‘Babitonga’ e ‘Benevente’ na Operação Laçador

1

Carmem Ziebell

Os navios-patrulha Babitonga e Benevente, do 5º Distrito Naval, desatracaram do cais do Grupamento de Patrulha Naval do Sul no meio da tarde de ontem e foram para alto-mar, onde se posicionariam numa linha imaginária de divisa entre os países verde e amarelo, para patrulhamento da área. A atividade faz parte da Operação Laçador, que se iniciou no último dia 16 e se estenderá até o próximo dia 27. A operação é realizada na região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e prevê ações em vários municípios gaúchos, incluindo Rio Grande.

Trata-se de uma operação combinada, coordenada pelo Ministério da Defesa, que se constitui numa simulação de guerra entre dois países – o verde e o amarelo. O objetivo é o adestramento das Forças Armadas no planejamento e execução de exercícios. Entre os próximos dias 20 e 26, acontecerá a chegada dos navios da Esquadra Brasileira para comporem o combate. Entre eles, estão os navios de Desembarque de Carros de Combate Garcia D’Avila, de Desembarque de Doca Rio de Janeiro e o navio tanque Almirante Gastão Motta, mais as fragatas Bosísio, Constituição e Independência, além da corveta Jaceguai.

Ainda integram a Força Naval oito aeronaves, um Destacamento de Mergulhadores de Combate, tropa de fuzileiros navais, militares do Batalhão de Operações Especiais e tropa da Brigada de Infantaria Paraquedista. Para os dias 28 e 29 de novembro, está prevista visitação pública aos navios atracados no Porto Novo, em Rio Grande, onde os visitantes poderão acompanhar um cerimonial à bandeira.

FONTE/FOTO: Jornal Agora / NGB / Marcelo Vieira

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Danilo

Manter o adestramento dos meios de combate é indispensavel e a operação laçador acredito deve ser unica em tamanho e estrutura aqui na américa do sul.

Parabéns as forças armadas brasileiras pelo esforço de guerra em defender nossos interesses mesmo com tantos desafios se mostram cada vez mais serem os melhores naquilo que fazem.

Abs.