COLABOROU: Luan

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando

Mais uma sugestão: Para quem não conhece segue um link de anime naval, nos moldes do filme “Nimitiz de Volta ao Inferno”. http://www.youtube.com/watch?v=3zlPHmGZ41g&feature=related Enquanto participava de uma manobra naval em 2002, o cruzador Mirai da classe Aegis é pego por uma misteriosa tempestade e de repente perde contato com todas as unidades em sua frota. A tripulação de repente se da conta de ter voltado 60 anos no tempo, estando agora em plena Segunda Guerra Mundial, nos momentos que antecede a Batalha de Midway. Estando entre as forças americanas e japonesas, a tripulação do Mirai se esforça em ficar fora… Read more »

Dalton

Grande video… dá para perceber que o porta-avioes que aparece no inicio do video é o Zuikaku, pelo simbolo japones da letra Z no convés…e mais para o fim do video vemos um porta-avioes sendo atingido por bombas americanas e o mesmo é o Shokaku, gemeo do Zuikaku. O Zuikaku escapou sem danos, porém perdeu tantas aeronaves que os japoneses confiantes, simplesmente o deixaram de fora da batalha seguinte, Midway , se bem que, a marinha japonesa não era tão flexivel quanto a americana que embarcava aeronaves de outros porta-avioes para suprir perdas, como fizeram em Midway, embarcando aeronaves do… Read more »

Wilson Giordani de Souza

Dalton em 30 dez, 2009 às 20:04

Que aula de história… 🙂

[]s

Marcos Teixeira

Quem tiver interesse em estudar um pouco mais sobre a Marinha Japonesa e que falam sobre a Batalha do Mar de Coral, entre outras, sugiro dois livros escritos por quem esteve lá (do lado japonês) e que são fabulosos.
O primeiro é Samurai – Saburo Sakai (não escreveu propriamente mas respondeu a entrevistas, etc. Trás algumas revelações bem interessantes.
Japanese Destroyer Captain – Capt. Tameichi Hara. Esse é o único livro que li e que trás algumas críticas ao Yamamoto.

Dalton

Marcos…

recomendo “Shattered sword”, o mais completo e atual trabalho sobre
a batalha de Midway, vista principalmente do lado japones e que desmistifica muitos trabalhos anteriores inclusive o de Fuchida.

Não apenas há criticas a Yamamoto, mas também criticas a doutrina japonesa de operar porta-avioes.

600 paginas depois e voce terá outra visão sobre a batalha de Midway.

Já li o japanese destroyer captain também e é uma excelente leitura.

abraços

alfredo.araujo

Marcos Teixeira em 30 dez, 2009 às 21:45

Sobre o Saburo Sakai…
Recomendo a leitura do livro “biografia” do A6m zero, da editora renes…
O Saburo Sakai relata varios momentos da guerra… desde as vitórias na Manchuria com os Claudes até a derrota em Iwo Jima e Okinawa..
Mto bom !

vassili

Saburo Sakai foi considerado o maior Ás japonês sobrevivente da II GM. Em mais 200 missões, abateu 64 aeronaves aliadas. Ele, inclusive é lembrado ser o responsável pelo primeiro B-17 derrubado no Pacífico na II GM. Foi em 11 de dezembro de 1941, nas Filipinas…..

Em Guadalcanal, durante um combate aéreo, foi atingido e perdeu um olho. Mesmo assim, depois de recuperado, continuou voando. faleceu no ano 2000, aos 84 anos de idade……..

Para mim, é uma lenda da aviação militar………

abraços.

vassili

Sobre a Batalha do Mar de Coral…………….

Foi a primeira batalha naval dos tempos modernos onde os navios inimigos não dispararam um único tiro contra o adversário…..

Todos os resultados foram obtidos pelo uso da aviação embarcada…..

Tb não teve um vencedor declarado. a História considera o resultado + – como um “empate”……..

abraços.

Dalton

Taticamente um empate. Estrategicamente foi uma derrota japonesa.

Não foi o começo do fim para o Japão, mas foi o fim do começo.

abraços

Andre

A perdas japonesas em Mar de Coral foram levemente menores que as americanas. Os japoneses perderam um porta-avioes leve (Shoho) e teve um avariado (Shokaku) enquanto que os americanos perderam o Lexington e tiveram o Yorktown muito avariado. Os japoneses inclusive comemoraram o resultado como grande vitoria, porque eles tinham certeza que tinham afundado o Yorktown. No final das contas duas situaçoes em Mar de Coral foram decisivas para o resultado de Midway. 1- A grande perda de pilotos experientes japonenes. o que impediu a prticipaçao dos porta-avioes Shokaku e Zuikaku em Midway e 2- A surpreendente recuperaçao do Yorktown… Read more »

Marcos Teixeira

Dalton e Alfredo, Desculpem por responder agora mas muito obrigado pela dica. Vou entrar na Amazon e comprar. Continuando no tema e indo um pouco além, para os amantes de submarinos, tem um livro que a Academia Naval de Annapolis patrocinou e que trás classe a classe, operação a operação o desenvolvimento da doutrina, equipamentos e resultados. É bem legal. Uma outra leitura que eu achei sensacional foi um relatório que baixei (mas apaguei do meu pc) sobre a economia do conflito (EUA x JP) e sua análise posterior. Acho que o próprio Robert McNamara participou do grupo de estudo.… Read more »

Abreu

estou surpreso pela qualidade da informação. Elegantes e educados comentários. Leio tudo sobre a II GM
Parabens
Abreu