NPa ‘Macaé’ será incorporado no dia 9.12

14

p70-Macae_footMB

No próximo dia 9, o Navio-Patrulha “Macaé” será batizado e incorporado à Armada, tornando-se o mais novo Navio-Patrulha da Marinha do Brasil. A cerimônia ocorrerá na cidade de Fortaleza – CE, às 10 horas, e contará com a presença do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, do Governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, e do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto.

Construído pela Indústria Naval do Ceará S.A. (INACE), seu nome é uma homenagem à cidade do litoral do estado do Rio de Janeiro, importante pólo de apoio à exploração marítima de petróleo no Brasil. O batimento de quilha do Navio-Patrulha “Macaé” foi realizado no dia 24 de novembro de 2006, sendo o primeiro de uma nova classe de Navios-Patrulha em construção. Utilizou-se o projeto do Navio-Patrulha francês Classe Vigilante 400 CL54, que foi alterado e aperfeiçoado, incorporando desenvolvimentos tecnológicos e melhorias no desempenho do navio.

Com uma autonomia de 10 dias e raio de ação com mais de 4.500Km, o “Macaé” auxiliará na fiscalização das Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), desenvolvendo atividades de patrulha naval, inspeção naval, salvaguarda da vida humana no mar, fiscalização de poluição marítima e proteção dos campos de petróleo no mar, além de contribuir para a segurança do tráfego marítimo nacional.

Buscando nacionalizar a execução do projeto de construção do Navio-Patrulha “Macaé”, a Marinha alcançou um índice geral de 60%. Dentre os modernos sistemas nacionalizados, cujo elevado grau de complexidade agregam tecnologia de ponta ao setor industrial associado, destacam-se:

– O Sistema de Controle e Monitoramento de Máquinas (SCM); e

– O Terminal Tático Inteligente (TTI).

CARACTERÍSTICAS GERAIS

Comprimento total 55,6 m

Boca máxima

9,3 m

Calado máximo

2,5 m

Deslocamento

500 t

Sistema de propulsão

2 MCP MTU 16V 4000 M90

Geração de energia

3 Grupos diesel-geradores MTU

Velocidade máxima

21 nós

Raio de ação a 15 nós

2.500 MN

Autonomia

10 dias

Sistema de Controle e Monitoração (SCM)

Sistema de Controle de Avarias (SCAv)

TRIPULAÇÃO

4 Oficiais + 2 destacados
30 Praças + 6 destacados

SENSORES

Radar de Busca de Superfície (Banda X),
VISION MASTER FT250 da SPERRY MARINE
Radar de Busca de Superfície (Banda S),
VISION MASTER FT250 da SPERRY MARINE

ARMAMENTO

01 Canhão 40mm L70 (AOS)
02 Metralhadoras 20mm GAM B01-2

OPERAÇÕES AÉREAS

Capacidade de operar com aeronaves em fainas de recebimento de cargas e de pessoal

FONTE/FOTO: Marinha do Brasil

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Colt

Poderia vir com um míssil AA de defesa de ponto.

MO

colt, meu

sobre NPa´s ja falamos um monte de vezes …

ta, me justifica, pra que, derrubar ultraleves and teco teco com faixa de propaganda na orla da praia ?

equisprica ai ? :-).. salvu, vc intencionar mandar ele pra area dos gringo, em TO desconhecido e imprevisivel

Mod MO

Luan

MO,Sumido.

Estou com um organograma da PMESP,me passa seu e-mail pra mim te mandar se vc ainda tiver afim.
abraços.

Bronco

Apesar de todas as explicações do MO e de outros aqui que defendem que os NPa tenham armamento orgânico condizente apenas com a missão de patrulha marítima, eu ainda acredito que numa marinha como a brasileira o ideal era ter um patrulha um pouquinho mais bem armado. Claro que nada de mísseis anti navio nem anti-aéreos, como os suecos, dinamarqueses, alemães. Coisa simples, um radar nacional (SABER-60 ou SABER-200) navalizado + o canhão de 40 mm ou outro com capacidade anti-aérea e anti-míssil. Mas aí, e concordo com os que dizem, era necessário ter uma tonelagem maior e os custos… Read more »

Paulo Renato

Que venha mas para nossa MB.
Melhor do que nada.

Abs.

Colt

Mo São navios militares. Hoje, podem ser teco-tecos e amanhã uma 2 Flankers ou Migs atacando alvos de oportunidade, com pouca defesa. O Brasil tem mais de 7.000 km de litoral, dezenas de cidades costeiras, vários pólos industriais junto ao litoral e o mar é um caminho menos vigiado para uma incursão. Jà que teremos 27 navios militares de patrulha, que tem um custo razoável, que tal dar a eles capacidade de defesa mais efetiva, uma vez que a FAB não poder estar em todo lugar e a Marinha tem um numero limitado de escoltas. É navio patrulha MILITAR. Se… Read more »

Colt
MO

ora colt, explicação simples: navio patrulha sua função é fazer patrulhas contra elementos de baixa intensidade, se vc for depender de um NPa pra defender um combate AAW vc ta na onça ….. quanto a finlandia ter hamina, sim, qual é a importancia da Hamina frente a Marinha finlandica, qual seu papel na marinha, por um acaso a marinha finlandica é oceanica?, por um acaso a costa filandica é igua a brasileira, ou é carpada, cpom inumeras ilhas e aguas rasas ? Na Finlandia a Hamina tem o mesmo peso que tem uma T 22 aqui, ou seja quer ainda… Read more »

Colt

Mo
Estava vendo agora o vídeo na materia do Hamina.
Pelo que entendi. os navios Patrulha usam o conceito de guerra centrada em redes.
Podem coordenadar ataques e sua defesa, formando uma real capacidade de combate.
Recomendo o vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=MVih2G0TMBQ&feature=player_embedded
Assim, não seriam “somente” navios-patrulha, mas uma linha de defesa a mais para o MB

Bronco

Colt, Ainda que concorde com o argumento de que um patrulha precisa ser melhor armado, a questão que o MO colocou é para ser pensada e analisada mais a fundo. A mesma coisa sobre os Hamina ou sobre seus pares na Suécia, por exemplo. Acho que os NPa deveriam ser uma espécie de alerta antecipado e uma ponta de lança leve e menos armada, atacando alvos secundários ou fazendo um cordão de isolamento de alvos estratégicos como bases próximas à praia, refinarias próximas do mar, enfim. Com um canhão com alguma capacidade anti-míssil e um sistema anti-aéreo simples, isso seria… Read more »

Colt

Ok.
Boa exposição do seu ponto de vista.
Vamos deixar os Umkhonto para os NPaOc Hehe.

Colt

Post Scriptum

Por enquanto. hehe

Baschera

Marcelo Ostra,

Haaa…. esta história de Napa com AA, RIM, Goalkeper, etc…. realmente já deu muita discussão por aqui…. rsssss.

Mas, olha, se eu fosse milionário…. compraria uma Classe Hamina para mim….hehehehe….só pra defender minha casa de praia.

Sds.

MO

rsss, sem galho, mas antes pesquisaria sobre o IPVA, IPTU and seguro dele …. ouvi dizer que não é barato

não sairia melhor and mais eficiente dois kchorros policiais naum ? (tipo custo x beneficio)

hehhehehe
MO

ahhhhhhhhhhhh, se for um TERRA NOVA, vc otimizaria mais ainda, pois seria MEC (ele eh anfibio), guarda de fronteira da casa and resgate e tem mais qdo ele mostrar sua lingua azul, os malaco metido a sapiencia ladraonalis irão achar que alem de tudo ele eh estraterraquiense, devido a lingua azul do bixu