vidas.
E mais que isso, respeitem a “Caboclo” (que para informação daqueles que não possuem “Água Salgada nas veias” ou nunca deram a mão a um brasileiro náufrago ou em necessidades), pois ela possui mais ALMA que vocês próprios.
Baschera
“Bosco, a “politicagem” não é barata não, olha o custo da Copa 2014, e da campanha prá Olimpìada em 16.”
É politicagem mesmo, Cuiába que não tem tradição em futebol profissional, nem time na terceira, e Manaus nem se fala, vão construir um elefante branco nessas duas cidades !
Nesta matéria verifica-se que a Marinha do Brasil não é oceânica. É marinha litorânea. Mandar um navio desses é uma temeridade, na primeira onda de ultramar, afundará. Daí terão que procurar um avião e um navio. E depois querem um lugar no Conselho de Segurança da ONU. é o fim.
Pessoal vamos criar um manifesto eletrônico com o que precisa nossas FFAA´s, e mandar pra todo mundo que quiser ver, tipo Globo,Band, Record, Senado, Câmara..etc!
Aos especialistas com nossa contribuição !
Sds.
A Corveta Caboclo com 53 anos de idade???
“Um governo consiste no reflexo de seu Povo”
“Se ha aqui um governo corrupto é porque o povo que o ELEGE é corrupto”…
A Marinha é a unica vitima desta m_ _ _ _ toda.
UMA PALAVRA: PATÉTICO.
E o vira lata está latindo!
Brincadeira a maioria destes comentários. Eu ia concordar com o Marcelo Ostra sobre a forma do post, mas vou falar de outra coisa.
O tipo de comentários escritos acima mostra que a maioria das pessoas que acompanham o site ou nunca viram a corveta antes, ou somente se informam sobre o tipo de armamentos que um navio possui. Gostam do vistoso. Na verdade se encantam com poder de fogo, e se esquecem do resto. E deve ser assim nos outros blogs também.
QUAL A SUEPRESA NO ESTADO E NA IDADE DA CORVETA?
É um barco velho, e a foto não ajuda. Só não sabe disso quem não presta atenção na informação que recebe. Não sabem ler. Ou leem só o que interessa, lendo pela metade. Para quem não se informa direito essa é a realidade da MB. Só tem navio velho. Simples assim.
E vergonha é falar disso como se o mundo fosse acabar.
O que acaba com o mundo é a falta de informação das pessoas e suas opiniões vazias de conteúdo. Simplificando: burrice travestida de conhecimento.
E sobre a Copa, aviso aos navegantes: é o esporte mais popular do país e do planeta. Se acham que o gasto é absurdo, juntem assinaturas em um abaixo assinado e encaminhem ao congresso ao invés de perpetuarem a lamúria. Façam algo e parem de latir.
Abraços
PS: aos adm. do blog: desculpem os termos e expressões usados, mas essa foi demais. Entenderei em caso de censura.
Eu não respeito objetos inanimados. Eu respeito homens e colocá-los em navios de 54 anos mesmo que sejam reformados e mandá-los ao mar é uma temeridade.
Porque essa atitude de condescendência tem que ser só do povo em relação ao Estado? Devemos então respeitar hospitais caindo aos pedaços e os profissionais que la trabalham, mesmo que nossos concidadãos estejam morrendo nos corredores?
Devemos ficarmos honrados com nossas escolas públicas caindo aos pedaços porque foram reformadas?
Alguns que aqui falam ardorosamente em defesa do Governo e do Estado, sim, do Estado, já que as Forças Armadas são um dos componente do Estado, não usam escolas públicas, hospitais públicos, mas com certeza devem receber seu dinheiro dos cofres públicos, pra variar. E insistem em confundir nossa indignação com a penúria de nossas Forças Armadas com falta de patriotismo.
Off topic:
Funcionário público ao meu ver tinha que ser obrigado a por seus filhos em escolas públicas e a ser tratado nos hospitais públicos.
Quando o Estado vai no meu trabalho fazer sua fiscalização, ele não tem a mesma atitude para comigo, que o Sr. Echo Lima quer que eu tenha com ele. Muito pelo contrário. O Estado exige que eu tenha tudo do bom e do melhor. Se a Marinha fosse da iniciativa o Estado já teria me obrigado a aposentar a “Caboclo” há pelo menos uns 25 anos, e olhe lá.
Agora, eu tenho que ser bonzinho e respeitar o navio. Ora! Eu respeito a sua história e a dos homens que corajosamente embarcam nela para servirem ao seu modo ao país. Que diga-se de passagem não é prerrogativa dos militares. Todos nós, ao modo de cada um, servem seu país. Alguns até de forma mais corajosa que os militares, vide os operários da construção civil que se balançam perigosamente no alto de arranha-céus a troca de “merreca”, constroem o país de dia e à noite voltam para seus “curtiços” como se indigentes fossem.
Me desculpem pelos erros de português.
A traineira do meu irmão, que eu uso tanto para ir mergulhar, é melhor do que este museu! Vergonha!!!
Bravo Zulu… aos homens do mar a bordo da Caboclo!!!
Suspenderam de imediato atendendo ao chamado do dever…
Eu não ficaria “envergonhadinho” se estivesse no meio do Atlântico e visse a velha Caboclo se aproximando… Bravo Zulu Marinheiros!!!
Nossa Missão é salvar no Mar – Salvamar Brasil !
Em uma democracia plena, no verdadeiro sentido da palavra, o Governo é o reflexo do povo do país. Não aqui no Brasil.
Uma democracia só é plena e vive o espírito da liberdade e igualdade quando o nível cultural dos seus habitantes atinge um determinado patamar que, aqui em nosso amado país está longe de ser atingido.
Basta andar nas ruas.
Aí sim, haverá o reflexo nas urnas e portanto, no governo, do perfil da população.
Em um país com as características educacionais e culturais como as do Brasil, um governo pode não ter absolutamente nada a ver com as características da população.
Portanto, não venham com essa história que “se o governo é corrupto, o povo é que é o culpado”, que ninguém engole mais.
Em tempo: são acontecimentos como esse infortunio com o Airbus 330 que nos fazem pensar se, além de investir em meios de defesa, também não urge que se façam investimentos em meios de apoio e resgate.
Não seriam necessários hidro-aviões no caso em tela? Como os Catalina p.ex…Ou até Ecranoplanos? Como os A 90 ou os 902/904 R Orlan Class.
Sim, porque se houvessem sobreviventes os P3 nada poderiam fazer para recolher as vitimas, e as escoltas ou NaPas, por mais rápidas que fossem, demorariam alguns dias para chegar lá, deixando os passageiros por muito tempo em mar aberto.
Observando o excelente trabalho já feito por nossos homens (tanto do Parasar quanto do Salvamar) fico imaginando que milagres não fariam se lhes fosse fornecido material no estado da arte…
Bosco em 01 Jun, 2009 às 21:22
Bosco em 01 Jun, 2009 às 23:18
CLAP! CLAP! CLAP! BRAVO! BRAVO!
Concordo 100%! Sonhamos com UM submarino nuclear e UM porta-aviões velho e sem ala aérea adequada e não temos UM NaPaOc com autonomia e velocidade para enviar num caso como esse, em NOSSA área de RESPONSABILIDADE INTERNACIONAL. Parabéns aos corajosos homens da MB que fazem a manutenção e tripulação deste pesqueiro enferrujado, mas VERGONHA aos dirigentes da MB e do Governo Federal por deixarem o descaso chegar a este nível ridículo e perigoso.
Mais uma vez: parabéns aos homens que trabalham dia e noite, 24 por 7, para nos manter seguros tirando leite de pedra. E vergonha para aqueles que sonham com champagne e lhes dão água suja.
Amigo Ostra, to com vc!!!
Não adianta detonar a Caboclo..ela não tem culpa da incopetencia dos dirigentes!!
Temos e que nos orgulhar no nosso velho guerreiro e de sua tripulação que foram sim cumprir sua missão, por mais dificl e frustante que ela possa vir a ser!!!!!!
Abraços!!!
Ae! finalmente apareceram os colegas( MO, Mauro, Hornet, marcandrey), achei que seria o único a dar apoio moral ao nosso velho guerreiro (by Rodrigo R). =~
Igor
Força Caboclo!
(comentario 100)
Força Caboclo!!!
(Comentário 101)
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Muito bem bosco.
O Brasil eh um pobretao com espirito de rico.
Tem gente que não sabe analisar opniões
Em nenhum momento desmereci a tripulação do Caboclo, muito pelo contrário para navegar em um navio que mais parece uma carroça flutuante é muita coragem destes bravos marinheiros que demosntram solidariedade e patriotismo acima de tudo , e haja patriotismo!!
Só queria deixar bem claro que pro Caboclo já era! Não ponho a culpa na MB porque o orçamento é irrisório,mas como venho insistindo e volto a insistir que pro Brasil(um país sério,diga-se de passagem) isto é muito aquém do que nossa nação merece
Parece que tem alguns comentaristas que gostam de ”apimentar” e criar confusões desnecessárias aqui no Blog
Pô! Parem com essa bobeira de alguns de vcs ficarem criticando os outros desmerecidamente
Acordem pra vida!
Se podemos construir navios deste tipo pra Marinha da Namíbia, quanto mais pra nós se temos um orçamento limitado, mas muito maior do que o da Namíbia!
Devemos jogar esses navios ridículos no lixo e construir navios de um mesmo porte como relatei acima
Ou seja , não são tão caros, mas são novos e bem operacionais o que elevaria o estado emocional dos marinheiros esquecendo os dias vividos e sofridos(me refiro ao tempo de serviço considerado extrapolado para operar estes navios) nessas porcarias flutuantes
Os tripulantes do Caboclo também têm família e querem voltar para suas casas ou algum de vcs ainda acha que o Caboclo aguenta um ”tranco” legal de um mar revolto?Hã?
Essa pergunta já responde as suas respostas
Bom Dia pra todos e bons mares!
BOSCO ,vc ta corretissimo!!!
Não ousaria a acressentar nada no seu texto.Mas é aquilo…dizer que o Navio é “isso” ou “aquilo” não adianta, afinal, como disse, ele não tem culpa. Com certeza ja deveria ter sido aposentado. Quem tem culpa é quem , como disseram nos primeiros post, faz Copa do Mundo num pais aonde “alimentação ” e “educação” são palavras desconhecidas para a maioria do povo!
Abraços!!!
Quanta euforia pela catástrofe dos outros!
Quando eu vi a foto desta corveta,quase me deu um troço.Não se pode misturar profissionalismo e competência com equipamentos antigos e inadequados para o século XXI.
Essa corveta só chegará lá no dia 03 às 20:00h,e ainda quer encontrar alguém vivo?
Essa corveta será o cartão de visita do Brasil deste resgate a nível internacional, quando aparecer nas principais redes de televisão do mundo,CNN,BBC de Londres,AL Jazira,Globo News,Band News e por aí vai…
Precisa enviar navios para resgatar,não pra ser resgatado!!!
Lamentável…
Eu realmente continuo sem entender a posição dos colegas (que a MB precisa de novos meios todo mundo já sabe e ao que consta até existe um planejamento para seu reaparelhamento etc. e tal, o que não estou entendendo é a crítica a Caboclo)…estão parecendo com aquela “socialite da Barra” que só se preocupa com a aparência das pessoas e com “o quê os outros vão pensar”…”Aaahhhh! O que o mundo vai pensar da Corveta Caboclo?”
Qual o problema da corveta Caboclo estar nesta missão?
Por um acaso vcs estão achando que ela não enfrenta o Atlântico?
Pois ela acabou de retornar, neste ano mesmo (mês passado, se não me engano), da África…foi escoltar um navio-patrulha que o Brasil vendeu para a Namíbia…e fez uma rota muito parecida com a que está fazendo agora. Ou seja, ela é uma “velha guerreira” que serve muito bem para esta missão. E esta missão não compromete em nada a segurança dos 50 marinheiros a bordo, podem ficar tranquilos. Ao menos não mais que qualquer missão deste tipo feita por outros navios.
Se a Caboclo estivesse sido enviada, sozinha, pra enfrentar uma força tarefa de uma potência invasora eu até ficava quieto…até se justificaria a preocupação com a segurança dos marinheiros a bordo e tal…mas ela está indo procurar, junto com outros navios e aviões das FAs do Brasil e da França, o local da queda do avião da Air France. Que pode estar em qualquer lugar entre Fernando de Noronha e a costa da África.
Tudo bem que a FAB já disse, em nota aos jornais de TV, que trabalha com a possibilidade de encontrar sobreviventes…tem que ser assim mesmo (o jogo só acaba quando termina, não é isso?). Mas as chances de se encontrar algum sobrevivente são mínimas…todo mundo sabe disso. A começar pelos franceses..que já trabalham com a possibilidade de apenas se achar os destroços do avião no mar…e olhe lá…
Neste sentido, tanto faz ser a nossa “boa e velha corveta” Caboclo ou uma FREMM novinha em folha…não sei se iria mudar muita coisa.
Sem falar que, mesmo sendo lenta, ela chegará ao local provável da queda do avião um dia antes da Fragata Constituição. E o navio patrulha Grajau chegará cerca de um dia antes da Caboclo.
A questão da velocidade do navio, neste caso, não sei se é um dos fatores mais relevantes. A busca por possíveis sobreviventes deve ser feita por aviões e helicópteros, pois qualquer navio demora uma eternidade para cruzar o Atlântico para realizar algum tipo de salvamento que seja realmente eficaz (ao não ser que estejam, por sorte, muito próximo ao local do acidente)…os navios de hoje são bem mais rápidos que no tempo do Cabral, mas ainda assim nem se comparam com a velocidade de aviões e helicópteros.
Seja a corveta Caboclo, um navio pesqueiro, um iate de luxo, ou um cargueiro…qualquer navio pode e deve (se estiver disponível e/ou próximo ao local estimado da queda) participar de uma missão assim.
E os parentes das pessoas que estavam no avião desaparecido não estarão nem um pouco preocupados com a idade da corveta Caboclo. Só querem achar o local da queda do avião. Não importa se quem vai achar (se achar) esse local será um avião da FAB, um navio da Marine Nationale, um satélite da USAF ou o que for. O que importa é achar esse local e saber se há ou não sobreviventes.
E torçam (rezem) para que a corveta Caboclo não encontre esse avião da Air France antes dos R-99 da FAB, dos P-3 da USAF, dos Bréguet Atlantic da França, dos outros navios de busca, ou mesmo dos satélites.
Pois se ela achar o local da queda do avião antes dos outros (e isso pode acontecer, por que não? Afinal, ela também está procurando o avião desaparecido)…ah! Vou me lembrar desses comentários todos feitos aqui…ô se vou!
abraços a todos
É simples, quem quiser ficar com a corveta Caboclo, leva ela prá casa.
Com todo o respeito a embarcação e aos seus tripulantes, ela é velha sim e reforma nenhuma vai mudar isso, ora mais que besteira esse pessoal defendendo essa embarcação velha, parece até torcida de futebol.
Os meios que a marinha tem, ja deveriam ter sidos subtituidos a muito tempo, o que estamos colocando é esse “absurdo” do Brasil enviar um navio com 54 anos para realizar uma missão dessas, que vai chegar lá um dia depois do acidente, se chegar, e ainda por cima partindo do porto de Maceió, poís a mesma estava se preparando para voltar para Salvador
“É uma vergonha sim”, tem que ter uma base em Natal e acabar com essa centralização no Rio, esse clube do Bolinha de oficiais que se formam no Rio e querem ficar perto de suas residências.
Essa deveria se chamar a Marinha do Rio de Janeiro.
Quem quiser reclamar, que reclame, mais isso tem que mudar.
Sds a todos
E tem mais
Acredito que se dever colocar o nome e não apelidos.
Um cidadão de bem quando quer falar deve assumir as responsabilidades de suas posições, e não se esconder atrás de apelidos e ficar agredindo as pessoas que aqui colocam suas opiniões de forma franca e aberta.
Sds a todos
caro Robson Bandeira,
não sei se o que vc escreveu se dirigia a mim, até porque não sou o único que usa apelidos aqui…mas como estou aqui lendo o blog, então…
A sugestão que vc faz é interessante, mas só teria alguma validade concreta se junto ao nome viesse também o CIC, o CPF e um mini-currículo com foto, pois caso contrário tanto faz ser Hornet ou João…
Mas essa reestruturação da MB que vc reclama está prevista para ser feita. No entanto, não seria uma frota em Natal e outra no RJ. Pelo que eu sei, a MB achou melhor colocar uma segunda base naval de grande porte em torno da foz do Rio Amazonas. A outra continuaria no RJ mesmo.
Sim, a Caboclo tem 54 anos e nada poderá mudar isso. Mas isso a torna incapacitada para esta missão a que foi designada? Sendo que ela acabou de voltar de uma viagem muito maior que essa?!!!
Seja como for, não dá pra esperar construir outro navio mais novo para enviar na missão de localização do avião desaparecido da Air France. Também não dá pra esperar os novos navios-patrulhas, que estão sendo construídos, ficarem prontos…então, qual a solução que vc propõe?
Se vc fosse o Comandante da MB o que vc faria neste caso? Como um cidadão de bem, é claro!
Iria falar: “olha, não podemos ajudar na busca do avião desaparecido, porque não temos navios novos, porque a MB está concentrada no “Clube do Bolinha” do RJ, porque não temos uma base naval em Natal e porque a corveta Caboclo é uma velharia. Portanto, a MB não vai fazer nada. Não contem conosco…”
Seria isso?
abraços
Essa corveta mostra o estado atual das forças armadas brasileiras…
UMA SUCATA SÓ.
Enquanto o pentágono vai auxiliar a França com satélites, o pessoal da Marinha usa toda sua cara de pau e coloca o Brasil vergonhosamente em uma situação no mínimo lamentável. Até a Venezuela está colocando navios de patrulha modernos em operação na sua Marinha.
Aos que votaram na Mula e que integram o seleto grupo de marionetes imbecis a favor deste governo ao inferno. E ao inferno com o Mula e toda a sua corja.
Viva o Brasil.
caro Virtualxi;
Concordo plenamente com você! Ao iniciar minhas leituras aqui no blog, cheguei a essa mesma conclusão.
É vergonhoso ver um país do tamanho do Brasil em um estado tão deplorável. A reportagem esta falando que o navio vai chegar no dia 03/06 as 20:00hs. imagine só se houvessem sobreviventes… Eles teriam que ficar boiando em alto mar até o dia 03/06. É um absurdo. o Brasil não tem capacidade de operacionalizar uma operação de salvamento deste porte.
Que é uma coisa feia e que mancha a imagem do Brasil isso eu não tenho dúvida, às vezes, só nos preocupamos com o resultado, muitas vezes sem a qualidade necessária, não culpo a Marinha por manter um navio desses navegando, mas acho temerário e muito ruim pra imagem de um país que quer ser mais, ficar com uma coisa dessas no mar, o navio tem sinais de ferrugem de forma exagerada, e tem uma capacidade muito limitada.
Concordo com o colega Robson Br, e acrescento, como Comandante não mandaria esse navio de jeito nenhum pra realizar essa operação…
A corveta Coboclo já deveria ter sido aposentada, mas, não foi. Os motivos, todos já sabem. Por outro lado parabens ao navio e a sua tripulação que estão cumprindo com o dever imposto pelo comando.
Concordo que com todos, deveriamos dispor de meios mais modernos e eficazes nesse momento. As críticas e indignação não devem ser direcionados ao navio e a Marinha, mas, principalmente aqueles que estão em Brasilia, aqueles que se calam diante do contingenciamento dos recursos das FAs e dos royalties da Petrobras que são destinados à Marinha.
Diante desse fato trágico e lamentavel direcionar nossa indignação aos deputados e senadores. Se metados dos colegas que aqui postaram sua indignação de verem um navio de 50 anos ser designada à realizar a tarefa de salvamento enviarem um email para o deputado que ajudou a eleger, vamos fazer esses politicos que vivem as nossas custas trabalhar em prol do Brasil e não em benefício próprio.
Vou começar repetindo a nfrase de um amigo acima: “”Pena eu tenho é da tripulação do Grajaú, pq o mar aonde este foi mandado não é p/ o pequeno tamanho dele.”" , mandar o P – Grajau para o meio do ATLANTICO é muito risco para tripulação, já são verdadeiros GUERREIROS, e retornando serão herois, poís a região esta passando por fortes tormentas, quanto a Corveta Caboclo, entendo meu amigo Marcelo Ostra, O CABLOCO É GUERREIRO, mas enviar ele para é meio sacrificante tambem, e na realidade ele só vae fazer função de NT e talvez REBOCADOR (queira Deus que não), na realidade as TRIPULAÇÕES destes 2 navios tem que serem condecorados já na volta, principalmente se conseguirem cumprirem os seus objetivos, nem que seja de resgatar um unico corpo ou pedaço do avião.
Agora uma coisa ficou muito evidente, A DESCENTRALIZAÇÃO da MB se faz super necessaria e URGENTE, graças a Deus, a F – Constituição estava em Salvador e foi de imediato acionada, nestas horas até os Contra-Torpedeiros Pará e Pernambuco fazem falta (limitadas e velhas, mas com seus poderosos sonares), poderiam os mesmos estarem baseadas em Salvador (BN ARATU), bom que a MB VENHA A COMPRENDER DE IMEDIATO, que se faz muito necessario que uma das Fragatas Classe Niteroi e uma Fragata T-22 estejam sempre a dispoçisão do 2ºDN, junto com um NT.
O correto é dividir logo a Esquadra em 3 Bases Navais (Rio, Salvador e Belem), mas por falta de meios hoje, que se mantenham pelo menos 2 Fragatas e 1 NT em Salvador.
Aproveitando o topico, deixar aqui a distribuição atual dos navios Classe Grajaú:
1º DN RJ – P-44 Guajará, P-45 Guaporé, P-46 Gurupá, P-47 Gurupi;
2º DN BA – P-43 Goiana, P-50 Guaratuba, P-51 Gravataí;
3º DN RN – P-40 Grajaú, P-42 Graúna;
4º DN PA – P-41 Guaíba, P-48 Guanabara, P-49 Guarujá;
5º DN RS – ??? nada, mas no 1º DN possiu 4, mesmo sendo a Base principal da ESQUADRA, não poderia ser deslocados 2 para o RS???
Depois vou verificar os REBOCADORES DE ALTO-MAR, onde estão baseados.
Assim, complementando o 5ºDN RS possui 2 navios Patrulas da Classe Bracui: P-61 – Benevente e P-63 – Babitonga.
No 4ºDN PA, ficam baseados os outros 2 Classe Bracuí: P-60 – Bracuí e P-62 – Bocaina.
Caro Parthenon,
os NPa do 1DN fizeram estação no 5DN até 1999 (não lembro quando começou). Eu era imediato do Guajará e digo que, por experiência pessoal em 02FEV1999 (dia Iemanjá e N Sra dos Navegantes para quem acredita), o ambiente pode ser hostil para a classe. O navio adernou 55 graus para bombordo entre outros eventos que usei como estudo de caso em aulas sobre a importância da meteorologia para a navegação.
Alguém disse aí em cima que, se tiver por exemplo, uma viação, é obrigado a renovar a frota constantemente, porque o governo impõe o uso de veículos com certa idade máxima.
Pois é por aí mesmo que temos que discutir essa questão.
O governo alega não ter dinheiro para renovar o equipamento das forças armadas. Mas tem dinheiro para promover a Copa dos Burros, e já garantiu que tudo o que for necessário será pago por ele, mesmo os estádios, apesar do discurso idiota de que serão pagos pela iniciativa privada.
A FIFA só aceitou mandar a copa para cá, porque o Estado brasileiro avalizou o evento. Ou seja, se não tiver investidor privado, o governo pagará os estádios.
Mas não há dinheiro para construir patrulhas oceânicas, comprar aviões SAR e mesmo navios porta-helicopteros que facilitassem as missões de salvamento.
E também não há dinheiro sequer para manter a alimentação dos recrutas das FFAA, em determinados meses do ano.
Como não há dinheiro para comprar aviões e tanques para a FAB e o Exército, salvo em quantidades ínfimas, incompatíveis com o tamanho do país.
Embora o país viva doando meios para as FFAA do Paraguai, da Bolívia e do Haiti.
Enfim, são dois pesos e duas medidas.
Ninguém aqui pretende que o Brasil seja uma superpotência militar a impor seus interesses pela força das armas. Queremos apenas uma estratégia de defesa, que inclui justamente serviços como estes de salvamento excepcional, que são precários.
Bosco concordo plenamente com suas colocações expostas em seus posts, e sopa é muito interessante sua ideia de levar a midia o estado real e precario de nossas Forças armadas.
Hornet, entenda, não criticamos a Caboclo em si, é um navio guerreiro, com um ótimo indice operacional, mas que já encontra-se ultrapassado como quase toda nossa esquadra, e é necessário rever sim nossos meios navais e aereos, pois numa situação como esta do Airbus, cada segundo é decisivo para o resgate, apesar de eu acreditar que houve perda total de vidas neste acidente.
Mas uma marinha como a nossa com tamanho litorale recursos naturais, tem de poder fazer-se presente sempre que necessário o mais rapido possivel.
Os politicos gozam de muitos recursos enquanto nossos heróis e trabalhadores não vivem , mas sobrevivem a cada dia, acho que já é hora de nossa sociedade parar de usar antolhos ou de apenas resmungar e buscar se unir e lutar pela nossa nação. Somos um povo forte, unico no mundo, pois somos a soma de todas as raças, comportamos varias religiões e etnias dentro de nosso pais em unissono como em nenhum lugar do mundo, temos pessoas muito inteligentes, temos recursos minerais, temos muito para os tornarmos um país de vanguarda.
Mas pergunto, podemos gastar bilhões com futebol e olimpiadas para ficar bonito pro mundo ver algumas semanas certo? e como fica nossas escolas que estão precárias, a maioria não tem PC, ou professores para dar uma educação digna e efetiva, não temos incentivo a nossos jovens para que se profissionalizem, e ainda em alguns estados há o absurdo da aprovação automatica. é o cumulo que alguns defendam a construção de estadios no norte, ou mesmo em outros lugares, quando há necessidades maiores que o esporte, como o caso de nossos hospitais que não funcionam como deveriam, faltam médicos medicamentos e equipamentos, sem falar de profissionais capacitados, e olha o estado de nossas forças armadas.
Além disso tudo assistimos a escalada de violencia em nossas cidades o crescimento do narcotrafico como no RJ, a falta de prepraro de nossas forças policias e de incentivos que ajudem no nosso crescimento industrial e cientifico.
Pessoal vamos parar e refletir sobre tudo a nossa volta e buscar dar o melhor de nós para mudar isso. é dificil? sim é. É impossivel ? não.
Mas temos de caminhar, mesmo que pareça ser loucura, que estamos só, pois você pode fazer a diferença.
Eu conheci um homem que na sua juventude sonhou em viajar o mundo a fora, sonhou em ter um belo apartamento e montar uma empresa que fosse justa com seus funcionários. esse homem lutou estudou caminhou manteve sua integridade ingressou na marinha mercante, chegou a cmte, e ao reformar montou uma empresa de operações portuárias que resistiu a diverss crises, sem nunca abrir mão de um só funcionário e sempre deu do melhor para os mesmos, pois ele tinha um sonho, mudar o Brasil, e esse homem mostrou seu sonho e fez outro jovem acreditar nele e lutar por ele, esse homem era meu finado Avô o Cmte Angelo Nicolaci, e esse jovem que acredita nesse sonho e vai fazer o que for necessario para propagar esse sonho e ve-lo realizar mesmo que morra na luta, sou eu seu neto Angelo D. Nicolaci
Obs, sempre estudei em escolas publicas, sempre usei rede publica de saúde e ainda uso, mesmo tendo situação para usar o melhor que a sociedade de elite possa usar, pois eu quero conhecer e sentir o que meu povo sente, pois é facil criticar o que não se conhece, é muito facil falar do sofrimento alheio, mas o verdadeiro Comandante sempre esta ao lado de seus guerreiros, seja na frente de batalha seja no leito de morte. Eu quero conhecer de perto a realidade dura de nossos compatriotas, ja trabalhei em muitas coisas por periodos de 6 meses para conhecer o cotidiano e as necessidades de várias classes, pois eu quero fazer a diferença, quero lutar pela minha nação e pra isso é preciso conhece-la.Eu aprendi isso, e é nisso que eu acredito e defendo. Espero que muitos aqui um dia possam sair de seu confortavel lar e olhar de perto pelo que passam nossos jovens e pessoas que movem a nossa grande nação e não são reconhecidas, não recebem ao menos um obrigado, seja o padeiro, o motorista de onibus, o garçon, o jornaleiro, entregador de jornais, o entregador de pizzas, o carteiro, o gari, seja quem for, pois dão duro para manter nosso país em atividade, embora não recebam reconhecimento ou salario digno.
Deixo claro que ninguém, cidadão brasileiro, é contra os marinheiros da Corveta Cabloco, nem contra a Marinha do Brasil, que deixa polido o equipamento que possui, ainda que possua 54 anos!.
O fato é que o Brasil é colocado a todo momento como potência emergente, mas o que se verifica é que pelas nossas dimensões continentais, ou mundiais, está entre os oito maiores países em dimensão territorial no mundo, precise se humilhar, ajoelhar todo santo dia para mostrar o estado de nossas forças armadas.
É urgente a liberação dos recursos do petroleo, previstos em lei, para equipar a Marinha do Brasil, no patamar que ela merece.
Nosso papel, como cidadão e torcedor é questionar o uso indevido dos recursos públicos, que melhor deveriam ser aplicados no fortalecimento de nossoas forças armadas. Os marinheiros do Cabloco merecem medalha de ouro, ou ganhar a chamada “viajem de ouro”como ganham os oficiais, após jornada de formatura, pelos seus méritos.
Em tempo: digo viagem de ouro.
A compra e aviões patrulha velhos p-3 da década de 40/50 é não pensar no futuro. A austrália, os E.U.A. vão de P-8 a jato.
“…Pois se ela achar o local da queda do avião antes dos outros (e isso pode acontecer, por que não? Afinal, ela também está procurando o avião desaparecido)…ah! Vou me lembrar desses comentários todos feitos aqui…ô se vou!
abraços a todos….”
Nossa tirou as palavras dos meus pensamentos…
Força Caboclo que eu tb to na torcida…
Concordo com o M.O… Sem propósito nenhum este “post”, fico pensando qual a verdadeira intenção do autor do post, não acredito que ele não saiba sobre a missão da Caboclo nesta operação. Seria um ótimo jornalista para a Veja, Folha SP, Globo etc etc.
O pessoal aqui mistura alhos com bugalhos.
Ninguém, nenhum dos posts, desmereceu o valor da tripulação, o esforço do meio ou a prontidão da Marinha!
O que se criticou aqui foi que DEVEMOS ter meios melhores que uma corveta de 54 anos!
E os culpados são os últimos governos “ditos democráticos” (um país que cogita reeleições infinitas para seu “rei” não pode ser considerado democrático) que trataram as FAs como lixo.
Com reservas de US$ 200 bi, royaltis “bloqueados” que somam mais de US$ 4 bi (justamente pra aumentar o superavit) e pré-sal de 50 bilhões de barris à vista temos que dispor de meios modernos.
Isso sequer deve ser questionado aqui!
“Ah, mas estamos começando a modernizar…porque nunca antes nesse país…” dirão alguns (como alguns disseram aqui)
Todavia é inadmissível que recursos para besteiras (Pan no RJ – 4 bi, Copa – 10 a 20 bi, Bolsa compra votos – essa nem se fala – 50 bi) sejam liberados com uma canetada e para Defesa, e até salvamento, o pessoal “põe o escorpião no bolso”.
Um país com litoral e zona economica desse tamanho, tem que ter uma das 5 maiores marinhas do mundo, tem que ter guarda costeira também, “fully equiped”.
E não pode centralizar recursos. (vamos chamar uma fragata que está no Rio quando tiver um problema no RS?)
Falta de din-din no governo não é, senão Copa aqui nem pensar, senão nem haveria reservas internacionais!
Só pode faltar mesmo vergonha na cara.
primeira coisa bom dia senhores
A crítica aqui não é a Caboclo mas é a situação da marinha
as pessoas que estão naquele navio são homens dispostos a
dar sua vida mas porfavor ofato de eles estarem dispostos não quer dizer que voce tem sempre que por isso a prova rsrs.
e olha esse negócio de espírito e navio com alma como o senhor Bosco disse não tem nada a ver então agente tem honrar só porque foi reformado amo a marinha amo o meu país mas o que eu acho é que devemos atualizar os meios, história todos os navios tem e a caboclo tem muito mais alguem aqui acha que os EUA mandariam a USS Constituition para uma situação so porque ela tem + história e “alma” porfavor.espero que bons ventos levem e tragam a caboclo a grajaú e a Constituíção mais o que
eu quero é nosso governo atualize nossas forças armadas é so nossa
falei muito obrigado a todos abraços
“Robson Bandeira em 01 Jun, 2009 às 16:31
Se os passageiros não morrerem da queda podem morrer de tétano ao entrarem numa embarcação com essa idade.
Sempre despreparados, sempre, sempre, sempre…
Sds a todos”
Mais respeito com as pessoas que estavam dentro daquele avião e com seus familiares que neste momento devem estar vivendo os instantes mais angustiantes de suas vidas sem saber o que aconteceu! Isto sem falar nos tripulantes da MB que partiram em missão e suas famílias que preocupam-se duplamente: com os passageiros dos aviões e de seus maridos e filhos que participam desta arriscada busca.
Não discuto a idade dos meios, concordo que teríamos que ter meios mais modernos e descentralizados, mas é o que temos agora, e embora não pareça as coisas vão melhorar. Só não posso é concordar com muitos comentários aqui desprovidos de prudência, respeito e sentimento!
Um abraço a Todos!
Bom, eu como marinheiro preferia mil 1000x estar na Corveta Caboclo, que no P-40 Grajaú, DEUS É MAS, principalmente com as tormentas que estão na região estes dias, BONS VENTOS A GRAJAÚ!
Na boa eu tenho vergonha de ser brasileiro de ter nascido em um país podre e corrupto como o nosso. Pessoal com o dinheiro que compraram A-12, os A-4 e a construção do submarino e se diminuicem os altos salários das altas patentes porra modernizaria toda nossa frota naval com uns 50 submarinos Akulas com AIP ou o U-214 e fora fragatas, covertas e barcos patrulhas. O Brasil é o 9° país mais rico do mundo temos petroleo e minério de ferro aos montes temos uma grande área marítima e fluvial para patrulhar e os caras ainda continuam ganhando 20 mil reais de aposentadoria fazendo p… nenhuma ou gastando com uma m… de um ÚNICO submarino nuclear que vai ficar pronto sabe lá quando. C… entra governo sai governo e fica nesta mesma m… há 25 anos.
O único equipamento que esta prestando para procurar os destroços ou possíveis sobreviventes desse acidente é o R-99B e se estiver alguem vivo em um bote? Como faz até chegaram lá o cidadão já morreu de sede
Gente,
A Caboclo fez recentemente uma viagem a Africa…
É um dos navios da MB mas premiados em resgate….
Sabemos da idade ..mas a tripulação dela é F_____!
SE Mudassem a foto, colocando uma récem saida da manutenção.
SE Tirassem a designação “Corveta” e chama-la de “Navio Auxiliar”
SE Ela q retornou de uma viagem a Africa e ninguém postasse isso, nem 10 comentários teriamos.
Não há tormenta maritima, mas cumulus-nimbus no AR, a bichinha vai chegar como reabastecedor, depois dos outros. Evebory. Think!
O pior vai ser o retorno.
Há João, cade a letra faltante.
João – 4a.Frota?? cade a letra faltante?
Ops! troquem o “r” pelo “d”.
o Ricardo deixa de ser bobo, a 14nos como que ela vai chegar primeiro, e mais provavel ela afundar do que chegar primeiro. sou totalmente a favor deque os marinheiros da cabloco que pra min são erois com muita coragem, recebam medalhas de herois da patria por terem tanta coragem de embarcarem para alto mar nun barco desses. JESUS ME ABANA
Angelo Nicolaci,
eu não estou discutindo a idade da corveta ou a necessidade de novos meios para a MB (aliás, eu sou um que sempre defenseu a necessidade de novos mavios patrulhas…ao contrário de muitos aqui)…mas sim a emergência da missão.
E é o tal negócio…todo mundo “babando” para os satélites e os meios que serão usados pelos EUA e pela França na busca e tal…
e avacalhando com os meios empregados pelo Brasil…pois bem.
Quem achou os primeiros destroços do avião? A FAB.
Quem será o primeiro navio que chegará ao local? Um cargueiro da Holanda.
Entendeu o que eu estava escrevendo acima?
Não importa muito os meios, o que importava era achar o local da queda do avião.
abraços
ops! “defenseu” = defendeu
Será que essa corveta é stealth?
Caboclo,
É lastimavel termos que empregar uma embarcação desta. Já deveria ser vista apenas em foto preto e branco e não ser utilizada para nada. Enquanto se fala em Plano de Defesa Nacional, verificamos que não temos ataque e a defesa já foi para o brejo faz tempo. Enquanto isso, o orçamento é empregado em ……..
A heróica corveta CABOCLO é um exemplo vivo da nossa incapacidade de estabelecer prioridades.
OK, trocaram várias chapas, fizeram vária gambiarras, ela quebra o galho como navio de salvamento e nós ficamos satisfeitos.
Uma fragata de boa estirpe é desmantelada para fonecer peças e partes para as que sobraram.
Os submarinos fazem manobras sem torpedos poque nossa Marinha não tem torpedos.
O porta aviões está parado há anos, consumindo boa parte do orçamento da Marinha porque não sofreu reformas em tempo hábil.
Os caça bombardeiros SKYHAWKS da Marinha não voam porque a verba para reforma dos motores e aviônicos só sairam agora, a conta gotas, e mesmo assim para alguns, porque os outros servirão para ser canibalizados.
Uma nova corveta leva 14 anos para ser construída e, quando fica pronta, já não é mais totalmente up-to-date.
Nossos navios de escolta estão no limite da vida útil e não há dinheiro para substituí-los.
Ou seja, temos CABOCLOS por todos os lados.
Mesmo assim, estamos programando investimentos de mais de 7 bilhões para construir um belo estaleiro, dá-lo de presente à uma empreiteira, construir 4 obsoletos SCORPÈNES, modelo que nenhuma marinha de moderna usa e acenando com um submarino nuclear que só seria viável daqui a uns 20 anos pelo menos.
Mesmo que o submarino nuclear fosse verdade, de onde tiraríamos o dinheiro para mantê-lo? O custo de manutenção de um nuclear e maior que o custo de aquisição!!!
Enquanto isso temos o AMRJ apto a construir submarinos eficientes e satisfatórios por menos de 300 milhões …
Sinceramente não dá para entender nada, exceto que os sonhos dos marinheiros tem de ser organizados e elencados em prioridades para que tenhamos a Marinha que todos sonhamos: decentemente equipada e mantida, operacional, com poder dissuasório mas sem ser delirante.
Prezado Hornet
A colocação do apelido foi p/ os covardes que fazem agressões gratuitas e desnecesárias e não p/ o amigo que sempre se expressa de forma sensata e coerente.
O meu objetivo principal é estimular a discussão sobre esse reaparelhamento da marinha, que tem demorado demais e que se não for estimulado vai levar décadas p/ ser concluido.
Um meio naval costeiro, deve levar quanto tempo p/ chegar ao local do resgate?
Prezado Hornet quando o Mangabeira apareceu com aquela forma estranhar de falar e disse que as FAs tinham de fazer uma revolução na forma de pensar, eu pensei; Esse cara é um “porra louca”, mais se não houver um mudança na atitude e na forma de pensar, essa situação não vai mudar nunca, então eu tento de forma simplória estimular com provocações a discussão desse assunto, espero sinceramente que o amigo tenha me entendido, e sem polêmica sobre o apelido
Jony Costa , aquilo foi apenas uma expressão, não vou perder meu tempo explicando isso, “valeu”, acredito que voçê e um cidadão inteligente e vai comprender.
Sds a todos
Robson Bandeira
Meu pode entrar quem for para presidente,senado,deputados e ministros nesse país que as nossas forças armadas vai continuar esta ________que temos hoje.
Dinheiro tem e muito só que é mal administrado e desviado.
Robson Bandeira,
sem crise. E eu entendo as críticas. No problems.
abração meu caro!
Meu depois vou falar o que ….
Base naval em natal, eh …. ape nas uma colocação “Foz do Rio Potengi” … e ae ???????
SAbe este assunto esta cansando deveria perguntar aos envergonhados a descrição de um navio de socorro, mas nao vou perder meu tempo, como alguuem citou em um post passado sobre outro assunto “pras que canhoes se um missel acaba com tudo, pra que infantaria se a aviação detona tudo ”
Tem gente que esta envergonhada, cobrando a ida da Barroso, sendo que ela nao foi homologada ainda
Sabe, vcs tem razão, se tivessemos 35 KDX VIII eles sairiam do RJ a 45 nõs em marcha continua e fariam o trabalho em 23h47min
Na teoria Dururus nao adernariam 55o, mas a pratica eh bem diferente, existem diversas situações, ambiente e necessidades a serem consideradas
Se forem levar em conta tudo isso daquiapouyco vao perguntar pq nao temos um DSRV para o NSS, que vergonha …..
Bom Srs., me cansei deste post, de muito mau gosto, proposital e ofensivo a Caboclo, poderia ter sido noticiado de outra maneira, afinal queimou o navio antes do que ele pudesse fazer algo (diga se de passagem, em pronto emprego), mas parece que até o fato de estar indo para Salvador e nao ter advinhado e estar na area de FN foi motivo para caçoalo ….
Dizer (dizer, nao praticar) que gosta de navios eh uma coisa, realmente gostar e compreender navios são outros 500 …
Pra ficar claro, não que não precisamos de meios modernos, mas esculachar o navio são outros 500, principalmente sem lhe ter dado a oportunidade de provar o que lhe foi atarefado
Sim, gostaria de ter ela aqui na ponta da praia, me voluntaria de imediato para ser seu mantenedor, claro que nao por meios $$$$, mas com a intenção e esforço fiscico, faria com prazer !
Bom, para mim , sobre este post chega
Mod MO
Parthenon
O Gulhem esta em Natal
o Guillobel, dois dos Tridentes estao no RJ
Um Tridente esta em RG – RS + V 15. mais um Bururu
Mod MO
Robson Bandeira
Existem formas melhores de se expressar. É logico que todos aqui desejam que a nossa MB tenha os melhores equipamentos e etc, mas muitos so sabem ficar no “lugar comum” de criticar, espero que este não seja o seu caso, e com certeza não é o meu. Ok bola pra frente, sem stress!!!
… e o momento é de tristeza, mas serve para a FAB e a MB mostrarem aos governantes e aos contribuintes as suas deficiências e também para mostrar do que eles seriam capazes se suas verbas não fossem cortadas a cada ano. Fico imaginando aqui se houvesse uma Base SAR no Nordeste, o quanto não seria mais fácil e ágil montar estas missões de resgate, soube agora a pouco que os BH da FAB chegaram a Fernando de Noronha. Seria muuuuuito interessante ter BH configurados para SAR com probe para REVO, isso daria uma capacidade operacional muito maior a eles.
É isso, saudações!!!
Estranho ninguem ter escrito que a tripulaçao da Caboclo estava correndo perigo quando atravessou o Atlantico acompanhando o navio patrulha que cosntruimos para uma naçao africana.
A matéria em si talvez nao fosse tao polemica se nao contasse em letras garrafais a idade da corveta e se o objetivo de quem postou a materia era polemica, conseguiu com exito seu objetivo…fica aqui a duvida se a razao da materia era prestigiar um navio que apesar de antigo, ainda cumpre sua missao.
Se Churchill estivesse vivo e fosse um participante do blog…quem sabe, nao escreveria …
Nunca na historia do blog, tantos reclamaram tanto, por tao pouco.
left oblique!
Jony Costa
Agora sim voçê entendeu o espirito da minha colocação, é apenas de estimular as idéias e essa discussão sobre a localização dos nossos meios.
Não podemos justificar o deslocamento de uma aeronave ou embarcação por mais de 1000KM até a base mais proxima do ocorrido para realizar uma missão de resgate ou salvamento, seja ela qual for, ou qualquer que seja a sua denominação.
É necessário discutir e estimular a troca de idéias sempre,PENSE NISSO
Sds a todos
“O ministro da Defesa, Nelson Jobim, informou nesta terça-feira que o avião Hércules KC-130 da Força Aérea Brasileira (FAB) encontrou uma faixa de 5 km de destroços de avião na área brasileira do Oceano Atlântico, na região do Arquipélago de São Pedro e São Paulo. Segundo Jobim, esses destroços confirmam que o Airbus da Air France caiu nesta região. “Não há a menor dúvida que os destroços são do avião da Air France”, afirmou.”
Saiu no site do Terra agorinha.
F… num é a cabloco, esta cumpre sua missão, ainda que centenária e impulsonada por velas e 50 escravos com remos. F… é a Constituição chegar ao teatro de operações no dia 06/06, dois dias após a velhinha…
Sergio, larga do meu pé, vai! Vc deve estar lendo muito Marx, flexibilidade ajuda na compreensão do que se escreve entre linhas…mas vou especificar, só p’ra vc, tá legal: é que seus mestres tanto criticaram a “intromissão dos Norte-Americanos no MARE-NOSTRUM” e agora até seus “parceiros estratégicos” pedem a ajuda dos mesmos (claro! porque não? eles possuem os equipamentos). Enquanto isto, teus chefes políticos, que sempre primaram pela “diminuição” (entendeu??) das FFAA, mandam para o meio do Atlântico embarcações e aeronaves sub-capacitadas para a missão!! Será que vc, Sergio, entendeu, ou preciso desenhar???
Millôr Fernandes definiu: “crítico é um impotente que tenta broxar os outros”.
Os seca-pimenteiras… ou vira-latas!
Assim como na sua cidade, também existe no seu estado e no Brasil, um tipo de gente que veio ao planeta só para criticar o que os outros fazem. São as mesmas pessoas que sempre acham que a galinha do visinho é melhor, que as outras cidades, os outros estados e os outros países são sempre melhores.
http://www. zenosr. com/
A corveta (sic) Caboclo tem uma irmãzinha navio-museu em Belém do Pará, a corveta Solimões, da mesma classe Imperial Marinheiro. Ela é tão velha que o D. Pedro II deve ter comparecido à solenidade de incorporação na MB kkkkkkk
Os seca-pimenteiras… ou vira-latas!
Assim como na sua cidade, também existe no seu estado e no Brasil, um tipo de gente que veio ao planeta só para criticar o que os outros fazem. São as mesmas pessoas que sempre acham que a galinha do visinho é melhor, que as outras cidades, os outros estados e os outros países são sempre melhores.
… zenosr.com/
Ahahahahaha, nem sabia que o Brasil tinha isso… Abastece com lenha?
LOL…
Que coisa deprimente gente… por essas e outras que venho tão pouco ao Naval…
Ahahahahahaha galera, sem brincadeira, quem já viu aquele filme antigo “O Rato que Ruge”??? É IGUALZINHO AO NAVIO COM QUE OS CARAS “INVADEM” OS EUA, ahuahuahuahuahua…
Juro que acho que nunca vi um post tão triste por um lado, mas tão engraçado ao mesmo tempo, ahahahahaha… Coisa absolutamente quixotesca, o próprio Cervantes não faria melhor, hahahaha…
Eita Brasilzão véio sem porteira… E vamoquevamo…
Ela é feia mas é minha ! Esse voierismo com os navios gringo é patetico.
Cabloclo RULES !
Parabens a Marinha pela ATITUDE de ter modernizado a Caboclo. Ficou barato e resolveu o problema.
Saudações
Jacques
Assim como tem gente que só critica, tem aqueles que só defendem.
Tenho um olapa ano 76, reliquia, todo original, seis caneco, verdão perolizado,(não quero vender não). Mantenho a mecânica em dia, polido, não tiro da garagem quando chove, é minha tetéia mesmo.
Outro dia precisei fazer uma viagem de emergência, e o outro carro (vectra 2005), tava com problemas e estava na oficina, não pensei duas vezes, vô bota o verdão na estrada, beleza na metade da viagem fiquei na estrada, por problemas no carburador.
Fazendo uma analogia, o meu caso pode ser comparado a da “Caboclo”, por mais conservado que esteja um meio, o peso da idade pode botar tudo a perder, no meu caso perdi um compromisso importante, fiquei parado mais de hora em uma estrada perigosa arriscando a minha vida e da minha familia, não encontrei de imediato as peças para o reparo, afinal é um Opala 76 e acabei guinchado até em casa no dia seguinte desperdiçando tempo e dinheiro.
Tanto no meu caso como no da Cablocla, o melhor mesmo é deixar só pra passear nos fins de semana mesmo.
“melhor ouvir uma crítica do que ser surdo” (no caso aqui cego)
É nessas horas que a nossa realidade fica exposta. É triste e decepcionante vermos a falta de recursos e a improvisação serem colocados a amostra para o mundo. É triste!
Alguem invade algum pais com navios de Salvamento ?
soh pra constar …
o que é mais importante em um rebocador, idade ou motorização e condição de casco ???
assim caminha o raciocinio naval, resgate com fragata e invasão de pais alheio com NS
(ou eu nao li isso ?)
Mod MO
Parece que a Caboclo resgatou os primeiros corpos…
[...] chegar a Fernando de Noronha neste domingo, 7. Os corpos e os destroços encontrados estão na corveta Caboclo. O almirante Edison Lawrence Dantas, comandante do 3º Distrito Naval, explicou que a corveta [...]
Rsrsrs, tanta critica fizeram da Caboclo,mais foi ela que estava lá resgatanto os dois primeiro corpos do Air France… Parabéns a tripulação!!! Fico muito feliz,eu sabia que a cosrveta não iria decepcionar…
A vida ensina!
conheçam antes de criticar!
A CABOCLO chegou, viu e venceu. De novo e sempre.
Parabéns Comandante, tripulação, Navio e Marinha.
É pessoal,vcs tanto criticaram a Caboclo, que ela acabou fazendo o primeiro resgate de corpos, e aliás continua fazendo… Parabéns a toda tripulação da Caboclo,pois só eles sabem o que estão passando por lá, tendo que se deparar com corpos em decomposição,todo o processo deve estar sendo muito difícil. E sem esquecer das familias desses companheiros, que devem está aflitos com toda essa situação. Mais creio que depois que tudo isso passar será gratificante pra todos eles. Bravos marujos!!! Mais uma vez,Parabéns a Caboclo e a toda tripulação…
É pessoal,vcs tanto criticaram a Caboclo, que ela acabou fazendo o primeiro resgate de corpos, e aliás continua fazendo… Parabéns a toda tripulação da Caboclo, pois só eles sabem o que estão passando por lá, tendo que se deparar com corpos em decomposição,todo o processo deve estar sendo muito difícil. E sem esquecer das familias desses companheiros, que devem está aflitos com toda essa situação. Mais creio que depois que tudo isso passar será gratificante pra todos eles. Bravos marujos!!! Mais uma vez,Parabéns a Caboclo e a toda tripulação…[2]
É UMA PENA LER TANTOS RELATOS DE PESSOAS SEM CONHECIMENTO ALGUM E QUE MESMO ASSIM PERDEM TEMPO DIGITANDO EM SEUS TECLADOS “SUPER MODERNOS” COMENTÁRIOS CRITICANDO OS MEIOS DA MARINHA E FAB , MEIOS ESSES OBSOLETOS SIM TALVEZ , PORÉM GUARNECIDOS POR BRAVOS HOMENS QUE COM MUITO ORGULHO DA FARDA,AMOR A PÁTRIA E PRINCIPALMENTE RESPEITO AOS FAMILIARES DAS VÍTIMAS CUMPRIRAM ESSA MISSÃO E TENHAM CERTEZA, FOI MUITO DURA, POIS PARTICIPEI DELA, SAINDO DE CASA PARA TRABALHAR COMO UM DIA NORMAL , RECEBENDO A DETERMINAÇÃO DE SUSPENDER EM 2 HORAS E REGRESSANDO APENAS 31 DIAS DEPOIS. EM RELAÇÃO A CORVETA CABOCLO,MESMO QUE COM MUITOS ANOS DE SERVIÇO ESSE GUERREIRO NAVIO FOI O QUE MAS SE DESTACOU NAS BUSCAS, MAIS MESMO QUE NOSSOS “IRMÃOS” FRANCESES QUE EM SEU SUPER NAVIO ANFÍBIO ( MISTRAL ), ESTE INCLUSIVE QUE RECEBEU ÓLEO DO NOSSO NAVIO TANQUE ( ALMIRANTE GASTÃO MOTTA ) PODENDO ASSIM AUMENTAR SUA PERMANÊNCIA NA CENA DE AÇÃO E PROVANDO QUE MESMO COM TECNOLOGIA INFERIOR DE NOSSOS MEIOS, MAS PRINCIPALMENTE COM A GRANDE CAPACIDADE DE NOSSOS HOMENS DO MAR,PODEMOS PODEMOS TER ORGULHO DA NOSSA MARINHA .
A Corveta Caboclo, bem como as outras seis (se não me enengano)da classe Imperial Marinheiro foram laureados com seus anos de serviços bem prestados. Duas delas foram afundadas de maneira tão ridículas que até parece que foi de propósito, o que nos deixa a pensar que também foi de propósito a escolha desta nau pela MB, afinal isto seria visto pelo mundo todo e ninguém, muito menos na marinha, é burro para fazer uma coisa destas se quisesse mostrar alguma coisa. Um navio se apossenta com 40 e tantos anos de serviço, este obviamente já está apoentado, todos sabem da dificuldade que ele opera – surgiu como “lança minas” e passou a rebocador, pois não tinha velocidade para uma corveta (14 nós, qq. naviozinho de hoje faz 26) mas a classificação ficou… Bem mas de qq. forma uma discussão desta serve para nos mostrar o que temos.
Também acho que “É UMA PENA LER TANTOS RELATOS DE PESSOAS SEM CONHECIMENTO ALGUM E QUE MESMO ASSIM PERDEM TEMPO DIGITANDO EM SEUS TECLADOS” mas foi muito bom a MB deslocar esse tipo de nave para auxiliar nas buscas, pois estou fazendo a maquete deste e vi detalhes que ainda não tinha visto nas fotos da Imperial Marinheiro-em operação, nas da Bahiana-à venda como ferro velho, nas da Purus-doada à Naníbia, nas da Ipiranga-naufragada, nas da Angostura-encalhada e desmontada. O que não foi nada bom foi o fato ocorrido com uma outra nave tão moderna que nem conseguiu transmitir o que houve.Será que algum dia a gente vai ficar sabendo?
o seu general filho da mae, se vc visse esse navio por dentro n falaria isso!!
se n fosse eles n escontraria nada pq foi eles que encontrou a maioria dos distrosos do aviao e corpos!
e foi eles tb que encontro a asa do aviao!!
se vc soubese n falaria essas _________viu!!