Estaleiro russo pede mais U$ 60 milhões para terminar fragatas indianas

8

O estaleiro russo Yantar está negociando um acréscimo de 60 milhões de dólares para concluir as três fragatas em construção para a Marinha da Índia.

Os três navios são da classe Krivak IV (Project 11356) e sua construção foi constratada em julho de 2006 por 1,6 bilhão de dólares.

O estaleiro já havia pedido um empréstimo ao banco Vnesheconombank (VEB) de 110 milhões de dólares, mas necessita de mais 60 milhões. Segundo informações prestadas por um representante do estaleiro à agência russa Ria Novosti, o problema financeiro foi causado por “flutuações da cotação rublo-dólar nos últimos anos”.

Quando o contrato foi assinado a cotação era de 28,2 rublos para cada dólar, mas este valor caiu posteriormente para 23,5 rublos por dólar. Nas contas do representante do estaleiro houve uma perda de 500 milhões de rublos. Atualmente a cotação está em 31 rublos por dólar.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Flavio

A Índia esta em uma situação nada agradável com a Rússia.

Fica difícil confiar nos russos para comprar os Su-35 desta forma. Parece que em todos os projetos tem que injetar mais dinheiro.

Foi assim no PA, agora nestas fragatas. Será que vão querer correr o mesmo risco com os caças?

Robson Br

A Rússia de hoje não é nem sombra do que era como república da antiga URSS.
Por isso que a FAB não confia. Os helis, apesar das qualidades, so foram comprados para contrabalancear as exportações brasileiras.

tomas

Dá para confiar num fornecedor assim?

Quero ver como será a manutenção e suprimentos de peças dos futuros Mi-35 da FAB!
Espero que tenha sido negociado com os Russos um bom estoque de peças sobressalentes.

Walderson

O que os russófilos tem a falar agora. Por isso não se deve comprar material russo, apesar de saber que o material é bom. O problema é que vc compra o material e corre o risco de não receber, além do pós-venda ainda não ser confiável.
Um abraço.

karlus73

Realmente esta Rússia já não tem nada a haver com a antiga URSS. Nesta vertente os Russos ainda estão a aprender a ter uma logística para conseguir acompanhar os pedidos das nações que têm equipamento russo. O que muito fazem é devolver determinado material e ser reparado lá. Pelos menos assim funciona no caso dos SU Indianos. Quando critico algum projecto russo não é num sentido de tentar dizer que é mau ou pior do que algum. É simplesmente que agora esta Rússia não pode gastar o que gastava como na antiga URSS; em armamento e desenvolvimento, os custos para… Read more »

karlus73

sobra = sombra

Adler Medrado

Isso é normal ou só acontece com os russos?

Mauricio R.

De novo???