Fotos raras do início de carreira do NAeL ‘Minas Gerais’ (A11)

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a11

Na foto acima, o NAeL Minas Gerais com 7 aviões anti-submarino P-16A da FAB. Na foto abaixo, o navio operando com jatos Seahawk da Royal Navy, nos testes de mar na Inglaterra, após a modernização.

Na terceira foto, realizando faina de transferência de combustível com o contratorpedeiro Pará (D27).

a-11_seahawk_rn_10_1961

a-11_d-27

COLABOROU: Guilherme Wiltgen

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Esdras

A clássica visão miope da FAB que faz um grande deserviço à nação com atitudo mediocres.
Mudou hoje sim, mas ainda falta muita coisa.

lc

Prezado Marino,

Está explicado o cuidado excessivo do guarda portuário.
Naquele dia achei que ele pensou que eu fosse um agente da KGB.hehehe.
O cidadão disse que se me visse fotografando iria tomar o filme.
Valeu pelo esclarecimento.

Sds.

Norberto Pontes

PENA o fim trágico em Alang 0 India como sucata

Wiltgen

José Henrique,

Esta foto saiu mesmo na “A Marinha em Revista”, da qual possuo este exemplar, que é da década de 60.
Esta foto eu tenho a original, entre outras oficiais da MB do MINGÃO em testes na Inglaterra e uma que meu tio, ainda 2T, tirou em Cabo Frio em 02.02.1961, quando da sua chegada ao Brasil.
Abraços,

alv

Nao é à toa que era chamdo de “Belo Antonio”

lc

Caro Galante, Outro dia, revirando umas fotos minhas do final da década de 80, encontrei algumas duplicadas do Alfa 11 que tirei na ponte dos práticos em Santos. Infelizmente a qualidade não é boa, mas se houver interesse mando para você. Basta dizer como enviá-las. O Minas nesse dia tinha a tripulação perfilada no convoo assim como alguns Tracker. Ainda lembro qdo o olhei da minha janela entrando no canal. Saí correndo de magrela atá a ponta da praia só para tentar fotografá-lo. Depois corri pro armazém 29 para acompanhar a atracação. Pois bem, no cais um babaca da guarda… Read more »

molleri

Dois aviões Rafale do porta-aviões Charles de Gaulle da marinha francesa caíram nesta quinta-feira (24) no mar Mediterrâneo, e o piloto de um dos aparelhos foi resgatado, anunciou a marinha em comunicado. “Importantes meios aéreos e náuticos foram imediatamente mobilizados para recuperar os dois pilotos. Um deles já foi resgatado”, destacou a marinha. O acidente ocorreu às 13h de Brasília, cerca de 30 km a leste de Perpignan (sul da França), durante uma simulação de missão do qual participavam os dois aparelhos. “As operações continuam para encontrar o segundo piloto”, acrescentou. “Eles tinham decolado do porta-aviões e eram pilotados por… Read more »

Virtualxi

Lindas Fotos !

Henrique

Belas fotos! Meu pai faz parte desta história, foi um dos tripulantes que trouxeram o A-11 da Holanda em 60 e faz parte da legião dos indignados em ver a história da MB virar sucata numa praia lamacenta da India!
* vou ver tentar ver se ele ainda tem fotos do velho Minas no tempo do estaleiro..
Abraços,

Marino

O maior e o pior inimigo de cada um, por vezes está em si próprio. Quem colaborou para o sub-aproveitamento da belonave, foi uma visão equivocada dos militares à época, que culminou com a solução Castello Branco, a FAB ameaçava afundar o navio, se as aeronaves de asa fixa fossem operadas pela MB. Havia um temor de que fossem restabelecidas as aviações Militar e Naval, provocando a extinção da FAB. A FAB jamais operaria em proveito da MB, aeronave com desempenho superior à que usava em suas bases. Foi destinado então, a patrulha marítima, esclarecimento e ataque a submarinos. Hoje,… Read more »

poorman

Não sou especialista, pergunta um: Porque o Minas Gerais não foi transformado em um porta helicópteros? pergunta dois: com a definição pelo Rafale o uso do AF-1 é interrompido? pergunta tres: Depois das manutenções podemos considerar o São Paulo realmente uma NAe 100% ? última; Não seria necessário outra NAe para o Brasil ?

marujo

Obrigado, Marcelo Tadeu. Na verdade, durante longo tempo de sua vida operacional, o Minas operou como porta-helicópteros.

Marino

Trabalho ligado ao porto de Santos, há 35 anos, hoje em dia, observo que as coisas estão mais brandas por lá, porém, na década de 80, havia um rigor diria eu, que até excessivo com todas as coisas, na década de 80, isso estava bombando.
No caso de ser divulgada alguma foto feita no porto, que permitisse a identificação do local e momento, havia um procedimento para identificar se a foto havia sido feita com autorização, caso ocorrese a negativa, identificado o guarda portuário responsável pela vigilância do local, ocorria a demissão do mesmo por negligência (justa causa).

Ricardo

E o Convôo quase sempre vazio… 🙁

Deve ser praga de Argentino, só pode ser 🙂

[ ]´s

Henrique

Desculpem pela dupla postagem mas deu mensagem de erro ao enviar na primeira vez e enviei novamente. Olhando agora vi que acabou indo as duas…

Don D

Na minha visão valeria a pena modernizar e transformar num Porta Helicopteros, seria de extrema utilidade, para ASW, SAR entre outras funções. Faltou oportunismo da MB, não creio que seria tão caro assim, tenho certeza que mais barato que a reforma do A12.

Bronco1

Saudades do velho Mingão. Visitei o convôo deste gigante na AMRJ lá pra 94/95 e foi uma sensação indescritível, porque naquela época ainda passava muito “Top Gun – Ases indomáveis” na sessão da tarde. Foi uma surpresa pra um moleque de uns 13 anos descobrir que o convôo não era de concreto, mas de aço bem como o resto do navio. Tomei suco de cajú servido na concha com biscoito maria nas bandejas do refeitório. Depois uma visita ao Navio Museu Baurú. Bons tempos. O Mingão deveria ter virado museu para dar aos meus filhos a gratificante sensação de grandeza… Read more »

Marcelo Ostra

ahhh eh e uma perguntinha …. e o casco ???, fariam o que com ele ?, melhor dizendo, fariam o que com ele para aguentar mais alguns anos ?????
(esta pergunta eh pros “continuaria em ops, não como museu, pois ai seria praticamente atracado tempo todo”

eim eim … 🙂

Abs
mod MO

André Castro

Quem sabe daqui alguns anos tenhamos um novo Na e o A12 vire um museu.Sonhar não custa nada. Uma duvida vi dizer que o A-12 tem muito amianto que é usado como isolamento térmico, isso não ira dar muita dor de cabeça quando ele for desativado ,igualo que ocorreu com o irmão dele ???

Marcelo Ostra

Marujo

mesmo antes da modernização, ele estava com 15 anos, ou seja, novo em folha

IC, Em Santos, trabalhando no cais, se for em agencia então, fazendo amizades, as fotos ficam um pouco mais faceis, né Marino 🙂

(ahhh claro desde que se conheça a definição da palavra BOTEJA) 🙂

abs
mod MO

PONTE PRETA

no Brasil as coisas são estranhas, estive no museu da us nav em charleston nos Eua e eles tem um porta avioes, um sub e alguns navios historicos, paguei u$ 25,00 para visitar e pagaria novamente, voce entra nos navios pode tirar fotos é muito legal, no Brasil eles deixam um porta avioes historico ir para sucata realmente ridiculo a falta de visão deste pessoal.

carlos argus vieira

No meu ponto de vista , ele ainda estsari aqui, seria totalmente repontencializado , é estaria na ativa como porta hellis…uma bela nave.

marujo

Quando foi incorporado à MB, o Minas Gerais estava no estado da arte?

Esdras

Quando ele foi desativado, ele tinha passado por uma modernização bem interessante, e o estado do navio era muito bom (afinal era um carro de garagem).
Se não fosse o governo (anterior) covarde pelo menos ele teria virado museu preservando a história fisica no brasil para mostras as gerações futuras.
Ele tinha condições de continuar na ativa e principalmente como um bom porta helicopteros.

Henrique

Este foi o fim do A-11:

http://www.bobhenneman.info/vengend.htm

Nossos queridos comandantes preferiram vendê-lo ao sucateiro Indiano do que à Associação que fora fundada na Inglaterra para transformá-lo em Museu:

http://www.fleetairarmarchive.net/Vengeance/

http://www.hms-vengeance.co.uk/

Não preservam nem a nossa história tampouco a dos outros…

Abraços,

Fernandi alves

O Minas poderia ser museu,ser aproveitado para efetuar uma escola no centro da cidade e navio de adestramento para as futuras tripulações, fiz muito carga leve com o Minas e por acaso servir no Galo da esquadra velho CT Pará que foi outra escola na formação dos bons marinheiros daquela época.

carlos argus

Obedecer ordens estúpidas vindas de umas bestas é uma droga, seria + uma “ARMA” pa nossa MB, um belo porta Hellis, totalmente repotencializado e capaz de peração anti submarino…por aí.Uma lástima.

Marcelo Tadeu

Marujo,

Sim, ele estava no estado da arte, inclusive, após a modernização na Verolme Holandesa, era chamado de Little Forrestal, pois o USS Forrestal era o mais moderno Nae da época. Pena um Decreto-Lei subutilizá-lo.

Uma pena ele não ter virado um museu flutuante ancorado no pier da Praça Mauá, aqui no RJ.

Sds,

Dalton

O Minas teria hoje 65 anos, contando que “entrou” na agua pela primeira vez em 1944 !

Há um limite para o que se pode fazer em um navio “antigo” do
ponto de vista técnico.

Do ponto de vista financeiro, como exemplo, a marinha brasileira precisou “canibalizar” uma de suas 4 fragatas T22 e a corveta Barroso levou mais de 10 anos para ser concluída.

Luiz Antônio Cavalcanti

Até hoje não explicaram pq o Minas não virou museu flutuante. Lembro que, na época, um grupo de estudiosos da II Guerra tenou convencer o governo a não se desfazer do navio. Imagina quanto de turistas nacionais e estrangeiros ele não atrairia, gerando uma graninha pra Marinha…

[]s

Nunão

“RAVURA em 24 Set, 2009
Um caça pode aterrisar num NAe em movimento ou ele tem que parar?”

Bravura,
Um caça de pouso convencional só engancha num NAe quando este está em movimento, para que haja vento relativo no convoo, no sentido oposto ao movimento do caça, o que reduz a velocidade relativa de aproximação do mesmo.

BRAVURA

Um caça pode aterrisar num NAe em movimento ou ele tem que parar?

jose henrique mendes

Caros amigos, infelizmente a nossa MB não dá muita importância a história dela própria pois estas fotos certamente são oficiais mas só tivemos acesso a elas porque existe gente como o Guilherme Wiltgen e outros entre os quais me incluo que são apaixonados por este assunto e que fazem o possível para divulgar esta hist[oria riquíssima.A foto do Mingão transferindo óleo para o CT Pará foi publicada na década de 60 no periódico oficial A MARINHA EM REVISTA que não é mais editada e que era a irmã brasileira da ALL HANDS da US NAVY.Sou colecionador de fotos da nossa… Read more »

[…] Fotos raras do início de carreira do NAeL ‘Minas Gerais’ (A11) […]

Marino

No momento em que a MB anunciou a disposição de se desfazer dele, apareceram alguns interessados, porém, ao final, quem deu mais $ e a MB precisava muito de $, foi o sucateiro.

Celio Andrade

O César Maia na época quiz comprar pra fazer museu e centro de lazer..mas nao acertaram as contas..

wilson

Caro Bravura!
Eu serví durante 17 anos a bordo do Nael Minas Gerais e para haver pouso ou decolagem de aviões o navio tem que estar a uma boa velocidade e contra o vento;já para pouso de helicópteros não há necessidade de ficar navegando!Bravo zulú aos que serviram em tão imponente belonave!