Nota à Imprensa – Falecimento de Tenente Fuzileiro Naval

21

O Comando do 1º Distrito Naval informa que na noite do dia 02/07, durante instrução padrão do Curso Especial de Comandos Anfíbios, o Segundo-Tenente Fuzileiro Naval RICARDO GONÇALVES BROGIN apresentou mal súbito, seguido de parada respiratória, sendo prontamente socorrido e evacuado para o Hospital Municipal Paulino Werneck, onde veio a ser constatado seu óbito.

A Marinha se solidariza com a família nesse momento de dor e está prestando todo o apoio necessário. Foi aberto Inquérito Policial Militar para apurar a circunstância dos fatos.

Paulo Fernando Amorim de Campos
Capitão-de-Fragata (T)
Encarregado da Seção de Comunicação Social do 1º DN

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Souza Almeida

Comandos Anfíbios não morrem : marcam Zona de Reunião no Além!
Comandos Anfíbios / 2-1972

wallace

vlw pela vida que vc teve que deus te ponha en um bom lugar
estou fazendo curso para fuzileiro navais e tenho certeza que vou passar vc sempre vai estar com nóis um abraço de wallace o proximo fuzileiro naval

vladimir

Realmente é muito triste quando perdemos um companheiro.
Entretanto, neste momento de tristeza não devemos dar espaço aos comentários que em realidade não contribuem em nada, nem com a famíla do companheiro que partiu, e tão pouco com a nossa instituição.
Aos companheiros instrutores do Curço Especial de Comandos Anfíbios reentero o meu total e incondicional apoio, pois TODOS eles são o exemplo de dedicação e devoção na formação dos novos Comandos Anfíbios.
Senhores continuem enfrete e sempre contem com esse amigo de todas as horas e momentos.
Vladimir Cardoso.
COMANDOS ANFÍBIOS/95

Carlos

A Marinha sente muito e… Apenas isso…
Não ha fiscalização nas torturas ridiculas a que são submetidos os alunos do referido Curso.
Vamos colocar a verdade para o povo.
A familia deve investigar o suposto “mal subito” e descobrira que ha muito mais a ser revelado.

Angelo Nicolaci

Primeiramente quero render homenagens ao amigo e guerreiro que parte, Ad Sumus!!!! Prezado Carlos Os homens que se submetem a tais treinamentos conhecem bem a dureza que irão enfrentar antes de começar tais cursos, pois estes treinamentos tem de ser realmente pesados e exigir esforço dos nossos militares, pois eles estão sendo preparados para enfrentar algo muito mais pesado que exige muito mais do fisico e psicologico que é a guerra, e pra isso á o adestramento militar, pois isso amadurece o soldado e o prepara para o que ele pode vir a enfrentar, hoje não temos guerra, mas e… Read more »

Giovani

O Heróis nunca morrem.

ADSUMUS!!!!

Alexandre

O Ten Brogin era um cara na MARCA!
Comandou meu pel (Pel Petrechos) na 1ª Cia Fuz (AÇO PURO).
Trabalhamos juntos em Cardoso Moreira/RJ(dividimos ap), onde levamos auxílio àquela gente sofrida.
Ser um COMANDOS ANFÍBIOS era seu objetivo. Espero que, como na canção, lhe seja entregue a CAVEIRA DE METAL!
Ten-Brogin, vai na fé, fica na paz e que Deus o abençoe!
ADSUMUS!

Callia

Ad Sumus

skywalk

Uma pena a morte de um irmão Fuzileiro solidariedades a família
AD SUMUS

thiago

fuzileiros morrem,mas o corpo de fuzileiros é pra sempre!!!
Saudades!

tabajara oliveira da silva

oi meunome; e alexander meusonho e cervi o corpo de fuzileiros navais da marinha do brasil o que eu poso fazer praqueu posa engresa na forsa armada

Fuzileiro I/08

Pois é um Fuzileiro Naval não morre agrupa no inferno para atormentar a vida do diabo!!! Auica… Adsumus

anonimo

diga isso a familia dele???? que ele morreu antes de ir a guerra?? em treinamento?? acha que suas belas palavras de COMANF vai trazer o amigo de volta??? nao seja ridiculo, vc sabe que tem muita babacada!!!! quantos ainda vao perder as vidas porque um instrutor acordou com o pe esquerdo??? ou porque nao gostou da cara do aluno??? jamais sera aceito que pessoas morram em treinamento…
QUE DEUS O GUARDE EM BOM LUGAR AMIGO! E QUE SEUS PAIS FIQUEM COM DEUS PORQUE SO ELE ALIVIARA O FARDO QUE ELES ESTAO A CARREGAR….

bonifacio

Primeiramente minhas condolências à familia, e em seguida sabemos q para semos um simples entrgador de pizzas temos vários riscos no cotidiano, quando se tratando de um homem operacional, nem se fala, ser comanf realmente não é para qualquer um, sabemos também que kindas palavras não resultaram em muito sucesso na dor da perda,mas saibam de uma coisa , não conheci o estimado tenente, mas pelo q observei nos comentário é q se tratava de um guerreiro, que almejava essa caveira, então saibam q ele se foi fazendo o q muitos não têm coragem de arriscar, então deduzo q ele… Read more »

bonifacio

ADSMUS!!!!!!!! NAV AL TURMA3/2000 CIAB DF

zacarov

ninguém foi chamar o militar em casa para realizar o referido curso. ele sabia de tais riscos e foi voluntário.

ÑSeZangue

Zacarov meu caro. Se qualquer força armada fosse “sair em missão de recrutar homens, partindo de casa em casa… meu caro… Não haveria guerreiros nas tais Forças” Saiba que 75% dos” Voluntários” se submetem a tal martírio, por amor a pátria, por ser Guerreiro, por vibrar 24Horas sem parar. Sou Mulher e entendo muito de militarismo (principalmente CFN), pois convivi anos de minha vida ao lado de um Guerreiro, Fuzileiro Naval, apaixonado pela farda, Herói que comigo compartilhava seus momentos de amor e dor… Era João Carlos ”Zunguangue”, meu irmão, amor de minha existência, meu referencial, um presente de Deus… Read more »

Fernando do Sax

Que Deus perdoe seus pecados irmão…seu lugar já está à direita do Pai…
Sobre o treinamento dos Comando Anfíbios,só tenho à dizer que certas coisas que acontecem são necessárias o melhor desenpenho do militar,li em um comentário acima que existia torturas durante o curso,pergunto se não houver um treinemeto pesado(tortura) como o militar vai reagir em uma situação real?concerteza se não houver a chamada “tortura” o militar sairá correndo na primeira situação de perigo.Lembrem da guerra das Malvinas!

cotta

gostaria de encontrar um fuzileiro chamado João Carlos de Oliveira morava em Vila Isabel… algum de vcs conhece ele deve ter 50 anos de idade?!

cotta

Ah sou filha de uma amiga dele!!!

lucas adonis

Obrigado a todo pelo apoio dado na epoca ,hj acordei triste e com saudades do meu irmao e vejo tudo isso depois de anos e satisfatorio ver como ele era importante e foi importante tanto na nossa familia como na marinha que DEUS abençoe todos vcs e familia