Hildelene Lobato Bahia – primeira mulher a comandar um navio mercante

8

capitao-de-cabotagem-hildelene-e-comandante-mb-foto-marinha-do-brasil

O dia 28 de setembro de 2009 entrou para a história da Marinha Mercante. Foi neste dia que a ex-aluna do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), do curso de Aperfeiçoamento para Oficiais de Náutica (APNT), a Capitão-de-Cabotagem Hildelene Lobato Bahia tornou-se a primeira mulher a comandar um navio. Ela comandará o navio petroleiro Carangola, da Transpetro.

A cerimônia realizada no Rio de Janeiro contou com a presença da Ministra-Chefe da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Sra. Nilcéia Freire; do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto; do Presidente da Transpetro, Sr. Sergio Machado; do Presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante, Capitão de Longo Curso Álvaro José de Almeida Junio; do Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos (CONTTMAF), Sr. Severino Almeida Filho; do Presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval (SINAVAL), Sr. Ariovaldo Santana da Rocha; da Diretora do Fundo da Marinha Mercante, Sra. Débora Teixeira, além de outras autoridades e demais integrantes da Comunidade Marítima.

Demonstrando muito emoção, Hildelene iniciou o seu discurso com a frase: “Conheça o mundo”, que estava em um folheto que anunciava o concurso para a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA). “Faz 12 anos que li esta frase dentro de um ônibus em Belém. Hoje, aqui já comandante, posso afirmar que conheci o mundo. Um mundo que inicialmente estava restrito a mapas, e à imaginação, tomou forma durante as muitas viagens que fiz no Brasil, Oriente Médio, Ásia, Europa e Caribe. A bordo dos navios, conheci o mundo que era quase totalmente masculino e ajudei a construir um novo mundo, onde a equidade de gêneros é um fato(…).”

O Presidente da Transpetro destacou a participação das mulheres na companhia, que hoje conta com cento e sessenta e quatro marítimas contratadas em seu quadro funcional. O Comandante da Marinha ressaltou o simbolismo daquela cerimônia:”Para nós, marinheiros e marinheiras, assumir o comando no mar é a razão de ser da nossa formação. Nós nos preparamos, e não foi diferente com a Hildelene, para um dia podermos estar comandando um navio. Mas estamos em algo mais, e há um segundo aspecto que toca a todos. Quem está assumindo o comando é uma mulher. E isso mostra exatamente como as nossas mulheres estão assumindo a sua posição merecida e relevante na sociedade brasileira.”

Para a Ministra Nilcéia Freire, a assunção do comando de um navio pela Hildelene marca de maneira muito importante a história do Brasil, porque estamos marcando não somente a incorporação, a promoção, mas a não exclusão.

Após os discursos, a Capitão-de-Cabotagem Hildelene recebeu das mãos do Presidente da Transpetro, Sr. Sergio Machado, a Estrela de Comando.

carangola-e-hildelene-foto-epoca

FONTE e FOTO (do alto): Marinha do Brasil

FOTO de BAIXO: Revista Época

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Noel

Parabéns a Hildelene. Sou totalmente ignorante sobre a carreira, mas 12 anos parece pouco tempo, ou estou enganado???

eriksailor

Parabéns a colega CCB Hildelene, devido ao seu esforço pessoal e dedicação a profissão, ter conseguido chegar em 12 anos de carreira aonde muitos marmanjos nem tentam chegar, agora é so cumprir mais tempo de mar, para pegar o COC de Master Unlimited Ocean going, que no Brasil, é Capitão de Longo Curso.

Sds Mercantes.

eriksailor

12 anos é um tempo razoável, porem ela nao pode comandar em aguas internacionais, pois o certificado de CCB ( Capitão de Cabotagem ), é Restrito a Comandar apenas na costa Brasileira, a CCB Hildelene, é carreirista da Transpetro, empresa da qual mantem suas tripulações muito tempo embarcadas, meses seguidos. Segundo as regras da Convenção STCW em pouco mais de 7 anos é possível um Deck Cadet chegar a Master Unlimited Ocean Going ( CLC – Capitão de Longo Curso ), porem isto nao no Brasil, pois la fora basta cumprir o tempo mínimo de mar entre os niveis, e… Read more »

Clésio Luiz

Parabéns a Hildelene. Mostrou que com vontade tudo se consegue.

Falando em petroleiros, tem algum navio da Transpetro navegando perto da Somália?

Fernando

Data histórica para nossas mulheres e apenas dois marmanjos para cumprimentar. Até parece que o pessoal não é chegado. Rs.
Parabéns a Capitão-de-Cabotagem Hildelene Lobato Bahia.
Que bons ventos a acompanhem neste novo desafio.
Sds.

Mahan

Parabéns Comandante Bahia.

Noel

eriksailor em 15 Out, 2009 às 0:45
Obrigado pela informação.

Solange

Parabéns,pela perseverança,você é um orgulho para as milhares, derrubando estigma.