scorpene-carrera-2

Coluna Painel da Folha de São Paulo destaca rapidez na aprovação, pelo Senado, do empréstimo relativo à construção dos novos submarinos da MB

vinheta-clipping-navalA soma dos lobbies da Marinha e da Odebrecht garantiu a aprovação, em tempo recorde, da autorização para o governo contrair empréstimos de R$ 16 bi que serão usados na construção de submarinos e helicópteros de tecnologia francesa destinados às Forças Armadas. A empreiteira fará os estaleiros.

Na semana passada, senadores da Comissão de Assuntos Econômicos foram chamados à Marinha, onde ouviram apelo para que tudo estivesse aprovado antes da visita de Nicolas Sarkozy, nesta segunda. Lá também se discutiu a escolha do relator, César Borges (PR-BA).

Trata-se do maior montante já aprovado de uma vez pela CAE. Não houve reparo ao relatório de Borges. No plenário, onde passou ontem, ninguém quis discutir. “Nunca vi tamanha pressa”, admite o presidente da CAE, Garibaldi Alves (PMDB-RN).

FONTE: Folha de São Paulo, via Notimp

NOTA do BLOG: o título e subtítulo são do Blog. O texto é da Folha de São Paulo

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sem saco

É cada comentário aff…

olha só esse aqui:
“O BRASIL NECESSITA É DE UMA ARTILHARIA FORTE. >>MÍSSEIS>>>COM TODO ESSE DINHEIRO MUITO MAL GASTO, EM APENAS 4 SUBMARINO E MEIO SERIA POSSÍVEL RENOVAR TODA A ESQUADRA DA MARINHA INCLUSIVE COM NOVO NAVIO AERÓDROMO E NOVOS CAÇAS F/A-18. >>>E AINDA FAZEM PIADA DOS PORTUGUESES”
de onde esse minino tirou isso, Renovar toda a esquadra inclusive com porta-aviões pelo preço de 4 submarinos !?!? só pode ser renovar com sucata de pratileira.
Essa meu saco estorou de vez, fui…

Democracia

Curioso que quando se tem interresse as coisa andam bem não ?

Viva a República !!!

Marcelo Tadeu

Flower Flap e Marcilio Dias,

O projeto chegou pronto no Senado. Como já está aprovado o financiamento externo, não haverá descontinuidade do programa como aconteceu com os Tupis. Agora a Folha e O Globo vão arranjar um monte de defeitos até o lançamento do primeiro.

Sds,

Igo

Marcílio Dias,

De onde você tirou que o Tikuna é melhor do que o Scorpene?!

MEU DEUS!!!

Flower Flap

Um assunto de suma importância, tratado de forma absolutamente rasteira, nada bom.

Igo

Flower Flap,

Rasteira?! Cada um vê da forma que bem entende.

Na minha opinião, o assunto foi tratado com a devida relevância e foi priorizado pelos políticos. Isso é algo, quase, inédito nesse país. Acho que só perdeu para a aprovação do KC-390.

Isso é muito bom e demonstra um novo momento nesse país.

Sds,

Roberto B

Por favor, gostaria que o senhor explicasse melhor o significado da frase “A soma dos lobbies da Marinha e da Odebrecht…” e apontasse quem seriam esses senadores e quais seus objetivos, uma vez que a simples leitura do texto postado em vosso site confere uma aura pejorativa em torno do assunto. Talvez o simples “copiar e colar” de textos de jornais, em vosso site, possam gerar alguma “confusão” por parte dos leitores com relação a lisura do processo DEFINIDO E CONDUZIDO PELO EXCELENTISSIMO SENHOR PRESIDENTE DA REPUBLICA LUIS INÁCIO LULA DA SILVA (PT), com o foi apresentado pela imprensa brasileIra.… Read more »

Felipe Cps

Quanto será que a Odebrecht prometeu distribuir pra “galerinha”?

papagaio

Não adianta mais o blog espernear.
Perdeu !
Abraços,

Douglas

Acho salutar que assuntos relacionadas a defesa e soberania sejam tratados com a celeridade que merecem.

O tamanho/dimensão estratégica do Brasil vem mudando desde o primeiro governo do FHC, como sempre os politicos perceberam com atraso que essa dimensão deveria ser acompanhada de força militar para manter a soberania.

Enfim, acho que no futoro vamos ver muitos casos assim de projetos importantes sendo levados com a urgência necessária.

Marcílio Dias

Lá vai o Brasil reinventando a roda, gastando bilhões de euros para construir submarinos convencionais não melhores que o Tikuna, que foi construído no Brasil com modificações feitas por engenheiros brasileiros. Como mente esse NJ! Uma fortuna para construir outro estaleiro que não precisamos agora, enquanto o AMRJ manda embora seus funcionários. Bilhões de euros torrados, enquanto a Esquadra padece de obsolescência em bloco: um NAe capenga sem aviões, sem defesa antiaérea decente (Mistral é brincadeira!), fragatas com problemas nos eixos e nos sonares, equipamento de guerra eletrônica defasado, falta de mísseis em número adequado, falta de navios-varreadores atualizados, falta… Read more »

WDias

Nas maiores potências militares, com maiores tradições bélicas, acontecem ingerências político-econômicas nos reaparelhamento das FFAA… Não ocorreria no Brasil ? Mesmo nos EEUU isso ocorre em favor e (des)favor entre empresas americanas… Isso não ocorreria no Brasil ? Francamente, prefiro ter esse tipo de problema do que problema algum, pois este caso significaria nehuma compra, nenhum lobby, nehum interesse, e nenhum reaparelhamento… Agora, discordo frontalmente dos ataques a esse blog. Alguns visionários, há mais de 10 anos, qdo todos nós que aqui debatemos sequer pensavam em fazer, ou fizeram esforço para tal, criaram um poderoso canal de divulgação e debate… Read more »

marinheiro

Marcílio Dias. O Brasil necessita urgentemente de um novo estaleior, são mais de 200 navios a serem contruidos nos proximos 20 anos… Os Submarinos Scorpénes são muito superiores a qualquer submarino da IKL. Inclusive o 209-1500 e o 214.. O AMRJ mandando funcionários embora? E quantos são efetivados todo ano? Esta sua tese tem fontes??? Que comentário estranho, critíca o desenvolvimento de 4 submarinos convencionais e 1 nuclear, para depois reclamar que falta investimentos na marinha… Talvez você deve-se aprender a importância de uma força de submarinos antes de criticar a decisão da MB de priorizar a sua… Rdidiculo quando… Read more »

GustavoB

Olha o gado aí

marinheiro

desculpem os erros de português..

Mas, a raiva foi maior que a mente…

Rodrigo

Pessoal! A hora de reclamar e criticar já passou.

Agora é hora de união para fazer a coisa acontecer. Reclamar agora não vai adiantar.

As coisas estão acontecendo e não há como agradar a todos.

Imdependente de qualquer coisa quem ganha é o Brasil. Vamos nos unir pelo nosso país. Isso faz a verdadeira diferença.

O Brasil somos todos nós!

gerson

Caros amigos,

Pior seria se nao fosse aprovado nada! entao viva o Brsil!!! e viva a Franca!!!

COMANDANTE MELK

Senhor Douglas em 03 Set, 2009 às 13:18,

muito me alegra quando vejo um comentário sensato como o do amigo.
Tirou as palavras de minha boca.

Grato.

Mane

A pressa era totalmente justificada. Afinal de contas, quem o Brasil acha que é para deixar o presidente da França esperando??

Claudio/Itajaí

Submarino baratinho é esse chines

http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL1291277-6091,00-CHINES+CRIA+SUBMARINO+COM+BARRIS+DE+PETROLEO+E+PECAS+USADAS.html

Flower Flap

Assuntos de defesa e soberânia não devem e nem podem ser tratados c/ celeridade, pois dão a impressão de pouca importância, pouca relevância, má vontade.
Uma reflexão adequada se faz c/ tempo e cuidado, pois são mtas as repercussões que esta decisão irá gerar.

Flower Flap

Marcelo Tadeu,

Triste da nação cujo Legislativo é mero coadjuvante, das decisões do Excutivo.

Adler Medrado

Já vai aparecer gente reclamando que foi aprovado rápido …

McNamara

Triste é a nação que tem um Senado composto por uma gentalha como o nosso… Sarney, Collor, Artur Virgílio, Garibaldi Alves…Dá vontade de puxar uma descarga, como sugeriu uma capa da Veja há pouco tempo atrás.

Hornet

Adler,

já vai aparecer, não.

Já apareceu….hehe

Mas tá bão!…o legal é quando demora e é cancelado.

abraços

Julio

Felipe Cps, que isso vc também acha que correu muitas verdinhas para os senadores? Será que Color, Renan, Sarney e cumpadres aceitariam? ..rs..
Os militares tem que aprender que se querem ter verbas aprovadas no Congresso devem contratar a consultoria e parceria da Odebrecht.

Vamos ver o lado bom, pelo menos acho que o projeto caminha.

Walderson

Caro amigo, Hornet,

ia escrever sobre isso: se o Congresso resolve trabalhar, o brasileiro malha; se demora, não trabalha, o brasileiro reclama.
FALA SÉRIO. O POVINHO SEM NOÇÃO. O ESPORTE PREDILETO DO BRASILEIRO NÃO É O FUTEBOL, NÃO. É RECLAMAR.

Um abraço, amigo.

ARCANJO

Triste é ver o esforço da CLAQUE CHAPA BRANCA no sentido de colar alguma moralidade no mega-hiper-super lobby SCORPÈNE-DCNS-ODEBRECHT. O nível das “justificativas” é patético. Triste é ver nossas instituições se acocorarem abrindo mão de sua missão de fiscalizar e impedir atentados à legalidade e à moralidade pública. Triste é ver a aprovação do maior dispêndio público da história da Comissão de Assuntos Econômicos, de passagem, sem qualquer cautela, de forma pusilânime. Triste é ver a CLAQUE CHAPA BRANCA falar em lobby de concorrentes (coitados, acreditaram em Papai Noel) enquanto festeja, adula e defende o maior lobby da história nesse… Read more »

ARCANJO

Em tempo: a francesada e sua turma.

Samuel

Que venham as escoltas de 6.000 ton!!! Torço pelas FREEM mais se der com o KDXII já me dou por satisfeito. O país mudou senhores, aliás está mudando, falei mal deste governo e em matéria de defesa queimei a língua, ainda bem.

Marcelo Tadeu

Samuel,’

É isso aí!!! Este blog é sobre defesa e não política. Estamos aqui para discutir sobre as FFAA nacionais e estrangeiras, quem botou os senadores lá fomos nós mesmos, através do voto.

Os subs são páginas viradas, vamos agora escolher as escoltas, os LPH, os Napoc, o futuro Nae, etc. FREMM na cabeça!!!!

sds,

Hornet

amigo Walderson, pois é…vou falar o quê mais, né? Mas estão, pra variar, confundindo tudo. Acham que o Senado só tomou conhecimento do Prosub hoje de manhã e votou de tarde…e assim, votou “rápido”, “sem discussão em plenário” e essas coisas. Tem um dado que o pessoal, pra variar, se esquece (a Folha se esqueceu, a Folha induz muito a opinião pública a se equivocar, parece até que faz de propósito….e acho que faz sim): quando ocorre votações deste tipo é porque o assunto já foi debatido antes e criou-se um consenso entre oposição e situação, dispensando o debate em… Read more »

marcos adriano

QUEM DISCUTIR!!!ESS MATERIA FOI DISCUTIDA QUE CHEGA!!!!ESSES PROJETOS SÃO BONS DEMAIS PARA BRASIL!!TEMOS QUE NOS ASSOCIAR COM Á FRANÇA QUE NOS TRANSFERE TECNOLOGIA!!NÃO COMPRAS DE PRATELERAS QUE DETERMINADOS PAISES COMPRAM UMA CAIXA PRETA!!!POTENCIA MILITAR SAÕ AQUELES PAISES QUE DETEM TECNOLOGIA!!!EX. EUA ,RUSSIA ,FRANÇA PAISES POTENCIAS MILITARES!!!QUE NÃO COMPRAM EQUIPAMENTOS DE OUTROS PAISES !!!DESENVOLVE TECNOLOGIA NOS SEUS PAISES ,GERANDO EMPREGO E DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO!!!NOS SETORES CIVIL E MILITAR!!TEMOS QUE COMEMORAR ESSES ACORDOS EXTRATEGICO PARA DESENVOLVIMENTO DO BRASIL

Callia

è realmente uma pena vcs não acham?o assunto deveria ter ficado mofando mais 30 anos , se aprova rapido é ruim , se demora é ruim , se vem é ruim …vai ser essa ladainha até 2022.

sem mais

marcos adriano

SUBMARINOS ,HELICOPTERO,CAÇAS E NAVIOS SERÃO SEMPRE BEM VINDOS !!!TEMOS QUE FECHAR UM ACORDO QUE ENVOLVAM TRANSFERENCIA TECNOLOGICA COM Á FRANÇA!!UMA AMPLO ACORDO TECNOLOGICO!!QUE NOS TRANSFORMARÃO NUMA POTENCIA MILITAR

Marcelo Ostra

oh meu, despaerta o caps ae …

Mod MO

Lucas

Eta nois Brazilsão, tem gente aqui dizendo que o Tikuna é melhor que o Scorpene, quando o senado demora pra votar alguma coisa, é que o senado não presta,etc, quando vota rápido um projeto de suma importância, o povo critica novamente dizendo que o senado não deu a mínima para o projeto, ahh pessoal dessa laia pra que se tem senado se ele não serve pra nada, vamos tira-lo da constituição então, e outra o pessoal que critica o projeto de compra do Scorpene, e queria os alemães, peçam para eles passar a tecnologia de projeto que fechamos com eles,… Read more »

Walderson

Pois é, Hornet,

o problema é que a galera que reclama quer dar uma de entendida e não vê um palmo adiante do nariz. Podemos até anotar os nomes, pois vai ser a mesma choradeira no caso das escoltas. Vão reclamar, reclamar. E não adianta, pois se o Congresso agilizar, vão dizer que é favoritismo. Se segurar, vão dizer que os caras não querem trabalhar.
Um abraço.

Cristiano

“APRENDA A SER JENTE” ???????????

Que isso?

Não baixem o nível, pessoal e, principalmente vamos honrar nosso Brasil e nosso ídioma.

Gente é com G.

Marcelo Ostra

Jente, Peeçoas, os cara,

Nivel baixo e nao saber aonde fica a proa … (e afins, aqui pelo menos) .. menos … menos … mais conhecimento naval e menos prof pasquale ..

Mod MO

Cristiano

Mais uma vez repito: Já fui muito a favor do SNB. Mas, hoje sou contra. Não porque é muito dinheiro investido nas FAs, pois, em minha convicção, o Brasil é o país do hemisfério sul que mais necessita de meios para uma marinha digna, forte e capaz; mas porque é muito dinheiro em um único meio, um relez submarino que nem ICBM ou armas nucleares terá, tornando-o, assim, já de saída com pouco potencial dissuasivo e comprovando o brutal desequilíbrio custo x benefício. Mais uma vez volto a afirmar: O BRASIL NECESSITA É DE UMA ARTILHARIA FORTE. >>MÍSSEIS<>>>>COM TODO ESSE… Read more »

Tamandaré

Amigos patriotas, li muitos comentários defendendo o Congresso pela agilidade da votação, realmente é de espantar, mas não é de espantar se R$ 1.000.000.000,00 (1 bilhão) for usado para fazer o caixinha 2. Ou até bem mais.

Samuel

Pensando bem: Que venham os KDXIII ou as FREEMs!!!!
Vive la france!!!!!!!
Com o SNB os mares do sul a nossa soberania menos contestada, com certeza. Ninguém defendeu o abandono de outros projectos ou áreas. Note, estamos falando de Escoltas + subs convencionais + sub nuclear+ helicópteros+ S-2 AEW+ASW + P-3 e etc.
O primeiro já foi dado, ou estamos dando.
Brasil

Walderson

Caro amigo Sem Saco,

com este dinheiro dá pra colocar toda a MB pra fazer barquinhos de papel. Teremos a maior esquadra do universo pelo módico preço de algumas resmas. Vamos contratar os expert do blog. O povo que estudou a vida inteira assuntos navais não sabem de nada. Quem sabe? Os experts do blog.
Fui tb.
Um abraço.