nrp-tridente-23_04_09

Fotos em alta resolução enviadas pela TKMS (ThyssenKrupp Marine Systems) e pelo GSC (German Submarine Consortium). No alto, o NRP Tridente em 23.04.09 e embaixo, o NRP Arpão, no dia do batismo. Clique nas imagens para ampliar.

nrparpao-1

0903-launching-arpao

Tags: , , , , ,

Jornalista especializado em temas militares, editor-chefe da revista Forças de Defesa e da trilogia de sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres. É também fotógrafo, designer gráfico e piloto virtual nas horas vagas. Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/alexandregalante

10 Responses to “Fotos inéditas dos U209PN de Portugal” Subscribe

  1. muscimol 24 de junho de 2009 at 9:33 #

    parece uma beleza …pena serem so dois.
    Tenho uma pergunta para os especialistas em subs:

    a forma arredondada dos submarinos nao e um impedimento stealth destes?…
    sera que nao se porderia produzir submarinos com linhas mais stealth do tipo encontradas nos novos navios do tipo FREMM ou futuro DDG-1000

  2. muscimol 24 de junho de 2009 at 9:37 #

    um porta avioes nao e um meio de defesa mas sim de ataque :)

    se o Brasil que defender-se bem entao que compre uma centena de avioes de geracao 5. …um uns quantos KDX-III.
    Um porta avioes desses grandes so serve para meter medo aos vizinhos!

  3. Galante 24 de junho de 2009 at 10:04 #

    Muscimol, os submarinos são a arma stealth por excelência, na verdade são as únicas armas verdadeiramente furtivas, pois o radar não funciona debaixo d’água e os sonares são muito afetados pelas condições de mar e atmosféricas.

    Para escapar à detecção dos sonares passivos, os submarinos usam o formato arredondado, que é mais eficiente hidrodinamicamente e produz menos ruído de deslocamento.
    Para escapar dos sonares ativos, os submarinos podem usar revestimento anecóico, que absorve parte da energia dos pings.

  4. muscimol 24 de junho de 2009 at 10:08 #

    ok…obrigado ….

  5. ARCANJO 25 de junho de 2009 at 15:08 #

    TAÍ! PORTUGAL FAZENDO OPÇÕES INTELIGENTES COMO A MAIORIA E DIFERENTE DE UMA PEQUENA MINORIA QUE SE ACHA DONA DA VERDADE …

  6. ARCANJO 11 de julho de 2009 at 19:02 #

    PORTUGAL ESTÁ DE PARABÉNS!

    Fez uma licitação de tecnica e preço.
    Cotejou o SCORPENE e o 214 em versão específica.
    O SCORPENE levou uma surra de 9 a ZERO.
    Resultado, a Marinha portuguesa está se equipando com o que há de mais moderno em termos de submarinos gastando apenas uma fração do preço que vamos enterrar nos malsinados SCORPENES.
    Nem poderia ser diferente pois não se admite SCOPENES nas marinhas da OTAN.
    A Marinha portuguesa e todas as marinhas modernas aprestadas e com inimigos potenciais reais não entram nessa onde deplorável que estamos entrando.
    A pátria mãe está nos dando uma grande lição.
    Enquanto Portugal raciocina e planeja com objetividade, o Brasil fica tergiversando tentando justificar o absolutamente injustificável, ou seja, comprar SCORPENES e o que é pior, com brutal sobrepreço.
    É triste o que ouvimos como “justificativas”, pois menosprezam a inteligência e o nível de informação dos leitores do blog.
    O “negócio” (?) parece feito, uma empreiteira está ganhando de presente um estaleiro pago com nosso dinheiro, mas vamos ver o que acontece no futuro …. não é possível !!!

  7. Luiz Carlos 5 de abril de 2010 at 12:04 #

    Acho que a tal “fonte” mencionada está por fora…..com relação a segundo uma “fonte”, o reator nuclear que a Marinha do Brasil está desenvolvendo em São Paulo não cabe no “Barracuda” e será necessário projetar um casco com boca ainda maior……
    Pergunto os meios oficiais do CTM/SP foram consultados ou não pelo Blog Naval ?

Trackbacks/Pingbacks

  1. Turquia encomenda 6 submarinos U-214 - 3 de julho de 2009

    […] país a adotar o U-214 com a propulsão AIP para sua Marinha (depois da Grécia, Coreia do Sul e Portugal), aumentando para 36 o total de submarinos que utilizam o sistema de células de combustível (Fuel […]

  2. A opinião de um oficial português sobre a opção da MB pelo Scorpène - 2 de setembro de 2009

    […] Fotos inéditas dos U209PN de Portugal […]

  3. NRP ‘Tridente’, U-209PN | Poder Naval - Marinha de Guerra, Tecnologia Militar Naval e Marinha Mercante - 19 de julho de 2010

    […] Fotos inéditas dos U209PN de Portugal […]

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

‘Au revoir’, Normandie: Egito quer FREMM, e quer pra já

FREMM - foto via Marinha Francesa

Segundo jornal francês, fragata já construída para a França e atualmente em provas de mar poderia ser adaptada para entrega […]

‘Embarque’ no NAe São Paulo e nos detalhes de sua modernização

NAe São Paulo - foto 4  Nunão 2011 - Poder Naval - Forças de Defesa

Os textos abaixo, gentilmente compartilhados por Luiz Monteiro, trazem muitas informações detalhadas sobre contrato relativo a consultoria, assessoramento e capacitação […]

DCNS vai assessorar a Marinha do Brasil na modernização do porta-aviões ‘São Paulo’

NAe São Paulo A12

Segundo o Diário Oficial da União, a DCNS irá participar da reforma do NAe São Paulo (A-12). Abaixo, o extrato […]

Reforma de R$ 1 bi em porta-aviões da Marinha pode torná-lo mais lento

NAe-São-Paulo-A12-3

TERESA PEROSA A Marinha reforma o porta-aviões São Paulo. Ao custo de pelo menos R$ 1 bilhão, pretende substituir as […]

Fase de testes avança no Prosub

Odebrecht - Prosub, fase de testes - 1

Seção de Qualificação é transportada para Prédio Principal do Estaleiro de Construção Rio de Janeiro, 25 de novembro de 2014 […]