corveta no pre-sal

Relator destina para o Fundo Social 100% da verba de participação especial e ‘royalties’ pertencente à União dos campos já licitados. Texto inicial de Palocci previa que parte dos recursos iria para pasta da Ciência e Tecnologia e para o Comando da Marinha

FERNANDA ODILLA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

vinheta-clipping-navalPara garantir recursos imediatos de áreas do pré-sal para serem aplicados em ações sociais e de desenvolvimento regional, uma comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou ontem relatório que destina 100% dos recursos de participação especial e royalties à União dos campos já licitados para o Fundo Social proposto pelo governo.

O relator do projeto, deputado Antonio Palocci Filho (PT-SP), alterou o próprio texto, que inicialmente destinava apenas uma parte desses recursos ao Fundo Social.

Pelo texto, o Comando da Marinha e o Ministério da Ciência e Tecnologia não terão mais direito aos recursos de campos como Tupi, Iara, Carioca, Júpiter e Guará.

Das áreas já licitadas do pré-sal, só o teste de longa duração na área de Tupi resultou em pagamento de royalties, que começaram a ser distribuídos em junho. Contudo a ANP (Agência Nacional do Petróleo) informou não ser possível precisar o valor exato já repassado.

O próprio relator já espera reação das pastas que deixarão de ganhar esses recursos. “Vamos receber reclamações dos setores que recebem esses recursos. Mas não estamos ferindo em nada os ministérios [Marinha e Ciência e Tecnologia] e não mexi nenhum centavo dos Estados e municípios”, disse o ex-ministro da Fazenda. Palocci afirma que “há recursos de sobra para esses ministérios”.

Palocci também decidiu deixar para o Executivo definir, via projeto de lei, se usará apenas os rendimentos do fundo ou seu patrimônio nos investimentos sociais. A prioridade continua a sendo aplicar os recursos em saúde, educação, ciência e tecnologia, ambiente, cultura e combate à pobreza.

Petro-Sal

Ontem, também foi aprovado o projeto que cria a estatal para gerenciar os recursos do pré-sal, com o nome provisório de Petro-Sal. Foram feitas poucas alterações no projeto pelos deputados, que fixaram mandatos de quatro anos para os membros do Conselho de Administração da estatal e instituiu quarentena de quatro meses para pessoas que deixarem o conselho.

A pedido do líder do PR, Sandro Mabel (GO), foi adiado o início da discussão do projeto de capitalização da Petrobras. O pedido foi interpretado por governistas como um sinal de que parte da base aliada está disposta a colaborar com os prazos do governo apenas se emendas parlamentares ao Orçamento, hoje contingenciadas, forem liberadas.

Aprovados ou não pelas comissões, os projetos começam a ser debatidos e votados no plenário da Câmara na próxima terça, antes de seguirem para o Senado. Ontem, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), disse que deve dar prioridade aos projetos já apreciados pelas comissões especiais, para dar tempo de solucionar eventuais pendências nas matérias mais polêmicas.

Os líderes governistas querem esperar o presidente Lula, que está no exterior, para definirem os valores da partilha dos royalties do pré-sal. União e Estados e municípios produtores de petróleo disputam parcela maior dos recursos.

Prevista para a noite de hoje, a discussão do principal projeto do pré-sal pode ser adiada para a próxima semana. “Se a União achar que pode abrir mão de recursos, não faria oposição, mas, até lá, meu relatório é “imexível””, disse o relator do projeto que muda o modelo de exploração, Henrique Eduardo Alves (RN), líder do PMDB da Câmara. Ele se encontra no final de semana com o governador Sérgio Cabral (RJ), defensor do aumento dos repasses de royalties para Estados produtores.

FONTE: Folha de São Paulo / Via NOTIMP

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Invincible

Só pode ser piada isso!

Que desgraça de política é essa que vai contra a tudo. É óbvio que o país tem que investir em Ciência e Tecnologia. O pré-sal só existe por causa dos investimentos de Ciência e Tecnologia. Investir em C & T é investir indiretamente na sociedade, só que isso não aparece, é mais fácil fazer doações para ganhar votos.

E que tipo de Fundo Social é esse? Pra financiar campanha ou a compra de votos. Por que com certeza não é um fundo para saúde ou educação. Essa coisa toda cheira cada vez pior.

Felipe Cps

Hahahahahaha, olhem o cidadão (lembram-se dele?) e o ParTido dele, vocês esperavam o que? Hahahahaha…

É isso esse governo: só retórica e ufanismo barato! NADA SAIU DO PAPEL AINDA, NEM VAI SAIR! As FFAA continuam e continuarão do mesmo jeitinho que estão há 30 anos!

Essa grana do tal “fundo-social” vai é financiar bolsa-esmola, sem-terra, ONGs, centrais sindicais, mensalão, todo o xurume que dá sustentação ao governo mais calhorda da história da república…

Chego a ter pena dos pobres ingênuos que ainda acreditam nessa tchurminha…

Sds.

Danilo

Invincible e Felipe Cps,

Concordo plenamente com vocês e espero que o pre-sal seja mentira e que não tenha tudo isto de petroleo la embaixo, pois ja podemos ver que essa cambada de politicos safados deste país vão acabar sugando todo o dinheiro eles querem e finaciar mais 4 anos la em brasília, esses senhores são a escória de nossa sociedade são piores que os bandidos que eles dizem combater.

Sds.

feliperugany

Como sempre, a grande confusão do governo, onde nada é claramente esclarecido. Como o colega já havia comentado,o pré-sal só foi descoberto,devido aos investimentos na área de tecnologia, porém , esses investimentos não podem parar, pelo contrario, tem que cada vez mais ser incentivado(Evidentemente que esse incentivo deve ser provineinte do governo federal, que como está sendo dito,requer 100% dos royalties para fundos sociais). Fica a pergunta, será que o incentivo a pesquiza cientifíca e aprimoramento em estudos técnológicos não são também de direito da sociedade, pois futuramente toda a população brasileira,virá a lucrar com o pré-sal? se é que… Read more »

danielpereira

Gostaria de saber se sem investimentos em tecnologia haveria a descoberta desses campos de petróleo, se haveria a segurança dessas plataformas. Não sei se esses demagogos sabem, mas essas instalações precisam de segurança e essas seguranças veem da marinha de guerra e das outras forças armadas. Temos vistos a alguns meses a captura de navios na costa da somália por piratas ou terroristas e quem foi o responsável por restabelecer o direito de ir e vir e também resguardar os patrimônios, isso mesmo as marinhas dos paises envolvidos. Nosso comércio transita em sua maioria pelo mar. Essas caras esquecem que… Read more »

Felipe Cps

Ah, e a melhor de todas:

“há recursos de sobra para esses ministérios” (referindo-se ao MCT e à MB)

AHAHAHAHAHAHAAHAHAHAAHAAAHA!!!

Depois neguinho inda se irrita porque Opalão fica docado 4 anos e porque demora-se quase 30 para construir um SubNuc, rsrsrs…

Sinceramente, um nojo. Até quando, Santo Deus?

Sds.

Rodrigo Rauta

Ah, mas é claro, o “Fundo Social”. Que mané ministerio disso ou daquilo. o investiment o tem q ser feito no “Fundo Social”!!
Na verdade, esse é o nome fantasia, pq o nome ofical deveria ser: “Fundo do desvio de dinheiro publico para o nosso Bolso”.
Esse sim seria o nome mais correto dessa canalhice!!!. Mas fazer oq neh, esperar o q de alguem como o Palloci….
Como ja disse famoso General Francês: ” O Brasil não é um pais serio”

Abraços!

Rodrigo Rauta

Completando, num pais “serio” como o nosso , praque o desenvolvimento da Ciencia? So se for a Ciencia de como meter a mão no dinheiro publico….nessa a gente é campeão!
Lamentavel….

abraços!

motta_eiras

Ano eleitoral dinheiro vira carniça pra ratazanas famintas. Mas creio o já tem dinheiro contingenciado para a MB e FAB o q foi retirado pelo q está escrito são “royalties dos campos licitados” ,muita água ,digo grana, ainda vai rolar debaixo dessa ponte. Espero não pagar pelo meu otimismo.

Sds

MO

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk ….

so lembrando dos ” vai dar rafale, temos tecnologia pra construir 3 Naes, Mistrais e LSD´s, Nukes, e afins

to vendo, se sair, tudo parado no RJ

2a Esquadra … kkakakakakakakakakaka, alias ja tem, uma fica no AMRJ e outra em Mocangue ….

Unitas, joint Warrior e afins pra tiros de MK 8 apenas ……
Trackers, KD o X (aonde), Fremmmmmmscura

e ai, to errado ?

Abs
Mod MO

Ricardo Pinto

Tava demorando muito para alguem meter a mão…

Pqp que vergonha.

[ ]´s

R_Cordeiro

imaginem uma empresa estatal administrando isso!!!

vai ter milionário a dar com o pé aqui no Brasil… somente políticos..

agora entendam pq é “bom” privatizar e só receber a grana limpa.

ae ae ae.. esses PeTralhas (by Felipe cps haha)

Tomcat

Engraçado, não tô vendo nehum PeTralha nem defensores de moluscos neste post.

“Cadê você, cadê você,
Que neste post eu nunca vi
Não vem aqui pra comentar…?”

Felipe Cps

Engraçado mesmo Tomcat, nessas horas não aparece nenhum…

andresvital

A MB levou uma calça arriada dos Petralhas.
Ademais, nem faltou deboche – isso só pode ser deboche, pois não creio que seja falta de informação -, pois o violador do sigilo bancário do caseiro Francenildo (lembram disso?), o Palocci, alega que há recursos de sobra para a MB!!!