Aviação Naval Argentina – 50 anos do primeiro ‘catrapo’

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snj-5c-1

A aquisição do porta-aviões ARA “Independencia” em 1958 mudou definitivamente o rumo da Armada Argentina. A partir de dezembro daquele ano (dois anos antes do término da reforma do Minas Gerais) a ‘Aviación Naval’ pôde delinear um rumo que alteraria definitivamente a guerra aeronaval do Atlântico Sul.

No dia 3 de juho de 1959 o Independencia zarpou para o golfo Nuevo, com o propósito de realizar o primeiro “catrapo” da América do Sul. Cinco dias depois, pilotando um NASNJ-5C (uma versão naval do famoso T-6 Texan) matrícula 2-A-301, o capitão-de-corveta Justiniano Martínez Achával deixou a estação naval de Puerto Madryn.

Após sobrevoar as unidades navais e estabelecer comunicação com a equipe do convés de voo, Achával pousou a bordo do Indenpendencia abrindo um novo capítulo da Aviação Naval Argentina.

ara_independencia-1963

FONTE: Gaceta Marinera / FOTOS: Armada Argentina

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Ronaldo de souza Gonçalves

os Argtentinos são muito orgulhosos,pois não aceitar o Minas gerais por 2 milhoes foi uma lastima pelo que eu sei ele estava operacional.Bem feito agora só aqui decadas eles poderão ter um porta avioes , talvez uma compra de oportunidade e enquanto isto sua experiencia e seu pessoal estarão reformados e isto fara com que eles ate desistam deles.

FD

Deu vontade de derrubar o Pucurá não, com um estelingue (peteca)???

sardao

É uma pena ver a situação das Forças Armadas Argentinas nos dias de hoje. Ao contrário de alguns, talvez por ser sulista e termos contatos com argentinos e uruguaios, desenvolvemos este espírito “gaúcho”. Compartilhamos tradições como o mate, a bombacha e o churrasco. Oxalá melhores dias cheguem para os “hermanos”. Obs.: Durante a semana passada pudemos asistir aos vôos da Operação Prata, aqui na BASM, inclusive com vôos de Pucará. Abraços.

Celio Andrade

esse er ao 25 de mayo ?