v34a1

Em 2007 comecei a modelar a corveta Barroso em 3D, ao mesmo tempo em que aprendia a usar o software 3ds Max. Minha ideia era fazer o modelo para um artigo da Barroso e depois usá-lo para fazer estudos com diferentes configurações.

A Emgepron “emprestou” uma imagem do meu modelo 3D da Barroso que usei num post do Blog Naval e passou a usá-la em seu site e em anúncios publicitários, sem dar os devidos créditos. Fui lá na empresa discutir o problema. A Emgepron colocou meus créditos durante um tempo na imagem, mas depois retirou novamente.

A Emgepron entrou em contato comigo posteriormente solicitando meu modelo 3D original. Pedi R$1.500,00 pelo arquivo .MAX, juntamente com o modelo 3D do Super Lynx. Mas acharam caro demais.

Um oficial da Barroso entrou em contato também, antes da incorporação do navio, pedindo um orçamento para uma animação da Barroso, operando com helicóptero e disparando seus canhões e mísseis. Fiz um preço camarada, de mercado, mas não obtive resposta.

Meu modelo 3D da Barroso agora está parado, até que eu tenha tempo e ânimo para terminá-lo. (Clique nas imagens para ampliar).

v34b

barrosolynx1280px

v34c

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
SERGIOCIN

O exemplo vem de cima.
Se usaram uma cópia pirata p/ apresentar “Os filhos de Francisco” ou coisa parecida, ao Presidente, não é nenhuma surpresa o q fizeram. Pior, para uma empresa de “Engenharia e Projetos”, não ter condições de desenvolver algo por si mesma e com qualidade, fica em nosso imaginário, como seria tratar com os fins a q se destina. Lamentavél!

Jaime Constante

Caro Galante, essas coisas acontecem mesmo no Brasil, o importante seria vc processar a pessoa jurídica que desrespeitou os trâmites legais para publicação de imagem.
Agora me ficou aqui uma curiosidade: se vc fez um modelo 3D, deve ter plantas da Corveta Barroso. Seria possível vc me fornecer uma cópia dessas plantas? Eu gostaria de estudá-las para avaliar a confecção de um modelo em escala.
Seu modelo 3D ficou bem profissional, parabens pela arte.
Jaime

Roberto CR

Alexandre Galante em 18 Jul, 2009 às 13:50

Pau neles Galante.
Principalmente para saberem que o Alexandre Galante tem de ser respeitado bem antes do jornalista Galante. E pelos comentários, acessoria é o que não vai faltar.

Abraços

Roberto CR

Nautilus em 18 Jul, 2009 às 21:34

A página não está disponível no endereço que você mostrou. Aliás, olha o que aparece na tela do Firefox:

http://www.emgepron.mar.mil.br usa um certificado de segurança inválido.

O certificado não é considerado confiável porque o certificado do expedidor é desconhecido.

(Código do erro: sec_error_unknown_issuer)

Brincadeira!?!?!?!

KURITA

Por falar em Barroso , já entrou na ativa já? pois a previsão era junho ou julho

tomas

Direito autoral aqui no Brasil é assim mesmo!
Não se respeita nada.
Pior é ver que uma empresa ligada à marinha está fazendo uso indevido de uma imagem. Será que são piratas?
Galante, vai para pau que vc ganha…pode até demorar mas você ganha!
Já passei por isso.
Parabens pela sua ilustração.
Neste trabalho que programa foi usado, CAD, Light Wave, Strata…?

tomas

Ops…desculpe, a resposta sobre o programa já está no texto!

COMANDANTE MELK

Senhor Galante,

rss, impossivel não rir com a situação e com os comentarios…rss, pelo jeito se você for montar um escritorio de projetos já tem sócio e até advogado para o mesmo…rss, realmente ficou muito bom o seu trabalho em 3D.

latino

realmente o seu modelo esta no site deles ,,falta de respeito poderiam ter pago o q vc pediu ,,valor abaixo

CADU

Ângelo, Boa Tarde, estive no AMRJ na 5ª feira passada, para tirar umas fotos do A-12 e buscar informações mais precisas sobre a reforma que ele passou, ele estava fora da doca, mandei até as fotos para o Galante, não me deixaram ver de perto, pois existia uma visita que iria ser confirmada, “se não me engano no seu nome”, e que não foi dada a data para tal, por isso os caras fizeram jogo duro, soube que só com autorização do Almirante do 1º distrito, poderia fazer a visita, esta informação me foi dada pela Tenente Viviane ( Assessora… Read more »

Angelo Nicolaci

Galante, você cobrou um preço muito a baixo do mercado, sei porque tentei fazer a animação 3D dos meus conceitos de carros de combate, pois ainda tenho de faze-los e enviar a IVEMA, e por meu orçamento estar tão comprometido com meu divorcio não pude investir e estou partindo para o aprendizado do 3D Max, o que não é nada fácil. Espero que a MB pague pelos seus direitos, pois caso contrario eu aconselho que você leve o caso a justiça, pois é uma vergonha nossa MB não pagar um custo tão simbólico quanto o cobrado por você amigo. Parabéns… Read more »

DjBa

É engano meu ou ainda continua faltando os créditos das imagens? Quem é o autor?

Alexandre Galante

Sim, DjBa, continua faltando crédito na imagem da corveta no site da Emgepron. O modelo 3D é de minha autoria.

Farragut

e olha que deve ter rolado muito ppt com o seu modelo antes do navio ficar pronto…

Mauricio R.

Galante, belo trabalho!!!

Farragut

É Galante!
Você sabe como operam muitos indivíduos na MB. Alguém deu o pronto dessa faina p/ “chefinho” dizendo que foi na faixa na busca de mais pontinhos no conceito ou de renovar contrato (EMGEPRON).
Sugiro você guardar capturas de tela e ir “pro pau”. Talvez eles tenham que mostrar o arquivo .MAX ou equivalente que teria gerado o modelo que eles poem no site e pode tocar “onça”.

Don D

Galante, eu sou projetista de produto, sei do que falo, se for uma maquete estática com detalhamento e para uso comercial, um projeto destes não sairia por menos de 5000 reais, é só fazer o cálculo, mais ou menos 150,00 a hora técnica de projetista, e imagino que vc com experiência não levou menos de 30 horas pra executar esta maquete. Se incluir animação, pode por uns 50% dependendo da complexidade. Se eles acham que podem fazer melhor e mais barato, deixa eles se virarem, que ridículo, um valor desses pra eles é mixaria, vergonhosa a atitude, se vc resolver… Read more »

edilson

Salve Galante, vai ver eles vão esperar mais uns 14 anos assim como fizeram com a barroso de verdade…grande abraço e parabéns pelo seu trabalho infelizmente a nossa cultura peca por não saber dar valor ao que tem valor e sim ao que os outros dizem que tem valor…
eita brasil il il il ilil…
um adendo, bucarest estava o bixo…

Alexandre Galante

Angelo, não quero pagamento nenhum, só quero meu crédito na imagem usado no site da Emgepron. Quando fui até a Emgepron fui tratado como bandido, só depois quando souberam o que eu era (jornalista) é que deram uma amaciada. Mas o motivo deste meu post foi mostrar como estas coisas ainda são tratadas no Brasil. Uma empresa do quilate da Emgepron não poderia ter esse tipo de comportamento. Não é profissional e não é respeitoso para com o artista digital. Em 2008 fiz um curso de 3D em São Paulo, de um ano, para me aperfeiçoar. Valor total do curso:… Read more »

Angelo Nicolaci

Galante, qual versão do 3D Max vc me recomenda pra fazer meus conceitos?
Por falar nisso você não postou meus desenhos…rsrsrs Vou refazer os desenhos pois tem mais de 10 anos e foram feitos a mão livre sem muita preocupação estetica, e te reenvio.
Abraços

OBS: a visita ao A-12 vai ter que esperar ele retornar das manobras, pois eu estive comversando com o oficial de relações públicas do A-12, e ele só me deu tal possibilidade após o retorno dele. O pior é que não tem previsão

Angelo Nicolaci

Esta certo Galante, eles deveriam ao menos dar o credito do trabalho a você, nada mais justo, e mesmo assim acho que deveriam lhe dar sim um pagamento mesmo que simbólico ou qualquer tipo de compensação , mesmo que fosse uma exclusiva na primeira saida do A-12 ou um acompanhamento numa patrulha de nossos subs ou algo do tipo, claro que além de creditar as imagens a você, que investiu seu tempo e cedeu as imagens sem cobrar, esperando apenas o reconhecimento pelo seu trabalho. Galante vou ver com meus contatos através de meu padrinho que é almirante se ele… Read more »

Alexandre Galante

Angelo, qualquer versão serve. Eu usei a 7, quando fiz o curso em SP usei a 8.
Quanto à visita ao A12, é melhor a gente agendar via CCSM.

molleri

Galante: se vc criar uma ONG (por exemplo – Amigos da Barroso) e encaminhar um projeto para ser incluído no PAC, talvez em 2020 vc receba um “empenho” a ser incluído no orçamento de 2022, he, he.

Angelo Nicolaci

molleri

Se a gente criar uma ONG, ai que o dinheiro entra rapido e como entra…rsrsrs, pra disperdiçar Brasilia é fera. POis não conheço uma unica ONG que tenha um orçamento condizente com a atividade e quando há atividade

claudio alfonso

Galante,
Teu trabalho é de uma excelente qualidade e me solidarizo com o “roubo” do qual vc esta sendo vítima. Espero que estas pessoas ponham a mão na consciência e vejam que esta tratando com um profissional e não com um moleque!

Túlio F

Particularmente não daria de bonzinho com os caras, ainda mais com o tratamento que te deram Aelxandre, botava no pau sem pestanejar. Mil e quinhentos pra uma empresa do porte da Engeprom é valor simbólico. Botava no pau sim, não pelo valor, mas pela atitude deles.

Abs

Mauro Lima

Acho que valeria uma pequena “justa” judicial.. se você tem as telas deles com o seu modelo, registre-o, e leve-os para um tribunal… Me parece que do jeito que a coisa andou não estão vendo você como um profissional cobrando pelo seu trabalho (mesmo que só os créditos)… uma conversa na frente de um juiz os faria olhar para você como devem! Passei por algo parecido na Marinha, no início dos anos 90, quando fotografei soberbamente (para a época), o lançamento de um torpedo pela fragata União… todo mundo adorou, um oficial até disse que eu poderia participar de concursos… Read more »

Don D

Mauro e Galante,
conta mais dessa história de espionagem que eu não sei, fiquei curioso agora.
Abraços…

Fernando

Galante Como trabalho na área judicial (advogado), não custaria nada a ti, fazer uma carta formal requerendo que se coloque os devidos créditos ao autor do trabalho, ou que se compre a imagem ou a retire do site. Faça isto por carta registrada e com aviso de recebimento. Não te tomarás mais de 30 minutos do seu tempo, e lhe garanto que esta pendência se resolverá. Caso continue na mesma situação, caso queira, esta carta lhe servirá como prova inconteste em uma futura pendenga judicial. Na minha opinião, é muita sacanagem por parte da empresa utilizar gratuitamente seu labor, que… Read more »

zarata

eu não acredito que não tenha esse projeto rsrsrs

Djba

Galante, Antes de mais nada gostaria de parabenizar não só pelo excelente site mais também pelo excelente modelo 3D. Mais como bom pintor, ou melhor, designe gráfico, acho que você deveria colocar seu nome inserido no próprio modelo 3D antes de distribuir ou mesmo colocar no site. Pois, fica mais fácil do ponto de vista legal exigir o que lhe é de direito. Mas enfim, isto não justifica voc6e não receber os devidos créditos. Vi na tv sky num programa que a nova classe de submarinos americanos foi toda desenhada e projetada em computadores usando um soft que é utlizado… Read more »

Djba

Obs: Acho que é pedir demais. Rsrsrsrs.

Sds

Samuel

Galante!! Tu manda bem pra caramba! Ficou 10! Pena que o profissional no Brasil seja tão desrespeitado. Entra na Justiça e arranca o rabo deles. Eles merecem, só somos respeitados quando tocamos no bolso deles.
Abraço.

Sindbad

Fico pensando na qualidade de uma empresa de engenharia naval que não é capaz de fazer um modelo de animação 3-D, a qual utiliza SEM AUTORIZAÇÃO um trabalho de um cidadão.
Tenho grande receio de embarcar nas embarcações por ela projetadas.
O Pão-Durismo e a Cara-de-Pau ainda prevalecem nesta Nação que teimosamente chamamos de Brasil. Poderia ser Brazil (como antigamente se escrevia) e assim os seus direitos serem respeitados.
Grande trabalho, Galante!!!!

Nautilus

Galante, em primeiro lugar, meus parabéns pelo trabalho em 3-D, que está excelente!
Sobre a lamentável atitude da Emgepron, parece que eles trocaram o seu modelo 3-D por outro. Ao menos parece outro, pois a nova versão parece tosca perto da sua.
Confira:
https://www.emgepron.mar.mil.br/barroso_desenho.html

Grande abraço!

CorsarioDF

É Galante, infelizmente esse é o país que nós vivemos…
Excelente trabalho.
Sds.

Cristovan

Pena q no Brasil determinados trabalhos e profissionais sejam desvalorizados.
Belo trabalho com a Barroso.

luciano

Dá pra fazer um simulador ou jogo de estratégia. =)

Walderson

Galante,

iria te dizer o mesmo que o FERNANDO disse acima. Penso que na carta vc poderia explicar que apenas solicita o seu direito de autor. E se fosse o caso, discuta na justiça o seu direito. O Estado deve ser o primeiro a respeitar as leis que cria.

Um abraço.

Norberto Pontes

1.500 REAIS E eles acharam caro? meu Deus, eles não sabem o trabalho que é modelar em 3D. que piada
é difícil…………………

Norberto Pontes

p.s. Parabéns pelo desenho, ficou muito bom.
Parabéns.

Mausher

Entrei no site da EMGEPRON (hoje – 10 jan/2010) e sua gravura, pelo visto, fora retirada…

Mas há uma outra no “PDF” demonstrativo. Esta última é sua?

É preciso dizer à EMGEPRON que CARÁTER e ÉTICA (para mim a mesma coisa, apenas nomes diferentes) não pode ser certificado por nenhum ISO.

Mas penso ser querer demais.
Ao menos um pedido de desculpas eles te forneceram?

Abraços