No dia 27 de agosto, aeronaves do Esquadrão VF-1 (1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque) executaram o primeiro reabastecimento em voo utilizando o sistema “Buddy Store“, entre aeronaves de interceptação e ataque brasileiras. Os CC (FN) Tonini e CC Godoy, a bordo da aeronave AF-1A N-1021 (Falcão 21), efetuaram o recebimento de aproximadamente 700 libras de combustível, fornecidas pela aeronave reabastecedora AF-1A N-1022 (Falcão 22), tendo a bordo os CT Haron e CT Medeiros, durante um voo dedicado ao teste dos sistemas e procedimentos.

Buddy Store Falcão 19

Dessa forma, a MB ingressa no seleto grupo de Marinhas ocidentais, composta pelos Estados Unidos e França, com essa notável capacidade tática que aumenta consideravelmente a segurança de suas operações embarcadas em Navios Aeródromos (NAe).

Os ganhos operacionais advêm do aumento significativo do raio de ação de uma vaga atacante ou na autonomia de uma Patrulha Aérea de Combate (PAC), bem como é proporcionado, às aeronaves que regressam de missões para pouso a bordo de um NAe, mais combustível para que prossigam na tentativa de um pouso a bordo, ou em mais tempo para aguardar a solução de panes que porventura impeçam o recolhimento imediato no navio.

Boddy Store Falcão 19_01

FONTE: ComForAerNav

FOTOS: Guilherme Wiltgen/Poder Naval

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Tadeu

airacobra,

Os hermanitos, pelo andar da carruagem, vão pedir que a MB patrulhe as águas deles daqui a pouco!!! A Amazônia Azul vai ser extendida até a Terra do Fogo. rsrsrsr

Baschera

Gaspar,

Não se acanhe em perguntar, não.

O aparelho de transferência de combustível do A-4 esta justamente na foto quando vc clicar, no texto da matéria, em “Buddy Store“, que aparece grifado em ‘azul”.
O combustível vem dos tanques extras, não me falha a memória do velho Yoda aqui !!!

Sds.

Nunão

Baschera, ehehe, só para explicar melhor, o meu “se não me engano” era relativo apenas à primeira frase da minha resposta ao Flower.

O que não me exime de poder estar enganado na segunda frase, é claro.

Nunão

Esqueci: o sistema de combustível normalmente opera como um todo: o A-4 que opera como tanque pode transferir dos tanques extras e dos internos, desde que mantenha o suficiente pra voltar pra casa, é claro.

Quer dizer, se não me engano…

Baschera

Nunão,

Os Rafalecos F1 (10 unidades) estão estocados mesmo…. por serem inúteis para os scargot…..

Sds.

gaspar

onde esse “aviao tanque” leva o combustivels ?? ele sai carregado de tanques extras ?? quantos tanques sao ?????
700 libras e combustivel equivale a quanto tempo de voo ??
desculpe a ignorancia…

The Captain

Olha aí a doutrina sendo estabelecida com vistas à aquisição dos Rafale M F1. Tudo leva crer que eles virão mesmo para a Força Aeronaval da MB.

Flower Flap

Mas de onde sairiam esses Rafale M F-1, pois os da Aeronavale estão sendo reformados p/ F-3???

Nunão

Flower, se não me engano já responderam a essa sua dúvida em outro post. Pretende-se atualizar os F2 para o padrão F3. Os F1 estão estocados.

Tiago Jeronimo

Parabéns aos Pilotosdo Esquadrão VF-1, é pena que eles não tenham um equipamento a altura da qualidade e dedicação mostrada pelos mesmos.

Falando nisso o Esquadrão VF-1 deveria se chamar 1° Esquadrão de Supostos Aviões de Interceptação e Ataque.

Quantos AF-1 estão em condições de vôo? Eu ouvi alguém dier que eram apenas 3.

airacobra

no post diz que so estados unidos e frança possuem essa capacidade, mas “se nao me engano” os SUE argentinos tambem realizam revo com o sistema buddy, nao sei se ainda realizam, mas ja vi muitas fotos de SUEs argentinos em revo,

dito isto, o seleto grupo de 4 marinhas que o fazem no ocidente, ficamos atraz dos hermanitos outra vez

Baschera

Nunão,

Tamos mal… heim…. rsrsrsrsrsssss. Vá lá eu, que sou meio “veinho” , com …deixe ver…. mais ou menos 900 anos…rssss.

Mas tens razão, o combustível para “refuel” vem do “sistema”, já que os tanques não são estanques, mas interligados.

Um Abraço.