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No período de 18 a 31 de julho, o Esquadrão VF-1 (1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque) realizou um deslocamento operativo para a cidade do Natal, participando de vários eventos.

O Esquadrão decolou de São Pedro da Aldeia em formatura, com três aeronaves sendo, um  AF-1 (N-1011) e dois AF-1A (N-1021 e N-1022) para realizar, pela primeira vez, exercícios de tiro com bomba de aviação (Mk-81, de 250 libras de fabricação nacional) no Estande de Tiro de Maxaranguape – (Base da Força Aérea, em Natal –BANT), elevando o patamar operacional do VF-1 e conferindo o incremento do emprego operativo desse vetor pela nossa Esquadra.

Entre os dias de 28 a 30 de julho, o Esquadrão participou da realização de exercícios de interceptação, em conjunto com a FAB, denominados INTERCEPTAER. A operação foi coordenada pelo Comando de Defesa Aerospacial Brasileiro (COMDABRA) e empregou aeronaves do VF-1 e do 1º/4GAv, bem como controladores de interceptação da MB e da FAB.

No dia 29 de julho, os militares do Esquadrão VF-1 participaram de vários eventos comemorativos do 62° aniversário do 1°/4° Grupo de Aviação (Esquadrão Pacau), tais como a cerimônia militar e uma corrida rústica. O 3ºSG-AV-VN DIAS, do Esquadrão VF-1, sagrou-se campeão da corrida rústica.

Os Falcões realizaram, ainda, palestras para integrantes da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR-RN) e para escolas públicas da região, divulgando a marca “Marinha do Brasil” e as atividades realizadas pelo VF-1. Realizou-se, também, uma visitação das aeronaves AF-1/1A, pousadas na BANT, para um grupo de militares do Comando do 3ºDN.

No regresso, o elemento formado pelas aeronaves N-1011 e N-1022 alcançou o importante marco de 5.000 horas de voo para o Esquadrão, que iniciou suas atividades aéreas em 2000. Este fato relevante representa a dedicação de todos os Falcões na busca de um incremento na disponibilidade dos nossos AF-1/1A, vetor que é orgulho da nossa Aviação Naval e que distingue a MB dos países do hemisfério sul como a única capaz de operar aviões de caça a bordo de um porta-aviões.

O Falcões receberam o inestimável apoio do Com3ºDN, da BNN, do GPTFNNatal, do DNN e da BAeNSPA, bem como da BANT e do 1º/4º GAv para a realização dessas operações aéreas.

VF-1_deslocamento_Natal_2

FONTE/FOTOS: ComForAerNav

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Dell72

vendo a reportagem e as imagens até lembrei do filme Top Gum (guardando as devidas proporções), não querendo ser conformista
mas na minha opnião tudo é valido, mesmo que não haja verba suficiente.

Bagatini

Alguém sabe quantos AF-1 e Af-1A estão disponíveis?
Fala sério, que descrição, avião biposto, AF-1A, pela série mundial adotada, deveriam permanecerem com números de origem ou ao menos serem AF-1A e AF-1B.

fullcrum

Podiam ter colocado A-4 MB E TA-4 MB, ficaria bem melhor,mesmo.

Tomcat

Dell72, com todo o respeito…

“Top Gun” só se for dos pobres, né?

Tá certo que temos F-5 e A-4, mas cadê o principal?

Menos…, Menos… 😉

Fábio Mayer

O treinamento é sempre bom, independente das condições.

Mas o fato é que URGE a modernização dos falcões e a substituição dos Xavantes por vetores mais modernos e adequados.

Essa foto aí, parece algo da década de 70…

LBacelar

Será que rolou um bom e velho dogfight entre os xavantes e os falcões?

richard

Francamente, primeiro lançamento em 9 anos!!!!

É de chorar. Alguma coisa está muito errada.

Jonas Rafael

Dogfight? Será que o estado das células permite manobras em alto G ainda?

Rep

5000 horas em 10 ANOS???? Meu, não sei se é para comemorar ou chorar. Isso não devia nem ser divulgado, meio vergonhoso um esquadrão ativo demorar 10 anos para voar 5000 horas. Isso deveria ser motivo de lamentação e protesto para o governo liberar mais recursos

Baschera

Grande notícia….aliás, acho que as duas forças poderiam compartilhar um futuro avião de instrução.

Sds.

fernando

minha nossa, quando vejo esses dinossauros voando, e ainda vejo esses pobres coitados comemorando, fico pensando como podem atacar alguem com isso, seriam abatidos ate com metralhadoras cal 50..sds a todos..

Bronco1

Mais um sinal de que aproximação entre as duas forças que precisa ser elogiado. E a idéia de um vetor em comum para instrução primária/caça em ambas as forças só não é melhor do que um centro integrado de instrução primária/básica/caça como na Inglaterra. Primária/básica iguais para todos os pilotos e aí o curso segue com instrução de caçadores da FAB para todo mundo e na última fase os caçadores da FAB seguem para os esquadrões de ALX e a instrução de caçadores da MB continua em São Pedro da Aldeia com pouso em PA, interceptação, tiro, ataque ao solo…… Read more »

Giovani

São apenas três aeronaves disponiveis, segundo um militar do esquadrão VF-1, é aguardada a chegada de mais dois motores revisados de Israel.

Virtualxi

São dois pássaros… dois aviões… é o super homem e um clone…

que nada, são duas sucatas voando.

Super Hornet

Um “passarinho” me contou que um dos A-4 da MB participando dessa operação deu problema e foi dado alerta amarelo, o Xavante precisou vir escoltando o A-4 e o alerta SAR foi acionado…. sinistro!!!!!

joao vaz bandeira

Madre de dios, pelas críticas parece que esse pessoal todo, anda em carro do ano e top de linha. Gostaria de lembra-los, que qualquer sucata dessas da foto é bem mais do muitos de nós vai ganhar durante toda a vida, trabalhando honestamente.
Como existe “informante e passarinho” em alguns lugares.

Antonio

Incrível … depois de 10 ANOS eles lançaram bombas INERTES de queda livre!!! Quanto tempo vão levar para lançar bombas ativas???

J Curitiba

Impressionante!!! Chega a ser tragicômica essa noticia. Para um país que espera um submarino nuclear, da gosto ver nossa aviação naval!

Mauricio R.

“…uma comunalidade entre os vetores de combate empregados…”

Tem que se considerar que o ambiente naval requer uma certa diferenciação neste aspecto.

brazilwolfpack

Falcoes??? Mais parecem galinhas de quintal com essas velharias de museu ai. Que Deus ajude ao Brasil se algum dia precisarem deles para defesa.

airacobra

ad astra per aspera!!!

nao é o lema do VF-1 mas cabe como uma luva para os que despejam tantas criticas

a proposito, o jargão é do HS-1

esperemos a modernização dos a-4 na embraer e a conclusão do FX-2 que veremos novas aquisições para a força aeronaval, somente aguardando a definição do vencedor para padronizar a frota, ex: FAB-rafale F-3, MB-rafale F-1M, FAB-F/A-18E/F, MB-F/A-18A/B

abraços a todos

PONTE PRETA

devemos ter orgulho pelas pessoas que trabalham duro mesmo sem ter as minimas condições, agora esses avioes são uma vergonha, sucata no ar.

ex-milico

pois é, tudo seria muito lindo se não custasse horas de trabalhos escravos dos militares, ou melhor, praças, do esquadrão que para colocar sucatas no ar precisam quebrar a cabeça horas e horas para tentar adivinhar as panes desses museus.
das 23 aeronaves compradas a 10 anos, 3 voam muito mal, e mesmo assim temos que sentir orgulho disso??? tá de sacanagem

Marcelo Tadeu

Fábio,

Os Xavantes do 1º/4º serão substituídos por um Esquadrão de F-5M com a modernização dos F-5 jordanianos.

Muito legal esta integração FAB/MB, até para padronizar doutrinas e num futuro próximo realizar juntas o treinamento primário.

Fábio Mayer

Marcelo,

É uma boa mas, assim, não sobrarão F-5 para o esquadrão amazônico que se queria montar.

É um cobertor curto…

Clésio Luiz

Eu acho que a MB já forma aviadores junto com a FAB. Só depois é que eles vão para o exterior em busca de especialização em operações embarcadas. É perfeitamente possível usar recursos da FAB para realizar o treinamento de asa fixa da marinha. Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário unificar doutrinas só para ter uma base em comum: basta apenas que a marinha utilize os recursos da FAB, como os edifícios e os aviões. Os instrutores podem ser diferentes assim como o curso. Acho que algo assim já está sendo feito. O que falta agora é… Read more »

Walderson

Caro Bonco,
parabéns pelo comentário.
A FAB já está formando pilotos da MB.
Um abraço.

Robson BR

Existe um preço para muitas atitudes. Os militares de hoje, pagam pelos 20 anos de ontem. So mesmo em um governo do PT que isso pode passar. Um dos motivos dos A4 ficarem tanto tempo parados foi pela falta DO A12. Não era para ser tanto, mas o envio dos motores para a Argentina atrasou muito também. Foi política da MB estocar equipamentos, mas todos, inclusive os Helis estão voltando a operativa.

joao terba

Calme pessoal, isso aí é só para treinamento,futuramene vão aposentar todos sem dúvida.
abraço.

The Captain

A Marinha Argentina não pousa em PA também, com os SuperEtandard e os seus A4?