vinheta-clipping-navalUm navio bateu contra uma balsa que estava atracada em Guarujá, no litoral de São Paulo, no início da noite desta quinta-feira. De acordo com a Dersa (empresa responsável pela travessia) e o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 19h40, mas ninguém ficou ferido.

No momento da batida, a balsa se preparava para fazer a travessia Guarujá-Santos, e havia passageiros na embarcação. A Dersa não soube informar quantas pessoas estavam no local, porém, informou que a balsa tem capacidade para 66 veículos.

Apesar do susto, nenhum veículo caiu no mar, informou a empresa. Uma pessoa teria sido socorrida por uma ambulância em decorrência do susto com o acidente, mas não se feriu, informaram os bombeiros.

Mesmo após a batida, o navio não parou e teria colidido ainda contra dois pequenos barcos no trajeto entre Guarujá e Santos. Segundo informações preliminares dos bombeiros, dois ocupantes das embarcações tiveram de nadar até a praia após as colisões –mas o dado não foi confirmado pela Capitania dos Portos.

A reportagem ainda não conseguiu contato com a Capitania dos Portos sobre o acidente.

FONTE: Folha Online / FOTO: Silvio Roberto Smera – Santos Shiplovers

MAIS INFORMAÇÕES DO PODER NAVAL: O navio é o Zhen Hua 27, de bandeira de Hong Kong. Após a colisão, o navio recuperou máquinas e prosseguiu demandando a barra. Depois de curta navegação, a cerca de uma milha adiante, perdeu novamente máquinas/leme e seguiu em direção à Praia do Goes, aonde atingiu as catraias.

Quando chegaram os rebocadores (foto), reposicionaram o navio no canal novamente, que recuperou máquinas e seguiu demandando novamente a barra, aonde fundeará, aguardando inquérito da CPSP. (Marcelo “Ostra” – Santos-SP)

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Kleber Cardozo

O problema estara no navio ou em quem coduz o navio ?

Jose Suricata

Trata-se de um velho casco de petroleiro com vinte anos, adaptado para carregar esses portaineres. O engraçado é que na viagem inaugurau, em maio, ele abalroou outro navio. Nesta segunda viagem, bateu na balsa e em dois outros barcos e como avariou os dois atracadouros principais das balsas, trará prejuízos significativos a população. Resta a pergunta: a culpa é humana, pois se as máquinas falham, é por falta de manutenção adequada ou falta de controle da tripulação. Neste caso, quem estava no comando: o comandante chinês ou um dos nossos milionários práticos de barra ?

Renan Raul

E essa bomba ainda vai passar aqui em Itajaí… se não deixar cair os portaineres, já está bom.

Vinicius Modolo

De novo o Zhen Hua 27!!!

Esse navio pode parar pq ta cagado!!!. A uns meses atrás na ventania do porto ele colidiu com outro navio abrindo um taio gigante na proa. Na boa precisa de um passe de candomblé, espirita, exorcismo e um sai capeta brabo!

Marcelo Ostra
Tarkus

Tinha que ser Chinês, o problema está no passadiço…

eriksailor

Pilotos chineses nao sabem navegar, isto é fato…o fato de o navio ter 20 ou 40 anos nao diz muito, pois o mesmo sofreu extensa reforma, claro made in china.

Ching ling Nautical officers

jose carlos

Se me recordo bem quando um Navio esta entrando no Canal de Santos ele é conduzido por um Prático no caso um Brasileiro, então esse Profissional é quem deve ser responsabilizado.

Marcelo Ostra

JC Isso seria uma analise muito simploria dos fatos, conheço bem o prático que estava manobrando o Zhen Hua 27 e ele é um excelente profissional O navio possivelmente teve uma pane de maquinas, ai meu amigo, nem Santo Expedito pilota ele com segurança até as medidas para para-lo façam efeito Este tipo de acidente não é privilégio deste ou aquele, o N/M Independente, em sua primeira VGM foi parar na Compesca, no Guarujá e os equipa,mentos (em teoria) estavam tinindo tbm, vamos aguardar a conclusão do inquerito, aonde serão apontadas as causas A dispeito da fataliddade do Zhen Hua,… Read more »