Corveta NRP ‘João Roby’ atracando em Angra do Heroísmo

3

Cumprindo a última etapa do exercício FOCA 091, um exercício conjunto entre a marinha e o exército portugueses, que a levou até à ilha das Flores, a corveta N.R.P. “João Roby”, entrou no Sábado, dia 11 de Julho, na baía de Angra do Heroísmo, para atracar no cais do porto das pipas. A manobra de entrada na mítica baía, faz-se inserida num cenário fantástico, entre o Monte Brasil e a sua gigantesca fortaleza de S. João Baptista (construida durante o domínio filipino e denominada de S. Filipe) e a moldura da arquitectura barroca da cidade património da humanidade.

O N.R.P. “João Roby” (F487 – o segundo da série de quatro navios da classe “BAPTISTA DE ANDRADE” ) foi construído pelos estaleiros da Factoria de Cartagena (Espanha), sob planos de concepção inteiramente portugueses que apresentam uma importante evolução da classe “João Coutinho” no que respeita a armas e equipamentos. Foi concebido para o desempenho de missões de escolta oceânica, dispondo de armamento antisubmarino, de superfície e antiaéreo, bem como de equipamento de detecção submarina, superfície, aérea e de controlo de tiro. Lançado à água em 6 de Outubro de 1973 foi entregue à Armada Portuguesa em 18 de Março de 1975.

Em 1976, esteve prevista a sua modernização com misseís Exocet. Posteriormente, enquanto se falava na aquisição de fragatas classe “Amazon”, fizeram-se planos para vender os quatro navios à Colômbia, negócio que nunca se veio a confirmar. Hoje restam três navios. A “Oliveira e Carmo” (F489), foi desarmada em 2003.

No princípio do século XXI o navio sofreu uma remodelação, na qual lhe foi retirado o armamento (TLT Mk.32) e sensores (Diodon) anti-submarino e os radares de busca aérea (Plessey) e direcção de tiro (Vega), adequando-o essencialmente para o desempenho de missões de Vigilância e Salvaguarda da Vida Humana no Mar, permitindo assim uma significativa redução de pessoal.

Características

Deslocamento 1400t
Comprimento 84,59m
Boca 10,3m
Calado 3,58m
Pontal 6,20m
Velocidade Máxima 22nós
Propulsão
2 Motores OEW Pielstick 12 Pc2.2 V 400 Diesel 12.000hp
Armamento e sensores
1 peça de 100mm Creusot-Loire Mod.68
2 peças de 40mm Bofors 40mm 40/L70
1 radar de aviso de superfície KH5000 Nucleus
1 radar de navegação Racal Decca RM 316P
Guarnição
Guarnição 70
Força de desembarque 34


Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
CorsarioDF

Pelo que entendi, ela foi completamente “desarmada” dos sensores para a guerra moderna.
Ela presta o mesmo serviço que nossas Corvetas Imperial Marinheiro.

Sds.

Oliveira Pereira

As corvetas genericamente ( classe “João Coutinho” e classe “Baptista de Andrade”), ainda são os navios de menor gasto da Armada, se tivermos em consideração PREÇO/MISSÃO.
Eu embarquei nas duas classes de corveta, e foram dos melhores anos que passei, muitas missões, tanto nacionais como pelo mundo.
N.R.P.”João Roby” foi onde estive embarcado mais tempo, um “grande” navio.

Oliveira Pereira

Daniel

A data de lançamento à água está correcta? De onde foi tirada essa informação? Seria importante saber…

Obrigado