Navio-escola ‘Brasil’ (U 27) faz XXIII viagem de instrução de guardas-marinha

23

shipphotobrasilu27

Cerimônia de despedida será realizada nesta sexta-feira, na Base Almirante Castro e Silva (RJ). Viagem – com tripulação de 410 militares – compreenderá 21 portos de diversos países e abrangerá os continentes americano, europeu e africano

b064-bras

O Navio Escola BRASIL (U 27) partirá da cidade do Rio de Janeiro para a realização de sua Vigésima Terceira Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (XXIII VIGM). A Cerimônia de Despedida foi realizada hoje (20/06/09), na Base Almirante Castro e Silva, na cidade do Rio de Janeiro e contou com a presença de autoridades civis e militares.

A viagem, que compreenderá 21 portos de diversos países e abrangerá os continentes americano, europeu e africano, tem como missão instruir e adestrar os Guardas-Marinha (GM), a fim de contribuir para a formação profissional e cultural dos futuros oficiais e para o estreitamento de laços de amizade com nações amigas.

O NE Brasil foi construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, a partir de projeto desenvolvido pela Diretoria de Engenharia Naval, utilizando o projeto do casco das Fragatas Classe “NITERÓI”. Sua construção foi iniciada em setembro de 1981, sendo lançado ao mar em 23 de setembro de 1983 e incorporado à Marinha em 21 de agosto de 1986, ocasião em que foi transferido à Esquadra. O índice médio de nacionalização atingido ao final da construção foi de 60%.

O Brasil é dotado de modernos equipamentos, a maioria dos quais oriundos de projetos e desenvolvimentos autóctones, realizados tanto pela Marinha do Brasil quanto por empresas nacionais, destacando-se: o Sistema de Simulação Tática e Treinamento (SSTT), importante recurso utilizado na disciplina de Operações Navais para o aprendizado dos GM e cuja versão II, atualizada, está sendo empregada nesta viagem; o Terminal Tático Inteligente (TTI) e o Sistema de Controle de Avarias (SISCAV), totalmente construídos no País.

Sob o comando do Capitão-de-Mar-e-Guerra FERNANDO ANTONIO ARAÚJO DE FIGUEIREDO, a tripulação deste ano é composta por 410 militares, sendo 32 Oficiais, 219 Praças e 159 Guardas-Marinha, contando também com a presença de servidores civis e de militares das Forças Armadas nacional e estrangeiras, destacando-se um Aspirante-a-Oficial do Exército Brasileiro, um Aspirante-a-Oficial da Força Aérea Brasileira, dois integrantes da Marinha Mercante Nacional e congêneres de Marinhas Amigas (Alemanha, Angola, Canadá, Chile, Espanha, França, nglaterra, etc).

A viagem

rota

Rio Grande do Sul (BRASIL), Buenos Aires (ARGENTINA), Montevideo (URUGUAI), Valparaiso (CHILE), Callao (PERU), Guayaquil (EQUADOR), Cartagena (COLÔMBIA), Purto Cortes (HONDURAS), Miami (EUA), Baltimore (EUA), Cork (IRLANDA), Rouen (FRANÇA), Hamburgo (ALEMANHA), Oslo (NORUEGA), Londres (INGLATERRA), Lisboa (PORTUGAL), Barcelona (ESPANHA), Civitavecchia (ITÁLIA), Pireus (GRÉCIA), Istambul (TURQUIA), Casablanca (MARROCOS) e Recife (BRASIL).

O principal propósito da viagem é complementar, com ênfase na experiência prática, os conhecimentos teóricos adquiridos na Escola Naval, onde os GM habilitaram-se nos Corpos da Armada, de Fuzileiros Navais e de Intendência, proporcionando-lhes, ainda, a oportunidade de enriquecimento cultural através do contato com diferentes povos e nações. Considerado o último ciclo na formação do futuro oficial da Marinha, a VIGM inclui tarefas como: ministrar aulas eminentemente práticas de Navegação, Meteorologia, Marinharia, Operações Navais, Controle de Avarias, Administração Naval e Liderança, entre outras, o que permite aos GM aplicar os conceitos recebidos no período acadêmico sobre a peculiaridade da navegação e conduta em águas nacionais e em mares distantes.

Ao término da Viagem de Instrução, os GM serão nomeados Segundos-Tenentes e movimentados para as Organizações Militares da Marinha onde os pertencentes ao Corpo da Armada embarcarão nos navios da Esquadra ou sediados nos Distritos Navais, os Oficiais Fuzileiros Navais serão designados para os diversos Batalhões do Corpo de Fuzileiros Navais e os Oficiais Intendentes poderão servir a bordo como também em Organizações da Marinha em terra.

guarda-marinha

FONTE: Marinha do Brasil / FOTO: NE Brasil – Manuel Hernández Lafuente

NGB – Navios de Guerra Brasileiros – NE Brasil ( U 27) http://www.naval.com.br/NGB/B/B064/B064.htm

NOTA DO BLOG: Desejamos aos oficiais, guardas-marinhas, praças e demais integrantes da XXIII VIGM um mar de tranquilidade durante essa instrução. Um especial abraço aos amigos GM Thálisson Viana, GM Afonso Carvalho e GM Raphael Sarzêdas.

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mônica

PELO AMOR DE DEUS!!!ABORTEM ESTA VIAGEM!!ESTOU SABENDO QUE JÁ TEM VÁRIOS RAPAZES CONTAMINADOS…NÃO É POSSÍVEL QUE NENHUMA PROVIDENCIA SEJA TOMADA…QUANTOS MAIS TEM QUE VIR A ÓBITO PARA SE FAZER ALGO!!???
TEMOS QUE ORAR SIM…MAS TB TEMOS QUE AGIR!!!!

Mônica

PEDIMOS PRONUNCIAMENTO E PROVIDENCIAS CABÍVEIS AO Sr.MINISTRO DA MARINHA BRASILEIRA!!!AGUARDAMOS ANSIOSAMENTE …

AMIGO

PARA ALINE FERREIRA PINTO, DEIXO OS MEUS SENTIMENTOS, QUE DEUS ILUMINE TODA A SUA FAMILIA, PARA QUE NUNCA FALTE O PAO DE CADA DIA E A LUZ DO SENHOR EM SUAS VIDAS. SEI QUE É DIFICIL DIZER UMA PALAVRA DE CONSOLO NESTE MONENTO, POR ISSO, PEÇO A DEUS QUE TOME A DIREÇAO DE SUAS VIDAS. OBS. MEU EMAIL È GENERICO

luciana

Deixo aqui,uma palavra de força aos familiares desta vítima,e minha indignação com a Marinha pela falta de responsabilidade ao realizar esta viagem numa época crítica e ainda para um país q está enfrentando problemas de saúde , colocando em risco a vida das pessoas q fazem paret dessa viagem.

ALINE PINTO FERREIRA

Boa noite à todos! Sou irmã do Alexander, cabo que faleceu a bordo do navio escola. É com imensa dor que agradeço a todos pelo carinho prestado à nossa família. Gostaria sim que a causa da morte do meu querido e único irmão fosse esclarecida! Nós estamos orando ao Senhor pela tripulação que segue em viagem. Pedimos a Deus que guarde a vida de cada um de vocês pois esta viagem é muito importante para todos e mais que merecida! Meu amado irmão só falava dessa viagem e enquanto isso os nossos corações se enchiam de alegria em ouvi-lo falar… Read more »

claudia

Deseijo uma ótima viagem a todos .
Gostaria saber algum contacto de Barboza (José Luiz Barboza) ou algúm “da turma” ja que infelizmente perdí o contato.
Muita sorte
AbraÇos Claudia Dorta – Teneriffe- Ilhas Canarias

maria@ig.com.br

DEUS está sempre presente!!!!

Aproveitem muito a VIAGEM , voces são merecedores, inteligentes, determinandos, enfim, bom CURSO.

DEUS ABENÇOE A TODOS!!!!!

gonçalves pinto

sou da familia do cabo pinto, preciso de mas noticia sobre a mote do mesmo em tam pouco tempo dentro do navio escola brasil,a familia preciza de mas noticia porque aparentemente ouve negligencia da marinha por falta de medicamento dentro do navio e da mesma forma que ocorreu a morte do cabo pinto pode acontecer com qualquer um outro da tripulação.

sandrafcfb@ig.com.br

Por favor, pelo amor de DEUS, há necessidade de uso de mascáras no navio, ter os medicamentos adequados para utilizar nas 1ª 48 horas.
Marinha do Brasil veja a sua responsabilidade.
Nós cidadãos precisamos de respostas ….

Katia

Estamos aguardando mais notícias, porém não há nenhuma informação precisa. O que está acontecendo quanto ao curso da viagem e o cuidado dos nossos queridos? Continuaremos orando por toda a tripulação do NE Brasil.

robson

que legal saber que tem muita gente torcendo pela nossa viagem. Que DEUS a todos abencoe.

robinho

Th[alisson

excelente mat[eria e obrigado pela lembran’a, desculpem pelo teclado argentino mal configurado

[…] pública. O navio vem da cidade do Rio de Janeiro, de onde parte neste sábado, 20, para fazer sua 23ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM), que abrangerá 21 portos de diversos países e os continentes americano, europeu e […]

Joao Gonçalves

Grande viagem! É o sonho de todo o aluno da Escola Naval. E mais uma vez, o “Brasil” vem a Lisboa onde é recebido sempre com tanto carinho. Só tenho um comentário que gostaria fosse encarado construtivamente: – porque não começar a pensar em aportar com mais frequência nos países da CPLP. Eles precisam da vossa presença e, creio, que seria importante para a marinha brasileira fortalecer os laços e lançar amarras de união com as marinhas da CPLP. Presente, o interesse estratégico do Brasil no Atlântico Sul. Também uma exclamação: quatrocentos e dez tripulantes no “Brasil”! Parece muita gente,… Read more »

[…] Navio-escola ‘Brasil’ (U 27) faz XXIII viagem de instrução de guardas-marinha […]

Aline Alves Cordeiro

Uma boa viagem a todos, bom curso, aproveitem essa oportunidade ímpar na vida de vocês, muita saúde, paz e um mar de alegrias e vitórias para todos a bordo e em especial ao meu amigo Paulo Victor Ribeiro Lima. Capricha na comida da galera, aí, viu, amigo? rsrs… quem puder, dê um forte abraço nele que eu mandei. E outro para todos vocês!! Estarei rezando por todos!

Aline Alves Cordeiro.

Elizabeth Hidalgo

Me chamo Elizabeth Hidalgo e sou prima do Eduardo Gomes que esta a bordo desta viagem. No dia 22 de Agosto tive a oportunidade de poder visita-lo em Miami, FL ja que moro aqui nos EUA a 10 anos. fiquei muito feliz de saber que todos estao bem e que o navio sigue o seu rumo sem complicacoes. Felicidades a todos os alunos. Que Deus os abencoe sempre.

C:\Users\Owner\Pictures\Miami, FL August 2009\P8220160.JPG

Elizabeth Hidalgo, LaGrange, Georgia, Estados Unidos

sargento Camilo

Sargento Camilo.o senhor nao me comherci sou uma amiga. de Marcus Aurelius ele nos disse que o navio irria fazer uma viagem a hamburgo e me pediu para entra encontato com o senhor quando o navio chegacer a hamburgo esse e o nosso telefone meu e de meu esposo Fernando 004940353214 pois ser o senhor quizer entra encontato com nos o senhor poder liga nesse numero e de minha casa e nos avizar achegada estaremos no porto em hamburgo esperando DESEJO UMA BOA VIAGEM PARA O SENHOR E SUA TRIPULACAO ATE BREVE…. MARISA….

Simone

Fiquei muito chocada com a morte do Cabo Alexander,vejam bem o que era um sonho um momento feliz,virou um pesadelo,por isso depois do acontecido fiquei pensando será que tudo vale a pena !!!!pra que tanto sofrimento?Mas o que me consola é que terei por quem esperar e data para retornar.E essa família já pensaram no dia o que eles irão sentir?A saudade é muito grande!!!!!!!!!!!

Rosana

Gostaria de saber se o cabo Alexander por acaso aparece na foto acima??? Fiquei com medo, pois em 2014, meu filho irá fazer essa viagem. De que enfermidade o cabo morreu??? Obrigada, e felicidades a todos!

Ten. Carl-Fredrik

Gostaria de saber quand o navio-escola Brasil irá visitar o porto de Stockholm, Sweden.

ana

gostaria de saber se mulheres mercantes também tem a oportunidade de embarcarem no navio escola Brasil para a viagem de ouro. obrigada!

Natalia e Carol

Oi!! boa tarde!!
Somos filha do SG Mariano, ele esta nessa viagem e gostariamos de dizer q/ estamos c/ muitas saudadesss…mas como disse o padre Marcelo saudade sim, tristreza não, que Deus proteja a todos q/ estão embarcados no NE.
papai volta logo…. te amamos.