NT ‘Gastão Motta’ reabastece BPC ‘Mistral’

13

vinheta-destaqueNas fotos, a “Faina de Transferência de Óleo no Mar” (TOM), na qual o Navio Tanque (NT) Gastão Motta, da Marinha do Brasil, transfere óleo combustível para o navio de projeção e comando (BPC – Batiment de Projection et de commandement) Mistral, da Marine Nationale. (O Mistral é irmão do Tonnerre, visitado pelo Poder Naval em 2007).

Essa faina de Reabastecimento no Mar é essencial para o desenvolvimento da Operação de Resgate aos desaparecidos do voo AF 447 como um todo, sem a qual os navios não poderiam garantir sua permanência longe de suas bases ou portos reabastecedores. (Clicar nas imagens para ampliar).

nt-gastao-motta-e-bpc-mistral-2

nt-gastao-motta-e-bpc-mistral-3

nt-gastao-motta-e-bpc-mistral-4

nt-gastao-motta-e-bpc-mistral-5

nt-gastao-motta-e-bpc-mistral-1

FOTOS: Centro de Comunicação Social da Marinha

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maumal

Respondendo a primeira pergunta. O “NT Almirante Gastão Motta” tem 135m, e capacidade de transportar 7 milhões de litros de combustível, portanto não é um anvio pequeno. O Navio Anfíbio Mistral é que realmente é muito grande. Devemos nos orgulhar de possuirmos um Navio Como o Gastão Motta e marinheiros como os Brasileiros, que são capazes de se adaptar a qq situação devido principalmente a situações adversas que são obrigados a infrentar no seu di-a-dia. Dentre o seleto grupo de marinhas no mundo que são capazes de fazer um reabastecimento no mar adaptando-se à qq eventualidade, está a Marinha Brasileira… Read more »

farragut

Excelente evento!
Talvez fosse válida uma inserção da faina em alguma das coletivas de Recife. Um clipe no Jornal Nacional faria muito bem.

Sopa

Noooosa um desses pro Brasil ia bem não !!melhor uns 4!!!!

Rsrsrs sonho !!!

Sds.

Corsario 01

Não, não tem!!!

Mas o novo NApLog terá. Porém, só o teremos se a Marinha do Brasil RECEBER DINHEIRO DO GOVERNO FEDERAL.

Alô Governo!!! Vamos acordar?????

Enquanto o governo ficar jogando para a platéia, nada acontecerá.

É IMPERATIVO para que nossa Marinha cumpra suas funções sem sobressaltos, que o novo NT ou NApLog, seja logo encomendado e sua construção iniciada, sob o risco de vermos o NT Marajó se arrastando por muitos anos ainda.

Baschera

Lindas fotos.
Mas está na hora de ternos um novo navio-tanque.
Pergunta aos marinheiros… o Gatão Motta tem casco duplo ??

Sds.

Corsario 01

Nós estamos rápidos no gatilho, hein!

Pensei que eu ia colocar antes e colocamos juntos. rsrsrsrsrsrs

Valeu!!!!

Ricardo

Bom, ou o (NT) Gastão Motta é pequeno ou o Mistral que é muito grande 🙂

Sempre achei que um navio tanque fosse pelo menos do tamanho de um petroleiro medio, mas aqui não é o caso não é ?

Ulisses Nascimento

Esse navio veio sem helicópteros?Ou eles estão dentro do navio?

WAGNER DIAS CASTRO

Concordo com o Farragut. a propósito, ontem, no Jornal do SBT 1ª edição, fizeram uma matéria com o Nae São Paulo, com o título “maior navio de guerra brasileiro se prepara para retornar”, por conta das recentes operações de resgate do vôo 447 pela MB o âncora do telejornal disse que o público passou a se interessar mais pelas belonaves e aeronaves da FAB e MB. Só resta ao governo também se interessar de fato, não só retoricamente. Qto à retórica, é bom lembrar mais uma de muitas “platitudes” de nosso presidente ao afiançar o resgate de todos os 200… Read more »

Angelo Nicolaci

Realmente precisamos ja começar a planejar a aquisição de um NApLog, entre tantos outros meios que se fazem necessarios.
Agora esse LHD francês o Mistral é bem interessante, e deveriamos ter pelo menos umas 3 dessas belonaves.

Hoje vou comentar pouco pq estou gripado, e a cabeça esta explodindo, mas nem por isso deixo de ler os blogs, até mais companheiros

Jacubao

Realmente, três desses tava de ótimo tamanho para uma marinha de defesa, apesar do gigantesco mar territorial, e somaria ainda uns NDD/NDCC novos, mais uns dois navios tanque de grande porte como o ultilizado pela USN que não me lembro o nome agora, uns 2 PA, e os vários tipos de escoltas. Isso certamente nos daria uma posição de respeito pele comunidade internacional, quem saba uma vaga no conselho de segurança da ONU e um verdadeiro poder dissuasório.
Só resta a sociedade/governo enchergar isso e largar um pouco o osso.

Um abraço do Jacuba.

[…] Marinha e o Comando da Aeronáutica informam que, nesta quarta-feira, dia 17, foram recolhidos pelo Navio-Anfíbio Mistral, da Marinha francesa, despojos avistados na área de buscas. Destroços e bagagens também estão […]

Ruy Gambaro

Realmente a classe mistral é muito interessante. Bem que poderíamos adquirir algum para a nossa marinha. eu não sou especialista no assunto mas viajei na batatinha imaginado tucanos à bordo. Seria possível?