Royal Navy testa novas tecnologias anti-submarino no Exercício Blue Toreador

0

BW09-0049

Em abril de 2009, a Royal Navy realizou exercícios anti-submarino (ASW) no Mar Arábico, envolvendo o submarino nuclear de ataque HMS Talent (foto acima), da classe “Trafalgar”, as fragatas Type 23 HMS Somerset e HMS Portland, e o navio de assalto anfíbio HMS Ocean. O destróier americano USS Mitscher também participou.

Os exercícios serviram basicamente para avaliar a capacidade dos novos sonares das fragatas Type 23 e dos helicópteros Merlin, com seus sonares Thales FLASH.

Os novos sonares towed array Thales 2087 e de casco 2050 das fragatas, o 2076 do HMS Talent e o sonar FLASH de mergulho (que equipa os helicópteros Merlin), puderam ser testados uns contra os outros.

O sonar rebocado 2087 de baixa frequência, que equipa as Type 23, é descrito pela Royal Navy como “impressionante”. As fragatas combinaram suas varreduras de sonar ativo com os Merlins, que operaram a partir do HMS Ocean. Os helicópteros pairavam sobre as áreas de busca mergulhando seu sonar FLASH para localizar o HMS Talent.

O submarino nuclear, por sua vez, pode testar suas habilidades de atacar os navios e treinar táticas evasivas, contra múltiplas ameaças. O HMS Talent conseguiu “sombrear” uma Type 23 e fazer o registro detalhado de suas máquinas e ruído do casco, simulando uma operação de inteligência. Em foto mais abaixo, o destróier americano USS Mitscher na perifoto feita pelo HMS Talent.

merlin_sets_off_from_hms_ocean

BW09-0045

perifoto_from_hms_talent_of_uss_mitscher

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Parthenon

É com essa, já deu para ver que eles vão usar as T-23 até se desmancharem, alguem tem noticias em relação as T-22 (Block III), se estaram atualizando tambem ou algo assim? poís são excelentes navios, mesmo a MB, vindo à adquirir meios novos (Freemms, KDX II e/ou outros), não perderia a oportunidade de comprar as T-22 III, e agora muito menos as T-23 (atualizadas). E a modernização das nossa T-22 anda ou não anda, qual será a 1ª a encostar? sou apaixonado pelas T-22, tenho um rancor forte com os miseraveis que mandaram para a reserva a DODS, vão… Read more »

Jonas Rafael

E o submarino fatura de novo! Goleira aberta é só tocar e sair pro abraço…

Bronco

Claro que antes de fazer uma afirmação definitiva é preciso saber o contexto em que a última foto foi tirada.

Mas imagino que tenha sido num contexto de simulação de combate. E se foi realmente, o Arleigh Burke teria ido pro saco.

Rodrigo

Urge a necessidade de termos uma boa frota de Subs. Com o aumento da competição entre países e o crescimento do Brasil precisamos de uma marinha forte que nego o uso do Atlantico Sul. Precisamos de um exército maior e mais bem equipado, como mísseis táticos e estratégicos além de uma família de carros de combate. Uma força aérea dotada de capacidade de se projetar com força sobre um cenário. Mas nada disso pode se sustentar sem uma indústria forte a auto-suficiente. Temos que parar de vender matéria-prima e passar a vender produtos acabados. Vender aço para china ao invês… Read more »

marujo

Os inglésicos, como diria o Ostra, também não querem desfazer de suas Type 22 BIII tão cedo. Eles estão em dificuldade para construir novos escoltas, porque os PA Queen Elizabeth são muito caros. Reduziram os 12 T-45 previstos originalmente para oito, mas ao que tudo indica ficarão com apenas seis.

muscimol

“Pois sei que o Brasil é o país que tem como vocação a de liderar o planeta como nação mais poderosa. ”

……..geeeeeeeeeeeeee….deve estar escrito nas estrelas…..incrivel o nivel de humildade do pessoal (alguns) do Brasil

Rodrigo

muscimol,

Se você pensa pequeno e acha que nossa país não tem condições de ser uma super-potência é uma pena.

Isso denota falta de visão na capacidade de nosso país e falta de patriotismo. Sei que temos muitos problemas, mas o caminho para o topo é feito de problemas.

E não se trata de humildade, isso é patriotismo. Se os brasileiros não acreditarem no seu país quem irá?

E se eu quero alguma coisa eu quero o melhor! O resto é reto.

Marcelo Ostra

Liderar planeta, caramba, ja ensou isso em Marte Ataca

Marciense) “Teraqueano” , leve-me ao “seo” Lider
(teraqueano) afirmativo
(Marciense) Vc que é o lider dos teraquenos
(Lider terraquano) Quale a treta cumpanhero

menos né . menos nao conseguimos nem iderar os bolivienses nas dvidida …

Mod MO

antes que perguntem = marciensde careta verdinho cm cara de cavera do planeta Marte

PC

kkkkkkkkkk…. de tão perto, só faltou o comandante do sub abrir a janela e acenar para o comandante da AB.
Isso mostra mais uma vez, o poder dessa arma.
Sds

Marcelo Ostra

Isso mesmo Marujo

Até onde se é sabido os inglesicos não pretendem se desfazer de suas 22 B III, segundo consta por eles é mis facil desativar uma 23 que as 22 B III

Abs
Mod MO

Roberto Carvalho

Parthenon,

Outro dia o LM informou que a modernização das nossas T22 começava no final de junho, início de julho e que a primeira a passar pela modernização seria a Rademaker (F49), O período de modernização da primeira unidade deve durar entre 12 e 15 meses (Segundo o Sr LM)

Jonas Rafael

Acho que perdi essa. Alguém pode me listar o que está incluso no pacote dessa modernização?

AJS

Caro Rodrigo
O colega muscimol, não demonstra falta de patriotismo em relação ao Brasil, o mesmo é lusitano.
Abraços.