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Maior navio de guerra do Hemisfério Sul retoma este mês suas operações navais

POR ÉLCIO BRAGA, RIO DE JANEIRO

vinheta-clipping-navalRio – Um gigante de ferro em contagem regressiva para retornar ao mar. Quatro anos após o acidente que matou três militares e deixou sete feridos, o porta-aviões São Paulo, maior embarcação da esquadra brasileira, vai voltar a navegar em operações de inspeção e adestramento pelo litoral de Santos e Vitória. A previsão é que, até o fim do mês, o navio saia do Arsenal da Marinha, no Centro do Rio, para testar todos os sistemas e equipamentos e treinar os pilotos dos esquadrões de helicópteros e de caça Skyhawk. Militares a bordo do porta-aviões ainda não sabem qual será a primeira missão oficial. Mas, se passar no teste naval, o São Paulo estará pronto em 2010 para proteger recursos ainda não explorados da Amazônia Azul, a fronteira brasileira no mar, e resguardar as reservas de petróleo, principalmente as do pré-sal.

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Desde 2005, o São Paulo está parado para a sua primeira grande reforma às vésperas dos seus 50 anos. Neste período, foram gastos R$ 80 milhões para manter e modernizar máquinas e equipamentos. Ganhou novos sistemas de radares capazes de detectar o inimigo a 380 km de distância e três lançadores de mísseis. A catapulta, que impulsiona as aeronaves, foi revisada. Tubulações de combustível, água e até a de vapor na padaria, onde houve o vazamento de gases superaquecidos, foram substituídas. A embarcação também recebeu novos equipamentos de segurança para o CAV, grupamento de resgate e combate a incêndios e alagamentos — os bombeiros do navio. “É item prioritário para garantir a sobrevivência de todos nós”, diz o comandante do São Paulo, o capitão de mar e guerra, Rodolfo Frederico Dibo. Para ele, o navio aeródromo assegura a defesa nacional. “O mundo inteiro vê que o Brasil opera um porta-aviões. Ele impõe respeito aos países vizinhos.”

Apenas nove países possuem porta-aviões, quase uma cidade com autonomia para permanecer até 30 dias em alto mar. Corredores que parecem não ter fim levam a 1.850 cômodos. Os 1.400 militares a bordo contam com UTI, salas de cirurgias e enfermaria com 21 leitos, consultório odontológico, capela, academia de ginástica, sala de jogos, quatro cozinhas, padaria, açougue e refeitórios onde são servidas diariamente 6 mil refeições, com café, almoço, jantar, além do rancho noturno.

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Quinta-feira, o almoço foi feijão, risoto de frango, salada e doce de abóbora com coco. Responsável pelo cardápio, o imediato e capitão de fragata Sérgio Chaves Júnior tem que fazer milagres para garantir cinco refeições/dia ao custo total de R$ 3,50 para cada um dos 1.400 tripulantes. Número que sobe para 2 mil pessoas quando vai ao mar, com o reforço de pilotos e mecânicos de aeronave. O maior navio de guerra abaixo da linha do Equador espera continuar em tempos de paz.

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Piloto nem usa toda a pista de 160 metros

A façanha é digna dos grandes ases: pousar um caça Skyhawk em pista de apenas 160 metros, 10 vezes menor do que a de um aeroporto. Mesmo assim, só se usam 100 metros. “Quando olho de cima, só vejo água. Não há uma referência e tenho de checar os instrumentos”, diz um dos nossos Top Guns, o capitão de fragata José Vicente de Alvarenga Filho, 40 anos, chefe do Departamento de Aviação do São Paulo.

É nesse trecho mínimo que o piloto mostra perícia e arrojo. O jato tem de tocar o chão na medida exata para que o gancho em sua cauda engate no cabo de aço que cruza a pista. A velocidade cai de 220 km/h a zero quase instantaneamente. Se não houver o engate, o piloto ainda pode usar os 60 metros restantes de pista para arremeter.

Em 25 anos de Marinha, Alvarenga ostenta 80 pousos no porta-aviões e 1.500 horas de voo. “Não posso entrar muito veloz na pista porque o avião pode cortar o cabo de aço como uma faca corta um barbante. Se for muito lento, posso pegar o cabo com as rodas no ar e jogar a aeronave contra o navio”, observa.

Para quem fica no convoo — a área de pouso e decolagem —, os riscos são de assustar. Ele é considerado o lugar mais perigoso para se trabalhar no mundo. O treinamento é rigoroso e as normas de segurança, seguidas à risca. “Não é difícil. É perigoso. Temos que treinar muito. Mas depois entra no sangue”, brinca o piloto.

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Detalhes do São Paulo:

PODER DE FOGO
Capaz de transportar de uma só vez 39 aeronaves: 17 helicópteros e 22 caças.

DESLOCAMENTO
É o peso da embarcação: 34 mil toneladas (a plena carga).

VELOCIDADE
Máxima de 30 nós (54 km/h), alta para navios de seu porte. Tem autonomia para navegar sem reabastecer por um mês.

CONDOMÍNIO
Se fosse um condomínio, teria 20 blocos de 15 andares e 1.850 cômodos. Para inspecionar todos os compartimentos do navio são necessários 10 dias.

PASSADO

Comprado da França por US$ 12 milhões (R$ 24 milhões), em 2000, para substituir o Minas Gerais. Construído entre 1957 e 1960, combateu na Guerra do Golfo.

FONTE: O Dia Online / Clique aqui para a ver matéria completa com vídeo.

NOTA DO BLOG: A matéria do jornal O Dia está de parabéns, pois sendo uma publicação popular, torna o assunto bem mais conhecido. Aos puristas, há que se relevar as imprecisões e as simplificações, portanto.

Um dado interessante na matéria é o total gasto na reforma do navio: algo em torno de US$ 40 milhões, o que é pouco se considerarmos a relação custo/benefício.

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Mauricio R.

“…e achei muito interessante pois não conhecia essas variante do jaguar…”

Sepcat Jaguar M, perdeu p/ o Super Etendart.

Mauricio R.

“E a aeronave AEW, cadê? falaram tanto em P-16 Tracker turbinado e equipado com Erieye sueco, e nada?”

Afasta de mim esse cálice, cruz credo, Ave Maria 3 vezes!!!

Os P-16 foram desativados, faz tempo, que fiquem assim!!!

Erieye no P-16, é ruim hein…

Vc já viu como as asas dobram???

A MB que faça tal qual a RN e os espanhóis, recupere algumas células de Sea King americanas ou inglesas e instale a versão atual do radar Searchwater, que tá de bom tamanho.

Ou compra a versão AEW do Merlin.

Alexandre Marlon

Engraçado que é muito mais fácil achar críticas, a respeito dos meios das forças armadas do que da política irresponsável e temerária adotada pelo governo brasileiro, desde o final do governo militar.

E agora esta END(que pelo que tenho lido não só neste blog mas em outros sites que abordem assuntos referentes à área de defesa) parece estar fazendo mais barulho do que tendo efeitos práticos de aperfeiçoamento e manutenção do setor de defesa.

Noel

“Neste período, foram gastos R$ 80 milhões para manter e modernizar máquinas e equipamentos.”

Superficialmente falando, esse valor é até baixo, muito baixo, tendo em vista do que precisa ser gasto com a aquisição, a modernização ou a reforma de outros meios aeronavais; e se compararmos só com os gastos do Congresso com passagens aéreas, é uma “merreca”.
Será que é isso mesmo R$ 80 milhões???
Sds

2demaio

Acredito que os lançadores são Simbad e os misseis são Mistral.

Marcelo Ostra

Olhem o nivel de “ixperteza” que alguns possuem “Sapiencia Navalis” não eh privilegio do belogue Este comentario foi retirado da materia do jornal “O Dia” sobre o NAe (a matéria citada) na seção comentários Ve soh ate onde vai as besteiras e detalhe o careta ESTA AFIRMANDO,não supondo … ABRE ASPAS Apenas uma retificaçäo. O Velho minas Gerais era um cargueiro INGLÊS que foi adaptasdo na segunda guerra mundial para Navio Aeródromo ou Porta-Aviöes. Foi construido em 1938 como cargueiro e em 1942 transformado em PORTA-AVIÖES com O NOME de VENGANCE. Comprado por JUSCELINO KUBITCHECK no ferro velho da RAINHA,… Read more »

Alexandre Marlon

O problema de depender das armas dos outros significa que se também e automaticamente se depende do humor do fornecedor. A seguir o que está o endereço para acessar o embargo parcial que Inglaterra impôs à Israel:http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/07/090713_israelgbarmasgf.shtml

Melhor do que o retorno do Opalão será que ele siga sem interrupções de funcionamento, daqui para a frente e que o setor de defesa passe a ser levado a sério no país.

JP

@Marcos T. : o SP pode operar o Rafale versão F1… inclusive esta aerovane foi testada e certificada para operar no navio quando ele pertencia a França.

Marcos

Finalmente!!! Agora o São Paulo vai…..
Tomara q não haja nenhuma surpresa…

Marcos T.

Alguem sabe se ele poderia operar de alguma forma, uma versão naval do rafale? (não custa sonhar um pouco)

gaspar

o Opalao poderia operar ate os SH, Rafale, Mig, … eh so trocar a catapulta, soh isso…

PC

Dalton, “os franceses nao trocaram 2 PA velhos por um PA nuclear” Vc tem toda a razão. Eu apenas quis usar linguagem figurativa sem ter sido fiel à realidade em meu comentário – (eu) deveria te-lo feita em tom de (justo)orgulho pelo tenente que estava me guiando na visita ao PA em (acho)2004. Se não me engano, a expressão que ele usou foi “ficaram impressionados” pois o PA estava com melhor aparência do que quando estava em serviço com eles. Em relação a velocidade máxima, havia na Praça das Máquinas um poster da proa do PA com a legenda “29,5”.… Read more »

marujo

Jacubão: nem precisa ser dois Aster 30 e três Goalkeeper para ficar o cão. Basta dois Aster 15 e três Bofors 57 ou SAK-3 40 Trinity, para dar no couro.

gaspar

referente a alimentacao, a MB possui algum tipo de fazenda nos moldes da fazenda do EB para a producao de seu proprio alimento ????

radar que faz cobertura de 360 Km, excelente noticia…

Wilson Johann,
creio que se tivermos que esperar dois anos pelos avioes, acho que o “opalao preto” sera utilizado para treinar os pilotos das Marinhas amigas com o intuito que a nossa tripulacao se mantenha em atividade, ter uma doutrina… e qnd os Skyhawk chegarem…

Caon

XAVANTE em 13 Jul, 2009 às 12:38
Clésio Luiz em 13 Jul, 2009 às 12:30

Acho que os sistemas que foram instalados foram os lançadores Simbad/Mistral que eram do Minas Gerais
Abraços

Jacubão

Só falta agora instalar dois ASTER 30 (um em cada bordo), mais três GOALKEEPER (um na popa e um em cada bordo) e quatro lançadores CHAFF para o véio OPALÃO ficar o “CÃO CHUPANDO MANGA”.

Clésio Luiz

A matéria comenta a instalação de mísseis de defesa. Alguém sabe como estão os sistemas defensivos do SP agora?

XAVANTE

Estou c/ uma dúvida a reportagem disse q foi instalado 3 sistemas de mísseis alguem sabe quais foram?

Wilson Johann

Agora é só esperar pelo grupamento aéreo, mas parece que os “novos” Skyhawk A-4 vão demorar um pouco na fila da reforma na Embraer. Se a coisa andar no rítmo do F-5M, vamos ter que esperar mais de dois anos para tê-los de volta ao convés do São Paulo.
Mesmo assim é uma excelente notícia, até para elevar o moral da “turma”.

Abraços!

CADU

Galera Bom Dia
Amanhã vou dar um pulo no AMRJ para ver se consigo ver o “BICHÃO” de perto e fazer umas fotos. Pô “OPALÃO” é sacanagem, poderia ser uma “CARAVAN” ou uma “VERANEIO” ambas da Chevrolet, rsrsrs, pois são condizentes com o tamanho do mesmo, mais nos temos mania de não valorizar o que é nosso, rsrsrs, se conseguir mando as fotos para o Galante postar aqui.
Mares tranqüilos A-12.
Saudações a todos.

Marcelo Ostra

Obrigado Radar !

Poxa passou um Harpers Ferry debaixo dos nossos narizes e ninguem viu …

O pessaol cdo RJ dormindo no ponto eim …

Abs
Mod MO

Corsario 01

Tenho uma tonelada de fotos do Oak Hill comigo. Quando sair a materia da Unitas ele estará lá.
Muito lindo por sinal.
Uma pena que não passei na praia ontem, senão teria pego ele. se ele está no porto, fica dificil para eu fazer fotos dele agora.

Queria que fosse outro. hehehehehe

PC

Até que enfim (no bom sentido).
Precisamos desse navio no mar.
Precisamos também dos A4 operando.
Sds

PC

Aliás, com a reforma que foi feita, vamos matar os franceses de inveja pois trocaram dois CVs “velhos” por um CVN novo que já teve problemas.
Digo que vamos matá-los de inveja pois antes da reforma, eles já haviam ficado impressionados com o alto nível de manutenção praticada (estava em melhor estado do que quando veio para cá).
Não é qualquer um que consegue esse tipo de coisa.
Sds

Marcelo Ostra

menos Padilha, menos, nao eh bom menosprezar ninguem, nem nos mesmos, nem terceiros … (em poder naval)

E ae meu, ja descobriu quem eh o Anfibio estrangeiro que esta ai no Rio ???

Abs
Mod MO

Virtualxi

Gigante dos mares ….

Menos. Menos.

Corsario 01

MO eu apenas coloquei o que eu vi e ouvi. hehehehehehe

Nunca menosprezaria os chilenos, até porque eles mandam muito bem nos exercícios. Mas isso não muda o fato de serem meio arrogantes.

Quanto ao navio americano no Rio, vou ver se ele ainda esta lá. Se estiver eu clico ele.

Já passei ao Galnate que está tendo uma mega operação anfíbia aqui no Rio com várias marinhas. Ele vai por no Forças terrestres.

Marcelo Tadeu

Virtualxi,

Quando eles falam em gigante dos mares é porque , no momento, é o maior navio em operação no hemisfério sul. Será que vc sabia disso?

Corsario 01

Uma bola dentro do O Dia!

Aleluia!!!

Callia

Muito boa a matéria!

Assim a população toma conhecimento dos meios da Marinha

Bravo Zulu!

Alexandre Galante

Também gostei muito, recomendo a vídeo-reportagem na matéria original:

http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2009/7/o_gigante_dos_mares_voltou_apos_quatro_anos_parado_23232.html

Jacubão

Dá-lhe SÃO PAULO, finalmente o OPALÃO vai empurrar água. Uma grande satisfação para Brasil e deixaremos (mais uma vez) os hermanos argentinos vermelhos de inveja, hehehehehehe.

CorsarioDF

Ótima matéria, e que bom que o “velho” São Paulo retornou aos mares, ainda mais capaz!!!

Sd.

muscimol

Quantos avioes poe no ar por unidade de tempo?

Igo

Excelente notícia.

Corsario 01

Jacuba, desta vez queremos matar de raiva são os chilenos que se acham a “US Navy” da America latina. rsrsrsrsrs

Los Hermanos estão hibernando neste momento! KKKKKKKKK

Você não tem noção do que OS CHILENOS estão se achando com as compras de usados que fizeram.

Nos fóruns de lingua espanhola eles sequer aceitam ser a segunda esquadra da AL.

Mas deixemos eles pra lá!

O que importa é ver o SP voando baixo!!!!

32 nós aqui vamos nós?

Celio Andrade

Galante caso confirme ou tenho resposta favor mandar no meu email: subcelioandrade@bol.com.br

Celio Andrade

GALANTE,
Alguma confirmação da visita ao SP?

Roberto Caiafa

Caros colegas. Feliz estou pela volta do velho gaulês, agora tricolor. Mas temos de ser realistas. O timming está desencontrado. O Nae volta a operar, porém sem aeronaves, já que os AF-1 serão modernizados (12 unidades). Sobrará alguma célula para ser disponibilizada para voar e treinar/qualificar/manter o pessoal de convés e de voo? Mesmo que sem modernização? Os eixos dos hélices do Nae foram retificados? As camisas dos eixos foram trocadas? E os hélices, receberam novo revestimento e balanceamento? Simbad/Mistral é pouco, quase nada, defesa terminal. Precisamos de algo como lançadores conteiráveis de Aspide 2000, e seus sistemas diretores de… Read more »

XAVANTE

GALANTE, vi um video no you tube sobre um sepecat jaguar naval fazendo pousos e decolagens no PA CLEMENCEU,e achei muito interessante pois não conhecia essas variante do jaguar,fica a sugestão de uma matéria p o blog OK!!!!!!

F-15

Por que custou somente US$12 milhoes ? Esse preço não é baixo de mais não? um caça vale mais o.o Ele tava tão ruim assim quando foi comprado?

Daniel Camilo

FOTÓGRAFOS E CINEGRAFISTAS DE PLANTÃO
DIA 27 TEM PASSEIO DE OPALÃO
E PARA A RIMA FICAR BEM BACANA
ELE SÓ VAI ATÉ COPACABANA

ADSUMUS!!!

Tiago Jeronimo

Muito bom ver ele de volta ao mar, mas falando em termos de missão qual o verdadeiro valor estratégico do São Paulo? O que ele poderia oferecer em caso de conflito com digamos o Chile que os colegas citaram? Pra mim no atual estado de seus vetores aréos ele não passa de um alvo gigante. Estou errado? Se estiver por favor corrijam-me.

PC

Alguém sabe a capacidade máxima das catapultas do SP?
Sds

LM

Prezado PC,

As catapultas do NAe São Paulo pode lançar aeronaves de até 20 toneladas.

Sds

LM

Ostra,

rsrsrsrs!!!!!!!

Cinquini

BZ a tripulação do São Paulo!!!!!
E pensar que ainda não conheço pessoalmente essa embarcação 🙁

ivomar

Quero parabenizar este Blog pelas informações que são prestada a sociedade brasileira no que refere a nossa gloriosa Marinha de Guerra.

Gostaria de saber se já há um estudo para a troca deste Nae tendo em vista que 2020 é o limite de vida dele.

Celio Andrade

Galante,
Alguma confirmação da visita ao A-12 no Rio?

Bronco

Só uma questão que os colegas estão esquecendo: O problema em lançar aeronaves de maior porte num NAe não tem a ver apenas com a capacidade das catapultas, mas também da capacidade e do tamanho dos elevadores. Não tenho as dimensões dos elevadores do São Paulo aqui em mãos, mas eu sei que apenas um deles consegue elevar aeronaves do porte do Rafale do hangar para o convôo, e mesmo assim sub-armados. É um problema que a MB vai ter que equacionar. Ou, quem sabe, acabe saindo uma versão naval do Gripen NG para vermos com as cores da FAB… Read more »