Submarino nuclear brasileiro vira tema de redação em escolas

44

Uma estudante deixou esse comentário hoje no Blog:

oi gostaria de saber qual a importancia da utilizacao do submarino nuclear na protecao de nossa costa.
me ajudem e pra me fazer uma redacao
muito obrigado.beijos

thais nova de lima

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
AMX

Gaspar,
Quis dizer que sugerir que “não precisa se preocupar com acentos” e tudo o mais, porque usando um computador isso se resolve; não é o melhor dos conselhos pra quem tá em idade escolar.
É preciso se preocupar sim, afinal, o idioma deve ser falado corretamente. E dizer isso, não significa que todos devem ser formados em Letras, e sim, que devem apenas falar corretamente
(tb. não estou dizendo que falo/escrevo melhor do que os outros).

Abraços.

luiza

Bein…através dessa redação q me propus a fazer estou pesquisando coisas muito interessante e descobrindo a cada livro, blog coisas novas… e com o q já pesquisei pude notar o qnt é necessário o submarino nuclear…Noossa, como é extenso nossa costa e uma matéria q vi sobre amazônia azul foi surpreendente… Tenho certeza q estamos caminhando para um futuro melhor, com tecnologia avançada e com meios de ponta para combater e preservar as riquezas de nosso país, e é de muito valor abordar esse tema em q até eu mesma não me preocupava Valeu todos vocês, esclareci alguams dúvidas se… Read more »

Adenis

muito importante as opniões aqui fornecidas, serão de bom uso, e enrriquecerão nossa redação concerteza.

walace

hj na minha escola fikei sabendo sobre essa redação…. tbm vo participar

k@ssis

oi
sabia que essa pesquisa sobre
**a importancia da utilizacao do submarino nuclear na proteçao de nossa costa.**esta sendo um pouco dificil
pois eu estou me esforçando o meu maximo.
obrigaduh
beijos ate mais

gaspar

Caro amigo Clésio Luiz,

quanto aos problemas com acentos, eh simples, ela deve utilizar um note ou pc com teclado americano, que eh o meu caso por exemplo…
pense um pouco antes de arremessar uma pedra…

Claudio/Itajaí

Blz
A coisa está sendo discutida em todos os niveis. Só espero que a professora da Thais tenha conhecimento do que está acontecendo

Fábio Max

Se ele se esforçar e pesquisar aqui no blog, lendo os posts, certamente chegará a um resultado bom.

Mas seria muito feio entregar a resposta para ele de mão beijada.

Lerner

É assim que se faz defesa. Com o envolviento da sociedade. Defesa nacinal tem que ser discutida em todos os níveis, como já se faz com o meio ambiente, violência, trânsito e etc. Se o blog puder, seria interessante pedir em qual escola ela estuda, e então parabenizar oficialmente a mesma pela iniciativa.

mauro dias

É importante nessa hora, dar-mos ajuda para que se possa esclarecer o melhor possível sobre a questão, ainda mais trabalhos escolares em que os pais opinam e toda a escola vê.
Sugeriria quem melhor estiver apto ao tema , enviasse para essa estudante por e-mail.

Erikson

Thais, acho que o canal é por aí mesmo como o Paulo escreveu, sem entrar em detalhes técnicos, escrever de uma maneira que os leigos entendam a finalidade dele e os benefícios que trará para a sociedade, como emprego, mão e obra especializada, desenvolvimento de usinas nucleares para a sociedade e por aí vai… neste site tem muito material sobre isso …

MAILSON

Boa tarde Thais!!
A resposta para sua pergunta é que esse submarino podemos permarnecer um periodo muito maior em imersão, ou seja sem necessidade de vir a superficie, outro aspecto e o salto tecnologico naum so para aplicações militares, mas também no meio civil. Vale salientar que a função da Marinha do Brasil é a de negar a utilização de nosso mar territorial em caso de conflitos e o submarino é uma arma fundemental para esse fim.

gaspar

estudei em colegio alemao aqui em SP a minha vida inteira…
lembro-me que tinhamos que cantar o hino nacional brasileiro todos os dias…
o patritismo comeca assim…
duvido que hj em dia alguma escola junte todos seus alunos na patio antes do inicio da aulas para astear a bandeira e cantar o hino nacional…

essa redacao eh um bom sinal… mas so nao vale “crtl C + crtl V” daqui do blog para fazer a redacao…

Alexandre G.R.S.

Muito bom. Fantástico na verdade.
Defesa é dever de todos.
Isso mostra que a sociedade brasileira está mais consciente.
Agora há que se cuidar para que isso não vire discuso demagógico.
Ainda sim parabéns pela iniciativa.

athalyba

@Thais 1) Defesa: vamos ter uma Marinha Brasileira muito mais respeitada e bem aparelhada nesse (NESSE) aspecto, que é o de defender as águas oceânicas brasilerias 2) Tecnologia Militar: se já tínhamos um propulsor nuclear, poderemos aprender a montar ao redor dele o submarino e, quem sabe, navios de grande porte. 3) Tecnologia Civil: são muitos os “subprodutos” do desenvolvimento de motores nucleares, que vão do uso na área médica (isótopos usados para máquinas de ressonância e radio terapia) até o domínio de novas técnicas de metalurgia avançada. 4) Geopolítica: o país entrará no seleto grupo de países com tecnologia… Read more »

athalyba

PS: acho que falta elencar os fatores “contra” o SubNuc, já que este é um espaço de debates 🙂

paulo

Thais, o mais importante é que sendo nuclear o submarino vai poder passar muito mais tempo em patrulha de nossas costas e da plataforma continental. Sua limitação de uso será somente a limitação de fadiga de sua tripulação. Outra vantagem é que no processo de obtenção desse submarino nosso país vai adquirir diversos conhecimentos de muita valia para outros campos, p. ex. ,como citou o colega, o desenvolvimento do reator levará á possibilidade de emprego da energia nuclear para abastecimento de pequenas cidades, idéia essa já explanada pelo Governo Federal. Ademais a construção desses meios aqui fomentará o mercado de… Read more »

Bruno Correia

Otima noticia, seria interessante passar os links dos principais post sobre o assunto, para que ela possa forma a sua propria opinião sobre o assunto.

FN

…um submarino nuclear inibe um provavel agreçor que venha pelo mar, pois são veiculos silenciosos que caregam uma grande gantidade de armamento altamente destrutivo, um unico tiro de torpedo colocaria uma Fragata a pique(130 metros) de valor que pode passa de 1 bilhão de dolares, submarinos como esse podem viajar por longas distancias e testrui o inimigo antes mesmo que chegue perdo de nosso pais.

Tomcat

“…um submarino nuclear inibe um provavel agreçor que venha pelo mar, pois são veiculos silenciosos que caregam uma grande gantidade de armamento altamente destrutivo, um unico tiro de torpedo colocaria uma Fragata a pique(130 metros) de valor que pode passa de 1 bilhão de dolares, submarinos como esse podem viajar por longas distancias e testrui o inimigo antes mesmo que chegue perdo de nosso pais.”

Escrevendo assim, ela vai tirar ZERO!

Jorge

Olha a ortografia pessoal!

http://www.aulete.com.br

Sem crise por favor, mas uma boa idéia seria digitarmos antes as mensagens no MS-Word ou outro processador de textos e corrigir os erros usando o corretor ortográfico do mesmo.

Depois, CTRL+C, CTRL+V, aqui no editor do Blog.

Roberto CR

Eu acho que as críticas aqui neste post deveriam ser orientadas ao esclarecimento ou auxílio da solicitante. Soltar opiniões sem objetividade não leva a nada, e é o principal vício de nascimento da educação formal no Brasil. Thaís, recomendo ler antigas matérias aqui do blog e, em seguida, leia os comentários de cada uma que achar mais interessante sobre o assunto. Use o campo de busca no canto superior direito da página para encontrá-los. Dica: ao fim de cada matéria está indicado o número de comentários feitos; quanto maior o número de comentários, maior o número de opiniões que encontrará… Read more »

Clésio Luiz

Começou bem. Vejam como ela não escreve os acentos, fora que a pontuação… Não quero nem ver o nível dessa redação…

Gabriel from reu

1º caso=superfaturamento
2º caso=interesses internacionais, Brasil se esquece quem compra e quem vende.

Castor

Athalyba, você enrolou as bolas
O Yellow cake é produzido ainda na mina, em Caitité (ou Lagoa Real se preferir), não pelas centrífugas. Esse yellowcake é enviado para o Canadá, onde é transformado em UF6. O UF6 é enviado para a Holanda onde é enriquecido. Depois esse material é transportado para o Brasil, em Resende, onde é reconvertido (transformado em UO2) e usado para fabricação das pastilhas que serão usadas nos elementos combustíveis.
A primeira cascata de centrífugas em Resende já está em operação e enriquecendo material, mas ainda é pouco em relação às necessidades de nossas usinas

athalyba

@Castor

Poizé, meu amigo … Após a afirmação do yellowcake eu coloquei um ponto de interrogação pq não tenho certeza desse passo no processo de beneficiamento.

E a dúvida continua: temos condições de fazer nosso próprio UF6, escapando do processo canadense e enriquecer nossas próprias pastilhas ???

Matéria interessante sobre o assunto, de um ano atrás:
http://piratininga.wordpress.com/2008/09/01/marinha-espera-concluir-usina-para-produzir-combustivel-nuclear-em-2010/

AMX

Gaspar, Estamos falando de educação. E não de tapar o sol com a peneira. Belo recado esse seu último, ainda mais para alguém em idade escolar, tsc tsc tsc. Thaís. Além do que já foi dito, acho que seria interessante você citar que o Brasil possui mais de 8.000 km de costa. Além disso, nossa ZEE (Zona Econômica Exclusiva – área marítima onde só o Brasil, ou países com sua permissão, podem exercer, por exemplo: pesca, exploração de petróleo e qualquer outra atividade econômica), alcança, a partir de cada ponto da nossa costa, 200 milhas (mais de 400 km). Se… Read more »

Bruno Santos

massa!!!!!!!!!
tow adorando esse negócio de submarino nuclear
espero conseguir fazer uma boa redação, comecei hj

2º ano, Ensino médio.

Andressa

todos nós somos concorrentes…essa redação esta sendo feita em todas as escolas e depois vão ser avaliadas e selecinar a melhor,de cada estado^^

Liriane

ke dificil! :S

gaspar

AMX,

??????????????????

carolina vieira lemos ferreira

Oi meu nome é carolina estou adorando fazer uma redação da marinha estou conhecendo tudo sobre a marinha do brazil estou muito contente porque estou participando e conhecendo tudo do submarino nuclear e pretendo ganhar se Deus quiser abraços Carolina.

carolina vieira lemos ferreira

oi estou participando da marinha estou conhecendo tudo das tecnologias do submarino nuclear e pretendo ganhar dia 18 de setembro e meu aniversário por isso estou com sorta beijos.

hanna carneiro

eu estou adorando fazer esta redaçao.a operaçao sisne branco busca despertar na comunidade escolar o interesse pelos assuntos relacionados á marinha e ás coisas do mar.eu prtendo ganhar em primeiro lugar no meu estado,e quero desejar boa sorte a todos meus concorrentes.

lalesca

oi eu queria saber como funcio nar o submarino da marinha por dentro

jacke

essa redaçao ta muito cncorrida mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ajudem ai gent quanto mais informaçoes melhor, pra quem estar concorrendo………..
bjos!

karla veronica pinheiro barboza

ah…através dessa redação q me propus a fazer estou pesquisando coisas muito interessante e descobrindo a cada livro, blog coisas novas… e com o q já pesquisei pude notar o qnt é necessário o submarino nuclear.

daniel

Meu nome é Daniel, sou aluno do Ensino Medio e quero tbm receber mensagem esclarendo minha duvidas!!!! pois eu vou fazer a redação da marinha!!!!!!!!! Que tem com tema”A importancia de um submarino nuclear na proteção de nossa costa”……

mtheus felipe

oi meu nome é matheus mas todos me chaman de zanetti porque é meu sobre nome então eu gosto da marinha e pretendo servila quando for de maior mas por enquanto vou ver só noticías xau

Juliana

Gostaria de agradecer a todos, por terem nos ajudado com essa redação da Marinha do Brasil.
Suas opiniões foram de suma importância para nós.
Obrigada.

Juliana

Tiago

Eu acabei de fazer a minha a nivel de ensino médio e vou passar a limpo amanhã no colégio, tomara que eu seja classificado.

Azevedo

Matéria do Bom dia Brasil sobre faróis mantidos pela Marinha | http://tinyurl.com/mgdrpg

gessika

eu gostei muito do assunto,pois faz nois aproximas mas de nosso mundo atual
e repasar nossos conhecimentos
nossas opinioes etc.

nicole trindae costa

como eu posso fazer a minha redação