brasil-rc

vinheta-clipping-navalNa próxima terça-feira, 23, chega a Rio Grande o navio-escola “Brasil”, da Marinha brasileira. A embarcação deve atracar às 9h30min no cais do Porto Novo, onde permanecerá até às 9h do dia 25. Na tarde do dia 24, das 14h às 17h, estará aberto à visitação pública. O navio vem da cidade do Rio de Janeiro, de onde parte neste sábado, 20, para fazer sua 23ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM), que abrangerá 21 portos de diversos países e os continentes americano, europeu e africano.

De acordo com a Marinha, a viagem visa a contribuir para o estreitamento dos laços de amizade com outras nações, além de promover instrução aos Guardas-Marinha (GM), que representam os futuros oficiais da Marinha do Brasil oriundos da Escola Naval. A embarcação foi construída pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, a partir de projeto desenvolvido pela Diretoria de Engenharia Naval, a qual se constitui em um órgão componente da Marinha do Brasil, utilizando o projeto do casco das fragatas classe “Niterói”.

O navio-escola começou a ser construído em setembro de 1981 e foi lançado ao mar em 23 de setembro de 1983. A incorporação à Marinha ocorreu em 21 de agosto de 1986, ocasião em que foi transferido à Esquadra. O índice médio de nacionalização atingido ao final da construção foi de 60%. É dotado de modernos equipamentos, sendo a maioria oriundos de projetos e desenvolvimentos autóctones, realizados tanto pela Marinha do Brasil quanto por empresas nacionais.

A embarcação está sob o comando do capitão-de-mar-e-guerra Fernando Antônio Araújo de Figueiredo. Sua tripulação é composta, este ano, de 410 militares – 32 oficiais, 219 praças e 159 guardas-marinha, contando ainda a participação de servidores civis e de militares das Forças Armadas nacionais e estrangeiras. Entre estes, estão um aspirante-a-oficial do Exército Brasileiro, um aspirante-a-oficial da Força Aérea Brasileira, dois integrantes da Marinha Mercante Nacional e congêneres de Marinhas Amigas (Alemanha, Angola, Canadá, Chile e Namíbia).

Propósito

O principal propósito da viagem é complementar, com ênfase na experiência prática, os conhecimentos teóricos adquiridos na Escola Naval, onde os Guardas-Marinha habilitaram-se nos Corpos da Armada, de Fuzileiros Navais e de Intendência. E também proporcionar-lhes a oportunidade de enriquecimento cultural através do contato com diferentes povos e nações. Considerado o último ciclo na formação do futuro oficial da Marinha, a Viagem de Instrução inclui tarefas como ministrar aulas eminentemente práticas de Navegação, Meteorologia, Marinharia, Operações Navais, Controle de Avarias, Administração Naval e Liderança. Essas tarefas permitem aos Guardas-Marinha aplicar os conceitos recebidos no período acadêmico sobre a peculiaridade da navegação e conduta em águas nacionais e em mares distantes.

Concluída a viagem, eles serão nomeados segundos-tenentes e movimentados para as Organizações Militares (OMs) da Marinha. Nas OMs, os que pertencem ao Corpo da Armada embarcarão em navios sediados nos Distritos Navais; os Oficiais Fuzileiros Navais serão designados para os diversos Batalhões do Corpo de Fuzileiros Navais e os Oficiais Intendentes poderão servir a bordo como também em OMs em terra.

FONTE: Jornal Agora

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
catraca

Que esta viagem se traduza em profissionalismo e força de carater entre os futuros Oficiais da Nossa Marinha.
Lembrando que esta turma já vem sob o Tratado Franco Brasileiro, não percam isto de vista.