smoke-from-antiaircraft-guns-fills-the-sky-as-aircraft-carrier-uss-yorktown-rear-c-is-hit-by-a-japanese-torpedo-during-the-battle-of-midway

No dia 4 de junho de 1942, a batalha aeronaval de Midway foi travada no Oceano Pacífico,  entre as forças dos Estados Unidos e do Japão, durante a Segunda Guerra Mundial. O combate aconteceu seis meses depois do ataque japonês a Pearl Harbor.

O resultado da batalha foi decisivo para a vitória dos norte-americanos na Guerra, representando a virada no conflito e causando aos japoneses a perda de quatro porta-aviões e um cruzador, além de duzentos pilotos navais, frustrando a tentativa de invadir e ocupar o atol de Midway, enfraquecendo permanentemente a capacidade do Japão de combate no mar e no ar.

midway-american-airplanes

midway-fighter-planes-525608-lw

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Eu não estudo muito assuntos navais mas, que essa batalha foi ganha na sorte foi. Aviões atacantes praticamente indefesos, chegando justo no momento em que os zeros reabasteciam, é muita sorte.

Claro que isso não tira o mérito das tripulações, pois eu não queria estar no lugar deles fazendo aquele tipo de ataque.

Higgins

Há um culpado: Nagumo!

João das Botas

Uma das 10 batalhas mais decisivas da história. Brilhante planejamento norte-americano!

Das profundezas abissais

Não só isso exatamente, essa batalha, como em todas, tem sim interferência da fortuna, mas mais ainda foram dos Avengers (torpedeiros) que no seu insucesso, e pela característica de seu engajamento nos alvos, rente ao mar, forçaram o PAC dos porta-aviões japoneneses a manterem-se abaixo do campo visual dos Daunteless (bombardeiros de mergulho) que vinham por cima, sobre as nuvens, e fizeram o brilhante trabalho. Uns morreram para que outros pudessem viver os louros da vitória. Belíssimas fotos !

Das profundezas abissais

Dalton, grato. Foi necessária e correta sua intervenção.

Dalton

Das profundezas…

apenas um pequeno reparo:

os torpedeiros em sua grande maioria eram os Devastators, que foram dizimados pelos japoneses e sim atrairam os zeros para altitudes baixas e permitiram aos bombadeiros de mergulho atingir os porta-avioes japoneses.

Apenas 6 Avengers, um novo tipo de torpedeiro que estava entrando em serviço, participaram da batalha, porém decolaram de Midway embora pertencentes ao USS Hornet,e foram destruidos com exceçao de um que conseguiu retornar, mas foi antes do ataque em massa dos devastators.

sds

KURITA

De ambos os lados , houve feitos heróicos que serão sempre motivo de orgulho para a bandeira a que serviam aqueles que os cometeram

Marcelo Ostra

e haja interferencia da fortuna, udentre as varias delas não foi o atrazo no lançamento do hidroaviao do CA Atago que possibilitou a localização do Nae Americano e a patrulha quase ddesgarrada do PBY Strawberry 9 (nove se nao me engano) que localizou os Japas, mas ele relatava a presença, mas nao esclarecia a posição

Uma coisa foi certa, foi o inicio da porra do aviaaozinhum acabando com a “graça” dos combates navais

Mod MO

Marcelo Ostra

tirando os tecos tecos que pegaram o Bismarck ….

Mod MO

Dalton

Grande Ostra,

o Atago estava bem na retaguarda acho que com o Almirante Yamamoto, o cruzador em questao foi o Tone.
No mais vc está correetissimo.

Tenho um TONE da Neptune escala 1:1250 e um na escala 1:2400, vc tem em sua coleçao?

abraços

Erlon

Senhores, na verdade houve um grande componente de sorte, é verdade. Mas os japoneses cometeram alguns erros de julgamento como o momento certo de atacar, com quanta força atacar e o quê atacar. Estes erros sim, se não fossem cometidos, influenciariam decisivamente a batalha. Não houve um “golpe de mestre” de ninguém. Houve um lado que cometeu mais erros que o outro. Lembram que o comandante do último NAe japonês ( o comandante mais novo que agora não me recordo o nome ) havia discordado quase proféticamente e acertadamente de praticamente toda a tática combinada por seus superiores desde o… Read more »

thalita

não gostei desse filme..
eu axisti na sala,e ainda por cima minha profera mandou fazer um trabalho sobre essa guerra…..

lucio

senhores, vcs esqueceram que nessa batalha os americanos haviam decifrado o código japones e para terem certeza emitiram um chamado sobre a bomba de agua em Midway e o japs engoliram e a partir dai, planejaram tudo com o q tinham em forças e é claro contaram com sorte, mas, tb foram eficientes, estavam em inferioridade, mas, quem tremiam eram os japs, ataque traiçoeiro já acontecera 6 meses antes e não se repetiria.

Tenente Dick Best

Estava em um dos bombardeiros de Merculho do USS Enterprise. Avistamos os quatro navios japoneses Kaga, Akagim Soryu e Hiryu. Não havia nenhum caça japonês à vista. Os caças inimigos ainda defendiam os seus navios contra o último dos torpedeiros americanos, para impedir os bombardeiros de mergulho no céu. Era tudo o que precisavamos. Foi uma surpresa ver o convés pintado de amarelo claro, e além do amarelo claro, havia o grande sol nascente na proa. Era um vermelho intenso como um aviso. “Aqui estamos. Nós somos a marinha japonesa”. Mergulhei em direção ao Sol Nascente. Lançei a minha bomba,… Read more »

Jean Cezario

Quem discorda de quase toda a estrategia do Estado-Maior – Almirantes Yamamoto, Nagumo, etc. – eh o Almirante Kondo.

Ele estava meio certo, mas os japoneses tambem erraram muito – alem de os Americanos, infelizmente, terem tido muita sorte…

Ninjitsu

Ôpa!
Quem descobriu o Bismarck foi uma lentíssima Catalina!!!

MO

O que é ‘uma’ Catalina ?

Se for o que estou pensando que seja, tens certeza ?????

MO