Peru estuda modernizar seus submarinos na Argentina

090617-N-8607B-006

vinheta-especialO governo do Peru está analisando a viabilidade de realizar serviços de manutenção e modernização de meia-vida dos seus submarinos classe 209 na Argentina.

Entendimentos entre os dois países já começaram e no dia 2 de outubro a ministra da Defesa argentina, Nilda Garré, e o vice-ministro da Defesa peruano, Rafael Aíta Campadónico oficializaram o estabelecimento de negociações e a formação de uma comissão técnica bi-nacional. Caso a proposta argentina seja aceita, os serviços ocorrerão no estaleiro estatal argentino CINAR (Complexo Industrial Naval Argentino).

A Marinha Peruana possui uma frota de seis submarinos da Classe U209, sendo duas unidades do modelo 209/1100 e quatro do modelo 209/1200.

Colômbia modernizará dois submarinos com a ajuda da HDW

Os submarinos colombianos Pijao (S-28) e Tayrona (S-29), construídos pela HDW em 1970 e entregues à Marinha daquele país cinco anos depois,serão modernizados no próprio país.

A empresa alemã Howaldtswerke-Deutsche Werft GmbH (HDW), do grupo ThyssenKrupp Marine Systems AG, e a empresa britânica Marine Force International LLP (MFI) foram contratadas para a modernização desses dois submarinos.

Os trabalhos ocorrerão nos estaleiros públicos de COTEMAR (Corporación de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo de la Industria Naval, Marítima y Fluvial) e serão concluídos em 2011.

Chile moderniza submarinos equatorianos

Em dezembro de 2008 o estaleiro Asmar da Base Naval chilena de Talcahuano iniciaram os trabalhos para a modernização do submarino Shyri (SS-101) da Marinha do Equador. A modernização também se estenderá para o Huancavilca(SS-102). O Chile venceu uma licitação internacional, avaliada em 120 milhões de dólares,

O Shyri deve ser entregue em maio de 2011 e o término dos trabalhos no Huancavilca está previsto para 2012

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio

Gostaria que os amigos do blog produzissem uma matéria sobre algo do qual nunca consegui obter informações: um submarino da classe tupi lançando torpedos.
Existem fotos de exercícios desse tipo?

Sds

sarto sampaio

Já ia falar, uma matéria dessas e não mencionou nada a respeito,estranho…

luciano

mas não foi um submarino agertino que sofreu modernização aqui no brasil no AMRJ? então por que o peru vai modernizar lá ?

Celio

Luciano,
São coisas do Brasil…
Os argentinos oferecem o que não tem…ou melhor quase tem..
Esses tipos de coisas o Brasil tem que chegar na frente, é mais empregos, tecnologia e desenvolvimento, alem de treinar e qualificar pesoas..
Por isso eu falo se fosse o EUA já tava lá mudando a história..

Seal

Não sabia que a Argentina tinha estaleiro e capacidade para modernizar submarinos seus e dos outros!
E o Peru com mais sub’s que o Brasil?

Roberto Carvalho

A argentina pretende modernizar seus dois IKL 209, além de seus dois TR 1700. Por fim pretende finalizar a construção de mais 2 TR1700. Quero ver como vão organizar seu estaleiro para modernizar também os submarinos peruanos. Será que terão capacitação tecnica para tanto. Com relação aos submarinos da Marinha do Brasil, retirei um trecho do texto aqui do Blog Naval “Os Principais Programas da Marinha do Brasil”: “Atualmente, tanto os submarinos da Classe “Tupi” quanto o Tikuna estão iniciando o programa de modernização (ModSub). Os principais componentes desse programa são o Sistema de Combate AN ∕ BYG-501 Mod.1, da… Read more »

Roberto Carvalho

Por falar em LM, por onde anda o comandante!!!!

Willy

Estas notícias mostram a fragilidade do nosso complexo industrial de defesa em angariar contratos internacionais relativamente simples em execução, logística e capacitação para nossos padrões. A licitação internacional vencida pelo Chile, no valor de R$ 120 milhões de dólaresm, certamente que favoreceria a entrada de importantes divisas no Brasil e a geração de ao menos centenas de empregos com especialização. Falta uma investida melhor do Itamarati, Ministério da Defesa e Ministério do Desenvolvimento, juntamente com uma melhor articulação da ABIMDE (Associação Brasileira das Industrias de Material de Defesa), na promoção dos produtos e serviços que o Brasil pode servir aos… Read more »

Colt

Modernizar na Argentina, contraditio in terminis.

Bruno Rocha

Modernizar o que na Argentina? A pintura?
Não quero ser “cri cri”, mas o Brasil pode não ser lá tão forte assim, mas em se tratando de defesa, aqui embaixo, só da Brasil.

Joao

Pelas noticias dá pra perceber uma tendencia (se nao uma padronizacao) de material belico naval CHILE+EQUADOR e ARGENTINA+PERU… o EQUADOR comprando caças, subs melhorados…
eita!

Mauricio R.

Tem uma matéria recente, sobre a capacidade dos argentinos em modernizar os seus e os submarinos dos outros.
Foi publicada na revista “Segurança e Defesa” e seria de mto proveito p/ a discussão em curso, pois o que tem de comentário furado aqui, não está em nenhum gibí!!!

marujo.

Quem dá notícia do nosso Modsub?

André

Mas fica a pergunta: o brasil não tem melhores condições do que os argentinos para fazer essa modernização?

Jonas Rafael

“Eu queria saber é se o AMRJ não já está saturado com o ModSub e as futuras construções?”
Mas alguma coisa do ModSub vai ser feita aqui? Eu tinha entendido que eles iam ser enviados para os EUA e todo o processo ia ser feito lá. Ao menos a “modernização” propriamente dita, não a manutenção.

André Castro

Qual é hoje na America do Sul o submarino mais capaz em caso de um conflito ?
Qual é o mais novo ?(Acho que é o Tikuna mais não tenho certeza )

Marcelo Tadeu

Pessoal, acho que a MB não pegou este negócio porque nós estamos descontinuando o acordo com a Alemanha. Estamos nos preparando para os Scorpenes. Ou é falta de espaço ou de técnicos que já caíram fora.

Colt

O motivo de o estado ser laico é a necessidade de separar o poder estatal do poder religioso. Já vimos o que aconteceu no passado.
Sem dúvida, o correto é que não haja a participação de entidades estatais ou militares em manifestações religiosas e vice-versa.

Nunão

Abrivio,

A informação que eu tenho sobre esse assunto específico é apenas a oficial. Agora, se o boato que vc citou for verdadeiro, é coisa bem difícil de resolver, pelo menos até onde eu sei…

Mas,

Se o boato fosse verdadeiro, o Peru logicamente teria que se informar a respeito. E, se bem informado, continuaria a cogitar a utilização das mesmas instalações?

Saudações!

Leo

Abrívio e Nunão,

Foi comentado no fórum BM o seguinte:

“A fonte não pode garantir mas diz que numa primeira inspeção a operação de corte gerou danos graves, que fazem necessários reparos de monta e os custos deram um salto”

O colega que comentou geralmente sabe das coisas…

Leo

Jairo

paulo s em 12 Out, 2009 às 19:26 “como membro da mb me sinto envergonhado.” VC realmente deveria se sentir envergonhado, é de não saber que a sua Marinha participa, por tradição a muitas e muitas décadas, de vários eventos religiosos pelo Brasil. Não concordar com a participação da MB, tem sua lógica, mas não é motivo prá se ter vergonha; vergonha é a situação precária da Esquadra; vergonha foi afundar um Submarino no porto; vergonha foram vários crimes acontecidos intra muros, com o pessoal da MB no Rio, há poucos anos pasados, e que supostamente seriam decorrente de uma… Read more »

Abrivio

A coisa foi cercada de muita cerimônia, inclusive com a presença da presidente.

O governo argentino se notabilizou por distorcer os fatos quando lhe interessa. Não admitiria nunca um fracasso desses.

Se o cronograma for atrasado e o san juan for o último, ou nunca mais voltar a ativa, é sinal de que o boato foi verdadeiro.

Havia técnicos do AMRJ dando assistência… é só cavar a notícia.

henrique

E o sub Tikuna ele foi feito aonde então?
pelo que sei essa informação que a marinha não produz nada a 20 anos esta errada.

renato

pelas noticias , talvez os produtos alemãos não devem ser tão ruins…Um acordo bem “custurado” e trariamos todas estas manutenções para o Brasil, gerenado renda, empregos e apredizado

Marcelo Tadeu

Henrique,

O Tikuna já está operativo há mais de um ano, S-34.

André Castro,

O Sub mais moderno da AL é o “O`Higghis” , um Scorpene da Marinha chilena.

Abraços

Dalton

Na verdade o mais novo realmente é o irmao do “O´Higgins”, o “Carrera” uma diferença de apenas 1 ano.

abraços

paulo s

correçao :reivindiquem/lancando=lançando

WAR

Amigo Paulo: Concordo com você que o estado é laico, e nenhum órgão público ou mesmo condomínio particular deveria expor símbolos religiosos. Mas eu, como não católico, posso lhe dizer, de cátedra, o seguinte: – O que você viu na TV, em Belém, não foi uma procissão, mas uma Festa Popular. Um Carnaval Devoto, como um antropólogo carioca diz (não para criticar, mas para constatar) – A TV Record, do Bispo Macedo, transmitiu ao vivo todo o Círio de Nazaré. – Se um dia vier à Belém, você verá um retrato do que o Brasil tem de melhor: a tolerância… Read more »

WAR

Obs. Brevemente haverá, como todo o ano, a Marcha com Jesus, dos evangélicos (ou crentes, como disse o Lula) que é aplaudida pelos católicos mais progressistas, quando passa. É isso aí!

André

Obrigado pelas informações, Nunão.
Sds.

Abrivio

Nunão em 12 Out, 2009 às 17:11

“… está realizando a modernização de meia vida do ARA San Juan, sendo que uma das etapas mais complicadas (no sentido de que, se der errado, adeus submarino) já foi realizada, o corte do casco…”

O boato que corre é que deu errado.

emerson

Faz sentido o comentário da associação do HDW com a Argentina. Nunca mais o AMRJ fará manutenção extenra de IKL´s. E é capaz de que agora, a Argentina coloque em operação sus IKL incompletos.

paulo s

sr antonio,existe ou existia um video ,com o sub tamoio lancando um torpedo no antigo ct marcilio dias.eu tinha porem perdi.talvez a comfors tenha. mudando de assunto,alguem saberia dizer porque um navio da mb e usado para levar imagem de santa em belem,e um militar fardado levantando a imagem como se fosse um trofeu, estado nao e laico? se e a mb nao deveria ser tambem?,se aquele militar for de outra religiao,nao deveria a mb respeitala? isso da direito a que outras religioes reividiguem o mesmo tratamento.sera que a mb iria atender .como membro da mb me sinto envergonhado .esse… Read more »

Nunão

Seal e André, Acrescentei dois links na seção “Leia Mais” da matéria, que tratam um pouco sobre a capacidade dos argentinos nesse assunto. Atualmente, o Astillero Stormi (novo nome do Astillero Ministro Domeq García, que anos atrás foi reaberto com cerimônia do antecessor da atual presidente) está realizando a modernização de meia vida do ARA San Juan, sendo que uma das etapas mais complicadas (no sentido de que, se der errado, adeus submarino) já foi realizada, o corte do casco. O estaleiro tem espaço suficiente (e creio que o básico do maquinário também – o que inclui um pesado guindaste… Read more »

Mauricio R.

O Equador foi procurar o Chile, pois ambos tem o Perú como desafeto em potencial.
Então o Perú foi atrás do seu aliado tradicional, a Argentina, desafeto mor dos chilenos.

Igo

Calma galera, sejamos mais racionais. A MB não pode participar desse processo porque o estaleiro na ilha das cobras irá passar por reforma, com finalidade de atender a futura encomenda de embarcações de grande porte da MB. Já o novo estaleiro (Itaguai) não poderá atender a demandas externas, num primeiro momento, visto que estará super comprometido com os novos subs brasileiros. A MB preferiu não participar do processo, por possui algo muito maior como objetivo.

VAMOS TER CALMA!!

Abraço a todos

RodrigoBR

Eu queria saber é se o AMRJ não já está saturado com o ModSub e as futuras construções?

Não seria por isso que o Brasil não se interessou por esses contratos?

Uma coisa que não me passou despercebida, notaram quem é que vai ajudar a Argentina??? A HDW !!!

Como nós “trocamos” de parceiro(agora estamos com a França) e com os sistemas da americana Lockhed Martin para o ModSub a HDW parece estar dando o “troco” aliando-se a Argentina.

Mauricio R.

Outro “brinquedinho” que os argentinos tem, mas por aqui está em falta é o syncrolift, que permita retirar d’água um submarino previamente docado, inteiro.

Mauricio R.

“Uma coisa que não me passou despercebida, notaram quem é que vai ajudar a Argentina??? A HDW !!!”

Da mesma forma que quem está bancando os chilenos, é a Thales francesa.

“A MB não pode participar desse processo porque o estaleiro na ilha das cobras irá passar por reforma,…”

O “estaleiro” brasileiro de submarinos, é um prédio(amarelo) á parte, no AMRJ.
Alem do que, há um dique flutuante especialmente p/ isso.

Sem saco

O AMRJ estar lotado de serviço por isso rejeitou esses trabalhos, só isso. Calma e caldo de galinha não faz mal a ninguém, principalmente na hora de julgamentos se as informações corretas.

Igo

Mauricio R.

Toda aquela área será reformada para um objetivo muito maior do que reformar submarinos.

Acredite e verás…

Sds,