Câmara analisa aumento de 36% no efetivo da Marinha do Brasil

23

Aumento do efetivo da Marinha, informa o governo, tem como objEtivo defender águas territoriais e área do pré-sal

vinheta-clipping-navalA Câmara analisa o Projeto de Lei 5916/09, do Poder Executivo, que autoriza o aumento de efetivo da Marinha em 36%. De acordo com a proposta, que também reestrutura os quadros da força, os marinheiros de mais alta patente, hoje almirantes-de-esquadra, passam a se chamar generais, como no Exército.

Segundo o governo, o reforço da Marinha é justificado pela “exigência de maior presença naval nas águas jurisdicionais, tanto por força do pleito brasileiro de extensão dos limites exteriores da plataforma continental como para a defesa das plataformas de exploração de petróleo no mar, que foi ampliada pela perspectiva de início da exploração dos campos do pré-sal”.

A Marinha tem hoje um efetivo máximo de 59,6 mil militares, sem considerar 9,5 mil marinheiros em formação e conscritos. A proposta aumenta esse número para 80.507, e passa a desconsiderar marinheiros em formação e conscritos na contagem dos efetivos.

Aumento gradual

Os ministros da Defesa, Nelson Jobim, e do Planejamento, Paulo Bernardo, que encaminham o texto ao Congresso, afirmam que o aumento será gradual, completando-se apenas daqui a 20 anos, o que reduz o impacto financeiro imediato do projeto.

O número máximo do efetivo de oficiais, conforme a Lei 9519/97, é de 7800 – 6 almirantes-de-esquadra, 23 vice-almirantes, 51 contra-almirante, 3360 oficiais superiores, 2060 oficiais intermediários e 1700 oficiais subalternos, sem contar com os efetivos de Aspirantes da Escola Naval e alunos do Colégio Naval, que podem chegar a 1500.

Pelo projeto, o teto do efetivo de oficiais passa para 10.707 – 87 oficiais generais e 10.620 oficiais superiores, intermediários e subalternos.

O efetivo de praças da Marinha passa de 59.800 (51.800 do corpo de praças e 8.000 aprendizes-marinheiros e dos alunos de cursos de formação de soldados-recrutas do corpo de fuzileiros navais e conscritos) para 69.800. Os marinheiros em formação deixam de ser computados nesse limite.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:
PL-5916/2009

FONTE: Agência Câmara

NOTA DO BLOG: não é necessário lembrar que uma remuneração justa e compatível com a função seria mais do que desejável para manter este efetivo na Marinha.

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wilson Johann

Vários estudos já demonstraram que nossas forças armadas possuem efetivos aquém do necessário para o tamanho do pais. Portanto, em minha opinião, é benvindo esse aumento na Marinha. Só espero que esse aumento no número de pessoal não interfira nos valores das verbas para reequipamento, já que os valores de “custeio” aumentarão significativamente.

Abraços!!

Esdras

hoje almirantes-de-esquadra, passam a se chamar generais, como no Exército.
Por que isso? tem tanta coisa mais importante para ser tratado.

Meu nome é Esdras, mas não sou o cara de cima

Acho que ao invés de almirante-de-esquadra ou general os oficiais de mais alta patente deveriam se chamar somente almirantes.

molleri

Generais do mar…
Já ouvi esse papo antes.
Houve até uma proposta imbecil de que a formação dos oficiais deveria ser numa mesma academia, para “poupar custos”. Fico imaginando os of-mara sendo formados na AMAN, em Resende.

André

Acabei de ler o PL e não vi nada que indicasse essa alteração da nomenclatura dos Almirantes-de-Esquadra, o que, diga-se de passagem, é uma coisa estapafúrdia.

Challenger

Porque o numero de Oficiais Superiores e intermediarios(Capitão-Tenente), é maior que o de Oficiais Subalternos(Tenentes)?

A progressão de carreira, é mais rapida, ou o numero de Aspirantes da EN é pouca?

Don D

Creio que o número de oficiais superiores deveria ser diminuido, precisamos de mais oficiais subalternos, assim alivia a folha e teremos tropas suficientes para ocupar as novas unidades. Sendo que as promoções devem sair mais rápido por meritocracia e aumentar o tempo das promoçoes apenas por tempo de serviço, pq tem muito cara encostado por aí. Sem querer desrespeitar a MB, mas eu fui militar e sei do que estou falando…

Lex

Ta vendo gentiii!!! De pouquinho a pouquinho a gente xega lá!!!
Tomara qe o Proximo Min.Defesa seja tão eficiente quanto esse!

Lucas Urbanski

Como disse novo Ilustríssimo amigo Wilson Johann. De que o aumento do efetivo da marinha veio em boa hora, o que eu concordo plenamente, mas também o aumento apenas da Marinha é como dizem “Tapando o sol com uma peneira”, então que estes aumentos de efetivo sejam também realizados pelo Exercito e pela Força Aérea,sendo assim, um contigente maior necessita de uma verba adicional e de novos meios para a operação, o que temos que concordar,estão sendo comprados a longo prazo com ênfase na indústria nacional, e novos recursos também estão sendo destinados, como disse noso Vice-Presidente, José Alencar, de… Read more »

Igor

Também concordo,deve ser chamado de Almirante.

Maluco

Hehe
Mais gente para dividir a bóia que já é pouca.
Mais gente pra ficar passeando em navios museus.
Como q vâo aumentar o efetivo com essas merrecas de verba??

Dib Dias

O círculo de oficiais-generais na Marinha é composto por Almirantes. O posto de Almirante já existe, é o ultimo do Almirantado, é o cinco estrelas, equivalente a Marechal no Exército. Nessa reestruturação, era bom que se criassem ou recriassem a figura do Oficial General de uma estrela, já que, no Brasil, começa-se com duas estrelas. Isso é uma situação esdrúxula: o coronel, o capitão de mar-e-guerra é promovido direto para duas estrelas. No mais, realmente, essa lei é uma grande besteira se não for acompanhada de um aumento salarial de pelo menos 100% na base do oficialato. Ou seja, a… Read more »

GUPPY

A Marinha tem suas tradições e certamente não vai gostar de perder o termo “Almirante” para “General”. Ora, um Almirante é um Oficial General assim como um Brigadeiro também o é. Desnecessário mudar. Fica muito mais tradicional continuar como sempre foi, digo, como está. O termo Almirante está presente na História: Almirante Nelson, Almirante Tamandaré, Almirante Barroso, Almirante Nimitz, Almirante Yamamoto, etc. Querer mudar isso talvez seja um pouco de falta de cultura… Corrijam-me se eu estiver enxergando pouco.

Abraços.

Garreau

A exposição de motivos está bem escrita e justifica a proposta… para o público externo. Para o interno, na “linha de frente”, o subsidiário impõe, há muito, restrições ao essencial. A título de exemplo quantitativo, parece que a esquadra teria déficit de mais de trinta por cento de oficiais em certos postos. Qualitativamente, a deficiência seria maior em virtude de serem contabilizados oficiais sem perspectiva (desistência/reprovação em curso de carreira, candidatos a concurso público etc). Se estes rumores procederem, além de mexer no efetivo, deve se dar atenção também às carreiras (do recrutamento à transferência para a reserva) com enfase… Read more »

Mauricio R.

Com imbecilidades do quilate dessa de trocar “almirante” por “general”, ve-se a parca qualidade do trabalho do MD e de seu atual titular.
Rasguem a porcaria da END!!!

Lucas Calabrio

Prezados
Se assim for, em breve teremos Genral do Ar no lugar de Brigadeiro
Abraço

Flavio

Acho muito oficial Superior para pouco praça.

Mas, espero que este aumento seja acompanhado de um aumento no número de meios também. Até porque, espero que não tenham que defender o pré-sal nadando!

BRASIL!!!

LOBO DO MAR

Prezados senhores, Antes da quantidade, os nossos políticos e os nossos Almirantes, deveriam se preocuparem com a qualificação dos nossos militares. Principalmente quanto aos praças. Precisa haver uma mudança de postura dos oficiais em relação aos nossos praças. Essa mudança de postura deve começar dentro da Escola Naval e em todos os cursos de aperfeiçoamento aplicados a todos os oficiais. Os nossos dignos oficiais devem enxergar os nossos praças não só como militares subalternos, mas sobretudo, e principalmente, como profissionais qualificados nas suas áreas. Principalmente agora, que a Marinha planeja entrar em uma nova era, com submarinos nucleares e demais… Read more »

LOBO DO MAR

Complementando ao “post” acima, a carreira dos praças deveria ser totalmente reformulada, com estímulos dos mais variados, tais como: a)uma carreira que não dependesse da sorte, mas do seu empenho pessoal como militar e profissional; b)considerar a qualificação adquirida fora da caserna onde os cursos deveriam somar pontos para as suas carreiras; c)um cronograma de promoções rigoroso, onde cada militar possa saber o seu futuro dentro da força. Enfim, valorizar o profissional, tanto quanto o militar.

silveira

Não concordo muito não!. Hoje não se vence uma batalha naval, aérea ou terrestre com homens, e sim com equimpamentos modernos e tecnologia. Portanto seria de maior valia investimentos em ciência e tecnologia de mísseis, torpedos, meios navais e aéreos, estes sim, teriam maior poder dissuassório. Precisamos para defender nosso territórios de maior poder missílico, maior alcançe (nem que tenhamos que sair de acordos já assinados) tecnologia radar, somente assim seremos mais respeitados.
Sds,
Silveira

Marinheiro

Amigos, a marinha é uma exelente casa, entretanto deixa a desejar em relação ao apoio que é dado aos praças. Acho que o plano de carreira dos praças deveria mudar devendo chegar até capitão tenente, e que o intertício entre uma graduação e outra fosse bem menor possibilitando que um jovem olhe a carreirea naval com orgulho e não com desdém. Esse é o meu recado a todos os irmãos de farda. VIVA A MARINHA!

MARCOS

Acho isso muito legal no papel, porém quando vejo que um soldado da Policia Militar do Distrito Federal- Brasília, ganha mais que um 3º Sargento, queremos e aumento.

MARCOS – DF

MARCOS

A VERGONHA DO BRASIL VEJA ABAIXO:

SALÁRIOS DA POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL (PMDF):
______________________________
M A R I N H A (Obs: APARTIR JUL2010)
CEL………………..R$ 15.355,85 – CMG – 10.928,20
TEN CEL……………R$ 14.638,73 CF – 10.026,75
MAJ………………..R$ 12.798,35 CC – 9,826,65

CAP………………..R$ 10.679.82 CT – 7.155,60
1º TEN………………R$ 9.283,56 1TEN – 6.625,98
2º TEN………………R$ 8.714,97 2TEN – 6.012,90

SUBTEN……………..R$ 7.608,33 SO – 4.891,92

1º SGT………………R$ 6.784,23 1SG – 4.070,40
2º SGT………………R$ 5.776,36 2SG – 3.517,44
3º SGT………………R$ 5.257,85 3SG – 2.903,04

CB………………….R$ 4.402,17 CB – 1.897,50
SD………………….R$ 4.056,59 MN – 1.432,56
______________________________