Disparo bem sucedido de nova versão do míssil Hellfire II

2

HellfireIIMissile_photo2

A Lockheed Martin anunciou que seu novo míssil AGM-114R HELLFIRE II foi bem sucedido no primeiro lançamento POP (proof-of-principle), em teste de tiro realizado na Base Aérea de Eglin.

O HELLFIRE II, que está entrando na fase de qualificação, possui uma nova cabeça de guerra multipropósito que abilita um único míssil a cobrir todo o espectro de alvos das variantes guiadas a laser da arma.
A nova versão utiliza a guiagem SAL (semiactive laser) para atingir alvos sob severas condições de contramedidas, com o mínimo de danos colaterais.

O teste de voo POP 1 caracterizou-se por um engajamento do tipo LOBL (lock-on-before-launch) contra um alvo estacionário a 3,2 milhas de distância (5,1km). A equipe usou um designador laser para iluminar o alvo. O míssil era inerte, lançado de terra, equipado com um pacote de telemetria.

Já foram produzidas mais de 25.000 unidades do HELLFIRE II para os EUA e outros 14 países. O míssil pode ser lançado de helicópteros, veículos, tripods e pequenos navios. Mais de 10.000 HELLFIRE da primeira geração foram utilizados em combate.

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joseboscojr

Esse aí de cima sou eu. O Bosco velho de guerra. rsrs… Queria só fazer um comentário acerca do texto do post. Ele parece deixar entender que apenas agora o míssil Hellfire recebeu a designação de Hellfire II. Na verdade desde a década de 90 existe o que se passou a chamar de Hellfire II, salvo engano a partir da versão F, onde houve melhorias principalmente no piloto automático e refinamentos na cabeça de busca. Também ficou parecendo que apenas esta versão ‘R’ possui um sistema de orientação a laser semi-ativo. Na verdade apenas a versão Longbow é dotada de… Read more »

Arnaldo Probo

Quero saber quanto custa um disparo de Hellfire II ouvi falara em US$ 200 mil ! É verdade ?