Navio da JMSDF colide com mercante

4

O contratorpedeiro porta-helicópteros DDH 144 Kurama da Força Marítima de Auto-Defesa do Japão colidiu com um mercante sul-coreano no Japão, provocando incêndios nas duas embarcações e ferindo um membro da tripulação japonesa, informou fonte do Ministério da Defesa em Tóquio.

O Kurama chocou com porta-contentores sul-coreano Carina Star hoje à noite (hora local) no estreito de Kanmon, perto da ilha de Kyushu, e os dois navios ficaram em chamas, segundo a fonte, que pediu anonimato. Um membro da tripulação do Kurama ficou ferido sem gravidade, acrescentou a fonte.

A televisão pública NHK informou que nenhum membro da tripulação sul-coreana ficou ferido. Fontes citadas pela televisão disseram que a proa do navio japonês ficou danificada. Imagens difundidas pela televisão mostravam os dois navios envoltos em chamas.

O local da colisão fica cerca de 850 quilómetros a sudoeste de Tóquio. O Kurama seguia rumo à sua base naval, no porto de Sasebo em Kyushu.

Ship+Photo+CARINA+STAR

FONTE: Lusa, FOTOS: AP

NOTA DO BLOG: O Kurama pertence a classe “Shirane”, que é uma modificação da classe “Haruna”. Somente duas unidades foram construídas e entraram em operação no início da década de 1980.

kurama

Deslocamento: 5200 t (máximo 6800 t)

Dimensões (boca, calado, comprimento): 158,8 × 17,5 × 5,3m

Propulsão: Duas turbinas a vapor GE -Ishikawajima de 70000 shp (dois hélices)

Velocidade máxima:  32 nós

Armamento: 2 deparos simples de 127-mm 54-cal. U.S. Mk 42 Mod. 7 DP; 1 lançador (8×1) Mk 29 SAM Sea Sparrow; 2 CIWS Phalanx Mk15; 1 lançador (8×1) Mk 112 de foguetes ASROC; 2 reparos triplos de torpedos 324-mm, 3 helicópteros SH-60J.

Veja outras fotos do Karuma abaixo no post Força Marítima de Auto-Defesa do Japão em ação! (indicativo no casco 144).

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Danilo

Vai isso que da elogiar ! rsrsrsr.

Ainda bem que ninguem se machucou com gravidade.

Sds.

flaviodepaula

Pergunta de leigo….

como não foram detectados no radar?

muito estranho

Danilo

Boa pergunta Flaviodepaula,

Como não viram um navio daqueles e pior um contra-torpedeiro ou seja sonares e radares a serviço da ponte de comando, dificil imaginar o que levaria um navio bater em outro.

Eis o inigma a se desvendar ?

Sds.

jacubao

Fiseram teste de bafômetro em alguém? Se der positivo, cassem a habilitação do responsável 😀