hyuga-versus-invencible

Clique no gráfico acima para comparar o tamanho do “destróier porta-helicópteros” Hyuga, da JMSDF, com um navio-aeródromo da classe “Invencible”, o Ark Royal, da Royal Navy. Observar que o Hyuga já está configurado com “ski-jump” para operar futuramente o F-35.

ARTE: Shipbucket, Crazyhorse e MihoshiK

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vinícius D. Cavalcante

Curioso é que ambos os navios nasceram sob o estigma de uma dissimulação. Nenhum dos dois governos autorizaria um navioaeródromo classico. Logo, ambos os “porta-aviões” foram comissionados com a alcunha de “destróier porta-helicópteros” (no caso japonês), ou “cruzador de convés corrido” (no caso britânico). É um exemplo de como as FFAA tem de lidar com as limitações impostas pelos políticos! rsrsrs

Danilo José

Mesmo assim belo navio o novo HYUGA.

Sds.

Excel

Pois é, todos diziam que “destroyer porta-helicóptero” era só um eufemismo para o primeiro porta-aviões do Japão pós 2 Guerra Mundial, e claro, todos estavam certos. É um processo irreversível agora, a corrida armamentista na Ásia é uma realidade e todos por lá vão adquirir navios que de um jeito ou outro vai transportar aviões. Muita grana rolando por lá na área de defesa. A China e a Índia estão construindo os seus. A Coreia tem o Dokdo que só falta a rampa (como o Hyuga) e tem ainda planos para construir mais navios deste tipo, só que maiores ao… Read more »

Joaocuritiba

O Jacubão fez um desenho que foi postado por aqui, de um porta aviões que tinha ao mesmo tempo rampa e convés angulado, o que permitiria lançar aviões de alerta antecipado ou guerra antisubmarina. Se o Brasil quer fazer porta aviões multifunção, esta combinação seria muito útil para nós. Poderia operar qualquer tipo de aeronave.

Fred

O gráfico mostra o Hyuga configurado com uma rampa sky-jump, a qual ele não possue. O Japão nunca confirmou planos para dotá-lo de aeronaves de caça V/STOL. Isso é apenas uma especulação.

Da mesma forma, poderíamos especular sobre a viabilidade de qualquer outro navio de convés corrido.

Wolfpack

Tinha postado exatamente isso dias atrás. Nasceu a futura casa dos F35 do Japão, e que casa…

Excel

Caro Fred, Existe sim intenção de uso do Hyuga com aviões no futuro sim, só que o governo Japonês não afirma isso publicamente. Existe estudo da marinha do Japão que afirma que o país precisará de porta-aviões em caso de um possível conflito com a China por causa de disputa territorial envolvendo algumas ilhas ao sul de Okinawa. Atualmente os dois países têm conflitos a respeito da posse de certas ilhas no Pacífico. O Japão leva muito a sério o aumento do seu EEZ no pacífico, e não pretende perder nem um milímetro daquilo que julga ser direito seu. Não… Read more »

Flower Flap

Interessante é o Sea King “britânico”, o radomo é atrás do rotor principal, no convoo do DDH japones.

Flavio

Pergunta aos mais especialistas?

Estes tipo de configuração seria boa para o Brasil? Porque? Quantos desses ai seriam o ideal para termos aqui?? A construção é mt complicada?

Obg,

BRASIL!!!

Sindbad

Com certeza esses dois navios não estão na mesma escala.

AL

Um detalhe que acho que passou batido aqui no blog: esse navio tem o mesmo nome de outro navio “híbrido” do Japão na 2ª GM, o encouraçado-porta-aviões Hyuga, que junto com seu irmão Yse (eles nasceram como encouraçados puros, mas foram convertidos durante a guerra), participaram da Batalha do Golfo de Leyte. Como podem ver, o Japão tem tradição em navios qualquer coisa-porta-aviões… Abraços.