Ribeirinhos do Rio Madeira recebem visita do NAsH ‘Carlos Chagas’

2

Uma missão humanitária realizada por homens treinados para a guerra. Assim pode-se descrever a operação Madeira que está sendo levada a cabo pela Marinha do Brasil, através do navio de assistência hospitalar NAsH “Carlos Chagas” entre os dias 16/11 a 7 de dezembro.

Abarrancado na delegacia Fluvial de Porto Velho, o navio foi aberto para visitação pública nesta segunda-feira (23) pelo comandante da embarcação, Capitão de Corveta Guastini. Na visita, a comunidade e imprensa pode conhecer as instalações do navio hospital, que possui centro cirúrgico, dois consultórios odontológicos, um laboratório, um consultório médico, uma sala de Raio X, duas enfermarias, uma sala de vacinação, além de duas lanchas rápidas e um helicóptero para evacuações médicas aéreas. O corpo médico da missão Madeira é composto por quatro médicos, quatro dentistas, um farmacêutico e seis enfermeiros. Ao todo a tripulação do “Carlos Chagas” é formada por 47 militares.

Na viagem de Manaus (AM) até Porto Velho, o Navio da Esperança, como é conhecido o NAsH que completa 25 anos de atividade pelos rios da Amazônia, já foram realizados mais de mil atendimentos. Nesta terça-feira, o “Carlos Chagas” parte para o distrito de São Carlos, onde realiza uma serie de ações médicas odontológicas e educativas.

No próximo final de semana (28 e 29/11), a embarcação retorna a capital, ficando novamente aberta para visitação da comunidade, sendo considerada uma boa opção de lazer para as famílias de Porto Velho. “Estamos de portas abertas para receber a população de Porto Velho e mostrar as dependências do “Carlos Chagas” e explicar sobre nossa missão humanitária na Amazônia” afirmou o comandante do Navio, Capitão de Corveta Guastini.

FONTE/FOTO: Rondoniaaovivo /Paulo Andreoli

NOTA DO BLOG: entre no link acima e veja outras belas fotos de Paulo Andreoli sobre o NAsH Carlos Chagas.

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Walderson

Como dizem vcs da “turma do barquinho”:

um Bravo Zulu para a MB.

Galera,
uma pequena brincadeira com vcs – “turma do barquinho” -, uma pequena paródia ao apelido dado à galera do “aviãozinho”. kkkk.

Um abraço a todos.

P.S.: sempre admirei essas missões dos militares que se sacrificam para manter a esperança daqueles que vivem distante dos centros urbanos. Aí me refiro à FAB, com o seu Correio Aéreo Nacional, e o EB, com suas ACISOS.
Um abraço.

jacubao

Esse projeto de navio daria um belo patrulha fluvial. A MB poderia construir uns 10 desses equipados com canhão de 40mm, metralhadora GAMBO 20mm, .50 e quem sabe as MINIGUM.