De boas intenções, o fundo do mar está cheio – Parte 5

4

Whiskey Long Bin - foto 4

“Long Bin”: um Whiskey com um pouco a mais de vodka

vinheta-exclusivoA Classe W de submarinos de ataque diesel-elétricos da União Soviética (codinome Whiskey no alfabeto da OTAN) foi um dos notáveis designs dos anos 50. Aplicando os ensinamentos colhidos com os revolucionários Tipo XXI alemães do final da Segunda Grande Guerra, foi construída em massa. Simples, eficientes, elegantes e de desempenho adequado, os Whiskeys contribuíram decisivamente para a expansão da força submarina soviética.

Bem, ao ler este início de artigo, você pode se perguntar: o que esse texto inicial, que fala de elegância e eficiência, tem a ver com a foto grotesca acima? Nem tudo é bonito e faz muito sentido na história do desenvolvimento de submarinos, e essa variante lançadora de mísseis de cruzeiro da classe W, chamada pela OTAN de “Long Bin” (literalmente, lata comprida) é uma prova disso.

Conheça essa história acessando o restante do conteúdo desta matéria exclusiva para assinantes.

Esta série do Blog do Poder Naval é dedicada a projetos de submarinos que tiveram a intenção de inovar, quebrar tradições, testar novos limites, ou simplesmente resolver desafios táticos e estratégicos com a melhor das intenções. Mas que no fim deram com os burros n´água, literalmente.
Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
casag

Vou postar um comentário para poder ler a matéria exclusiva.
Este é o único jeito com o Internet Explorer de conseguir lê-la…

OTV

Vou postar um comentário para poder ler a matéria exclusiva.
Este é o único jeito com o Internet Explorer de conseguir lê-la…

OTV

nada..não sai da chamada.

OTV

aqui nada