cavour-1

Eis o mais belo dos “navios-aeródromo de propósitos múltiplos”. Futuramente deverá operar também os F-35.

cavour-3

cavour-2

cavour-4

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
GERSON VICTORIO

Gostaria de saber se um NAe desse os aviões decolam a carga plena?

Dalton

alvespereira…

devido ao longo tempo de construçao, mais os testes de mar e treinamento mesmo que dessemos inicio a construçao de um Cavour no ano 2012, apenas em 2020 o mesmo estaria completamente operacional e um segundo talvez em 2024, na mesma epoca que nosso Sao Paulo estará sendo descomissionado, portanto nao há meios de termos 3 destes mais o Sao Paulo.

Se queremos um substituto para o Sao paulo devemos começar a pensar nele desde já.

abraços

Nunão

Marujo, concordo com você, mas não podemos esquecer que o deslocamento do Cavour é significativo: a plena carga, chega praticamente à casa das 30.000 toneladas (muito parecido com o deslocamento do A12 – acrescentei essa observação só pra ninguém fazer uma conta básica de “dois por um”)

marujo

O futuro porta-aviôes brasileiro deveria ser como o Cavour. Deveríamos ter dois destes (um para cada esquadra), ao invés de um só de 40 mil toneladas.

Dalton

Oi Gerson… tentando responder sua pergunta… “Gostaria de saber se um NAe desse os aviões decolam a carga plena?” O unico “aviao” operado a bordo é o Harrier que por si só já é meio limitado quanto a carga de combustivel e armamento portanto o mesmo pode decolar a plena carga já que nao pode carregar muita coisa mesmo, entende? A partir do momento que o F35 entrar em serviço será outra estoria pois será uma aeronave muito superior porém como toda aeronave VTOL/STOL ainda continuará sofrendo limitaçoes pois por enquanto nao há equivalente para catapultas. O F35 mesmo com… Read more »

Ivan

Amigos, O projeto do CAVOUR é o meu preferido entre os atuais. É um navio multipropósito mas com enfase nas operações aéreas embarcadas, seja elas ASW, ASuW, Defesa Aérea da Frota, Controle Marítimo, Projeção de Poder sobre terra, seja por ataque aéreo ou desembarque de tropas (Batalhão San Marco). O tamanho dele me parece apresentar um equilíbrio entre custo e eficácia. Não é tão pequeno como o Garibaldi (em torno de 15.000ton) nem tão grande como os Tarawa/Wasp (em torno de 40.000ton). Sua velocidade também é adequada para a esquadra, em torno de 28 nós. Sua autonomia é que gera… Read more »

alvespereira

Boa Noite,

Realmente tenho que concordar que é muito bonito, alguém falou em dois para o Brasil, como ele é de multimissão, seria de bom tamanho três destes para auxiliar o Grande A-12 São Paulo na Amazônia Azul.

Abraços.

Ricardo

Elizabeth

Virei fan 🙂

Mas é verdade doutrina é tudo… O complicado é te-la eficiente e pratica…

Ah mas vai, um Chevette com 4 cc do Opala anda bem vai 🙂

[ ]´s

Angelo Nicolaci

Elizabeth

ótimo comentario, parabens

SERGIOCIN

Elizabetha (na lingua do dono do Cavour) I, II ou III? Esse nick pega!

SERGIOCIN

Elizabetha (na lingua dos donos do Cavour) I, II ou III? Esse nick pega!

Allien’s, todos são, principalmente aqui. Muito dificilmente um meio mesmo q produzido em série (em termos navais Brasil) será uma cópia genuína pois, longos tempos de construção já fazem derivações – tipo Barroso – seu projeto já foi. Existem tantas alterações que se tivesse uma próxima seria bem diferente. Mas boa analogia!

Juarez Castro

Olá Elisabeth! Como sempre pragmática, objetiva e precisa.

Grande abraço

Marcelo Tadeu

Até que enfim uma mulher neste blog!!! Só tem valete aqui!!! rsrsrs

Jonas Rafael

Se ele é realmente de propósito múltiplos podiam pensar em adquirir uns três desses ao invés de dois PAs e alguns LPD. Mas isso tudo ainda passa pela escolha da aeronave de asa fixa…

gerson ( fronteira sul)

é tambem acho que não presta…

não é frances…rsrsrs

Coral Sea

Alguém poderia dizer em qual porto foram feitas essas fotos?

Elizabeth

Nae não tem muita forma de fugir. 1) Precisa de doutrina clara, consistência política e disciplina orçamentária a médio longo prazo. 2) Tem que ter capacidade industrial local. Espanha e Itália são exemplos de como uma marinha que não é Americana, Russa, Chinesa, Francesa ou Inglesa (5 potencias nucleares e militares) ainda podem ter navios com algum requerimento e tecnologia nacional embarcada (embora acordos de transferência com outros países sejam inevitáveis). 3) Nae também implica em certo equilíbrio de pensamento. Escoltas para protegê-los, meios aéreos EFETIVOS para embarcar e não apenas “aviões aero desportivos”, meios logísticos para mantemos no teatro… Read more »

URUTAU

Carissima Elizabeth

Parabens excelente analise de certa forma suscinta limpa equilibrada ponderada consciente além do que aviões aero desportivos foi hors concours realmente primoroso rsrsrsrsrs

Forte Abraço

Elizabeth

Obrigada URUTAU bondade sua os elogios.

Clausewitz

Elizabeth. Excelente!

Noronha

e por isso que os italianos o chama de belonave.

Wolfpack

Prefiro os NAe destroiers Japoneses.

AL

Bem que o “tio” Berlusconi poderia nos mandar um ou dois desses de “presente”, hehehe. Abraços.

Mauricio R.

O italiano aí, é 2x mais pesado que os ddh japoneses, o barco é lindo mas na MB não terá vez pois não é frances…

João Curitiba

Caro Marujo

Para termos 2 NAes operacionais, um para cada esquadra, na verdade precisariamos de 3. Não podemos esquecer os longos períodos de manutenção.

Abraços

marujo

Nunão e João Curitiba: obrigado pelas retificações.Pensava que o Cavour deslocasse carregado algo em torno de 25 mil toneladas. Realmente, quem não tem três não tem nenhum. No quadro brasileiro, pensei que dois PAs – um para cada esquadra – seria uma idéia razoável. Pensei num Cavour com convés ângulo e com rampa na proa para lançamento de aeronaves. De qualquer forma, mantenho a idéia original: porta aviões menores em maior número. Acho que um barco de 40 mil toneladas é uma excentricidade para umna esquadra igual nossa.

Soldier

Ahh… Sonho meu 03 destes para a MB. E aí transformaríamos o São Paulo num Porta Helicópteros e transporte de tropas, como deveríamos ter feito com o saudoso Minas Gerais…

Marcos T.

melhor ter logo uns cincode cada.

Felipe Cps

Foi a Odebrech…ops…DCNS que fez??? Não??? Então não quero, obrigado…

Sds.

Paulo Renato

Realmente tenho que concordar com os colegas acima.
Não é Francês então não presta !!!!

Abs.

Jose Peixoto

O Brasil precisa no mínimo dois destes e temos condições ténicas e financeiras para construí-los, basta haver vontade política.VAMOS BRASIL!