‘Roll Out’ do primeiro Boeing P-8A Poseidon da US Navy

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Esta é uma semana feliz para a Aviação Naval americana. No dia 28.07 aconteceu o roll out do primeiro F-35C.

Ontem, 30.07, a Boeing Company e a US Navy revelaram formalmente sua nova aeronave de patrulha marítima e de esclarecimento, o P-8A Poseidon, durante uma cerimônia na fábrica da Boeing em Renton, Washington.

Derivado da célula do 737-800, o P-8A é uma aeronave de guerra anti-submarino (ASW), guerra anti-superfície, inteligência,  vigilância e reconhecimento, capaz de ser empregada em grandes áreas marítimas e também no litoral.

O Poseidon vai substituir os P-3C Orion  da US Navy, oferecendo mais capacidade de carga, maior capacidade de crescimento e flexibilidade e interoperabilidade sem precedentes, através do emprego de avançados sistemas de missão, software e comunicações.

A Marinha dos EUA planeja adquirir 117 aeronaves P-8A, com entregas a partir de 2013.

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FOTO: Boeing / Jim Anderson

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Marcelo Tadeu

Virtualxi, Qual o problema com o P-3 Orion? Pelo jeito vc não conhece muito de aeronaves.

Sergio

Marcelo Tadeu! Vc foi simpático! Nao conhece nada!

Marcelo Tadeu

Seria interessante a Embraer começar a planejar uma versão ASW do E-170 ou 190 , já que a plataforma do 737 serviu, por que não? Os P-3BR deverão ser substituídos no futuro. De qualquer forma a logística do P-3 continuará por muito tempo.

sds

Mauricio R.

Pequeno off-topic:

Avição naval uruguaia inicia negociações p/ adquirir 3 e/ou 4 S-3 “Viking”!!!

“La Aviación Naval uruguaya inició gestiones para incorporar tres o cuatro aviones de patrulla marítima “Viking” dados de baja por la US Navy, actualmente almacenados en AMARC…”

(http://www.defensa.com/index.php?option=com_content&view=article&id=839:uruguay-la-aviacion-naval-tras-el-lockheed-s-3-viking&catid=55:latinoamerica&Itemid=163)

Lucas Calabrio

Prezados
Posso estar enganado, mas acredito que a EMBRAER está esperando receber transferência de tecnologia do f-x2 do tipo material composto ou carbono epoxi para aumentar a resistência e diminuir o pesso do avião e aumentar a carga interna.
sds

Lucas Calabrio

Prezado Wolfpack
compartilho a tua mesma idéia a respeito do 737
Abraço

Getulio - São Paulo

Enquanto os americanos vão de P-8 a jato, nós vamos de P-3 a última novidade em aviação, pós II Guerra.

Virtualxi

A ignorância ainda insiste em P-3 Orion. Ou acabamos com ela, ou ela acaba com o país.

Andre Luiz

Belo aviao

Netuno, Orion, Poseidon, Nimrod… os caras gostam de dar nomes de deuses para os seus avioes

O proximo será Adgir

igor v. camara

Marcelo Tadeu, disse tudo, era exatamente o que eu estava pensando.
nada contra o P3 só que um E190 seria bem melhor que ele e bem melhor que um 737 também.

konner

Estamos só ganhando tempo. Uma aeronave de patrulha marítima deve estar equipada com armamento e sensores para realizar operações anti-superfície e anti-submarina, sistema de apoio a guerra eletrônica (MAGE), ter capacidade de se deslocar rapidamente até a área de patrulha e ter grande autonomia na estação. Deve ser capaz de controlar todo cenário tático onde opera, até funcionando como PDATAr (Posto Diretor AeroTático no Ar), possuir equipamentos para fotografia militar diurna e noturna, sistemas de autodefesa e estar habilitado para realiza busca e salvamento. Deve ser multimotor para operar sobre o mar e longe da costa. A FAB adquiriu recentemente… Read more »

Wolfpack

Embora seja um admirador dos aviões da Boeing, eu acho o 737 800 uma aeronave desajeitada e enorme para cumprir esta função ASW. Definitivamente a Boeing quando projetou o 737 não pensou em sua aplicação militar. Os 707 até se deram bem como plataformas AWACS e REVO, mas os 737, tenho minhas dúvidas.

Mauricio R.

“…nada contra o P3 só que um E190 seria bem melhor que ele e bem melhor que um 737 também.” Seria melhor, somente pq é uma aeronave da Embraer??? Então estamos danados pois é outro ac, tal qual o ERJ-145, que tem limites mto apertados entre peso vazio e peso maximo de decolagem e combustível maximo transportado; repetiria os problemas do ACS. Deve-se considerar o tanto de modificações que ambas as aeronaves americanas sofreram, p/ serem adequadas á tarefa. Não é somente o porta-bombas, pode-se prescindir do mesmo até como forma de baratear os custos de desenvolvímento e eliminar uma… Read more »

Mauricio R.

“…uma versão de patrulha marítima do KC-390 pode ser um do seus possíveis substitutos com louvor.” -Será que essa aeronave custaria menos p/ adquirir e manter que continuar a prática de se reformar P-3 de 2ª mão, pois a disponibilidade destes tende a aumentar??? -Ou na presença de um concorrente do porte de um A-320 ou de algum dos modelos da Bombardier, os mesmos custos p/ o ac da Embraer ainda assim seriam atraentes??? “e o compartimento de carga pode ser usado para levar e lançar armas e sonobóias.” -Vai ser um tremendo de um espetáculo, a tripulação arrastando os… Read more »

Mauricio R.

“…mas acredito que a EMBRAER está esperando receber transferência de tecnologia…”

Ué e qual o problema em desenvolver a própria tecnologia p/ tanto???
Tira o “escorpião” do bolso e investe no próprio negócio.

“…do tipo material composto ou carbono epoxi para aumentar a resistência e diminuir o pesso do avião e aumentar a carga interna.”

A Lockheed-Martim já certificou essas tecnologias!!!

Lucas Calabrio

Eu não sei a autonomia dele mas a do P-3 gira em torno de 16 horas
hehehe

Izanor

Os aviões de grande porte de passageiros a helice são mais lntos q os a turbinas?